Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Ministério do Esporte joga fora 753 mil


Pista de atletismo móvel. Ideia furada e dinheiro jogado fora.
     O Ministério do Esporte aplicou em vão R$ 753 mil, em 2009, para construir uma pista de atletismo móvel com borracha reciclada em Feira de Santana (foto), a 108 quilômetros de Salvador, conforme notícia do Estado de São Paulo. De acordo com a reportagem, que esteve na segunda maior cidade da Bahia na última quinta-feira (3), a área de 15 mil metros quadrados está abandonada, bem como o material – pneus velhos – que seria utilizado na obra. A pasta teria abraçado uma ideia pioneira do professor de capoeira e presidente da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (Famfs), Antonio Lopes Ribeiro, que, por meio dos programas Pintando a Liberdade/Cidadania e Segundo Tempo – o mesmo apontado em denúncias de corrupção que culminaram na queda do ex-ministro Orlando Silva –, já conseguiu captar R$ 60 milhões nos últimos oito anos. Com o discurso de pioneirismo, Ribeiro explicou o seu projeto. “Tive uma ideia de botar uma lona embaixo e sair colando as plaquinhas de borracha. A duração é de 400 anos. Sou meio professor Pardal, fico inventando as coisas. E a pista tem a aprovação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)”, exaltou. Segundo o Estadão, ele é alvo de dois inquéritos do ministério por irregularidades no uso de verbas da pasta.
     Informações do Bahia Notícias. Foto: jornalescanteio.com.br.

Corrupção. Extorsão no Ministério do Trabalho: assessores de Lupi são acusados de cobrar propina de ONGs para liberar repasses


     Relatos de diretores de ONGs, parlamentares e servidores revelam que caciques do PDT transformaram órgãos de controle da pasta em instrumento de extorsão

O Ministro Lupi, do PDT, beija a mão da Presidenta.
Reportagem de VEJA desta semana revela que caciques do PDT comandados pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, transformaram os órgãos de controle da pasta em instrumento de extorsão. Conforme relatos de diretores de ONGs, parlamentares e servidores públicos, o esquema funciona assim: primeiro o ministério contrata entidades para dar cursos de capacitação profissional, e depois assessores exigem propina de 5% a 15% para resolver 'pendências' que eles mesmos criam.
O Instituto Êpa, sediado no Rio Grande do Norte, foi um dos alvos do achaque. Após receber em dezembro de 2010 a segunda parcela de um convênio para a qualificação de trabalhadores no Vale do Açu, a entidade entrou na mira dos dirigentes do PDT. O ministério determinou três fiscalizações e ordenou que não fosse feito mais nenhum repasse. Ao tentar resolver o problema, os diretores do instituto receberam o recado: poderiam regularizar rapidamente a situação da entidade pagando propina. Para tanto, deveriam entrar em contato com Weverton Rocha, então assessor especial de Lupi, ou Anderson Alexandre dos Santos, coordenador-geral de qualificação. Ambos respondiam a Marcelo Panella, então chefe de gabinete, homem de confiança do ministro e tesoureiro do PDT.
Deputado Weverton Rocha
De acordo com os relatos obtidos por VEJA, Weverton era um dos responsáveis por fixar os valores da propina, e a Anderson cabia fazer o primeiro contato. Feito o acerto, o dinheiro era entregue a um emissário do grupo no Rio de Janeiro. "Você não tem defesa. Já prestou serviço e sofre a ameaça de não receber. Se o sujeito te põe contra a parede, o que você faz?", diz um dos dirigentes da ONG Oxigênio, outro alvo de achaque, que admite ter desembolsado 50 mil reais para resolver 'pendências'. "Quando você tenta resistir, sua vida vira um inferno."
O Palácio do Planalto monitora o caso. Deputados federais do próprio PDT contaram a Giles Azevedo, chefe de gabinete de Dilma, que Panella estaria cobrando propina de ONGs. Por ordem da Casa Civil, Panella foi demitido dias depois, em agosto. Panella nega. "Saí porque não me adaptei a Brasília", diz o ex-chefe de gabinete de Lupi por quatro anos. Weverton, que assumiu em outubro mandato de deputado federal, também nega. "Quando uma entidade te procura, é porque ela tem problema, mas nossa equipe sempre foi muito profissional", diz.
Escândalos em série - Em dez meses, escândalos em série já derrubaram cinco ministros de Dilma Rouseff: Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo) e Orlando Silva (Esporte).
   
