Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Wagner: “Chama a atenção ganhar 20 milhões em Consultorias em um ano”


O governador Jaques Wagner admitiu, em entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (27), que a evolução patrimonial do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, “chama a atenção”. Em quatro anos, o valor dos bens teria crescido em 20 vezes, de acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A declaração foi feita apenas quatro dias após o governador baiano se reunir com outros quatro chefes de Executivo estadual petistas para declarar apoio a Palocci. Na mesma entrevista, Wagner considerou ainda que a divulgação das informações sobre o enriquecimento do homem-forte da presidente Dilma Rousseff "tumultuou o ambiente político" no país. "Se foi ganho dentro de um trabalho normal, é mérito dele, mas chama a atenção, em um ano de consultoria, ganhar R$ 20 milhões. Todo mundo se surpreende, porque é um rendimento muito grande. Chama a atenção", comentou Wagner, que comanda o maior estado governado pelo PT.
Palocci explica
O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, prestou esclarecimentos sobre seu crescimento patrimonial e as atividades da consultoria Projeto à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta sexta-feira (27), conforme assessoria da Casa Civil. O ofício com explicações do ministro sobre seu enriquecimento já foi protocolado, mas o conteúdo ainda não foi divulgado. O titular da procuradoria, Roberto Gurgel, pediu explicações a Palocci na sexta-feira (20), baseado em representações apresentadas pelos partidos de oposição ao governo, e concedeu duas semanas para que prestasse esclarecimentos. Nos pedidos de investigação, a oposição cita reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo que revelava que o patrimônio do ministro teria crescido 20 vezes desde 2006, depois que Palocci fundou a consultoria financeira Projeto. Informações do R7 e do Bahia Notícias.

Caso Pimenta Neves mostra que o Judiciário é o mais problemático dos Poderes

"Não podemos seguir convivendo com isso", disse o presidente da AMB, Henrique Nelson Calandra
AE e Portal Terra
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Henrique Nelson Calandra, criticou hoje a burocracia do sistema judiciário por levar 11 anos para que o jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, condenado por assassinato e réu confesso, fosse preso e começasse a cumprir pena. "Não podemos seguir convivendo com isso", disse o desembargador, durante abertura do BIOSforum, evento que reúne governadores e empresários no Jockey Club de São Paulo para discutir desenvolvimento sustentável no País.
O desembargador afirmou que o juiz de primeira instância incumbido de autorizar o mandado de prisão de Pimenta Neves levou horas, ontem à noite, esperando a comunicação, por escrito, da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pôs fim à série de recursos impetrados pela defesa do jornalista. "Atravessamos a noite para que a Justiça fosse cumprida", disse. "Os magistrados estão trabalhando no seu limite", reclamou.
Calandra pediu pressa na discussão da proposta de mudança constitucional feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, para que sejam consideradas transitadas em julgado as ações examinadas em segunda instância. Com isso, haveria a execução de uma sentença criminal, com a privação da liberdade do réu, antes de esgotados todos os recursos previstos no Código de Processo Penal. "O veredicto de segunda instância já deve ser cumprido", disse o presidente da AMB.
"Muito satisfeito"
O pai de Sandra Gomide (foto), João Gomide, disse à reportagem do Jornal da Globo que está "muito satisfeito" com a prisão de Pimenta Neves, condenado pela morte de sua filha. "Faz onze anos que estou lutando. Não tinha muita esperança", desabafou. De cama, por estar adoentado, ele afirmou ainda que gostaria que Pimenta Neves ficasse pelo menos "uns cinco anos na cadeia".Pimenta Neves não deve ficar preso pelos 15 anos aos quais foi condenado. Segundo a Globonews, a advogada de defesa, Maria José da Costa Ferreira, acredita que o jornalista possa progredir para o regime semiaberto depois de cumprir um sexto da pena em regime fechado. 
Como Pimenta Neves já cumpriu sete meses de prisão, caso receba atestado de boa conduta, poderá solicitar, segundo a advogada, a progressão ao semiaberto depois de 1 ano e 11 meses.
Transferência para Tremembé
O jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, de 74 anos, deu entrada nesta tarde, por volta das 15h30, na Penitenciária de Tremembé. Ele havia passado a noite na carceragem do 2º Distrito Policial (DP), da capital paulista, após se entregar na noite de ontem. Um veículo da divisão de capturas da Polícia Civil transferiu o jornalista para o cumprimento da pena de 15 anos. Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Pimenta Neves permanecerá inicialmente em regime de observação, não podendo conceder entrevistas.
A jornalista Sandra Gomide, 33 anos, foi morta com dois tiros em um haras em Ibiúna, no interior de São Paulo, em agosto de 2000. O ex-namorado de Sandra, então diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo, Antônio Pimenta Neves, confessou o crime, alegando que a colega o traía. Os dois se conheceram em 1997 e tiveram um relacionamento por cerca de três anos.
Pimenta Neves chegou a ficar preso por sete meses enquanto respondia ao processo, mas conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) um habeas-corpus para aguardar o julgamento em liberdade. Em 2006, ele foi condenado a 19 anos e dois meses de reclusão em regime fechado. No entanto, alegando entendimento anterior do Supremo Tribunal Federal (STF) - de que os condenados podem recorrer em liberdade até que todos os recursos sejam julgados -, o juiz de Ibiúna concedeu ao jornalista o direito de recorrer fora da prisão.
Ao julgar recurso a favor de Pimenta Neves, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou a confissão espontânea do crime e reduziu a pena para 18 anos. Alegando a mesma atenuante, a defesa conseguiu no STJ a redução para 15 anos. Os advogados do jornalista continuaram recorrendo até que, em 24 de maio de 2011, o STF negou o último recurso e determinou que a pena fosse imediatamente cumprida. Em seguida, policiais cercaram a casa de Pimenta Neves, na capital paulista, e ele se entregou. Fonte: Portal ISTOÉ.

