Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

As últimas de 2008 de Heliópolis

Sem muito tempo para escrever, acredito que os meus dez ou doze leitores pensaram que eu havia tido um “custipiu”. Nada. Ainda tenho saúde. Sou mourão de dar em doido. Para encerrar o ano, seguem aqui umas quentinhas de Heliópolis. Antes, receba deste professor velho de guerra desejos de um ano de 2009 melhor, bem melhor que todos os outros das nossas vidas.
1 – O boicote dos professores à eleição para dirigente escolar do Colégio Estadual José Dantas de Souza foi além do previsto. O pessoal da SEC do Governo Wagner está inconformado. A professora Nádia Dorian, gerente da DIREC 11, achou um absurdo. “Votasse contra o diretor, mas votasse. O governo investiu tanto para nada!”. Ou seja, nem derrotaram o diretor, que vai continuar, nem implantaram o processo democrático no CEJDS. Exemplos deram estudantes e pais que, mesmo com o transporte escolar suspenso, contribuíram para formação do “quorum”.
2 – Os professores que boicotaram o processo democrático do CEJDS foram: Fabinho, Zé Mário, José Roque, Jairo Barbosa, Claudiano Carvalho, Magnólia Leal, Maria Auxiliadora, Adriana Fontes, Rivanda Neves, Alan Vinicius e Marcos Emanuel. Todos ligados ao grupo dos pardais da política de Heliópolis. O líder maior deles é o vice-prefeito eleito José Andrade Guerra, que luta para ter o controle político do CEJDS. Ele sabe que, enquanto lá estiver o professor Landisvalth, o paraíso estará bem distante. Os professores que participaram democraticamente do processo não podem ser esquecidos. Além de Landisvalth, participaram Igor Leonardo, Elaine Tavares e Gilvândio Alves. Estes estão no caminho certo. Parabéns!
3 – Mesmo após tanto tempo, a política de Heliópolis, que parecia calma, dá sinais de que ainda não acabou. Depois de ouvir provocações e não dar atenção, o prefeito de Heliópolis, o que sai, Zé do Sertão, resolveu reagir e disse cobras e lagartos ao irmão do vereador Renilson, conhecido por Rubinho. Beléu, que assistiu toda discussão, ficou constrangido com a atitude do irmão do vereador. Continuam misturando tudo. Parece que eles não queriam apenas ganhar, querem também comer o adversário. Antropofagia indígena. Certo está o amigo e poeta Antonio Coca. “Em todos os lugares que vivi, o de política mais nojenta é Heliópolis.” E tudo indica que não vai melhorar tão cedo!
4 – Não é oficial, mas já está confirmado: Valdir do Bujão será Secretário de Finanças da futura administração da Prefeitura de Heliópolis. Outros já confirmados: Professor Fábio Alves Rodrigues (Educação) e o ex-prefeito Aroaldo Barbosa (Secretaria de Obras). Estão quase confirmados: Clériston Prazo (Agricultura) e Silvano Pereira (Esporte e Lazer). Quem não está em nenhuma relação, nem mesmo de segundo escalão, é o professor Clóvis (Antonio Rodrigues), ex-vice-prefeito. Deve sobrar para ele um contrato de professor do colégio Waldir Pires. Que maldade estão fazendo com este rapaz!
5 – Parece que a disputa pela presidência da Câmara Municipal de Heliópolis vai dar o que falar. Disputam o vereador Gaminha e o vereador Renilson. Mendonça corria por fora, mas está se recuperando de uma cirurgia de vesícula em Salvador. Deve ficar no canto. Para garantir a vitória, o vereador Gaminha já mandou recado para Ana Dalva. Uma mosca informou que querem oferecer a ela a vice-presidência para ver se amolece o seu coração. Quem também está sendo cogitado é o vereador Gaminha, que vive reclamando não ser procurado por estar doente. “Ninguém me procura. Estou inválido!”. Vamos ver.
6 - Na solenidade de conclusão dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual José Dantas de Souza, um fato inédito: A vereadora eleita Ana Dalva será a primeira mulher a paraninfar uma turma de concludentes. No próprio colégio, dia 30 de Dezembro de 2008, com animação de Kleiton e seus teclados e sonorização de Alaelson.
7 - O professor Igor Leonardo foi escolhido Patrono das turmas que concluem a 3ª série do ensino médio do CEJDS, nesta terça-feira.
8 - Os professores de Heliópolis estão, digamos, felizes. 13º salário, salário de Dezembro e um rateio em torno de 1 mil reais. Tomara que seja assim sempre.
9 - Zé do Sertão tem recebido várias propostas de emprego entre Aracaju e Salvador. Mas tudo indica que vai ficar pela Bahia. Deve virar empresário.
10 - O suplente de vereador Zé Milton do Tanque Novo está tranqüilo. Vai continuar seu trabalho com paciência e manda avisar que terá uma linha de ônibus ligando Heliópolis a Ribeira do Pombal, via Feira da Serra, todos os dias bem cedo, saindo da praça da rodoviária.