     
     Lupi afasta Anderson Alexandre que comandava achaque a ONGs ligadas à pasta


O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, determinou neste sábado o afastamento do assessor especial Anderson Alexandre dos Santos, coordenador-geral de Qualificação, e operador do esquema de achaque a ONGs que tinham contrato com a pasta, conforme mostra reportagem de VEJA desta semana. Santos era o reponsável por recolher o dinheiro das entidades, após a extorsão. Por meio de nota, Lupi disse que "não compactua com nenhum tipo de desvio de recursos públicos" e mandou abrir sindicância para apurar as irregularidades. Caciques do PDT, comandados por Lupi, transformaram os órgãos de controle da pasta em instrumento de extorsão. Relatos de dirigentes das ONGs Instituto Êpa, do Rio Grande do Norte e Oxigênio, do Rio de Janeiro, revelam que as entidades contratadas pelo ministério para treinamento passavam a enfrentar problemas com a fiscalização da pasta e tinham os repasses de recursos bloqueados. 
Carlos Lupi
Para voltar a receber os recursos, as ONGs eram orientadas por assessores próximos a Lupi. Eles alertavam que o caso seria enviado à Controladoria Geral da União (CGU) para investigação, mas ofereciam uma "alternativa": o pagamento de propina, em valores que variavam entre 5% e 15% do valor do contrato. Assim, para "normalizar pendências", as ONGs tinham que recorrer às mesmas pessoas responsáveis por "criar as pendências".  Na nota, divulgada pela assessoria, o ministro informa que o afastamento de Santos valerá pelo tempo que durar as investigações. Mas ressalta que será respeitado princípio da ampla defesa tanto dele como de outros servidores envolvidos nas denúncias.
Lupi está na mira da presidente Dilma Rousseff, que deve reformar sua equipe no início de 2012. Dilma tem acompanhado há tempos as denúncias de cobrança de propina na pasta comandada por Lupi e, em agosto, mandou que ele demitisse seu chefe de gabinete, Marcelo Panella - também envolvido com o esquema de extorsão, como mostra VEJA. Na avaliação de auxiliares de Dilma - que perdeu cinco ministros por corrupção em seu primeiro ano de governo - é preciso, por enquanto, apenas "monitorar" o caso, uma vez que a presidente já tomou providências para coibir fraudes em convênios com ONGs. Por ordem de Dilma, todos os convênios com ONGs passam por uma operação pente-fino por um período de 30 dias.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo Ministério do Trabalho:
           NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Ministério do Trabalho e Emprego informa que todas as denúncias publicadas neste sábado pela Revista Veja serão apuradas por meio de uma sindicância interna, que contará com o auxílio dos órgãos de controle externo, além da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, assim como determinou o Ministro Carlos Lupi.
Que o colaborador Anderson Alexandre dos Santos, citado na reportagem, será imediatamente afastado de suas funções até que sejam apuradas todas as denúncias das quais é acusado;
O Ministério do Trabalho e Emprego também informa que as denúncias, sem comprovação, devem respeitar o princípio do amplo direito de defesa das pessoas ali citadas, evitando assim qualquer prejuízo à imagem da instituição e de seus funcionários;
O Ministério do Trabalho e Emprego reitera que não compactua com nenhum tipo de desvio de recursos públicos. 
Com informações do portal da Revista VEJA

PPS tem encontro em Salvador


Poly, do PPS.

     A exemplo do PT e do PCdoB, o PPS também promove encontro estadual neste sábado, em Salvador, quando deverá eleger os delegados que participarão do encontro nacional da legenda, em São Paulo, na próxima semana. As eleições municipais de 2012 são pauta prioritária do evento, que discutirá estratégias para a união do bloco oposicionista com a participação do PPS, PMDB, DEM, PTN, PSDB e PR. “Estamos trabalhando dentro da coalizão de oposição. E não dá nem para a gente pensar diferente porque o PT já resolveu que não fará coligações com PPS, DEM e PSDB”, afirmou o presidente da legenda, Ederval Xavier (Poly), em entrevista ao jornal A Tarde. Na segunda-feira (7), será a vez dos democratas se reunirem para discutir o pleito do próximo ano.
Aleluia fala ao PPS.
     O ex-deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do DEM, voltou a defender, neste sábado (5), durante o congresso do PPS, a união das oposições para que a campanha eleitoral de 2012 seja exitosa. Como esperado, a crítica à gestão do PT na Bahia deu o tom aos discursos. De acordo com o dirigente democrata, os partidos aliados do governador Jaques Wagner dão sinais de que a base de sustentação está fragilizada. “Se a base de apoio ao governo petista começa a rachar, o diálogo está cimentando a união das oposições para as eleições municipais do ano que vem”, declarou Aleluia. Para ele, a presença de vários líderes oposicionistas no evento do PPS “ratifica a vontade da união de todos em torno de um projeto comum de governo que salve Salvador e resgate a Bahia do marasmo e da decadência em que o estado mergulhou com a chegada do petismo ao poder”.
     Em Heliópolis, o PPS, liderado pela vereadora Ana Dalva, está sintonizado com o DEM, de Gama Neves, com o PR, de Raimundo Lima e o PMDB, de Nilda. Faltam sentar-se à mesa o PSDB, da vereadora Josefa Naudija, e o PTN, de Tiago Andrade.

