Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

As previsões de José Terolli e mais violência eleitoral

A coisa não está boa. A campanha de Heliópolis caminha para um trágico fim se não houver reforço policial esta semana. O desespero toma conta dos partidários de oposição ao prefeito. Vendo que todas as suas previsões de vitória foram por água abaixo, partem para atos violentos. Até o marido da Delegada de Polícia foi agredido. O caldo engrossou. O irmão da delegada desafiou muita gente em frente ao comitê do PC do B. Ainda bem que ninguém se manifestou. Na passeata das mulheres da coligação A vontade do povo, na última sexta-feira, dia 26 de setembro, houve até pedras lançadas contra a multidão liderada por Santaninha, D. Vanda, Ana Dalva e Vera de Senhorzinho. No último domingo, por prudência, a coordenação de campanha da coligação A vontade do Povo resolveu adiar a carreata que faria do povoado Farmácia à cidade de Heliópolis. Como o PC do B realizaria ato político no povoado, poderia haver confusão. Mesmo assim, a saída para o comício dos pardais só foi possível por interferência da Polícia Militar.
Em entrevista a este blog, o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Marcelo Nilo, procurou tranquilizar a todos. Diante de 5 mil pessoas, na avenida 7 de setembro, num dos maiores comícios da coligação liderada pelo prefeito, disse que haverá reforço no policiamento para manter a ordem. Ele garantiu ao prefeito Zé do Sertão que poderia continuar a campanha que ninguém teria impedido o direito de se manifestar livremente nas urnas. Zé do Sertão tanto acredita na solução que remarcou para quinta-feira, dia 02 de Outubro, a carreata do povoado Farmácia.
As previsões de Terolli
O ex-Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Heliópolis, José Terolli, é mestre no acerto de placares eleitorais. Dizem que nunca errou. Este blog, aproveitando a deixa, pediu que Terolli fizesse uma análise sobre o processo eleitoral da cidade de Heliópolis. Diz ele que Zé do Sertão deve ganhar as eleições com uma vantagem em torno de 600 votos. Com relação aos vereadores, Terolli diz que já podem fazer a roupa de posse, da coligação a vontade do povo, ligada a Zé do Sertão, os candidatos: Zé Milton do Tanque Novo, Clóvis da Massaranduba, Ana Dalva, Naudinha, Sabiá da Viuveira e Valdelício. Portanto, seis (6) lugares dos nove possíveis. Do grupo dos pardais, Terolli prevê a eleição de Doriedson, Giomar do Laboratório e Claudivam. Perguntado sobre os vereadores Renilson e Mendonça, Terolli foi taxativo: Renilson não está bem e Mendonça só está se dedicando à campanha de prefeito. Se ele resolver ser vereador mesmo, entrará na vaga de Claudivan.
Este blogueiro concorda em parte com as previsões do renomado Terolli, mas acha difícil Mendonça e Renilson perderem o pleito. Quanto ao grupo dos vereadores ligados ao profeito Zé do Sertão, há nomes novos que estão bem cotados e podem surpreender. É o caso de Isaías Ribeiro, da Cajazeiras, que pode tirar a vaga de Valdelício. Há ainda o crescimento do professor Quelton, que, sem chamar muito atenção, vem tomando considerável espaço. Na eleição para prefeito, muitas previsões aponta o número de mil votos de frente para Zé do Sertão. Este blog não vê nenhum exagero nesta meta.
Por fim, se as previsões de Terolli estiverem certas, o maior perdedor destas eleições municipais de Heliópolis será mesmo o Partido dos Trabalhadores. Por incompetência dos seus dirigentes, mesmo recebendo ajuda substancial de dois vereadores eleitos, massacrou o nome de Valdir do Butijão, que liderava as pesquisas dos nomes da oposição, e poderá não ter, novamente, nenhum vereador na Câmara. O partido, assim, viverá o seu purgatório eleitoral. É pena!!!
Ainda bem que Wagner e Lula, em Heliópolis, estão acima do PT municipal!