Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Estudantes de Heliópolis contam com moderna escola



Centenas de moradores de Heliópolis, no nordeste da Bahia, a 300 quilômetros da capital, celebraram com música e capoeira, hoje, 26, a inauguração do prédio da primeira escola estadual do ensino médio do município, o colégio José Dantas de Souza. A escola foi criada em 2004, antes mesmo da construção da sede, e desde 2005 funcionava em condições precárias, com cerca de 600 estudantes tendo aulas em galpões improvisados e espaços cedidos pela prefeitura.
“Confessso a minha tristeza em ver obras inacabadas”, declarou o governador Jaques Wagner para a população presente. “Assim que assumi o governo, determinei aos secretários: vamos avaliar todas as obras. Se for trazer benfeitorias à população, se o projeto for bom, vamos entregar ao povo, porque a gente faz obra com dinheiro público e o povo não merece que se desperdice seu dinheiro”.
A nova estrutura tem capacidade para 810 alunos, com seis salas de aulas, além de salas de leitura e video, informática, diretoria, vice-diretoria, coordenação pedagógica, sala dos professores e secretarias. Há ainda uma quadra poliesportiva com arquibancada. O estado investiu mais de R$ 1 milhão no empreendimento, em uso desde setembro de 2007( os alunos foram transferidos com o prédio ainda inacabado), com 13 turmas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno.
"Que essa casa seja uma casa de formação, para que os jovens de Heliópolis possam ter um futuro melhor. E mais: vamos reivindicar recursos , em Brasília, para cobrir a quadra poliesportiva”, afirmou Wagner. O governador também anunciou o revestimento asfáltico num trecho de 18 km da estrada, que ainda é de cascalho, que liga a Br 110 ao município, afirmando que o dinheiro já está no caixa e a obra será licitada ainda em 2008. Garantiu, ainda, que os outros 10 km até Poço Verde ficarão prontos até 2010.
Situada no semi-árido baiano, Heliópolis integra uma das regiões menos desenvolvidas do estado. Não por acaso, a população vibrou com a notícia de que, no máximo até março, o governo vai inaugurar uma fábrica de beneficiamento de caju, em Cícero Dantas, que atenderá mais de 20 municípios da região.
Outra boa notícia anunciada pelo governador Jaques wagner durante sua visita à Heliópolis, diz respeito à construção de 22 poços artesianos para a região, já em fase de planejamento pela Companhia de Engenharia Rural (Cerb), por meio do programa Água para Todos, que "vai continuar até que 100% da população baiana tenha água de boa qualidade em casa, pelo menos para conzinhar e beber", assinalou Wagner, completando que até 2010 o governo vai aumentar de 30% para 60% o número de poços nos municípios do sertão baiano. (AGECOM)

Veja fotos inéditas da inauguração do Colégio José Dantas de Souza




































O fato: Inauguração do Colégio Estadual José Dantas de Souza, em Heliópolis - Ba.

O anúncio: O asfaltamento da BA que liga a BR-110 a Heliópolis (18 quilômetros), ainda este ano. Os dez quilômetros restantes, de Heliópolis a Poço Verde (SE), só em 2009.
O inesperado: todas as correntes políticas do município subiram no palanque do governador. Tudo em nome da educação... ou da sobrevivência política! (Fotos de Landisvalth Lima e Jorge Sousa)