Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

IstoÉ revela os 7 pecados da Igreja Católica


Quais são os motivos que explicam a galopante queda de fiéis, principalmente jovens e mulheres, no maior país católico
Rodrigo Cardoso – portal da IstoÉ – edição 2.187.
Faz cerca de 140 anos que o número de católicos no Brasil segue ladeira abaixo. No século XIX, precisamente em 1872, o conglomerado de brasileiros que se assumia fiel à Igreja Católica beirava a totalidade da população, 99,7%. Durante os 100 anos seguintes, a cada década que se encerrava, aproximadamente 1% abandonava a religião. O índice dessa queda, atualmente, continua o mesmo. Mudou, porém, o fato de ele ocorrer a cada ano. Essa aceleração do declínio foi constatada pela pesquisa “Novo Mapa das Religiões”, realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Faculdade Getulio Vargas. Ao processar microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2003 e 2009, os estudiosos, capitaneados pelo economista Marcelo Neri, constataram que nesse intervalo de seis anos cerca de 6% da população deixou a religião romana – decresceu de 73,7% para 68,4%. O montante de fiéis que segue atualmente a doutrina preconizada pelo Vaticano é o mais baixo verificado no País. E, pela primeira vez na história, em alguns Estados e capitais da maior nação católica do planeta, o número de adeptos da religião não chega nem à metade dos habitantes (leia quadro). Quais seriam, então, os deslizes patrocinadores da queda do status do catolicismo entre os brasileiros, como as estatísticas não se cansam de mostrar? ISTOÉ recorreu a um colegiado de profissionais da religião, gente que pensa a Igreja, para discorrer sobre os possíveis pecados da Santa Madre. Os sete principais confessados são a romanização da igreja, a transformação da fé em comércio, a fuga de mulheres, os constantes escândalos de pedofilias, ausência de lideranças inspiradoras, centralização do processo comunicativo e perde de identidade social.
Veja a reportagem completa clicando aqui. 

MP pede cassação de canal de TV que exibiu cena de estupro


JEAN-PHILIP STRUCK – de FOLHA.com

Samuel Henrique, o apresentador
O Ministério Público Federal está pedindo que a União casse a concessão de um canal de TV da Paraíba que exibiu em uma reportagem imagens de uma menina de 13 anos sendo estuprada. A Procuradoria diz que o material, exibido na tarde do dia 30 de setembro pela TV Correio, afiliada da rede Record, se assemelhava a um "snuff movie" (filme com cenas reais de tortura e morte). O crime foi registrado por um adolescente de 15 anos com uma câmera de celular. A vítima é uma aluna de escola pública da região metropolitana de João Pessoa. A polícia diz que ela foi estuprada por um inspetor da escola, de 20 anos. O material, apresentado desfocado, não identifica a vítima. Segundo a polícia, a menina relatou ter sido atraída pelo instrutor até a casa dele quando saía da escola. Ela disse que foi dopada e, depois, estuprada.
O Conselho Tutelar informou que, nos dias seguintes, o vídeo circulou entre colegas de escola da menina. A família procurou a polícia assim que viu as imagens. O adolescente que fez o vídeo no dia 20 de setembro, segundo a polícia, alegou que a menina consentiu a relação sexual. Ele foi apreendido e o suspeito de estuprar a garota está foragido. "Ainda assim o caso seria considerado estupro de vulnerável, já que ela é menor de 14 anos", afirmou a delegada Lídia Veloso. Para o Ministério Público, a exibição de imagens envolvendo menores sofrendo violência, mesmo desfocadas, são proibidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A ação também inclui um pedido de indenização de R$ 500 mil para a adolescente e de R$ 5 milhões por "danos morais à coletividade".
O apresentador Samuel Henrique também foi denunciado. Ele apresentou a reportagem no "Correio Urgente", programa policial diário da TV. "Olha o cara tirando a roupa dela aí, ó. Só um trechinho. Depois a gente vai mostrar tudo", diz Duarte, segundo a Procuradoria. O diretor-superintendente da TV Correio, Alexandre Jubert, afirma que a reportagem não identificou a menina. "A ação é uma forma de intimidar a imprensa. Outros canais já mostraram imagens bem piores." Jubert também diz que não pretende tomar medidas contra o apresentador. "Se mostramos uma realidade ruim é porque ela é assim."

Concurso na Bahia: 99 Juízes e 500 cartórios


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicará, em breve, edital para realização de concurso para a Magistratura Estadual. A instituição que será responsável pela aplicação e correção das provas será a Cespe, e a previsão é que sejam preenchidas 99 vagas. Também serão realizadas provas para o preenchimento de 500 vagas para Cartórios Extrajudiciais, que foram privatizados. Os cargos deverão ser preenchidos exclusivamente por bacharéis de Direito. Esse concurso seria consequência do Mandado de Segurança impetrado pela OAB-BA que exigia adoção de medidas concretas para prover os cargos vagos de Juiz de Direito. Após alguns ofícios cobrando a prestação jurisdicional efetiva, a Ordem decidiu entrar com a medida judicial para pressionar o Pleno do TJ-BA em agosto.
Informações do Bahia Notícias

