Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

A dez mais de Heliópolis

1 – A vereadora eleita Ana Dalva, do PPS, já entrou com queixa crime na Delegacia de Polícia de Heliópolis. O registro foi feito pela delegada, Dra. Lígia. Depois da publicação feita neste Blog, no sítio do Joilson Costa e na rádio Pombal FM, as ameaças cessaram. Ana Dalva agradeceu as manifestações de solidariedade e indignação do povo de Heliópolis e até de pessoas de outros municípios.
2 – A rua Isaías Ribeiro e a travessa do mesmo nome serão pavimentadas pela CONDER. Trata-se de uma emenda parlamentar do Deputado Colbert Martins, do PMDB. A emenda foi uma solicitação da vereadora eleita Ana Dalva. O valor total é de cem mil reais. Os trabalhos já foram iniciados com a realização da topografia. O deputado deverá estar presente na inauguração, ao lado de Ana Dalva.
3 – O vereador José Mendonça Dantas, do PC do B, está enfrentando muitos problemas. Além dos pedidos intermináveis de emprego, responde a pelo menos a dois processos: um por ter agredido familiares da delegada municipal, Dra. Lígia, e outro por agredir um militante bem-te-vi. E há pardal que jura não ter havido violência nesta eleição. Alguns chegam até a dizer que foi a mais calma da história de Heliópolis!
4 – O vice-prefeito eleito, Zé Guerra, do PT, parece que não tem jeito. Mesmo próximo a assumir uns dos cargos mais importantes do município não consegue ser, digamos, politicamente correto. Numa assembléia do Colégio Estadual José Dantas de Souza, chegou, não fez nenhuma saudação, não se apresentou, dirigiu-se aos professores “pardais” e foi para uma das salas da administração da instituição sem dar nenhuma satisfação ao diretor ou a qualquer funcionário. E se fosse prefeito?
5 – Por falar em Zé Guerra, há um zunzunzun terrível. Tem gente que jura ter certeza que o prefeito eleito já não suporta mais o seu vice. Não atende nem mesmo o telefone quando o sindicalista está do outro lado da linha. Acreditamos não ser verdade. Valtinho é muito educado. Ele só faria isso se tivesse um motivo muito forte. Agora, se fosse o contrário...
6 – Numa reunião com os professores do José Dantas, o professor Zé Mário fez queixa a este blogueiro. Disse que nunca pediu cargo de secretário de educação. Era mentira. Disse a ele que publicaria sua queixa. Cumpri. Agora, como perguntar não ofende, também é mentira que o professor Zé Mário disse que votaria em Gama com as duas mãos?
7 – A partir desta segunda-feira, 08.12, o Colégio Estadual José Dantas de Souza estará ligado à Internet. Pelo projeto da SEC, o CEJDS só estaria plugado em dezembro de 2010. A façanha só foi conseguida graças ao apoio do prefeito Zé do Sertão. Ele liberou para o colégio 512 megas para acesso à rede. Todos os 35 computadores da instituição estão interligados. O trabalho contou com a colaboração do Secretário da Educação Evanilson e do técnico em informática Keton. A implantação da rede ficou a cargo de Marquinhos, da TCI informática.
8 – Já que o assunto é CEJDS, não se fala em outra coisa na cidade: a eleição para diretor da escola. Parece que os professores pardais, liderados por Zé Guerra, querem que não haja quorum. Preferem o jogo político ao jogo acadêmico.
9 – A estrada Heliópolis-Poço Verde (BA 393), com uma distância de 12 km, está em ritmo acelerado. Até o tempo está contribuindo. Ainda não tivemos trovoada. Até aos domingos os homens tocam a obra. Querem findá-la em Fevereiro para não perderem a licitação da outra parte, Heliópolis-BR 110. O governo Wagner tem pressa. Há muitas outras obras ainda a serem feitas antes da reeleição.
10 – Uma fonte deu como certa a candidatura de Gaminha à presidência da Câmara. Deu também como certo o voto de Valdelício ao atual presidente. Do outro lado, pede voto o vereador Renilson, favorito na disputa. Há quem jure que nenhum dos dois chegará. Tem um terceiro correndo por fora. O nome? Eu também queria saber.

A difícil missão de Adeum Sauer

Todos nós sabemos quão é difícil mudar o perfil da educação no Brasil. Multiplique esta dificuldade quando se tratar de Bahia. Eleve à décima potência quando se tratar de Heliópolis. Chamo hoje de hercúlea a tarefa do Secretário de Educação da Bahia, o boníssimo Adeum Sauer, um dos quadros mais inteligentes do Partido dos Trabalhadores.
Só para ilustrar este artigo, enumero os projetos implementados pela Sec.: Jogos Escolares, Festival da Canção Estudantil, Artes Visuais Estudantis, Círculo de Avaliação, inúmeras e fundamentais videoconferências, cursos e mais cursos para professores, inclusão das culturas afro-indígenas etc. Mas o principal projeto do secretário e do governo Wagner é a democratização do ensino. Eleições para escolha de diretores e vice-diretores em toda a escola pública estadual apta para tal. A comunidade escolar é responsável pelo destino da sua escola. Perfeito!
Só que, para isso, o candidato tem que mostrar estar preparado para a tarefa e apresentar um plano de gestão. O governo então instituiu um curso de gestão gratuito no sistema EAD. É verdade que o curso foi exigente. Era o mínimo que se podia esperar. Os aprovados estariam aptos à empreitada de dirigir uma instituição pelos próximos três anos, sem interferência política. Muito mais que perfeito!
Do outro lado da realidade, o mundo é mais que imperfeito. Muitos resolveram, alguns combinados, a não fazer as avaliações para que, na ausência de aprovados, voltasse o critério do Q.I. (quem indica). Não haverá, portanto, eleição para dirigente escolar em vários municípios da Bahia. Só tenho a lamentar!
Agora, em Heliópolis, o buraco é mais embaixo. Bota imperfeição nisso! Foram quatro os inscritos no curso. Só eu tive a sorte ou felicidade de ser aprovado. Eleição tranqüila?!!! Nunca!Os nobres reprovados se uniram, pediram apoio político a ilustres pardais e transformaram uma eleição acadêmica numa eleição partidária. Querem que não haja quorum para que volte o processo do indestrutível Q.I. E sabem quem está na linha de frente para que isso aconteça: José Andrade Guerra. Sim! Ele mais uma vez! Agora segurando a bandeira da vice-prefeitura. O todo poderoso coronel do PT de Heliópolis, partido dominado pela família Guerra, que controla também o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (sic) quer o domínio total sobre o Colégio Estadual José Dantas de Souza. Pior: uma mosca soprou ao meu ouvido que o futuro vice também exigiu a secretaria de educação do município. O nome indicado? Professor Fabinho? Não. Professor Zé Mário? Não. Professor Roque? Não. Professor Chinho? Também não. Ele quer Eli Guerra, a irmã. Afinal, família unida jamais será vencida!
A missão, pois, do professor Adeum Sauer é titânica. O presidente Lula deve ter passado anos controlando vontades e incompetências de petistas malucos, cheios de discursos socialistas e distantes da competência administrativa. Conseguiu! O Brasil está no caminho certo! Agora, o governador Jacques Wagner perece querer seguir o mesmo caminho de Lula. Começa pela nomeação de um homem preparado e com idéias para esta difícil área da educação. Determinado, não fugirá da luta. Mas que o professor Adeum tem uma pedra enorme no meio do caminho, no meio do caminho tem uma pedra enorme, tem uma pedra enorme no meio do caminho.... Ora se tem!