Alfonso Cano,líder das Farc, está morto


Corpo de Alfonso Cano, Líder das FARC

     O líder máximo Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido como "Alfonso Cano", foi morto ontem (4) durante uma operação do Exército colombiano no sudoeste do país, informou na madrugada deste sábado o ministro da Defesa Juan Carlos Pinzón. Durante coletiva de imprensa na capital Bogotá, Pinzón afirmou que a morte do líder guerrilheiro ocorreu "durante uma operação iniciada há vários dias, mas que se materializou a partir das 8h30 de sexta-feira". O ministro ressaltou ainda que a morte de Cano ocorreu durante um intenso combate entre soldados do Exército e membros da guerrilha na selva do departamento de Cauca.
     Mais cedo, as autoridades já haviam anunciado a prisão de "El Indio Efraín", chefe da segurança de Cano, durante a operação em Cauca. Com "El Indio Efraín" foram detidos outros três membros da segurança do chefe das Farc, e no local da ação morreram uma mulher e o operador de rádio do grupo, conhecido por "El Zorro". Cano era o substituto do chefe e fundador das Farc, Manuel Marulanda (Tirofijo), que morreu de ataque do coração em março de 2008. Em setembro de 2010, Jorge Briceno (Mono Jojoy), número dois das Farc e chefe militar da organização, foi abatido pelos militares.
     Fundada em 1964 e hoje com cerca de 8 mil combatentes, as Farc também perderam outros dois dirigentes históricos nos últimos anos: Raul Reyes, morto em um ataque aéreo contra o território do Equador, e Ivan Rios, assassinado por outro rebelde. Os dois integravam o bureau político das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
     DESMOBILIZAÇÃO
Juan Manuel Santos, Presidente da Colômbia
     O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pediu na madrugada deste sábado às Farc que "se desmobilizem, caso contrário, como dissemos tantas vezes e como comprovamos, terminarão ou em uma prisão ou no túmulo". O líder fez este apelo aos integrantes das Farc em pronunciamento público na cidade caribenha de Cartagena de Indias, onde estava quando soube da notícia da morte do máximo chefe desta guerrilha. "Este golpe é uma confirmação do que dissemos tantas vezes: o crime não compensa, a violência não é o caminho", advertiu o presidente colombiano, ao chamar à desmobilização os membros de uma guerrilha que perdeu seus líderes históricos nos últimos quatro anos. "Caiu o número um das Farc. É o golpe mais contundente dado nesta organização em toda sua história", comemorou o presidente, antes de felicitar os diferentes corpos das forças de segurança colombianas por sua "perseverança" e "coragem". "Devemos insistir até trazer aos colombianos um país em paz, um país onde todos unidos possamos trabalhar por um futuro melhor", clamou o presidente.
     PERFIL
Alfonso Cano
     "Alfonso Cano", antropólogo que se destacou na época estudantil por seu compromisso social, nasceu em 22 de julho de 1948 em Bogotá no seio de uma família de classe média-alta, estudou na Universidade Nacional da capital colombiana e até 2008 foi o chefe político do Bloco Ocidental e membro do Secretariado (chefia máxima) das Farc. Antes de ingressar nas filas da guerrilha, pertenceu ao Partido Comunista Colombiano como "comissário político". Desde o ano de 2000 era o responsável do Movimento Bolivariano da Nova Colômbia, um projeto político desta guerrilha, a maior da Colômbia e a mais antiga da América. "Alfonso Cano", de barba muito espessa e sempre com óculos redondos, tinha antes de sua morte 226 ordens de captura e uma "circular vermelha" da Polícia Internacional (Interpol) por rebelião, terrorismo, homicídio e sequestro. Intransigente e convencido da inutilidade das negociações, representou às Farc nos diálogos frustrados com o governo do hoje ex-presidente colombiano César Gaviria (1990-1994), em Caracas, e na localidade mexicana de Tlaxcala, em 1991 e 1992. Com mais de 30 anos de militância, "Alfonso Cano" era considerado um dos ideólogos-chave das Farc, guerrilha que nasceu como defensora dos direitos dos camponeses e que ao longo de sua história foi se transformando em um grupo opressor que sequestrou dezenas de pessoas.
     Com informações da FOLHA DE SÃO PAULO.

Noivos descobriram que eram irmãos


       Da Tribuna da Bahia – Com informações do SOWETAN, jornal africano.
     Eles estavam apaixonados e, depois de cinco anos de namoro, decidiram se casar. A vontade de juntar os trapinhos aumentou ao descobrirem que esperavam um bebê. No entanto, os sul-africanos (que não tiveram os nomes divulgados) não vão poder se casar. Eles descobriram que são irmãos. No último sábado, as duas famílias se encontraram para as negociações do dote da noiva, prática ainda comum na África do Sul. Foi quando o pai do noivo e a mãe da noiva tomaram um choque. Eles foram casados e se separaram em 1983 quando o homem descobriu que estava sendo traído. A garota, que tinha oito meses, foi morar com a mãe, em Pienaar. Já o menino, que tinha dois anos, foi ficar junto com o pai, em Bushbuckridge. O casal entrou em choque ao descobrirem que são irmãos e decidiram se separar, pelo menos por enquanto. “Nós não conseguimos ainda pensar direito. Vamos tomar uma decisão por vez”, disse o noivo.

