Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

O império do silêncio

Até 16:00 horas deste dia 18 de junho não há nada ainda definido na política de Heliópolis. O silêncio é a palavra de ordem.O único zum-zum-zum é um carro de som convocando para a convenção do PR, que soa mais próximo de uma música de réquiem. Os únicos sinais indicativos está no PT. Parece que acordaram. Zé Guerra está neste momento em Salvador apertando os últimos parafusos da máquina. Há uma certeza no ar: o governador não vai querer perder onde há possibilidades de vencer. Mas o silêncio aí impera também. Tenho informações quentíssimas mas não posso divulgá-las. A única coisa que posso dizer é que quem parecia morto volta a assombrar, nos dois sentidos. Enquanto isso, silêncio para não melar nada. Afinal, o balde está cheio e o ventilador está ligado!

Visite-nos na quarta-feira

Haverá uma novidade no ar deste blog. Só quarta-feira!!!

O Relatório da CGU sobre Fátima

É de ficar o cabelo em pé. O relatório final da CGU sobre a administração municipal de Fátima é coisa para deixar a esperança sem ela. O relatório chegou por um fatimense arretado. Desses que fazem política séria sem querer aparecer ou disputar mandato. Um brasileiro sério. Li tudo em duas horas e fiquei sabendo o valor do Sermão do Bom Ladrão, de Padre Antônio Vieira. O roubar pouco faz ladrão sofrer, apanhar, ralhar atrás das grades. O roubar muito faz os heróis, os grandes falsos líderes. Isso está lá dito no sermão e cai como uma luva nesta situação. Notas fiscais falsas, empresas fantasmas, empresários que não sabiam que eram empresários (e vivendo como operários em São Paulo), empresas disputando licitações tendo como sócios irmãos (cada um com sua respectiva empresa), obras inacabadas, superfaturamento.... Ufa!!! Tem até verba liberada erroneamente pela Caixa Econômica Federal. Pior! Este não é o mais desgraçado dos relatórios. É intermediário. Há outros mais estarrecedores!!! Interessante é que nenhuma das justificativas apresentadas pelo prefeito foram aceitas. Decididamente, parece que a cadeia foi feita para a plebe. Um dia desses vi um rapaz ser espancado, preso, humilhado por ter roubado uma bolsa de uma senhora. Depois de ver este relatório, sinto pena do rapaz. Foi injusto o que fizeram com ele.
Tudo isso se espalha como uma doença e as pessoas começam a achar natural, comum. Dizem até que isso é coisa mesmo da política. Não posso acreditar nisso. È preciso saber que há muitos Florestan Fernandes, há muitos Waldir Pires, Leonel Brizola, Ulisses Guimarães, Miguel Arraes, Fernando Santana, Luís Carlos Prestes, Marina Silva e tantos outros que dignificam o ato de ser e de estar na política. É doloroso saber que, em muitos municípios, os que roubaram, os que mataram, os péssimos administradores estão liderando as pesquisas de opinião. Para completar, o STF afirma que quem responde a processo, caso não tenha recebido sentença final, pode concorrer tranqüilamente. Aí não dá!Desse jeito eu vou ter um custipio!!!