O mundo aplaude Prêmio Nobel da Paz para Ellen, Leymah e Tawakkul


Veja a história destas três mulheres que lutam por um mundo cada vez mais justo e democrático.
O Prêmio Nobel da Paz foi concedido nesta sexta-feira conjuntamente pela primeira vez em sua história a três mulheres: duas liberianas - a presidente Ellen Johnson Sirleaf e a militante pacifista Leymah Gbowee - e uma iemenita, a jornalista e ativista da Primavera Árabe Tawakkul Karman.
A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch saudou nesta sexta-feira de Nova York a decisão do Comitê Nobel de conceder seu prêmio da Paz a três mulheres, destacando seu papel na conquista da "democracia" e da "paz duradoura". "A decisão de conceder o Prêmio Nobel da Paz 2011 a três mulheres, Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman, reconhece que a democracia e a paz duradouras não podem ser alcançadas sem que seja dada à mulher uma plena oportunidade de participar", afirmou a Human Rights Watch em um comunicado. "Esta é uma homenagem a todas as mulheres cujo incansável trabalho e valentes protestos ajudaram a trazer paz e democracia, e a aquelas mulheres que ainda estão lutando por isso", indicou o diretor da organização, Kenneth Roth, citado no texto.
ONU
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou nesta sexta-feira as três vencedoras do Prêmio Nobel da Paz, as liberianas Ellen Johnson e Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkol Karman, afirmando que a escolha não podia ser melhor. "É um símbolo do poder das mulheres. Antes de tudo, mostra o papel vital que têm as mulheres no avanço da paz, da segurança e dos direitos humanos", acrescentou o chefe da ONU. O Prêmio Nobel da Paz foi concedido nesta sexta-feira a três mulheres: a presidente liberiana, Ellen Johnson Sirleaf, sua compatriota e militante pela paz Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman, ativista da chamada Primavera Árabe. As três foram "recompensadas por sua luta pacífica pela segurança das mulheres e de seus direitos de participar nos processos de paz", declarou, em Oslo, o presidente do comitê Nobel norueguês, Thorbjoern Jagland.
Figura emblemática
Tawakkul Karman
A iemenita Tawakkul Karman, primeira mulher árabe a ganhar o prêmio Nobel da Paz, é uma figura emblemática da mobilização opositora de seu país, uma das "revoluções" da "primavera árabe". Esta jornalista de 32 anos armou uma tenda de campanha na Praça da Mudança em Sanaa em março e vive ali desde então com seu marido, tentando assim sofrer menos pressões do regime do presidente Ali Abdullah Saleh, que havia enviado funcionários a sua casa para intimidá-la. A Praça da Mudança, na qual milhares de jovens acampam, está protegida desde o mês de março por militares dissidentes. Karman, que milita há anos pela liberdade de expressão e pelos direitos das mulheres, foi uma das principais líderes das manifestações estudantis que em janeiro iniciaram a revolta popular contra o regime. Em um país no qual poucas mulheres ocupam lugares de protagonismo político, Karman convocou manifestações para expressar a solidariedade com a mobilização na Tunísia e no Egito e liderou protestos violentamente reprimidos pelo governo.
As manifestações se estenderam a outras cidades do país e partidos políticos, tribos e parte das forças armadas se somaram à mobilização. Em janeiro, Karman havia sido detida por seu papel nas manifestações. Mãe de três filhos, forma parte do Conselho da Shura (algo como o comitê central) do partido islamita de oposição Al Islah. Karman se opõe à corrente salafista dentro de seu partido. Iniciou sua carreira jornalística usando um véu integral, como muitas outras mulheres iemenitas, mas posteriormente começou a cobrir apenas a cabeça com lenços coloridos. Karman fundou em 2005 o movimento "Mulheres Jornalistas Sem Correntes". Nasceu na localidade de Mejlaf, na província de Taez (sudeste de Sanaa). Graduada em Ciências Políticas na Universidade de Sanaa, Karman está se preparando para um mestrado. Segundo pessoas próximas, seu pai sempre a considerou a única "rebelde" de seus muitos filhos. Após se opor à ação de sua filha no início da mobilização popular, o próprio pai acabou por unir-se a ela. Tawakkul Karman declarou nesta sexta-feira à AFP que seu prêmio Nobel da Paz era "uma vitória para a revolução" iemenita. "A atribuição deste prêmio é também um reconhecimento pela comunidade internacional de nossa revolução e de sua vitória inevitável", acrescentou. Em declarações aos canais de televisão árabes Al Jazeera e Al Arabiya, Karman dedicou o prêmio aos militantes da "Primavera Árabe". "Trata-se de uma honra para todos os árabes, muçulmanos e mulheres. Dedico este prêmio a todos os militantes da Primavera Árabe", disse. "Estou muito feliz (...) não esperava receber este prêmio e nem sabia que minha candidatura havia sido apresentada", acrescentou.
