Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Duas boas notícias de Heliópolis

Meus dois ou três leitores vão ficar alegres com os fatos que trago aqui, regados a vodca com limão e aguardando um bacalhau comprado na promoção para o almoço desta Sexta-feira muito Santa. Os tempos estão difíceis, mas já foram bem piores.
A primeira boa notícia é com relação ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Heliópolis. Apesar do comportamento do seu quase ex-eterno presidente, Zé Guerra, a Assembléia Geral do último sábado, dia 04 de abril, foi promissora. Tudo isso graças à presença de representante da FETAG, que fez tudo dentro do regimento da entidade, apesar dos protestos do ex-presidente e atual vice-prefeito. As presenças de Dr. Jairo, vice-prefeito de Ribeira do Pombal, Cristovão, Presidente do STR de Cícero Dantas, e Marcos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Soure, deram legitimidade ao processo. A Assembléia escolheu uma comissão diretiva provisória, fruto de acordo entre as partes interessadas. Esta comissão administrará o STRH até que sejam empossados os novos diretores, que serão eleitos em 30 de Maio, data também escolhida por consenso. Os diretores provisórios são: Presidente: Marcondes de Pinho, Tesoureiro: Joaquim Messias Torres e Secretária: Nalva. Como se pode perceber, não há nenhum parente de Zé Guerra. Esta diretoria provisória nomeará a comissão eleitoral responsável pela realização do pleito em 30 de Maio. A única coisa que ainda não foi resolvida é o impedimento da candidatura de Zé Guerra. Ele quer concorrer pela quarta vez. Mas a chapa de Juarez Carlos, da oposição, está torcendo para que ele possa concorrer legalmente. Derrotá-lo, de uma vez por todas, é o grande sonho daqueles que ainda acreditam num sindicato que volte a ser dos associados e não de uma família só. Fato é que Zé Guerra está numa situação difícil. Os únicos com peso eleitoral que ainda o acompanham é Agostinho do Camboatá e João de Pinho. Zezinho, Dra. Teresa, Juarez, Joaquim Torres, Dilma, os Peixinhos e tantos outros estão todos na oposição. Só esperamos que eles organizem o STRH e tratem bem o povo trabalhador rural sofrido de Heliópolis, lógico, se vencerem as eleições.
A segunda boa notícia vem da Câmara Municipal de Heliópolis. Apesar de o Prefeito Municipal não ter mudado a tabela-base de vencimentos dos professores, a partir do valor de 640,00, sugerido pela vereadora Ana Dalva, do Projeto de Lei nº 02.2009, um grupo de sindicalistas do SINDHELI, mais precisamente Maria Eugênia, José Ilson, Zenaide, Igor Leonardo e Quelton, todos professores, procuraram a vereadora Ana Dalva na sessão da última segunda feira, 06 de Abril, para se inteirarem da situação. Inclusive marcaram uma reunião para uma tomada de posição. Foi o Tesoureiro do SINDHELI, prof. Claudiano, quem convidou a vereadora para o encontro. Ela lamentou não poder participar por causa de outro compromisso, mas está feliz pela mobilização. “A democracia não funciona esperando pela boa vontade das pessoas. Diálogo, luta e pressão, nessa ordem, são os ingredientes da evolução e do progresso de quaisquer categorias.”. Então, viva!