Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

A Esquerda Bastarda em Aracaju


O professor Landisvalth lançou nesta quinta-feira, 16, seu livro A Esquerda Bastarda em Aracaju. O lançamento ocorreu às 11 horas no salão do Colégio do Salvador. No mesmo evento foi lançado o livro Alice e os Sete Pecados, de autoria de Gabriel Gama, que é aluno do professor Landisvalth no Colégio do Salvador. O evento contou com a participação da direção do Colégio, sob a coordenação de Marcó Almeida. Landisvalth fez questão de presentear com um exemplar a professora Mariá Galrão, matriarca da Família Salvador e da educação de Sergipe.

Na Parada Gay em nome de Deus

Após inaugurarem uma igreja denominada Comunidade Cidade de Refúgio, voltada para o público homossexual, as pastoras evangélicas Lanna Holder e Rosania Rocha (foto), juntas há nove anos, pretendem participar da Parada Gay de São Paulo, no próximo dia 26, com o objetivo de levar a palavra de Deus aos participantes. Estudantes de assuntos ligados à teologia e questões sexuais, as duas encaram o evento como um movimento que deixou de lado o propósito da sua origem, que seria lutar pelos direitos dos homossexuais. “A história da Parada Gay é muito bonita, mas perdeu seu motivo original”, aponta Lanna. Para a pastora, há no movimento promiscuidade e uso excessivo de drogas, nos últimos anos. Com a companheira, ela pretende se juntar a fieis da igreja e a integrantes de outras instituições religiosas para conversar com os participantes da parada e falar sobre a união da religião e da homossexualidade. A Comunidade Cidade de Refúgio, inaugurada no dia 3 de junho na Avenida São João, no Centro de São Paulo, já conta com cerca de 50 adeptos. Informações  e Foto do G1 e do Bahia Notícias.

A corrupção pode ser institucionalizada

FELIPE  SELIGMAN  - DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que é "absurda, escandalosamente absurda" a medida provisória aprovada na Câmara na noite desta quarta-feira, que prevê a manutenção em segredo de orçamentos feitos por órgãos federais estaduais e municipais para obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.
"A serem procedentes as matérias, [a MP] é uma coisa, para pouco dizer, absurda, escandalosamente absurda. Você não pode ter despesa pública protegida por sigilo. Vi menção que haveria previsão de órgãos de controle teriam notícia. Como é que a sociedade pode ser privada do acesso a informações relacionadas a despesa pública?", afirmou.
Ele ainda disse que o governo está buscando contornar problemas, pois as obras estão atrasadas.
"O que está acontecendo é que estas obras estão muito atrasadas e o governo busca, então, meios de se contornar esses problemas", disse Gurgel. "Quer dizer, a simplificação é de tal monta que acaba inviabilizando em alguns aspectos o procedimento licitatório que é uma exigência."
O procurador-geral avalia que eventos deste tamanho impõem "que os cuidados sejam redobrados".
"Exatamente por ser um chamado megaevento, as despesas também são megadespesas, e por isso impõe que os cuidados com essas despesas sejam ainda maiores", finalizou. Se com todas as leis que temos a corrupção toma conta dos serviços públicos, agora ela poderá caminhar para sua total institucionalização. 
Informações do Portal Folha de São Paulo.

