Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

São Pedro de Heliópolis 2011: 1º dia

Vários internautas e seguidores deste blog vivem a pedir uma análise sobre a mais tradicional festa da nossa cidade. Estou apto a falar porque a ideia de criá-la foi minha. O então prefeito Zé do Sertão estava disposto a fazer algo que chamasse a atenção do povo da região para Heliópolis. Chegou a pensar numa micareta. Convenci o alcaide – na época ele ainda me ouvia – da distância cultural que tínhamos com o trio elétrico. Nós somos o que somos. Estamos mais para a macaxeira que para o caviar. A festa foi feita e já com grande sucesso.
Hoje tudo está diferente. Não sou saudosista. Olho para o futuro. Só que não vejo como esta festa sobreviverá. Ela está dançando conforme os modismos e não vai muito longe. Não quero dizer também que está um horror. Não é isso. Fato é que virou uma festa comum. Quase nada tem mais a ver com São Pedro. É uma repetição de tantas outras festas repletas de modismos apelativos. E tem muita gente exatamente porque é modismo. Acho que os organizadores não estão preocupados com inovações, mas com publicidade.
Trânsito caótico
Acreditem, trafegar em Heliópolis no período de festas está virando um inferno. É típico da ausência de um administrador municipal. Deveria ser proibido estacionamento desde a Heliópolis FM até o abrigo. Vale lembrar aos organizadores que a Avenida Dois de Julho é a passagem urbana da BA 393. Sexta-feira, primeiro dia de festa, os ônibus das bandas sofreram para chegar até o palco. Outra questão é estacionamento. Há pessoas fechando ruas para cobrar taxa de estacionamento. Tudo bem que a rapaziada queira ganhar uns trocados, mas a rua é pública!
Ornamentação
A única coisa que se pode elogiar do São Pedro 2011 é a ornamentação. É verdade que os enfeites dos postes foram de mau gosto, mas as entradas da cidade e a chegada ao arraiá estão bem, apesar de uma ponte construída. Claro que está bonita, mas e a utilidade? Será que não atrapalha a mobilidade dos foliões? Dizem que o objetivo da estética é esconder os defeitos gritantes. A vereadora Ana Dalva até que gostou, mas está preocupada com a conta que vem por aí. Se for como os outros anos, o povo vai cair da ponte! Ela está recolhendo valores de várias outras festas. A de Banzaê, por exemplo, foi 137 mil – e no período junino tradicional, com Adelmário Coelho e tudo o mais.
Bandas
Sei que o leitor pode até discordar, mas as atrações este ano estão aquém do investimento da festa. Na sexta-feira, as bandas tinham nomes diferentes e repertório igual. Só no arrastão, pela manhã, Zezinho da Ema nos fez imaginar que o período é de festa junina, mas logo depois caiu no axé e no pagode. As bandas estão abandonando definitivamente o forró para cair nas graças do sertanejo e das baladas supostamente românticas. O bom é que há uísque. Depois do segundo, tudo se ouve.
Apagão
A desorganização também foi confirmada com o apagão. Heliópolis ficou cerca de 5 horas sem energia elétrica na noite de sexta-feira para sábado. Com os geradores, os problemas foram resolvidos no local do palco, mas o povão ficou no escuro desde a apresentação da Banda Menina Faceira. Faltam investimentos neste setor. Cuidar de iluminação não é só trocar lâmpada de poste. Este artigo, por exemplo, foi concluído só após o segundo apagão, ocorrido já no fim da tarde deste Sábado. A luz retornou às 19:20.
Propaganda e SETUR
Parece que o prefeito não quer divulgar que o Governo do Estado da Bahia está também patrocinando o São Pedro 2011 de Heliópolis. A vereadora Ana Dalva está querendo saber quanto veio de patrocínio. O prefeito nunca divulga. Nem mesmo no palanque o anúncio é feito. O que se divulga é o nome do alcaide, da sua esposa e do seu filho. De vez em quando anunciam os nomes dos vereadores da bancada governista. Propaganda pessoal, enganosa e inconstitucional. É verdade que isto não ocorre pela primeira vez, mas eles disseram que vieram para mudar. Hoje a gente sabe que nunca antes na história do município se fez tanto rasgamento de seda para um nepotismo explícito e enjoativo.
Guerra de som
Sei que tem gente que adora isso, mas as pessoas idosas estão sofrendo com os sons de carros. Parece que estão disputando para ver qual o mais potente. Tudo bem quando só passam pela rua, mas há alguns que ficam em esquinas de bar e aumentam o volume. Pior, logo cedo já estão de plantão. Seria divertido se o volume fosse adequado e se a trilha sonora respeitasse a pluralidade. Acredito que o sujeito que ouve pagode o dia inteiro, com aquelas letras machistas, repletas de apelo à sacanagem e sem nenhuma criatividade (veja, não é o pagode tradicional), deve estar com sérios problemas de esquizofrenia ou não gosta das pessoas ao seu redor. A coisa é tão insuportável que, quando o som é desligado, a gente tem a exata noção do valor inquestionável do silêncio.

Sudão do Sul é o 193º pais do mundo

Sob o olhar preocupado da comunidade internacional, nasce hoje o 193º país do mundo. Devastado por décadas de guerras civis, o Sudão do Sul partilhará com Somália e Afeganistão os piores indicadores sociais do planeta. "É um momento histórico, mas os desafios são gigantescos", afirma Erwin van der Borght, diretor para África da Anistia Internacional. O país é o lugar no mundo onde mais morrem grávidas e recém-nascidos, e 90% das mulheres são analfabetas. "Levará anos para o Sudão do Sul deixar de depender da assistência", diz Borght.
Falta tudo no novo país: hospitais, escolas, esgoto, iluminação, polícia. Estradas são poucas e precárias. Na capital, Juba, há apenas uma rua asfaltada. No lugar de táxis, garotos levam estrangeiros na garupa de motos, as "boda-bodas". Só não faltam Coca-Cola e esperança. As garrafinhas vermelhas eram vendidas quentes, mesmo no precário posto da alfândega na fronteira com Uganda, que a Folha atravessou em janeiro.
"As pessoas estão tão otimistas que é até assustador", conta Jane Some, funcionária da ONU no Quênia. "Os jovens esperam que a vida vá melhorar da noite para o dia, que vão conseguir emprego, estudo. A geração mais velha está radiante em testemunhar a independência depois de duas décadas de guerra", acrescenta. A cerimônia de independência contará com a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, representantes de vários países vizinhos e celebridades, como o ator George Clooney.
SEGURANÇA
Crucial para a construção da nova nação, porém, é superar a insegurança. Em 2011, 1.800 sul-sudaneses morreram e 150 mil foram deslocados após renovados conflitos na fronteira, segundo a ONU. Este é o ano mais inseguro no Sudão desde o fim da guerra civil de duas décadas, em 2005, quando rebeldes do sul (negros) e o norte (árabe) assinaram acordo de paz.
Disputas por terras e reservas de petróleo nas regiões fronteiriças de Abyei e Kordofan do Sul, porém, ainda trazem instabilidade, apesar de o sul ter legitimado sua secessão em referendo em janeiro. O sul abriga 80% do petróleo sudanês, mas depende das refinarias do norte para exportar. "É preciso estabilidade para explorar este petróleo", diz Jon Temin, diretor do think-thank USIP, em Washington.
Os EUA são o principal ator internacional no país e investem em infraestrutura, para fazer frente à presença chinesa no norte. Ontem, a ONU aprovou nova força de paz para o Sudão do Sul, com 7.900 homens.
Informações da Folha de São Paulo e do UOL.

PM ajuda pai a fazer parto


          Um homem recebeu ajuda, por telefone, para fazer o parto do próprio filho em São Paulo, na noite da última segunda-feira (4). Nesta quinta, a polícia paulista divulgou o áudio da conversa, na qual a policial Maria Teresa de Las Neves, de 45 anos, orienta o homem, que não teve o nome revelado, a fazer o procedimento. “Pelo amor de Deus, meu filho tá nascendo, eu tô em casa. Que é que eu faço? (...) Tá aparecendo a cabecinha dele aqui, já”, diz o homem, desesperado, enquanto a mulher grita de dor. A policial pede calma e dá as orientações ao homem. “Pega a cabecinha da criança. Não puxa”, diz a PM. A criança nasce logo em seguida. Após o parto, uma viatura foi ao local para encaminhar a mãe e o bebê a um hospital.
       Informações do portal Bahia Notícias.

