Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

ONG do PC do B multada pelo TCU

      Após denúncias veiculadas pelos meios de comunicação de todo o Brasil, o Tribunal de Contas da União (TCU) condenou uma organização não governamental (ONG) ligada ao PCdoB a devolver R$ 565 mil aos cofres públicos por desvios de recursos do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. O Tribunal incluiu na condenação Antônio Aires da Costa, que era presidente da ONG na época do convênio com o Ministério do Esporte. Ele é filiado ao PCdoB, partido do ministro da pasta, Orlando Silva. A decisão do TCU diz ainda que a Fundação Vó Ita manipulou as notas fiscais de modo a prejudicar as prestações de contas do Segundo Tempo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
     Fonte: Bahia Notícias

Paradoxo: Brasil – a 7ª economia - fora do ranking das melhores universidades do mundo

O Brasil ficou fora do ranking das 100 melhores universidades do mundo, segundo o Times Higher Education (THE). No topo do World University Rankings 2010-2011, divulgado nesta quinta-feira, 10, aparece a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com nota máxima.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, também nos EUA, e a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, aparecem logo a seguir. Outras duas instituições norte-americanas (Berkeley e Stanford) completam a lista das cinco primeiras.
O THE, sediado em Londres, utiliza como único critério de classificação a reputação de ensino e pesquisa das avaliadas.  São ouvidos mais de 13 mil acadêmicos convidados, com experiência estendida a 131 países. O ranking integra o índice  das melhores do mundo já divulgado em setembro do ano passado.
O Brasil - assim como os vizinhos da América Latina - também ficam fora da lista das 200 melhores. O especialista Philip Altbach, diretor do Centro Internacional de Educação Superior do Boston College, EUA, porém, acena com a possibilidade do pais um dia vir a entrar na lista. "Talvez São Paulo possa haver universidades de classe mundial", comenta. Segundo ele, as duas principais universidades do Estado (USP e Unicamp) são formadas por um corpo docente em tempo integral, com trabalhos significativos na área de pesquisa e financiamento adequado por parte do governo.
Para o coordenador de ensino superior no Banco Mundial, Jamil Salmi, a USP todo ano produz mais graduados e doutorados do que qualquer universidade dos EUA, mas enfrenta sérios obstáculos para sua inserção no ranking mundial: "A capacidade de gerir os seus recursos é limitada por rígidas normas do serviço civil, embora seja a mais rica universidade do país", pontua. O especialista acrescenta ainda que a instituição é "muito voltada para si mesma", com poucos vínculos com a comunidade científica internacional.
Fonte: A TARDE.

Mais de 120 prefeitos fora do cargo

Levantamento realizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) indica que mais de 2% dos prefeitos que foram eleitos em 2008 e tomaram posse em 2009 não estão mais no exercício do mandato.
Dos 5.563 municípios brasileiros, 126 tiveram troca de prefeito até fevereiro deste ano.
O principal motivo para as mudanças, segundo a CNM, foi a cassação de mandato: 65,6%, o equivalente a 84 dos 128 casos registrados.
As cassações por infração à legislação eleitoral correspondem a 36,9% dos casos, e os atos por improbidade administrativa, a 38,1%.
Em 19 municípios o prefeito eleito faleceu --quatro foram assassinados, três morreram em acidentes e 12 faleceram por causas naturais.
A renúncia para concorrer a outros cargos afastou 13 prefeitos e outros dois afastaram-se por problemas de doença.
Se a análise for feita por Estado, o Acre, em termos proporcionais, é o local onde houve a maior troca de prefeitos: 13,6%. Amazonas, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul completam a lista dos cinco primeiros.
(Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO)