Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Tirar documentos: uma tortura

A invenção que mais atrapalha o brasileiro é a burocracia. Não tem coisa mais inoportuna, mesmo que ela seja usada para frear outros males. Faz parte do arcabouço burocrático ter os seus documentos atualizados e em dia. Na Bahia, tirar Carteira de Identidade é um tormento. O sistema que funciona é o mesmo implantado pelo falecido ACM e, embora tenha recebido investimentos, está longe de atender as necessidades dos baianos. O SAC Móvel, que deveria ser uma atividade complementar, ou de reforço, está sendo, praticamente, a única opção. Em Heliópolis, por exemplo, no Governo da Mudança, que é de todos, ninguém tira RG na Prefeitura, como já aconteceu antigamente.
Na última passagem do SAC Móvel em nossa região, mais especificamente em Ribeira do Pombal e Cícero Dantas, aconteceram fatos que são, no mínimo, curiosos. Em Cícero Dantas, muitos de Heliópolis foram no dia anterior para pernoitar e garantir uma das 250 senhas. Ao chegar lá, todas as senhas já estavam “comprometidas”. Embora ninguém tenha apresentado provas, surgiu um zunzunzum de que alguns políticos tomaram a frente no processo de distribuição das senhas. Parece que cada um tinha uma espécie de cota. É uma transformação política meio estranha. Já em Ribeira do Pombal não houve interferência política visível, mas muitos só conseguiram tirar o documento depois que compraram uma senha, e não foram poucos.
Quem perdeu seus documentos, quem precisa tirá-los pela primeira vez ou quem pretende renová-los vai passar por um sofrimento inimaginável. Na verdade é uma tortura mesmo. E olhe que estamos em plena era da tecnologia. Tudo fica no discurso e no projeto, Não há planejamento algum. Até o bendito documento único, que incluiria CPF, RG, CNH, TE, PIS/PASEP, CTAS, um simples cartão com foto e tudo o mais, já temos condições de adotá-lo e não sai do papel. Por que? Porque o principal beneficiado é o cidadão. Tudo para o povo chega depois. Eu gostaria que a eficiência da Secretaria da Receita Federal fosse implantada em todos os setores, nas três esferas de governo. Ah! Maravilha!
Enquanto a incompetência perdura, o SAC Móvel estará em Heliópolis dia 24 e 25 de Maio. Espero que não haja interferência política ou venda de senhas por aqui também. Se funcionando perfeitamente não supre as nossas necessidades, imagine com interferências nefastas.
Dori Casanova no Waldir Pires
O cantor romântico-brega Dori Casanova cantou neste Sábado em Heliópolis, numa iniciativa da RR Produções, do competente locutor Ricardo Ribeiro. Participou também da festa a banda A Máskara da Bahia. Meus críticos não me perdoam porque não esqueço nada. O local do evento foi na Escola Waldir Pires. Escola pública. Não tenho nada contra a realização de eventos particulares em espaços públicos, desde que o município seja devidamente remunerado. Também não tenho nada contra o locutor Ricardo Ribeiro, que faz seu trabalho muito bem e tem que ser apoiado no que for possível constitucionalmente, independente de qualquer outra coisa. A pergunta é: por que negaram aos formandos do 4º ano Normal o local para realização de sua formatura? Não custa fazer mais algumas perguntas: Senhor Prefeito Walter Rosário, isto é perseguição política? Senhor secretário de educação, isto é mudança? Senhora Primeira Dama, isto é solidariedade ao próximo, como prega o Evangelho? Senhores professores do José Dantas, sem agravar a todos, este é o governo dos sonhos de vocês?

PV confirma Bassuma ao governo

Em solo soteropolitano, o deputado federal, Luiz Bassuma (foto, ao lado de Edson Duarte) reiterou seu nome como pré-candidato ao governo estadual, assim como o da senadora Marina Silva para a Presidência da República. As declarações foram dadas no Encontro Regional Leste da legenda, com representantes dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Até o final do mês, de acordo com o verde, a capital baiana deverá receber a visita da senadora, “que vem se consolidando como uma alternativa real de poder, apresentando um crescimento constante e sustentado, conforme vem sendo revelado pelas pesquisas”.
A expectativa é que a vinda de Marina à Bahia reforce ainda mais “a simpatia e a boa receptividade que a mesma vem tendo no estado”.
Outro integrante da mesa, o também deputado federal Edson Duarte, pré-candidato ao Senado pelo PV baiano, já referendado em encontros realizados pela legenda, defendeu uma participação de todos os setores da sociedade na elaboração de propostas para um governo verde. Outros postulantes à candidatura ao Senado pelo PV baiano também se fizeram presentes ao evento, como o presidente do Grupo Olodum, João Jorge, e a ex-presidente do IMA, Beth Wagner.
A programação ainda incluiu a reinauguração festiva da sede estadual do PV no bairro Rio Vermelho, com um coquetel para os militantes, simpatizantes e filiados da legenda.
Participaram também o presidente nacional do PV, Luiz Penna, e o coordenador da Região Leste da legenda, Fernando Guida. Na oportunidade, os verdes discutiram as perspectivas para as eleições de 2010 e fizeram um balanço das pré-candidaturas para o pleito. O PV conta na Bahia com 53 postulantes à pré-candidatura para  deputado estadual e 23 para federal. 
                         Texto: Fernanda Chagas (Tribuna da Bahia) Foto: Landisvalth Lima