Prêmio para o povo
Ellen Johnson Sirleaf
A presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf, uma das três vencedoras do Nobel da Paz 2011, disse que a distinção é um prêmio para todo o povo liberiano. "Estou muito feliz com este prêmio, que é o resultado de meus anos de combate pela paz na Libéria", afirmou a presidente, cujo país, em 2003, pôs fim a 14 anos de guerras civis. "Este prêmio é compartilhado com Leymah (Gbowee), outra liberiana, e é também um prêmio para todas as mulheres liberianas", acrescentou. O Prêmio Nobel da Paz foi concedido nesta sexta-feira a três mulheres: além de Sirleaf, sua compatriota e militante pela paz, Leymah Gbowee, e a iemenita Tawakkul Karman, ativista da chamada Primavera Árabe. As três foram "recompensadas por sua luta pacífica pela segurança das mulheres e de seus direitos de participar nos processos de paz", declarou, em Oslo, o presidente do comitê Nobel norueguês, Thorbjoern Jagland. Sirleaf, de 72 anos, passou para a história ao converter-se, em 2005, na primeira mulher eleita como chefe de Estado no continente africano, em um país de quatro milhões de habitantes traumatizados por guerras civis que, de 1989 a 2003, deixaram 250.000 mortos, destruindo suas infraestruuras e sua economia. "Desde sua posse em 2006, contribuiu para garantir a paz na Libéria, para promover o desenvolvimento econômico e social e reforçar o lugar das mulheres", acrescentou Jagland.
Pacifista
Leymah Gbowee
A liberiana Leymah Gbowee, premiada nesta sexta-feira com o Nobel da Paz de 2011 ao lado de sua compatriota e presidente Ellen Johnson Sirlead e da iemenita Tawakkul Karman, é uma militante pacifista que contribuiu para acabar com as guerras civis que devastaram seu país até 2003. Quando era pequena, era chamada de "red" (vermelha) por sua pele clara, relatou a liberiana no livro autobiográfico "Mighty Be Our Powers: How Sisterhood, Prayer, and Sex Changed a Nation at War" ("Poderosos sejam nossos poderes: como a comunidade de mulheres, a oração e o sexo mudaram uma nação em guerra"). Desde que de tornou conhecida no movimento pacifista, esta quarentona corpulenta, originária da etnia Kpellé, ganhou outro apelido no cenário internacional: "a guerreira da paz". Contra os demônios da guerra, Leymah Roberta Gbowee chamou as mulheres a orar pela paz, sem distinção de religião e frequentemente vestidas de branco. O movimento foi crescendo durante o conflito, até culminar em uma greve de sexo, obrigando o regime de Charles Taylor a integrá-las às negociações de paz. Leymah Gbowee "é mais que valente. Desafiou a 'tempestade' Charles Taylor e o obrigou a se voltar à paz quando a maioria de nós, os homens, fugimos para salvar nossas vidas", disse Nathan Jacobs, funcionário de 45 anos. Em dezembro de 1989, depois de iniciar uma rebelião contra o presidente liberiano Samuel Doe, Charles Taylor se apoderou em poucos meses da quase totalidade do país e tornou-se presidente em 1997. Enfrentando uma revolta armada, viu-se obrigado a deixar o poder em 2003, sob a pressão da rebelião e da comunidade internacional. Durante a guerra e como assistente social, Leymah Gbowee conviveu diariamente com as crianças soldados e percebeu que "a única maneira de mudar as coisas, do mal para o bem, era que nós, mulheres e mães dessas crianças, nos levantássemos e avançássemos pelo bom caminho", declarou esta mulher, hoje mãe de seis filhos, instalada desde 2005 em Gana.
"Nada deveria levar as pessoas a fazer o que fizeram com as crianças da Libéria", drogadas, armadas, convertidas em máquinas de morte, explicou em um documentário - "Pray the Devil back to Hell" (Reze para o Diabo voltar ao inferno) - sobre a luta das liberianas pela paz. Esta luta "não é uma história de guerra tradicional. Trata-se de um exército de mulheres vestidas de branco, que se ergueram quando ninguém queria fazê-lo, sem medo, porque as piores coisas imagináveis já haviam ocorrido conosco", escreveu em sua autobiografia. "Trata-se da maneira como encontramos a força moral, a perseverança e a valentia para levantar nossa voz contra a guerra, e reestabelecer o sentido comum em nosso país", acrescentou. Leymah Gbowee, que fundou e dirige várias organizações de mulheres, participou da Comissão Verdade e Reconciliação. Um percurso inesperado para quem reconhece ter sido uma criança doente - rubéola, malária, cólera - que "frequentemente desejou estar saudável".
Com informações do portal da revista ISTOÉ.