Pai drogado mata filho de 3 anos


     O pai do menino de três anos encontrado morto na quinta-feira (3) em uma rua da zona leste de São Paulo confessou, segundo a polícia, ter cometido o crime sob o efeito de drogas. O homem de 31 anos foi interrogado na tarde desta quinta-feira pelos delegados do 24º DP. De acordo com a polícia, ele disse que saiu com o filho de Itapevi (Grande São Paulo) na noite de quarta-feira (2) em direção à sua casa para que os dois passassem o fim de semana juntos.
     No meio do caminho, ele teria parado o carro em um posto de gasolina e dado vários socos na criança, até que ela ficasse inconsciente. O pai ainda relatou à polícia que estava sob o efeito de drogas e que a criança agonizou durante aproximadamente meia hora antes de morrer. Ao perceber que o filho tinha morrido, o homem teria dirigido por algum tempo até deixar o corpo próximo ao meio fio na rua Sambaíba, na Vila Marieta, zona leste de SP. Em seguida, ele fugiu do local. O corpo foi encontrado por um vigia e tinha sinais de espancamento. O pai deu uma bicicleta ao menino e participou de sua festa de aniversário na noite anterior ao crime. A polícia já pediu a prisão temporária da suspeito.
     As informações são da FOLHA DE SÃO PAULO.

Começou: CCJ discute conceder anistia a réus do Mensalão


Mensaleiros a um passo da glória!

     A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal colegiado temático da Câmara Federal, discute projeto que pode conceder anistia aos deputados cassados no escândalo do mensalão, descoberto em 2005. Curiosamente, o presidente da CCJ e responsável por definir a pauta é o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), um dos réus no processo sobre o tema que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme recorda matéria do jornal O Estado de S. Paulo, Cunha foi absolvido pelos colegas em 2006. A proposta, de autoria do ex-deputado Ernandes Amorim (PTB-RO), beneficiaria José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Corrêa (PP-SP) – os três foram cassados e também são réus no processo do STF. Se aprovada a anistia, eles poderiam disputar a eleição em 2010. A justificativa para a proposta é a de que, se a maioria foi absolvida, não se justificaria “a manutenção da pena de inelegibilidade apenas para os três parlamentares cassados em plenário, designados arbitrariamente para expiar a culpa de grande parte dos parlamentares".
     Informações do Bahia Notícias.

Como o MEC queria, TRF suspende liminar e anula 13 questões apenas de alunos do Christus


Decisão saiu nesta sexta-feira; os 639 estudantes da escola cearense não vão precisar fazer nova prova

     O Tribunal Regional Federal da 5.ª Região, sediado no Recife, suspendeu nesta sexta-feira a liminar que determinava a anulação de 13 questões de todos os candidatos inscritos no Enem. Pela nova decisão, somente os 639 alunos do 3.º ano do ensino médio do Colégio Christus, de Fortaleza, terão 13 dos 180 testes anulados. Esses estudantes não vão precisar fazer nova prova nos dias 28 e 29 de novembro. A decisão do presidente do TRF-5, Paulo Roberto de Oliveira Lima (foto), atendeu a recurso protocolado ontem pela Advocacia-Geral da União (AGU). O governo recorria de liminar concedida na segunda-feira, 31 de outubro, pela Justiça Federal no Ceará. Segundo o desembargador, a solução de manter o exame originalmente aplicado no Brasil inteiro e recalcular somente a pontuação dos alunos do Christus é a "mais razoável", informou, em nota, a Assessoria de Imprensa do tribunal.
     "A liminar considerada atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do País, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas", avaliou Lima na decisão. "O assunto é grave e influi, sim, na organização da administração." Para o magistrado, "nenhuma solução é de todo boa". "Aliás, isso é próprio dos erros: quase nunca comportam solução ótima. Anular ‘somente’ as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação simular (afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões). E certamente a solução não teria a neutralidade desejável, é dizer, o resultado não seria o mesmo, com e sem a anulação. De outro lado, anular as questões para ‘todos’ os participantes também não restauraria a igualdade violada. Como se vê, nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis", concluiu Lima.
     As informações são do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO.

Mulher de 98 anos tem orelha arrancada por pit bull


     Dona do animal disse à polícia que o cão nunca havia mordido ninguém
          João Paulo Carvalho, do estadão.com.br
     Uma senhora de 98 anos foi atacada por um pit bull na manhã de quinta-feira, 4, em Uberaba, em Minas Gerais. Segundo informações do Corpo de Bombeiros da cidade, a idosa teve uma das orelhas arrancadas pelo cachorro. Maria Souza de Jesus foi levada para o Hospital das Clínicas e não corre risco de vida. A mulher costumava entrar com frequência na casa da vizinha e sabia da presença do cachorro. Ao chegar lá nesta quinta, entretanto, o animal estranhou a sua presença e a atacou. A dona do animal disse à polícia que o pit bull nunca havia mordido ninguém, além de ser muito tranquilo. O cachorro não tem registro junto ao Corpo de Bombeiros. A mulher também revelou que o cão está com todas as vacinas em dia.

Casal milionário é preso após sexo em banheiro com outro homem


G1
     Um casal milionário britânico foi detido depois de supostamente ter sido flagrado em um ato sexual com outro homem em um banheiro de uma boate. Chris e Mary Gorman (foto), que têm uma fortuna de mais de 45 milhões de libras (mais de R$ 124 milhões), foram presos em clube de Orlando, na Flórida (EUA), segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mirror". A mulher também foi acusada de posse de cocaína e de ter atacado um policial durante o incidente. Ela pode ser condenada a até cinco anos de cadeia. Seu marido foi detido ao tentar impedir que os agentes a prendessem. O casal deixou a cadeia após pagar uma fiança de cerca de 1.300 libras. O casal nega as acusações. O outro homem envolvido no suposto ato sexual foi libertado sem acusações durante o incidente ocorrido no mês de agosto. Segundo a imprensa inglesa, Mary teria feito sexo oral no outro homem enquanto seu marido assistia à cena.
     Com informações complementares da Tribuna da Bahia.