Procurador pede 4.700 anos de prisão para 37 réus do Mensalão

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (7) a condenação de 37 réus por envolvimento no esquema do mensalão. As penas máximas somadas chegariam a 4,7 mil anos de prisão. O parecer de 390 páginas é a última peça apresentada antes do julgamento do caso. “O Ministério Público Federal está plenamente convencido de que as provas produzidas no curso da instrução, aliadas aos elementos obtidos no inquérito, comprovaram a existência do esquema de cooptação de apoio político descrito na denúncia”, diz o parecer. Entre os apontados por Gurgel estão o publicitário Marcos Valério de Souza, o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.
Informações do portal Bahia Notícias e do jornal Folha de São Paulo.

Petista envolvido no Mensalão do PR

O ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, afastado devido à acusação de envolvimento no esquema de propinas chamado de “Mensalão do PR”, decidiu que não quer responder sozinho pelo crime de corrupção e aprofundou ainda mais a crise no Planalto. "O Dnit é um colegiado. O Hideraldo manda tanto quanto o Pagot", disse, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em referência ao petista Hideraldo Caron, diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, e listando, em seguida, todo o colegiado do órgão. Segundo Pagot, ele era responsável por 90% das obras, já que cuidava da diretoria de Infraestrutura do órgão. "No Dnit só se aprova por unanimidade. É claro que cada um é responsável por sua área. A responsabilidade pelas obras é do Hideraldo. Como ele é diretor de Infraestrutura Rodoviária, é óbvio que tem um volume maior concentrado", disse Pagot. Hoje à frente do Ministério dos Transportes, o secretário-executivo da pasta, Paulo Sérgio Passos, não será poupado dos ataques do partido. Passos estava à frente do ministério nos seis meses finais de 2010, sendo corresponsável pela elevação dos valores de contratos recentes.
Com a colaboração do Bahia Notícias.

Para PSDB, Mensalão do PR é “Herança Maldita”

Após a demissão de Alfredo Nascimento (PR) do Ministério dos Transportes, a cúpula do PSDB definiu a atual situação do governo Dilma Rousseff como uma “herança maldita ética” do governo Lula. Os tucanos insinuaram ainda que outros ministérios podem estar “contaminados”pelo suposto esquema de corrupção que envolve o PR na pasta dos Transportes. Em reunião em Belo Horizonte nesta quinta-feira (7) com o presidente da legenda, o deputado Sérgio Guerra (PE), e o ex-senador Tasso Jereissati (CE), Aécio Neves também comentou o assunto. “Se há uma herança maldita do ponto de vista ético, é de inteira responsabilidade do atual governo”, declarou. O encontro tem o objetivo de traçar estratégias para manter a visibilidade de Aécio na oposição durante a crise do governo, já que ele é o principal nome tucano para concorrer à sucessão de Dilma. O senador está afastado do cenário político de Brasília desde junho, quando caiu de um cavalo. 
Informações do Bahia Notícias e do jornal Folha de São Paulo.

Professores ganham ação contra o Estado da Bahia

Trabalhadores em educação da Rede Estadual da Bahia realizaram na manhã desta quarta-feira, 6 de julho, uma manifestação em frente ao Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo (CAB). Além do apoio à Jornada Estadual proposta pela CNTE, os trabalhadores em educação exigem o pagamento da URV. Participaram do ato público tanto trabalhadores que estão na ativa quanto os aposentados, que demonstraram toda a sua força em prol da categoria. O professor Bento fez uma música com o tema da URV e fez o maior sucesso.  
A manifestação desta quarta-feira foi muito participativa com a presença de representação dos profissionais da educação de todo o Estado da Bahia em frente ao Tribunal de Justiça da Bahia. Fizeram denúncias da situação da educação no nosso estado e apresentaram as principais bandeiras de luta: 
1 -Pagamento da URV;
2 -Pagamento do Piso Salarial Nacional, retroativo a janeiro;
3 - Aprovação dos Planos de Carreira dos Profissionais da Educação;
4 -Respeito aos Planos de Carreira já aprovados;
5 -Aprovação do PNE que a sociedade quer;
6 - Melhores condições  de trabalho;
7 -Por um PLANSEV digno dos servidores públicos;
8 - Agilização dos processos de aposentadorias.
SOBRE A URV:
O processo para pagamento da URV tramita desde 2004, sob nº CNJ 0076135-02.2004.805.0001-0, está em trâmite perante o Tribunal de Justiça do Estado– 1ª Câmara Cível. Houve o julgamento dos embargos de declaração que foram interpostos pelo Estado cujo julgamento negou provimento aos mesmos, mantendo-se desta forma inalterada a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, que reconhece os direitos da categoria à percepção da diferença da URV, de quase 11%, retroativo a 1995, com juros e correção monetária.
Essa decisão foi publicada no Diário da Justiça no dia 22/6/2011, estando os autos no momento em fase de prazo, que é de sessenta dias, para a interposição de recursos extraordinário e especial. Neste período, o departamento jurídico da APLB vai estar atento aos tramites processuais, segundo informou a professora Marilene Betros.