Datena manda “banana” para a Record


José Luiz Datena usou o "Brasil Urgente" (Band) de terça-feira para mandar um recado para sua ex-emissora, a Rede Record, que na semana passada pediu a penhora dos bens do apresentador.
Visivilmente irritado, Datena afirmou que não iria comentar o episódio, mas discorreu durante cerca de um minuto sobre o episódio: "Respostas em casos de Justiça vão ficar na Justiça. Eu não tenho medo de ninguém, se vocês pensam que vão me intimidar, não vão conseguir", declarou.
O apresentador disse, ainda, que não iria se aprofundar no assunto em respeito ao bispo Edir Macedo, dono da Record. "Vocês acham que mandam no mundo? 'Aqui' para vocês", encerrou Datena, dando uma 'banana'.
O canal evangélico argumenta que o ex-apresentador do "Cidade Alerta" rompeu seu contrato ao retornar para a Band. O processo, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, gira em torno de R$ 30 milhões.
Informações da Tribuna da Bahia.

Fazendeiro produz café das fezes de animal


Mustela, o Furão.

   Inspirado no café fabricado à base de grãos recolhido das fezes do Luwak, que é considerado o mais caro do mundo, o fazendeiro vietnamita Dinh Cong Hiep decidiu usar outro animal, o mustela, para produzir um café especial em sua fazenda na província de Son La, no Vietnã. Dinh Cong Hiep segue o mesmo processo usado na produção do café do Luwak, na Indonésia. Hiep dá grãos de café maduros para o mustela comer e depois recolhe os grãos que saem em suas fezes para produzir o "weasel coffee" (café de mustela). Aqui poderíamos chamar de Café do Furão, mais um marketing para o Tadeu Schmidt.
       Informações da Tribuna da Bahia.


Ministério Público vai investigar preço de carro no Brasil


Com base em um levantamento do jornalista especializado no mercado de automóveis, Joel Leite, uma matéria da Rede Record denunciou um suposto cartel de preços de automóveis entre as montadoras brasileiras que mantém a margem de lucro da venda dos veículos muito superior ao que é registrado em outros países do mundo. A matéria destaca que os carros produzidos no Brasil e exportados são vendidos fora do país com preços bem mais baixos que nas concessionárias brasileiras. Um exemplo utilizado foi o Honda Civic, que custa R$ 25,8 mil no México e R$ 56,2 mil no Brasil. Mesmo descontados os R$16,4 mil de impostos e a margem de lucro de 10% das concessionárias, o preço do carro no país ainda fica em R$ 34,2 mil, quase R$ 10 mil mais caro. Devido à repercussão da matéria, o Ministério Público Federal pedirá à Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda a abertura de uma investigação para apurar eventual lucro abusivo das montadoras de carros.
Informações do Bahia Notícias e da Rede Record.

Cícero Dantas vai receber capacitação da CGU


 O município de Cícero Dantas foi uma das 24 cidades brasileiras sorteadas para participar da 14ª edição Programa de Fortalecimento da Gestão Pública. A ação, criada em 2006, promove em municípios com até 50 mil habitantes, o aperfeiçoamento da administração e a correta aplicação dos recursos públicos, assim como a "tempestiva prestação de contas", por meio da capacitação dos agentes municipais. O sorteio foi realizado nesta segunda-feira (3), no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília, e utilizou os mesmos mecanismos de sorteio das loterias federais, sob administração do banco público. Não deixa de ser uma boa notícia, mas é comum aprender e não praticar. Na nossa região não falta conhecimento. Falta político preocupado com a coisa pública. Poucos, mas pouquíssimos mesmo, têm preocupação de estadistas.
Informações do Bahia Notícias.

Monitores roubados no Tijuco são encontrados e traficante é preso em Cícero Dantas


Joãozinho do Alto da Formiga. Traficante
A maconha

Operação deflagrada na madrugada desta terça-feira, 04 de outubro, promovida sob o comando do delegado de polícia de Cícero Dantas, Dr. Osório Miguel de Souza Ramos, teve como objetivo combater o tráfico de drogas no município. A ação contou com a participação de agentes da Polícia Civil de várias cidades da região. Desta vez, os policias prenderam o traficante João José do Nascimento Neto, conhecido por Joãozinho do Alto da Formiga, da cidade de Cícero Dantas. Em poder do meliante estavam cerca de 1 quilo e meio de maconha, além de uma moto, placa HRT-7608 Strada, de propriedade de um dos ladrões que assaltaram a casa de João do Posto, José Ramalho, o Raminho, que se encontra foragido e com prisão decretada.
Os equipamentos parcialmente recuperados
Na mesma operação a polícia desvendou o roubo de monitores ocorridos na Escola Municipal Marcelino Borges dos Santos, localizada no povoado Tijuco, município de Heliópolis, no dia 15 de Setembro último. Joãozinho do Alto da Formiga abriu o jogo. O autor do roubo foi Raminho. Ele pulou o muro da escola pela madrugada, quebrou a grade, arrombou a porta da frente e roubou cinco monitores, cinco teclados, cinco mouses e cinco pares de caixas de som. Três monitores, três mouses e três teclados foram recuperados, inclusive ainda com o timbre escrito MEC/FNDE do Projeto PROINFO, do Governo Federal. Os equipamentos estavam num matagal próximo à casa de Joãozinho. Ele disse que Raminho deixou para que ele vendesse. João José foi preso em flagrante por tráfico de drogas e receptação qualificada de patrimônio público.
Fonte: Observatório da Notícia (Richard Novais) e DEPOL de Cícero Dantas.  