Aliança contra o câncer


     Novos tratamentos de quimioterapia buscam atingir as células cancerosas sem prejudicar os tecidos saudáveis. Um dos caminhos mais promissores está na combinação da arruda-síria, erva usa da pela medicina chinesa contra os tumores do trato digestivo, com o metal rutênio. A parceria entre compostos de metais e eras abre caminhos na luta contra a doença.
                         Por Anlong Xu * – Revista PLANETA – edição 466.

     Embora avanços significativos tenham sido feitos em diagnóstico, prevenção e tratamento, o câncer ainda é uma das principais causas de morte no mundo. Até os anos 1960, essa doença foi tratada com cirurgia e radioterapia. Mas, nos últimos 50 anos, começou-se a entender melhor as bases moleculares do câncer. Com o rápido desenvolvimento de novos reagentes químicos no seu tratamento, a quimioterapia tornou-se uma das mais poderosas armas contra ele.
     O primeiro remédio antitumor moderno, a mostarda nitrogenada, foi descoberta durante a Segunda Guerra Mundial. Pesquisadores notaram acidentalmente que o gás mostarda (cujo nome vem da cor amarela), utilizado como arma química na Primeira Guerra Mundial, pode reduzir a contagem de células brancas do sangue.
     Em 1942, farmacologistas da Universidade Yale (Estados Unidos) usaram o gás para tratar linfomas avançados e descobriram que ele poderia induzir a regressão do tumor se ministrado sistematicamente. Em 1949, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) autorizou a comercialização da mostarda nitrogenada. Isso impulsionou o desenvolvimento de uma série de drogas quimioterápicas para tratar vários tipos de câncer. O problema é que esses remédios causam efeitos colaterais graves.
     Apenas na virada do século surgiu uma nova era da terapia do câncer, em nível molecular. Tratase de uma geração de drogas que, em vez de se espalharem pelo corpo, lesionando tecidos saudáveis pelo caminho, dirigem-se exatamente aos tecidos que abrigam células cancerosas.
     Evitando danos
     A maioria das drogas anticâncer é feita de compostos orgânicos, mas há também remédios à base de compostos inorgânicos, sobretudo metais. O uso de metais para tratar doenças humanas vem desde a Antiguidade. Por exemplo, há 2.500 anos os chineses utilizavam o ouro como medicamento. Mais recentemente, em 1965, a platina tornou-se a base para uma das substâncias anticancerígenas mais empregadas no mundo, a cisplatina, capaz de bloquear a propagação das células cancerosas.
     Mais uma vez, porém, os efeitos colaterais eram tóxicos, o que encorajou os pesquisadores a desenvolver drogas baseadas em outros metais. Graças ao trabalho pioneiro de químicos como Michael J. Clarke (EUA), K. Bernhard Keppler (Áustria) e J. Peter Sadler (Reino Unido), o rutênio surgiu como uma alternativa promissora para a platina.
     Tal como o ferro, o rutênio pode se ligar à transferrina (siderofilina), a proteína do plasma que leva o ferro aos órgãos. Mas, em vez de se espalhar pelo corpo, ele se acumula nos tumores, atraído pelas células cancerosas que têm cerca de 5 a 15 vezes mais receptores de transferrina do que as células normais. Com isso, o metal age diretamente na célula cancerosa e a destrói. Além da sua grande precisão, se comparados à ação da cisplatina, certos complexos de rutênio conseguem evitar a propagação do câncer para outras partes do corpo.
     Uma nova estratégia
Células com processo de autofagia em andamento (áreas em verde).
     Ampliando o campo de pesquisas dos complexos de rutênio, descobriuse recentemente que a combinação do rutênio com os ingredientes ativos da planta medicinal arrudasíria (Peganum harmala) pode fornecer uma nova estratégia para o desenvolvimento de drogas anticâncer. O pó de sementes da planta é muito usado em fórmulas da medicina chinesa para curar tumores do trato digestivo.
     Hoje, alguns complexos formados pela aliança de metais e ervas são capazes de deter a propagação das células cancerosas com muito mais eficácia do que a cisplatina. Além disso, percebe-se que tais complexos podem induzir ao mesmo tempo os processos de apoptose e de autofagia citoprotetora em células de câncer humano. É a primeira vez que essa dupla ação foi demonstrada.
     A apoptose é um processo normal que resulta na morte de células "danificadas" em um dado momento. No caso das células cancerosas, porém, a apoptose está desligada ou desregulada, o que explicaria sua proliferação contínua. Assim, algumas das pesquisas mais recentes em oncologia têm-se concentrado em moléculas que podem religar a apoptose para induzir as células cancerígenas ao suicídio.
     A autofagia, por outro lado, é um mecanismo que permite a uma célula digerir parcialmente seu próprio conteúdo a fim de sobreviver. Mas é uma faca de dois gumes, pois, embora possa significar a sobrevivência de células saudáveis e o fim das células enfermas, o inverso também pode ser verdadeiro: a digestão das saudáveis e a sobrevivência das enfermas. As moléculas compostas com metais e ervas têm o objetivo de ativar a autofagia para destruir as células cancerosas resistentes à apoptose.
     Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos EUA, as taxas de sobrevivência diante de certos tipos de câncer têm melhorado muito nas últimas décadas, mas seguem baixas em outras modalidades. Por exemplo, a taxa de sobrevivência ao câncer de fígado, em cinco anos, é inferior a 10%.
     Os dados da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer das Nações Unidas (Iarc, na sigla em inglês) estimam que cerca de 760 milhões de pessoas morreram de câncer em 2008. Este número pode chegar a 1,32 bilhão em 2030. A guerra continua.
            *Anlong Xu é vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento, professor de biologia e imunologia molecular da Universidade Sun Yat-sen, de Guangzhou (China), e diretor do seu Laboratório de Biocontrole.