Aracaju e vários municípios sofrem com as chuvas

     Bastou chover durante a madrugada e manhã desta terça-feira, 24, para que as ruas e avenidas do Santa Maria, localizado na Zona Sul da capital, fossem completamente inundadas pela lama que desce das áreas de encosta do bairro. A equipe do Portal Infonet percorreu os conjuntos Marivan, Padre Pedro e Valadares e constatou que muitos moradores perderam móveis, deixaram de ir para o trabalho e tiveram a casa invadida por uma lama fétida que escorre morro abaixo.
Com água acima do joelho, a dona de casa Vanda Maria Santos diz que saiu de casa com medo de ser arrastada pela correnteza. “Isso aqui é um absurdo, tive que sair de casa porque a comida acabou e fui ao supermercado comprar mais. Meus filhos ficaram em casa, mas lá está tudo lotado de água. O pouco que temos perdeu”, fala.
Nas proximidades da rua 27 do Padre Pedro, um bueiro aberto causou transtorno e prejuízos para os motoristas que caíram no local. Encoberto pela água das chuvas e a vegetação, o bueiro é um perigo para os moradores.
De acordo com o autônomo Marco Antônio da Silva, o Carioca, o bueiro é um perigo, principalmente para as crianças. “Isso é um absurdo, muitas crianças que moram aqui podem cair dentro desse bueiro. Toda vez que chove esse córrego transborda”, afirma. A reportagem do Portal Infonet flagrou o momento em que um veículo modelo Corsa tentou fazer a travessia e por pouco não foi arrastado para dentro do bueiro.
Mãe de dois filhos menores de idade, a dona de casa Núbia Santos Lima lamenta a perda dos móveis. Computador, mesas, cadeiras, sofá, camas, além de geladeira e fogão ficaram debaixo d´água. “Não sei o que vamos fazer, não temos como sair de casa porque estamos ilhados. Tudo meu foi perdido, os móveis estão completamente molhados”, conta.
Núbia ressalta ainda que a água contaminada pode ocorrer em doenças. "Meus filhos já estão com problemas respiratórios e pode até contrair uma doença pior como a leptospirose", teme.
Previsão
A previsão do Centro de Meteorologia de Sergipe é de continuidade do período chuvoso em todo o Estado de Sergipe nas próximas 18 horas. “O mês de maio é um mês chuvoso e a previsão para esta terça-feira, 24, é de que o volume continue intenso na capital, com 50 milímetros, no agreste e alto sertão, de 10 a 20 milímetros. Essa é a previsão para hoje, mas possa ser que o volume seja maior”, explica Overland Amaral.
Prefeitura
A informação da prefeitura é que servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Defesa Civil Municipal estão nas ruas para desobstruir redes de drenagem e, com isso, solucionar problemas de alagamentos.
Na Zona Sul da capital sergipana, o bairro mais afetado com as enchentes foi o Jardins. O trânsito ficou um caos e as escolas suspenderam as aulas na tarde desta terça-feira, 24 por conta dos alagamentos.
Nas escolas da rede estadual de ensino, não houve aulas por conta da greve dos professores, mas nas escolas da rede particular, os transtornos foram registrados no final da manhã. Isso porque os pais e responsáveis para buscar os estudantes nas unidades de ensino ficaram impedidos.
Para se ter uma idéia, os estudantes do Colégio Jardins foram levados para a Igreja Católica localizada no conjunto Leite Neto, já que por conta dos alagamentos, não foi possível o acesso. As crianças ficaram  tranqüilas, acompanhadas das professoras aguardando os pais.
No Colégio do Salvador, o clima também foi tranqüilidade dentro da instituição que providenciou almoço para os alunos do período da manhã que aguardaram os pais até a tarde.



