Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Entrevista com Gama Neves: “Geddel e Bassuma garantem 2º Turno”

     Ex-candidato a prefeito de Heliópolis por duas vezes, Gama Neves está saindo do PR e organiza o DEM no município. Nesta postagem ele fala sobre a vinda de Paulo Souto a Heliópolis no próximo dia 7 de Março e também dá pistas de como se comportará na campanha política municipal de 2012. A entrevista foi gentilmente concedida ao professor Landisvalth Lima, por e-mail.
     1 – Landisvalth Blog - Você acha que o Democratas, partido que você passa a dirigir em Heliópolis, vai superar a crise vivida após o Mensalão de Brasília?
     Gama Neves: Acredito que a firmeza e a rapidez que a Executiva Nacional do DEM agiu, na questão envolvendo o Governo do DF, fez com que o Partido se diferenciasse de outros que também tiveram membros envolvidos em escândalos anteriores, a exemplo do PT. Ao colocar para o único Governador do Partido que a expulsão seria inevitável, levando o mesmo a pedir desfiliação, e posteriormente o Vice Governador seguiu o mesmo rito, o DEM deixa reduzida a esfera do Governo do DF a denúncia grave que envergonha a todos e o primeiro exemplo de governantes punidos a nível partidário, ressaltando, ainda, a rapidez do Poder Judiciário. Que sirva de exemplo e que todos os responsáveis por escândalos sejam punidos.
     2 – Landisvalth Blog - Fale sobre a visita que fará Paulo Souto dia 07 de Março a Heliópolis.
     Gama Neves: É uma visita institucional. Estamos instalando o DEM no município de Heliópolis na data de 07 de março de 2010 e tivemos a alegria de sermos informados da visita de lideranças do partido ao município na mesma data. É bom saber que nomes como Paulo Souto (Presidente Regional), José Carlos Aleluia (Presidente da Fundação Liberdade e Cidadania e Vice Presidente Nacional), José Ronaldo (Ex Prefeito de Feira de Santana), ACM Neto (Deputado Federal e Corregedor da Câmara dos Deputados), Gildásio Penedo (Deputado Estadual), Luiz de Deus (Deputado Estadual), José Nunes (Deputado Estadual), Paulo Azzi (Deputado Estadual), Antonio Imbassahy (Ex-Prefeito de Salvador e Presidente do PSDB), Anilton Bastos (Prefeito de Paulo Afonso) e outros Líderes Políticos da região se dispõem a nos visitar, considerando a dificuldade de agenda que cada um tem no que diz respeito aos compromissos pessoais, seja no campo político, familiar ou empresarial.
     3 – Landisvalth Blog - José Carlos Aleluia vai de Senador?
     Gama Neves: Aleluia é Deputado Federal e a princípio busca a renovação do mandato, embora, como homem de partido e um dos seus principais líderes o mesmo tem se colocado à disposição para a convocação partidária, seja na esfera estadual, viabilizando a composição da chapa oposicionista DEM/PSDB, encabeçada por Paulo Souto, ou na esfera federal com os mesmos partidos e a candidatura de José Serra. Vamos aguardar!
     4 – Landisvalth Blog - Você não acha a chapa de Wagner perfeita para o DEM? Só falta Paulo Souto para vice ou ACM Neto.
     Gama Neves: A chapa perfeita para o DEM terá Paulo Souto como candidato ao governo. Quanto a chapa de Wagner ainda não tenho conhecimento oficial e, pelo noticiário que acompanho, posso enxergar um Governador em contradição, pois, ao mesmo tempo que propagou durante os dois primeiros anos do governo a justificativa da “herança maldita”, como explicação para a sua inoperância, inclusive com anúncio de auditorias e CPI em vários órgãos do estado, e hoje corre, desesperadamente, para compor com dois Ex- Governadores, tentando simplesmente viabilizar politicamente à sua reeleição. É estranho, vamos ver o que diz o povo baiano nas urnas.
     5 – Landisvalth Blog - Vamos agora para Heliópolis. Quem vai aqui apoiar a chapa de oposição ao governo estadual? Como estão as articulações?
     Gama Neves: Não temos, ainda, uma definição quanto ao tamanho desse apoio, não existe articulação em curso e sim conversas entre pessoas. O que posso afirmar é que dessas conversas o sentimento que tiramos é de decepção com o atual governo bem como a prometida parceria entre estado e município que ainda não funcionou.
     6 – Landisvalth Blog - Qual sua opinião sobre a administração do PC do B em Heliópolis?
     Gama Neves: Não sei se podemos denominar de administração do PCdoB, considerando a inexistência de ações que levem à doutrina socialista. O que posso ver é um grupo reduzido de pessoas que se encarregam de falar pelo executivo municipal como propriedade particular, no que me causa decepção e surpresa, uma vez que essas mesmas pessoas em passado recente conversavam conosco e demonstravam preocupação quanto ao futuro do município, confesso que não enxergo nenhum plano de governo em execução e, sem plano, meta, planejamento, execução e avaliação toda conversa é fiada...
     7 – Landisvalth Blog - Você acredita num terceiro grupo disputando as eleições de 2012 sem a marca Pardal ou Bem-te-vi?
     Gama Neves: A vontade de participar de um grupo forte com densidade eleitoral, propostas administrativas concretas e sem pseudônimo ligado à fauna é o sonho de quem pensa em política séria, embora a história tem demonstrado que o eleitor gosta de disputa, onde se aproveite ao máximo o quadro local. Portanto, ser Pardal ou Bem-te-vi não é tão importante e sim o que esses agrupamentos possam representar de esperança concreta de gestão pública para a população. Vamos lutar por um grupo coeso e a retrospectiva de 2004 e 2008 prova que o 1º, 2º ou 3º grupo é definido segundo a capacidade que os mesmos apresentem para a disputa. Vamos trabalhar pela construção de um grupo forte.
     8 – Landisvalth Blog - As candidaturas de Geddel e de Bassuma ajudam Paulo Souto?
     Gama Neves: Acredito que ajuda o processo democrático. Ainda não sabemos quem está na frente de quem, é muito cedo. Acredito que as candidaturas de Geddel e Bassuma são negativas para Jaques Wagner, uma vez que o PMDB foi de fundamental importância para a vitória de 2006 e hoje é um leão ferido. Quanto ao Deputado Bassuma, petista histórico, foi punido pelo PT por lutar contra o aborto e a favor da vida. Quando a campanha começar para valer em julho poderemos avaliar melhor o quadro. Mantidas as quatro candidaturas, Geddel, Bassuma, Souto e Wagner, fica garantido o segundo turno. Esse, a meu ver, é o principal resultado positivo de imediato.
     9 – Landisvalth Blog - Sua participação na eleição de 2012 em Heliópolis passa pelos resultados desta de 2010 ou são duas coisas distintas?
     Gama Neves: Completamente distintas. Agora estamos discutindo as eleições Federal e Estadual. Claro que cada um vai se posicionar ao lado das bandeiras que defende e acredita. Não podemos esquecer que as mesmas terão reflexos no quadro municipal. Acredito que para 2012 será construído um outro momento, onde estarão juntos, de um lado os atuais ocupantes do poder municipal, defendendo a continuidade, e do outro os grupos que não concordam com essa idéia, sendo que trabalharei pela viabilização da ultima alternativa, considerando os desmandos que assistimos atualmente.
     10 – Landisvalth Blog - Unir grupos que pensam na política como negócio é fácil. Você acha possível reunir pessoas que possam pensar em Heliópolis para a eleição de 2012 ou as ideologias atrapalham?
     Gama Neves: A ideologia é necessária, o que atrapalha é a ausência dela. Acredito que o ego de cada um precisa ser mais trabalhado, prestigiando a questão coletiva. Nem sempre estamos certos e precisamos saber recuar ou avançar. Ainda espero fazer parte de grupo político que ao final da eleição possamos comemorar a nossa vitória e não a derrota do adversário, como se repete a cada eleição em Heliópolis. Acredito sempre nas pessoas que pensam e tentam por em prática os seus pensamentos. Precisamos acabar de uma vez por todas com candidatos que são fabricados para servir a determinados grupos ou interesses. Estão vendendo a gestão na campanha e quando vencem precisam pagar os seus financiadores. Isso é vergonhoso e fere de morte a esperança de desenvolvimento.