A "elegância", ou grossura, do presidente do PT


           por Samuel Celestino – com imagem montada por Tiago Melo – do Bahia Notícias.
A senadora Lídice da Mata, uma parlamentar correta, está a choramingar do golpe baixo desferido no seu partido, o PSB, pelo comando baiano do PT, que tirou da sua legenda dois prefeitos, o de Irecê e o outro de Ilhéus, sem absolutamente nada comunicar. Lamenta que o presidente do PT, um certo Paulo Jonas, ou Jonas Paulo, dá no mesmo, pediu que ela desistisse, com o seu PSB, da prefeitura de Ibotirama “ porque foi onde ele nasceu”. Surpreende-me. Imaginava que se tratasse de geração espontânea. Simplesmente apareceu. Assim, a senadora passa a saber (e já sabe de há muito) que não deve esperar tratamento elegante de quem não o dispõe. Para confortá-la, basta saber que o Paulo Jonas ou Jonas Paulo é detestado por boa parte do PT. 
Observação deste blogueiro: Fiz questão de publicar o artigo do Samuel na íntegra para aqueles petistas que querem contrariar os interesses do Governo do PT em Heliópolis. Se estão fazendo isso com uma senadora, imaginem o que não fazem com vice-prefeitos, secretários de governos municipais, ex-vereadoras e ex-prefeitos. Se querem liberdade e democracia, o PT é o último lugar seguro.

Justiça decreta prisão de assaltantes


Amanda - Foragida

Após concluir o inquérito da Policia Civil que investiga o roubo à residência do comerciante, proprietário do Posto JB em Cícero Dantas, João Batista Ribeiro de Andrade, conhecido por João do Posto, sob o comando de Dr. Osório Miguel de Souza Ramos, a Juíza de direito da comarca de Cícero Dantas, Dra. Denise Vasconcelos Santos, decretou a prisão preventiva dos assaltantes e está divulgando suas respectivas fotos com o máximo de informações possível. Trata-se de AMANDA DE SOUZA COSTA – natural de São Paulo. Seu último endereço residencial foi na cidade de Cotia-SP; CRISTIANO NERIS DE MORAIS – natural de São Paulo. Sabe-se como último endereço residencial a cidade de Ribeira do Pombal-BA; GENIVALDO FERREIRA DE ANDRADE – natural de Ribeira do Pombal, mas que residia, com o último endereço, na Fazenda Gravatá, município de Tucano-BA e JOSÉ RAMALHO DE JESUS – conhecido por RAMINHO, natural de Antas e que morava em Cícero Dantas-BA.
Cristiano - Procurado
Raminho - Procurado
  O roubo aconteceu na manhã do dia 19 de setembro. A empregada doméstica da família de João do Posto, Marileide dos Santos Santana, foi a primeira a ser surpreendida e rendida por Amanda e um dos comparsas empunhado revólver.  Já dentro da residência, outro ladrão se juntou ao casal e mais vitimas foram feitas sob a mira de revólveres e ameaças dos ladrões. João do Posto, a esposa, e mais os três filhos menores de idade estavam na residência. Segundo relato da polícia e do proprietário do posto, os ladrões levaram joias e uma quantia em dinheiro que não foi divulgada.
Genivaldo - Foragido
Ao deixarem a residência, um quarto integrante do bando os esperava em um veículo preparado para fuga. Em seguida, uma perseguição aos ladrões foi promovida pelo próprio João do Posto, que chegou a colidir o seu veículo contra o carro usado na fuga dos bandidos por duas vezes, sem sucesso e correndo sério risco. Os ladrões conseguiram fugir levando valores em dinheiro, mas deixaram para trás as joias roubadas. No relatório conclusivo do delegado de polícia, Dr. Osório Ramos, e na resposta da juíza de direito, estão indiciados e agora foragidos. Qualquer informação que possa ajudar na captura destes bandidos, a polícia pede que entrem em contato com a Delegacia de Polícia de Cícero Dantas, pelo telefone: (75) 3278 – 2356.
Fonte: DEPOL/Cícero Dantas.   

PSD pode receber novas adesões


Fernanda Chagas – da TRIBUNA DA BAHIA.

