Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Chapa 2 vence eleição no STR de Heliópolis

Foi uma vitória relativamente fácil. Por 679 a 407, a chapa 2, liderada por Juarez Carlos de Oliveira, do povoado Maçaranduba, venceu a chapa 1, liderada pelo ex-quase eterno presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Heliópolis - STRH - José Andrade Guerra, vice-prefeito da cidade. O pleito se deu durante todo o dia de sábado, 30 de maio último, no Colégio Waldir Pires. A chapa vencedora conta ainda com Zefinha Romão, vice-presidente, e pelos futuros dirigentes Arnado da Maçaranduba, Antonio Peixinho, Zito da Itapororoca, Zezinho de Tonho de Louro, Arnaldo do Tanque Novo, João Ambrósio, Rosineide de Ozanias da Serra, Reginalda do João Grande e Gildázio do Tanquinho. Muitos deles já eram dirigentes do Sindicato e não concordaram com mais um mandato para o vice-prefeito.
Pardais de olho no PT
Com esta derrota, Zé Guerra agora vai ter que se rebolar para não perder o PT. Os Pardais estão de olho no partido desde a última eleição. Valdir do Bujão e Lázaro estão jogando pesado para vencer o próximo PED. Basta uma aliança destes com o vereador Renilson para que o apoio do restante do grupo pardalesco esteja garantido. Tudo então estará como eles queriam: o PT autêntico enfraquecido com a colaboração e genialidade política de Zé Guerra, temperada com uma dose suicida de ambição. Como o meu PT autêntico está agonizando, resta-me apenas um balde cheio de gasolina para tentar apagar o incêndio. É justo fazer um parênteses: Lázaro não é do novo grupo PT do P. Está mais para o PC do B do P. Lembrem-se que P pode ser Partido ou Pardal.
Os derrotados da eleição do STRH
Não há necessidade mais de falar em derrota de Zé Guerra. O Sindicato era sua carta política. Acabou. Não aprendeu ainda que política é coerência, luta e união. Mas não é ele sozinho o derrotado. Perdem com Zé Guerra: Fátima Nunes e Nelson Pelegrino. Do grupo de Fátima só está vivo Arnaldo da Maçaranduba. Ela agora terá que contar com o seu carisma e com o trabalho do governador Wagner no município.
Os vitoriosos da eleição do STRH
Inegavelmente o PC do B deu uma cartada de mestre. A eleição do STRH foi para o PC do B mais importante que a vitória de Valtinho. Por quê? O prefeito era carlista. Pode qualquer hora pular do barco comunista. Se Juarez fizer um bom trabalho, as bases populares do partido serão consolidadas. Irandi sabe disso. Por isso entrou para ganhar. Quem também marca um pontinho é a vereadora Ana Dalva que, com o resultado, acabou devolvendo um pouquinho do que sofreu com Zé Guerra em pleitos passados.
Cheque em branco
E por falar em eleição, não teve jeito. A vereadora Ana Dalva contou com os votos de Naudinha e Valdelício, mas a Câmara Municipal aprovou o projeto n de Lei nº 07 que dá ao prefeito carta branca para fazer o convênio que quiser, com que quiser. A votação foi na última segunda-feira. Indignada, a vereadora ainda cobrou também o funcionamento dos postos do PSF. A falta de médico está acabando com a saúde do heliopolense.