As aulas foram suspensas esta tarde em quase todas as escolas da rede particular, mas em algumas delas estão confirmadas para esta quarta-feira, 25, a exemplo do Colégio Master. O Colégio Módulo não suspendeu as aulas.
A Universidade Tiradentes informou que as aulas foram ministradas normalmente durante todo o dia, mas suspensas na noite desta terça-feira, 24.
 O prefeito de Umbaúba, professor Anderson Farias, confirmou há pouco em entrevista a uma rádio local a queda de uma barreira na BR 101, entre aquela cidade e o Município de Estância. Segundo ele, três povoados estão isolados porque pequenos riachos que cortam o território da cidade transbordaram. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por outro lado, ainda não confirmou o fato.
Farias disse que na cidade chove desde às 22h de segunda-feira, 23, ininterruptamente. Cinco famílias que residem em uma área de risco, segundo o prefeito, já foram retiradas e alojadas em um galpão. “A pista da BR 101 está interditada. O tráfego na região já estava complicado porque a água transbordou a ponte de Itaporanga D’Ajuda”, explicou.
Outra preocupação, segundo ele, é o transporte de estudantes – são cerca de 2.500 - da zona rural que estudam na cidade. “Vamos analisar qual a melhor maneira de levá-los para suas casas e, se a chuva continuar assim, vamos suspender as aulas pelos próximos dias”, afirmou o prefeito. Ele disse que não há alagamentos na cidade.
      Itaporanga e BR`s
O secretário de Comunicação de Itaporanga D’Ajuda negou que a ponte que dá acesso à cidade pela BR 101 tenha caído, conforme comentários surgidos no twitter. A PRF também negou que a ponte tenha desmoronado. Houve, por outro lado, a interrupção do tráfego no trecho do KM 115, no mesmo município.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que há três pontos de alagamento na BR 235, na saída de Aracaju, nos Kms 02, 04 e 06 e nos Kms 91 e 92 da BR 101. Na saída de Aracaju uma carreta ficou ilhada. Um trecho do km 115, também da BR 101, em Itaporanga D’Ajuda, chegou a ser interditado por algumas horas porque havia risco de rompimento da tubulação que fica sob a pista. A rodovia foi liberada perto das 17h.
Nos trechos com obras em Laranjeiras e Socorro também há pontos de alagamento e com lama. A PRF recomenda, por enquanto, que os condutores evitem pegar a estrada. Para quem for pegar a BR 101 a PRF traçou duas rotas alternativas: uma pela BR 235 até Itabaiana e dela, pegar a SE 104 até Campo do Brito seguindo até a SE 116; a outra pelas rodovias que cortam o litoral (SE 002, SE 436 e SE 214), até o trevo que dá acesso a Itaporanga D’Ajuda.
É recomendável aos motoristas que reduzam a velocidade e acendam os faróis. Em caso de a visibilidade ser prejudicada, os condutores devem procurar um ponto de apoio e aguardar. 
O Aeroporto Santa Maria esteve interditado o dia inteiro e voltou a funcionar no final da tarde. Quatro vôos foram cancelados.
Fontes: Portal Infonet e Portal Heliópolis. Por Diógenes de Souza, Kátia Susanna, Aldaci de Souza . Fotos André Teixeira, Portal Heliópolis e Portal Infonet.

140 mortes violentas em Feira de Santana


O total de mortes violentas em Feira de Santana já chega a 140 registros este ano, sendo 15 apenas no mês de maio, segundo informações da polícia. Com média de 75 crimes para cada 100 mil habitantes, a cidade está bem acima do que estabelece a ONU em relação a índices toleráveis de violência, que é de 6 habitantes para cada 100 mil. Segundo dados da Casa da Paz, organização responsável pelo posto da Campanha do Desarmamento no município, em 2005 foram registrados 152 crimes, enquanto em 2010 o número chegou a 475 mortes, o equivalente a 30% de aumento em homicídios. Feira de Santana foi escolhida para receber o primeiro posto fixo da campanha que, em apenas um ano e cinco meses, recebeu cerca de 360 armas, sendo 180 apenas em 2010. Além do ponto fixo, a campanha na cidade ganhou recentemente um posto itinerante que vai aos bairros. Já foram visitados o Feira X e o George Américo. Informações de A Tarde e do Bahia Notícias.

Municípios da Bahia devem à União

Pelo menos 86% dos municípios baianos possuem pendências com a União, estatais e empresas de economia mista ligadas ao governo federal. Dos 417 municípios do Estado, 362 estão incluídos no Cadastro Único de Convênios (Cauc), dentre eles Salvador, que acumula uma dívida de R$ 131 milhões. As cidades com pendências no Cauc ficam vedadas de receber transferências voluntárias da União e, desta forma, não podem assinar convênios para garantir recursos extras às obrigações constitucionais para a realização de investimentos. Ao todo, 18 itens são avaliados para a inclusão no cadastro, como o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, investimento em saúde e educação e adequação às normas da Previdência Social. A maioria dos municípios baianos depende de entes externos como o governo federal, para investimentos em infraestrutura. Os dados são atualizados diariamente. Informações de A Tarde e do Bahia Notícias.

Corpos encontrados em Canudos

Bombeiros encontraram na tarde desta segunda-feira (23) os corpos dos dois homens que desapareceram no açude de Cocorobó, em Canudos, na região nordeste do estado. Segundo informações da delegacia da região, os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro. As vítimas são moradores de povoados em Uauá, com idades entre 30 e 36 anos, que foram surpreendidos por uma forte ventania quando viajavam de barco para uma ilha. Um dos corpos foi achado na superfície do açude e o segundo só foi descoberto horas depois por mergulhadores. Informações do jornal Correio e do Bahia Notícias.