Nem bem foi criado e o PSD baiano, que já nasce como a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa, tende a surpreender. Informações chegadas à Tribuna dão conta de que a sigla, comandada pelo vice-governador Otto Alencar, além dos 11 deputados com ingresso confirmado, pode emplacar novos cinco nomes e, consequentemente, desfalcar ainda mais a oposição, assim como partidos aliados, com possibilidade, inclusive, de se equiparar ou ultrapassar o PT,  que conta com 14 parlamentares.  No rol dos possíveis dissidentes estariam a progressista Graça Pimenta, que seguiria o rumo do marido, Tarcízio Pimenta, hoje no PDT, sem o risco de ser acusada de infidelidade partidária; o líder da oposição Reinaldo Braga, também do PR, que nunca escondeu sua vontade de permanecer nos braços governistas, mas se viu obrigado nas eleições passadas a ir para o time contrário; a comunista Kelly Magalhães e o líder do PP na AL, Ronaldo Carletto.
Contudo, a surpresa maior fica por conta da ida, que já é praticamente dada como certa, do deputado Paulo Azi, cujo discurso de oposicionista é classificado como um dos mais contundentes da Casa.  Em caso de confirmação, o grupo da minoria (DEM, PMDB, PSDB, PR e PRP) sofreria mais três grandes baixas. Ao todo já são seis, de 19. O DEM, por exemplo, que já havia perdido dois representantes (Gildásio Penedo e Rogério Andrade), com saída de Azi, ficaria com apenas dois (Herbert Barbosa e Tom).
O PR, que permanecia intacto, ao menos na AL (por baixo deve perder 10 prefeitos), ficaria com apenas Elmar Nascimento e Sandro Régis. Já no ninho comunista restaria Álvaro Gomes e Fabrício Falcão. O PP, do ministro Mário Negromonte, que já havia perdido Ângelo Coronel e corre o risco de perder Ronaldo Carletto, reduziria para quatro representantes.  Contudo, de todas as 16 legendas que compõem o time da Assembleia, o PMDB foi quem mais saiu perdendo com a criação do PSD na Bahia. Reduziu de seis para três assentos e, por tabela, perdeu o status de bancada. Os deputados Alan Sanches, Ivana Bastos e Temóteo Brito chegaram a ser expulsos das hostes peemedebistas. 
Já o PTdoB, que elegeu apenas duas deputadas na atual legislatura (Maria Luiza Laudano e Ângela Souza), ficará sem representatividade na Assembleia Legislativa. Ambas já confirmaram suas idas para a recém-criada sigla. O PRP, por sua vez, perdeu Ângelo Coronel e fica somente com Bruno Reis. Todos os tidos como pretensos “novatos” foram procurados pela reportagem, mas apenas a deputada Kelly Magalhães, que, vale lembrar, tem forte ligação com a prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira - que também está de malas prontas para o PSD -, foi encontrada. Kelly, no entanto, negou qualquer possibilidade de deixar o PCdoB. “Nunca cogitei essa possibilidade. Sou filiada há 20 anos ao PCdoB  por afinidade política e ideologia”, destacou, complementando que foi eleita por duas vezes vereadora em Barreiras, foi presidente da Câmara e deputada estadual graças ao seu partido.

Brasil terá quase 60 mil vereadores em 2013

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada nesta segunda-feira (3), aponta que o número de vereadores no Brasil poderá chegar a quase 60 mil até 2013. As vagas nas câmaras municipais devem aumentar dos atuais 51.419 para 59.764, segundo a projeção, que levou em conta alterações já consolidadas ou em estudo para a próxima legislatura em 5.565 municípios brasileiros. Para o levantamento, foram consultadas todas as 2.153 câmaras que, pela legislação atual, podem mudar a quantidade de cadeiras. O resultado revela que metade das cidades preferiu elevar o número de vagas, com exceção de Conchal (SP), que reduziu de 13 para 11. Na outra metade, composta por cidades que ainda não fizeram as alterações, 62% sinalizaram que pretendem alterar o número de mandatos, o que levou a CNM a concluir que 1.740 municípios optarão pelo aumento. (Informações do Bahia Notícias).

Vídeo mostra vigia atirando em cliente de banco


Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que um vigia atira contra um correntista em uma agência bancária do Bradesco em São Bernardo do Campo (Grande SP). Os disparos foram dados quando a vítima estava de costas. As imagens foram exibidas pelo telejornal "SPTV", da TV Globo. O crime ocorreu nesta segunda-feira. De acordo com os investigadores da Polícia Civil, Sandro Antônio Cordon, 33, era correntista do banco e já havia discutido com o segurança Jonatas Pereira Lima, 29, na semana passada. Hoje voltou a procurá-lo no primeiro andar da agência. Após uma discussão, o vigilante sacou sua arma e atirou contra Cordon, que tentou se esconder dos tiros atrás de uma recepcionista que estava perto. O correntista não estava armado. A discussão ocorreu por volta das 10h20, em uma agência do Bradesco da rua Marechal Deodoro, região central da cidade.
Na semana passada, a porta giratória da agência travou quando a vítima tentava entrar no banco e, na ocasião, Cordon ameaçou o vigia. Nesta segunda, de acordo com a versão de Lima, o correntista fez menção que sacaria uma arma. Um dos tiros atingiu a vítima na barriga e outros três, nas costas. O Bradesco divulgou nota afirmando que "lamenta profundamente a perda e presta total solidariedade aos familiares". Segundo a assessoria do banco, o vigia era um funcionário terceirizado da empresa de segurança Protege. Por meio de nota, a Protege informou que "está empenhada em auxiliar a polícia na apuração dos fatos" e que "todos os seus vigilantes são qualificados, selecionados e treinados, conforme estabelece a legislação específica da atividade de segurança privada". A reportagem ainda não localizou o advogado de Lima.
Informações da FOLHA DE SÃO PAULO.