Pinheiro propõe recompensa para quem denunciar corrupção


     O senador Walter Pinheiro - PT - (foto) apresentou um projeto de lei que prevê o pagamento de premiações a quem denunciar atos de corrupção no país. Segundo o texto, a recompensa financeira seria de 10% do valor recuperado em casos de desvios de recursos públicos ou crimes tributários. Para o petista, as pessoas não se sentem estimuladas a fazer as denúncias por medo dos criminosos. “Sua conduta cívica fica, por isso, inibida. Portanto, é preciso criar um estímulo para a comunicação dos crimes, especialmente aqueles que implicam prejuízo ao erário”, acredita. Pinheiro defende que o pagamento diminuirá o número de ocorrências criminosas e aumentará o volume de recursos recuperados. Para compor a proposta, o petista se inspirou em legislação semelhante que vigora na Coreia do Sul, onde o pagamento de recompensas é comum. Se o texto for aprovado, qualquer pessoa poderá comunicar a ocorrência à polícia verbalmente ou por escrito e, caso a investigação confirme o crime, receberá a premiação. A questão é: os partidos, em sua maioria, vão apoiar? Duvi-de-o-dó!
     Informações do Bahia Notícias.

Programa Segundo Tempo já distribuiu R$ 881 milhões


     Dos R$ 5 bilhões que o Ministério do Esporte destinou ao esporte desde 2003, quando foi criado, R$ 881,08 milhões foram entregues a convênios com prefeituras, municípios e ONGs, para o Programa Segundo Tempo - o centro do escândalo de um suposto esquema de desvio de verbas que derrubou o ministro Orlando Silva.
     Boa parte desse dinheiro foi destinada a entidades controladas pela PCdoB, partido de Orlando Silva e do sucessor, Aldo Rebelo, de acordo com reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo desde fevereiro. Uma das ONG, a Bola pra Frente, da vereadora Karina Rodrigues, do PCdoB de Jaguariúna, recebeu R$ 27,83 milhões do Programa Segundo Tempo desde 2004. Em 2010, a entidade de Karina obteve R$ 12,97 milhões. Em 2011, com a sequência de reportagens sobre o desvio de verbas, a Bola pra Frente saiu da planilha de pagamentos do Ministério do Esporte.
     De acordo com levantamento feito a pedido do Grupo Estado pela ONG Contas Abertas, só em 2004 e 2005 os convênios para o Programa Segundo Tempo não ultrapassaram a casa dos R$ 100 milhões ao ano. Em 2004, foram R$ 44,4 milhões; em 2005, R$ 64,6 milhões. Já em 2006, ano em que Agnelo Queiroz (então no PC do B, tendo migrado para o PT) deixou o Ministério do Esporte e foi substituído por Orlando Silva, o Segundo Tempo recebeu R$ 109,9 milhões; em 2007, R$ 102,5 milhões; 2008, R$ 143,6 milhões; 2009, R$ 112,7 milhões; 2010, R$ 184,9 milhões; e 2011, até 31 de outubro, R$ 118 milhões.
     Levando-se em conta a sucessão de escândalos no Ministério do Esporte, a presidente Dilma Rousseff suspendeu na última segunda-feira pelo prazo de um mês os convênios com todas as ONGs. Só em 2011 mais de R$ 2 bilhões foram destinados a esse tipo de entidade, a maioria sem licitação. Os contratos terão de ser revistos em 30 dias. O pagamento às ONGs só voltará a ser feito quando for atestada a regularidade da parceria. O ministro da Pasta terá de dar o aval para a continuidade dos convênios, quando estes forem restabelecidos.
     Depois das denúncias de irregularidades que levaram à saída do ministro Orlando Silva, o Ministério do Esporte havia suspendido os convênios com sete entidades responsáveis por ações do Programa Segundo Tempo, sob a alegação de que elas descumpriram regras de parcerias. Mas isso só foi feito depois das seguidas reportagens sobre os repasses a entidades fantasmas, que declararam ter sedes em locais improváveis, como oficinas mecânicas ou bares.
     Uma análise nos termos dos convênios do Ministério do Esporte mostra que diversos deles foram feitos da forma mais genérica possível. Em 2010, por exemplo, foi fechado um com a Secretaria do Trabalho, Renda e Esporte da Bahia, no valor de R$ 390 mil, que não explicita do que se trata nem qual é o local em que será executado. Diz simplesmente: "Implantação e modernização de infra estrutura (sic) para esporte recreativo e de lazer. a definir".
     Além desse aí fechado com a Bahia e com toda a verba já liberada, os que se referem ao Segundo Tempo não têm nenhuma objetividade. Um convênio assinado entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Santana (AP) no dia 31 de dezembro de 2009 - último dia do ano, quando todo mundo corre para apresentar projetos e pegar o dinheiro daquele ano a tempo -, está escrito nestes termos: "Implantação de núcleos do Programa Segundo Tempo no município de Santana". O valor é de R$ 686,4 mil e já foi totalmente liberado. O convênio termina no dia 10 deste mês.
     Líderes do PCdoB receberam do Esporte via consultoria
