Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Começou pra valer!!!

Não há mais dúvida: a disputa pelas nove vagas de vereador, pela cadeira de prefeito e pelo seu eventual substituto começou, decididamente, no último domingo, dia dez de agosto. A coligação A vontade do povo, liderada pelo prefeito municipal, arrastou uma multidão por três quilômetros nas ruas da cidade. Foi a maior passeata já registrada na história do município. A oposição, claro, não se conforma. No fundo, não tem como responder, como dar o troco.
A carreata, logo em seguida, palmeou as ruas da cidade e seguiu em direção ao povoado Viuveira. Lá, pelo cálculo dos mais pessimistas, havia 3 mil pessoas. Os otimistas falavam em 5 mil. Eu fico no meio termo. Mas foi, lógico, o maior evento político já registrado no município e no povoado. Não havia lugar para estacionar tanto carro. O campo de futebol foi usado como estacionamento.
fato é que o movimento despertou muitas apostas e comentários. O prefeito-candidato, Zé do Sertão, quer evitar o clima de já ganhou e ativar a militãncia. Por outro lado, O candidato do PR, Gama Neves, desiludido com o clima de terra arrasada em sua campanha, resiste no discurso. Pede respeito, crítica os que não lhe apoiaram do grupo dos Pardais e tenta reanimar a militãncia, que já não acredita mais numa reviravolta. A reação de Gama ocorreu depois de anunciarem o seu apoio a Waltinho do BNB, do PC do B. Disse que mantém a candidatura até o fim, embora já haja um clima de desistência entre os seus poucos candidatos a vereador.
Na verdade, a reação dos pardais tem que ser no nível da feita por Zé do Sertão. Se fracassarem nos próximos eventos vão permitir a consolidação do "Bem-te-vi já ganhou", só deixando espaço para a disputa das nove vagas do legislativo municipal. Nesse caso a briga é boa e haverá renovação. O problema é que ninguém pode afirmar o nível ou percentual desta renovação. Certo é que haverá muitas surpresas. Fora disso, sem reação dos Pardais ou do candidato do PR, parece que a eleição caminha para o óbvio: a reeleição de Zé do Sertão.
O ponto negativo da campanha também começou: a violência. Ela ainda é branda, mas tende piorar com os inconformados. fazer corredor polonês para xingar opositores e tomar-lhes as bandeiras não é, decididamente, atitude democrática. isso não ajuda candidatura de ninguém.