Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

As possibilidades políticas da eleição municipal de Heliópolis


Possibilidade 1 – Zé do Sertão e Santaninha ou Zé do Sertão e Quelton (PSDB) – Gama e Toxó (PR,PMDB) – Zé Guerra, ainda procurando um vice (PT) e Waltinho do BNB, ainda sem vice (PC do B).
A dificuldade de se formatar esta realidade é que Santaninha não vai abrir. Afirmou que só abriria para Ana Dalva, que ainda não se decidiu. A chapa de Gama só se confirmará por teimosia. Se acontecer, não fará um vereador e Valtinho de Toxó se despedirá da vereança. Mesmo Antônio de Belo aceitando ser candidato a vereador, sabe que é difícil conseguir mil votos numa chapa com apenas dois bons nomes. Zé Guerra está só. Tá difícil até conseguir vice. Os dois melhores nomes do PT, Prof. Landisvalth e Lázaro, não sairão candidato nesta situação. Do lado do PC do B, não será difícil para Waltinho do BNB encontrar um vice. Há uma preferência para Ana Dalva, mas a candidatura dos comunistas ainda não ganhou lastro popular, embora seja, da oposição, a mais leve. Continuando este quadro, tudo caminha para a reeleição de Zé do Sertão.
Possibilidade 2 – Zé do Sertão e Santaninha (PSDB) – Waltinho do BNB e Prof. Landisvalth (PC do B e PT).
A dificuldade de se construir esta chapa está na teimosia de Gama e Zé Guerra. Mas seria uma disputa entre o velho e o moderno. Interessantíssima!!!
Possibilidade 3 – Zé do Sertão e Gaminha (PSDB) e Valdir do Bujão e Ana Dalva (PT e PPS).
Indiscutivelmente a melhor chapa da oposição. Seria desesperador para o prefeito que, acossado, buscaria em Gaminha a sua salvação. Não tenho dúvidas, vitória da oposição. Melhor, um massacre eleitoral!!!
Possibilidade 4 – Zé do Sertão e Ana Dalva (PSDB, PPS) – Zé Guerra e Toxó (PT, PMDB) e Waltinho do BNB e Zé Mário (PC do B e PSB).
Está é a mais improvável. Quer dizer, não há, na verdade, improbabilidades em política. Assim, as possibilidades de Zé do Sertão continuariam excelentes.
Possibilidade 5 – Zé do Sertão e Ana Dalva (PSDB, PPS) – Waltinho do BNB e Zé Guerra (PC do B, PT).
Composição difícil. A coisa mais improvável é Zé Guerra aceitar a vice e seu nome ser aceito pelo grupo oposicionista, depois do que ele aprontou.
Possibilidade 6 – Zé do Sertão e Zé Guerra (PSDB, PT) – Waltinho do BNB e Toxó (PC do B e PMDB).
Difícil é Zé do Sertão aceitar Zé Guerra como vice. O prefeito está doido pelo PT, mas prefere Zé Guerra candidato, facilitando o caminho da reeleição.
Possibilidade 7 – Zé do Sertão e Santaninha (PSDB) – Ana Dalva e Waltinho do BNB (PPS, PC do B).
Esta possibilidade não deixaria Zé do Sertão dormir. Ele não teme os pardais. Ele teme o crescimento de Ana Dalva. Esta, com apoio da oposição, teria muito a dizer e a mostrar. Pior, o prefeito não poderia dizer nada contra ela ou Waltinho. Seria uma das melhores chapas e a vitória tende a ser esmagadora. De todas é a menos provável.