Bahia terá horário de verão


Os relógios devem ser ajustados no dia 16 de outubro até o dia 26 fevereiro
Redação do CORREIO
Antes de cair no sono no próximo sábado (15), os baianos terão que adiantar os relógios em uma hora. Assim como as regiões Sul, Sudoeste e no Centro-oeste do Brasil, a Bahia retorna para o horário de verão após decisão do governo. A adesão foi tomada depois do resultado de um levantamento solicitado pelo governador Jaques Wagner, sobre o nascer do sol no período do chamado ‘horário de verão’.
“Peço desculpas para quem discorda da decisão, mas ela foi tomada depois de muita consulta e muita consciência”, disse Wagner em entrevista ao programa Balanço Geral da TV Itapoan.
Agora, a Bahia é o único estado do Nordete a seguir o horário da capital Brasília, depois de 8 anos. “Não é um sacrifício tão violento esses 35 minutos de diferença. Perde meia hora quando acorda, mas ganha meia hora no final do dia”, justifica o governador sobre a luminosidade do dia.
Empresários do estado já haviam manifestado o desejo de que o horário de verão voltasse ao estado e chegaram a divulgar uma pesquisa apontando os benefícios que tal medida traria para a economia e a rotina dos baianos. O documento, organizado por representantes de 20 entidades, foi entregue ao governador Jaques Wagner.
A pesquisa foi feita com 800 pessoas de Salvador e Região Metropolitana. Os dados mostram que 49% dos entrevistados acreditam que o horário de Verão pouco influenciaria na rotina. Além disso, 68% das pessoas associaram o maior tempo de claridade à possibilidade de lazer. Outros 57% avaliaram positivamente o alinhamento dos horários bancários e atividades de turismo com as outras regiões. O horário de verão vai até o dia 26 de fevereiro de 2012.
Pedido
Ontem, o Sindicato dos Rodoviários enviou carta ao governador Jaques Wagner se posicionando contra a implantação do horário de Verão. Os argumentos foram que os trabalhadores que chegam às 3h no trabalho seriam penalizados e que a insegurança é grande nas ruas de Salvador.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap-BA), Renato Tourinho, rebateu. Ele lembrou que quem acorda às 3h da manhã, ou às 2h se a Bahia entrar no horário de Verão, continuará acordando no escuro.
Ele destaca que uma pesquisa feita em Lauro de Freitas mostrou que os índices de criminalidade são maiores à noite. “O baiano tem que deixar esta discussão pequena de que vai acordar mais cedo. Vamos é gerar mais emprego e produtividade com o horário de Verão”.
Histórico
Quem decide - O horário de Verão é implantado por decreto do presidente da  República, fundamentado em informações do Ministério de Minas e Energia, que toma por base estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Início - A história do horário de Verão começou na década de 30, através de Getúlio Vargas. Nos 35 anos seguintes, a medida vigorou nove vezes: em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967
Sarney - Depois de anos esquecida, a medida voltou em 1985 por decreto de José Sarney e não deixou de ser adotada
Bahia - O estado adotou o horário no governo João Durval em 85. Até 2003, só ficou de fora em 88 e 90
Saída - A Bahia deixou o horário em 2003, na era de Paulo Souto. Ele fez uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra o horário.

Casal de gays é espancado em frente a um restaurante


Reportagem: Paula Filizola – Foto: Werther Santana (desfocada para evitar identificação dos agredidos) -  do Correio Braziliense.

Mais um caso de agressão a homossexuais foi registrado nas proximidades da Avenida Paulista, em São Paulo. Na madrugada de sexta para sábado, por volta das 4h, um casal gay foi espancado após sair de um bar na região. No domingo, o analista fiscal Marcos Paulo Villa, 32 anos, e o namorado, um coordenador financeiro com a mesma idade e que preferiu não se identificar, prestaram queixa na 78ª Delegacia de Polícia, no bairro dos Jardins. Um deles teve a perna quebrada e o lábio aberto por conta dos socos. As vítimas também tentaram registrar o caso na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que não funciona aos fins de semana.
O ataque foi iniciado por provocações. O casal estava acompanhado de uma amiga, que foi assediada por dois homens em um bar. Eles saíram do local e o casal de gays parou em um posto de gasolina para comprar cigarros, onde sofreu ofensas dos mesmos rapazes na fila da loja de conveniência. “Eles começaram a chamar a gente de veado e dizer que não merecíamos viver. Tentei conversar, mas meu namorado se exaltou um pouco e discutiu com eles”, disse Villa. O analista fiscal relatou ainda que, ao deixarem o local, eles foram seguidos pelos agressores, que, conforme Villa, teriam entre 25 e 30 anos.
Quando o casal estava em frente a um restaurante, eles foram atacados. “Um monte de gente viu. Levamos socos e chutes no corpo inteiro. Levei um soco na boca e caí. Eles chutaram a minha cabeça e eu desmaiei. Não lembro de mais nada”, contou o coordenador financeiro. “Nunca tinha visto nada semelhante. A gente nunca acha que vai acontecer com a gente. Primeiro, porque não somos estereotipados. Se aconteceu com a gente, pode acontecer com qualquer um”, acrescentou Villa, que, ainda no sábado, recebeu atendimento na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Levantamento
Em 2010, a prefeitura de São Paulo, com a ajuda de um serviço de denúncias, traçou um mapa das agressões provocadas pela homofobia na capital paulista. Segundo o relatório, 50% dos casos de agressão contra gays ocorrem na Avenida Paulista e em ruas próximas, uma região que concentra bares, restaurantes e casas noturnas frequentados por homossexuais (veja quadro). As denúncias mostraram que os agressores atuam em grupos e atacam pelas costas, sem chance de defesa para as vítimas.
Em âmbito nacional, um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) em parceria com O Disque 100 — central de atendimento criada pelo governo federal — aponta que, em crimes de natureza homofóbica, 83,6% das vítimas são homossexuais, 10,1%, bissexuais e 4,2%, heterossexuais que sofrem algum tipo de violência por serem confundidos com gays. O relatório também destaca que, em 39,2% dos episódios de violação relatados contra a população homossexual, o agressor é desconhecido; em 22,9%, são vizinhos; e em 10,1%, os próprios amigos. Segundo Villa, os dois agressores não eram conhecidos do casal.
Escalada de agressões
Casos de ataques a homossexuais têm se tornado recorrentes na Avenida Paulista (SP). A região é conhecida por concentrar bares, restaurantes e boates frequentados por gays.
» Em agosto, os arquitetos Bruno Chiarioni Thomé, 33 anos, e Rafael Ramos, 30, foram agredidos por um grupo de seis rapazes próximo à estação de metrô da Consolação, depois de deixarem uma casa noturna. Os agressores utilizaram pedras e uma luminária de ferro para atacar a dupla.
» Em março, o ativista do movimento LGBT Guilherme Rodrigues, 23 anos, foi agredido por quatro jovens em um posto de combustível conhecido por ser um ponto de encontro de homossexuais na região da Paulista.
» No fim de janeiro, um estudante de 27 anos foi agredido com uma garrafada no olho direito. Ele estava acompanhado de um amigo, que levou um soco no peito. A dupla percebeu que um dos agressores tinha a cabeça raspada e o outro, uma tatuagem.
» Em novembro de 2010, cinco homens — sendo quatro adolescentes — agrediram um grupo de cinco pedestres na Avenida Paulista, deferindo golpes com lâmpadas fluorescentes. Após ouvir vítimas e testemunhas, a polícia chegou à conclusão de que os ataques tiveram motivação homofóbica. O estudante de jornalismo Luis Alberto Betonio, 23 anos, foi um dos agredidos.