     Dois dirigentes do PCdoB receberam recursos públicos por meio de uma empresa de consultoria, a Casa de Taipa Comunicação Integrada, criada para atuar em projetos ligados ao Ministério do Esporte, comandado pelo partido. Um dos donos da empresa é Júlio César Filgueira, ex-secretário do ministério e filiado ao PC do B. Seu sócio, Oswaldo Napoleão Alves, é também do partido e coordenador do núcleo de ensino e pesquisa da Escola Nacional da legenda comunista. Em agosto, a empresa deles recebeu R$ 825 mil da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) para cuidar da promoção da candidatura de Brasília aos Jogos Mundiais Universitários - conhecidos como "Universíade" - de 2017, dentro de um projeto financiado pelo governo do DF e apoiado oficialmente pelo Esporte.  A engenharia dos repasses e as relações entre os envolvidos indicam a formação de um circuito fechado que começa nos gabinetes apoderados pelo PCdoB na Esplanada e acaba na empresa dirigida pelo quadros do partido. Em 2009, quando ainda estava no ministério, Filgueira assinou dois convênios que somam pelo menos R$ 1,1 milhão com a mesma CBDU, que viria a contratá-lo dois anos depois, agora com dinheiro do governo do DF, como "consultor" por valor semelhante. Ele abriu a empresa de consultoria em dezembro de 2009, dois meses depois de deixar o ministério, onde era responsável pelo programa Segundo Tempo.
     Delegação
     Em agosto, o governador do DF, Agnelo Queiroz, e o secretário nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, estiveram nos Jogos Mundiais Universitários de 2011, na China, para defender a candidatura de Brasília para 2017. O ministério foi quem bancou a participação da delegação CBDU no evento da China com R$ 2 milhões. Desde 2005, pelo menos R$ 13,5 milhões do ministério foram parar na conta da entidade desportiva. O repasse de R$ 825 mil para uma empresa de membros do PC do B num projeto apoiado pelo Ministério do Esporte mostra, pela primeira vez, o vínculo direto de integrantes do partido com o destino final de recursos públicos para a área. Reúne também, num mesmo caso, a legenda comunista, o Ministério do Esporte e Agnelo Queiroz, ex-ministro da pasta, ex-filiado ao PC do B e hoje no PT. O episódio revela ainda que o partido pode ter montado um esquema não só por meio de organizações não governamentais (ONGs), mas também com entidades desportivas. O site do Ministério do Esporte registra uma foto de Wadson Ribeiro, Agnelo Queiroz e Luciano Cabral (presidente da CBDU) com o chefe do comitê organizador do evento na China em agosto. Na época, o secretário do Ministério do Esporte ressaltou o desejo brasileiro de sediar os jogos de 2017. "O Brasil se empenhará para fazer uma excelente apresentação de Brasília como candidata a cidade-sede dos Jogos de 2017", disse Wadson. Ele só não contou que a empresa escolhida para preparar a candidatura pertence a um de seus antecessores no cargo. O policial militar João Dias Ferreira, autor das denúncias que derrubaram Orlando Silva do ministério na semana passada, acusou Filgueira de participar do esquema de desvios do programa Segundo Tempo. Ferreira disse ter gravações que comprometeriam o agora consultor de comunicação.
     Sócios
     Segundo dados da Junta Comercial, a Casa de Taipa tem sede em São Paulo e capital social de R$ 10 mil. É formada por duas empresas: FN Gestão Estratégica de Ativos e GEA Gestão Estratégica de Ativos. O contrato de R$ 825 mil da Casa de Taipa com a CBDU, vinculado ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi fechado no dia 8 de agosto. Três dias antes, a entidade desportiva celebrou convênio de R$ 2,8 milhões com o governo do DF e, no dia 1.º de agosto, recebeu R$ 2 milhões do Ministério do Esporte para custear a delegação brasileira nos jogos da China, quando apresentaram a candidatura brasileira. A Federação Internacional do Desporto Universitário (Fisu) programou para esta semana uma vistoria em Brasília para avaliar suas pretensões em sediar os jogos de 2017. O sócio de Filgueira na consultoria, Oswaldo Napoleão Alves, é figura conhecida do PC do B paulista. Foi da comissão nacional de organização e do comitê financeiro nas eleições de 2008. No diretório em São Paulo, é ligado ao secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino, este casado com Nádia Campeão, presidente do PC do B em São Paulo e cotada para trabalhar com o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Na semana passada, Orlando Silva deixou o comando do Esporte após acusações de envolvimento em esquema de corrupção na pasta. A crise envolveu os repasses do governo para ONGs para execução de projetos sociais.
     Concorrência
     O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, disse que a Casa de Taipa Comunicação Integrada foi escolhida por ter oferecido o menor preço numa concorrência. Segundo ele, não há vinculação entre esse contrato e a participação do sócio da empresa Júlio César Filgueira como diretor do comitê da candidatura de Brasília à sede dos Jogos Mundiais Universitários de 2017.
     As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e de A TARDE.