O ápice do puxassaquismo! Pai de Wagner é nome de rua em Alagoinhas

                                                       Rafael Rodrigues
A mudança do nome da principal via de acesso ao município de Alagoinhas, no nordeste do estado, de Avenida Juracy Magalhães para Avenida Joseph Wagner, em homenagem ao pai do governador Jaques Wagner (PT), tem gerado grande polêmica no meio político. O judeu polonês, que desembarcou no Rio de Janeiro para fugir do holocausto da 2ª Guerra e morto em 2005, nunca pisou na cidade, conforme destacou o deputado estadual Bruno Reis (PRP), em entrevista ao programa Acorda Pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5. A via foi reinaugurada em maio, após reforma que custou R$ 7 milhões. O parlamentar enxerga incoerência do governador em aceitar a homenagem, ao mesmo tempo em que defende a mudança do nome do Aeroporto Internacional de Salvador de Luís Eduardo Magalhães para Dois de Julho. “O mesmo discurso que ele utiliza para o Aeroporto é o oposto que ele utiliza para o pai, uma homenagem dada pelos puxa-sacos de plantão”, reclamou. O parlamentar destaca ter sido contra a mudança do nome do Aeroporto de Dois de Julho para Luís Eduardo Magalhães. “Na época já tinha tantas homenagens que não justificava mudar o nome, mas o próprio Wagner votou para mudar. Agora será uma descortesia muito grande com a família. Que construa um aeroporto novo e chame de Dois de Julho”, completou.
Informações do Bahia Notícias.

Marina deixou o PV


A ex-presidenciável Marina Silva confirmou a sua saída do Partido Verde (PV) na tarde desta quinta-feira (7), durante um descontraído, mas concorrido evento em São Paulo, com a presença dos principais quadros da legenda. Além de anunciar o fim da sua história no PV, do qual fazia parte desde agosto de 2009, a ex-senadora afirmou que não irá criar um novo partido agora, mas sim um movimento que pode desembocar em uma nova sigla após as próximas eleições. “Eu e outros companheiros estamos nos afastando do partido. (...) Este não é o fim, é o início”, revelou e filosofou. Sobre a criação da nova sigla, ela disse querer a adesão de mais gente à causa, especialmente de pessoas que não estão contentes com o atual sistema político. Marina foi terceira colocada nas últimas eleições presidenciais, com quase 20 milhões de votos.
Informações do portal Bahia Notícias. Foto: O Globo.

1ª Gincana Junina do CEJDS: Um sucesso!

Família é família!

A 1ª Gincana Junina do Colégio Estadual José Dantas de Souza foi um sucesso. A estudantada mostrou que entende de cultura nordestina. Teve de tudo: comidas típicas, cangaceiros, casamento caipira, forró, pisadinha, show ao vivo, licores e muita animação. Principalmente houve muita alegria e criatividade. O lado ruim foi o proveito que a diretora do colégio resolveu tirar do evento. Foi propaganda elevando o nome do marido-prefeito e, claro, da primeira dama. Até os aliados estavam irritados. Na verdade, os protagonistas foram os alunos e fizeram suas estrelas brilharem. Dê um clique nas fotos  acima para vê-las no tamanho original.