MEC ignora CGU e aprova contas de prefeituras que desviam verbas


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC), aprova contas e autoriza liberação de verbas para municípios em que a Controladoria Geral da União (CGU) aponta as irregularidades, segundo matéria do jornal Extra. Ao verificar que municípios aplicam incorretamente dinheiro que deveria financiar a merenda e o transporte escolar, o CGU envia alertas públicos ao MEC, que ignora a mensagem e dá carimbo de aprovadas a gestões postas sob suspeita ou não se mexe, deixando os casos sem análise. O órgão do MEC, segundo auditores, deveria rever seus pareceres ao ficar sabendo que há irregularidades. No Rio de Janeiro, o órgão fiscalizador encontrou problemas nas contas de 35 cidades entre 2003 e 2009, que em alguns casos provocaram falta de comida para os alunos. O FNDE manteve sem apreciação a documentação de 34 delas.
Informações do Bahia Notícias.

As Patricinhas estão de volta!


Marília, Pétala e Roberta. As Patricinhas e o encontro com o forró.

Aracaju tem se transformado num dos principais celeiros de criação de bandas de forró. Todos sabem que uma das maiores bandas de forró do mundo é de Sergipe. Trata-se da Calcinha Preta. Se a Bahia se revela como produtora de Bandas de Axé, Aracaju desponta como um dos principais centros formador de bandas do gênero forró romântico, forró eletrônico e até forró clássico e tradicional. A novidade na área é a volta de As Patricinhas.
A banda tem como produtor o músico Tonico Saraiva e está com nova formação. Além do Tonico na guitarra e na produção, temos as cantoras Marília e Roberta, Pétala Tâmisa no contrabaixo e ainda Vinicius na bateria e Kleiton nos teclados. Antes desta formação, a banda tinha dois cd`s no mercado: “Nó” e “Trem do forró”. Agora está lançando o terceiro com a nova formação. Os empresários do ramo do entretenimento que quiserem contatar com a banda devem ligar para (79) 9933-5292 e 9131-6642. Para quem está pensando numa candidatura em 2012, a banda também faz jingles e vinhetas.
Quer ouvir um pouco do trabalho de As Patricinhas? Acesse então aqui

Amor do além: Homem dorme com restos mortais da esposa


Le Van com a esposa: amor até depois da morte!

Um vietnamita dorme há quase nove anos ao lado dos restos mortais de sua esposa, que ficam guardados dentro de uma boneca de tamanho real, sem que as autoridades tenham meios legais para impedi-lo, publicou a imprensa local nesta quarta-feira. Le Van, de 57 anos, desenterrou os ossos de sua mulher em 2004, um ano após sua morte, e desde então dorme com eles, muitas vezes acompanhado por um de seus sete filhos, segundo o diário "VietnamNet".
As autoridades solicitaram ao homem que enterrasse os restos mortais de sua esposa em 2009, quando seu caso foi publicado pela primeira vez, mas não existe nenhuma lei que o obrigue a fazê-lo. No início, o homem, que vive na província de Quang Nam, dormia no túmulo com o cadáver de sua mulher, mas seus filhos o convenceram a não passar as noites nessas condições.
Le Van decidiu então moldar uma boneca de argila de tamanho real, com roupa incluída, e introduziu nela os restos mortais de sua esposa. O artigo do diário "VietnamNet" mostra fotos de Le Van posando com a boneca junto a seu filho na entrada de sua humilde casa e deitado na cama.
Informações do portal Uol. Redação da Tribuna da Bahia.