Bahia do Norte: nasce um novo estado

O professor e escritor Landisvalth Lima começa os estudos para criação do Estado da Bahia do Norte. A primeira etapa começou com a seleção dos prováveis municípios que formariam o novo estado. Inicialmente foram selecionados 62 municípios: Abaré, Acajutiba, Adustina, Andorinha, Antas, Antonio Gonçalves, Aporá, Araci, Banzaê, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Cardeal da Silva, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Conde,               Coronel João Sá, Crisópolis, Curaçá, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Fátima, Filadélfia, Glória, Heliópolis, Inhambupe, Itapicuru, Itiúba, Jaguarari, Jandaíra, Jeremoabo, Macururé, Juazeiro, Mirangaba, Monte Santo, Nordestina, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Pindobaçu,            Ponto Novo, Queimadas, Quinjigue, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rodelas, Santa Brígida, Santaluz, Sátiro Dias, Senhor do Bomfim, Sento Sé, Sítio do Quinto, Sobradinho, Tucano, Uauá e Umburanas. A população total do Bahia do Norte seria de 1.810.364 habitantes, pelos dados do IBGE 2010. Os municípios maios populosos são Juazeiro - com 194.327 pessoas, Paulo Afonso – com 107.520 e Senhor do Bomfim – com 74.166 habitantes.
Para a formação do novo estado, o professor diz que a luta será longa. Muitos vão dizer que é oportunismo, demagogia. Vão apelar para o espírito de baianidade, vão dizer que o custo é muito alto, etc. Mas o autor do livro A Esquerda Bastarda deixa claro que esta região selecionada é uma das menos desenvolvidas do país. “Tirando Juazeiro e Paulo Afonso, a miserabilidade é comparada a níveis da África subdesenvolvida. É só perguntar onde está um  hospital regional de grande porte que a resposta é o silêncio. Não custa também lembrar os níveis baixíssimos de desempenho em educação básica. A Bahia só aparece mesmo de Feira de Santana para Salvador.”, justifica.
Para que o progresso e o desenvolvimento sejam distribuídos de forma mais igualitária possível, o professor Landisvalth pensa numa capital projetada, localizada próxima a Canudos, no encontro das Br`s 235 e 116. Ficaria bem no centro do novo estado e facilitaria o contato com todos os municípios. Além disso, a nova capital seria bolada de forma a privilegiar o desenvolvimento urbano sustentável e proporcionar uma melhor qualidade de vida. “Ciclovias, acessibilidade aos portadores de deficiências, parques, áreas de lazer, ruas largas com fácil estacionamento, bairros comerciais, bairros dedicados à saúde, à educação e aos serviços públicos. Tudo para facilitar a vida numa cidade moderna que não agrida o meio ambiente e nem o ato de viver.”, explica. Até que a capital ficasse pronta, o governo poderia funcionar em três municípios: Juazeiro (Poder Judiciário), Paulo Afonso (Poder Legislativo) e Euclides da Cunha (Poder Executivo). O professor está aguardando manifestos de apoio à ideia.             

Mais um assassinato no Pará

                                   FELIPE LUCHETE - DE BELÉM
A CPT (Comissão Pastoral da Terra) divulgou nesta terça-feira (14) que mais um trabalhador rural foi assassinado no Pará.
Obede Loyla Souza, 31, foi morto no dia 9 com um tiro de espingarda, segundo a comissão. O corpo foi encontrado dois dias depois, e hoje será enterrado.
Ele morava no acampamento Esperança, em Pacajá. A cidade fica entre Marabá e Altamira, que receberam na semana passada uma força-tarefa federal para investigar e evitar crimes no campo.
De acordo com a CPT, Souza e outros moradores da área haviam discutido no início do ano com representantes de madeireiros.
A Polícia Civil confirmou a morte, mas disse que não há informações de que o crime esteja vinculado a conflito agrário. O delegado José Humberto de Melo, da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá, disse que o assassinato ocorreu por "motivo interno".
Esse é o quinto assassinato no campo registrado pela CPT no Pará desde maio, quando foram mortos os extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna (sudeste do Estado).
Segundo a polícia, as outras duas mortes que ocorreram depois também não são ligadas a conflitos pela terra.
Fonte: Folha de São Paulo

Ex-prefeito agride vereador em plena sessão

O ex-prefeito de Araçariguama, no interior de São Paulo, Carlos Aimar, decidiu acabar com a sessão extraordinária para votar a cassação da mulher dele, a vereadora Lili Aimar, na base da porrada, neste domingo (12). Ele invadiu a Câmara Municipal da cidade e agrediu o vereador Milton Costa (DEM), que presidia a sessão. Manifestantes também entraram no plenário e jogaram cadeiras na direção dos políticos. “Pulei para tirar satisfação com eles. Não cheguei a agredi-lo. Agora também não tenho duas caras. Eu queria pegá-lo mesmo”, admitiu Aimar, que justificou "defender a honra" da sua mulher. A confusão entre partidários do ex-prefeito e dos vereadores agredidos continuou do lado de fora e somente acabou com a intervenção da PM. Lili foi cassada por 7 votos a 1, por ter duvidado da autenticidade da ata de uma sessão da qual ela não participou.
Fonte: Bahia Notícias