Vereadores repudiam decisão do TCM de aprovar contas de prefeito


     A ação promovida pelo Ministério Público, impetrada na Comarca de Mundo Novo em 27 de outubro de 2010, apesar de conter evidências de uso indevido do dinheiro público, além da irregularidade no contrato com entidades que se dizem como “Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip)”, não foi o suficiente para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reprovar as contas do prefeito Luzinar Gomes Medeiros – DEM – (foto em preto e branco) para o ano de 2010. Por conta disto, cinco dos nove vereadores da Câmara Municipal local assinaram um documento em repúdio à decisão do TCM. Dois deles, Jorge Almeida –PSDB- e Braez Cordeiro –PMDB- (na 1ª foto), foram à redação do Bahia Notícias na tarde desta terça-feira (1º) denunciar as supostas irregularidades e protestar contra o que acreditam ser “um apadrinhamento político” do prefeito local. “Apesar de tudo isto, as contas foram aprovadas com ressalvas. O que a gente contesta é justamente isto. Diante de uma ação do MP mostrando as irregularidades, o TCM simplesmente fez isso. Aí só pode ser apadrinhamento político, não existe outro critério. Na minha visão, não existe outro critério.”, protestou Almeida. Já Braez, alega que, em conversa com um inspetor do TCM de Jacobina, foi admitido que as denúncias feitas pelo órgão público já seriam por demais suficientes para a rejeição das contas do prefeito. “Isso nos revolta. Eram para ser rejeitadas”, protestou. Os dois edis ainda indicaram outra denúncia: no local apontado como sede do Instituto Nacional de Apoio Técnico (Inat), na Rua Juvêncio Alves, 8, em Juazeiro, não há qualquer tipo de representação. “Não tinha nada no local. Era um ponto de uma galeria, mas não tinha nada. Era coisa fantasma”, acusa Braez. Os dois, juntamente a outros vereadores da oposição, foram responsáveis pela anulação dos contratos, que não estão mais vigentes para o ano de 2011.
     Venda de contratos denunciada no Jornal Nacional
     De acordo com a apuração do Ministério Público, comandada pelo promotor José Carlos Rosa de Freitas, o Instituto Nacional de Apoio Técnico (Inat) – contratado pela prefeitura de Mundo Novo para fornecimento de mão-de-obra em atividades que abrangem quase todos os serviços da administração municipal (infraestrutura, saúde pública, educação, ação social e transporte escolar) –, já mudou de nome, de sede e até mesmo de estado por duas vezes nos últimos quatro anos. Com um contrato de R$ 5,904 milhões firmado com a administração municipal, o Inat, que possui sede na Rua Juvêncio Alves, em Juazeiro, não está sequer cadastrado no Ministério da Justiça. No documento do MP, o CNPJ da empresa contratada é relacionado com o Instituto Gerhardt Pontara, com sede em Conceição do Castelo, no Espírito Santo. Já em 2009, a entidade mudou o nome para Instituto Coração de Maria, e se mudou para Estância do Paraíso, em Goiás. A cidade é a mesma onde o Jornal Nacional denunciou um suposto esquema liderado por Antônio Carlos Travassos Vieira, que vendia contratos com entidades do tipo Oscip e possuía mais de 45 organizações fantasmas à disposição de prefeituras, mediante pagamento de propina. A reportagem de dezembro de 2010 flagrou, em câmera escondida, o denunciado a negociar o contrato de uma Oscip por R$ 22 mil. Uma rápida pesquisa pela internet demonstra que o Inat possui ou já possuiu contrato com ao menos mais quatro prefeituras baianas: Boninal, Laje, Uruçuca e Igrapiúna. 
     Os contratos da prefeitura chegam a quase 10 milhões
A prefeitura de Mundo Novo, cidade do centro-norte baiano a 292 quilômetros de Salvador, firmou contrato com duas entidades que se afirmam como do tipo Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), no valor de cerca de R$ 9,65 milhões, para fornecimento de mão-de-obra em atividades diversas, como infraestrutura, saúde pública, educação, ação social e transporte escolar. Quem faz a denúncia é o Ministério Público (MP) que, em 27 de outubro de 2010, entrou com duas ações de improbidade administrativa contra o prefeito Luzinar Gomes Medeiros (DEM), na comarca local. A medida pede o ressarcimento total do dinheiro. Para se ter uma ideia da incoerência dos contratos, que não estão mais vigentes, o valor pago ao Instituto de Desenvolvimento na Promoção do Emprego (Idepe), em fevereiro e em março de 2009 (R$ 3,754 milhões), junto com o montante estabelecido para o Instituto Nacional de Apoio Técnico (Inat), que teve contrato firmado no valor de R$ 5,904 milhões em 8 de fevereiro de 2010, é o suficiente para a contratação de 18.922 funcionários com salário mínimo. Isso é o equivalente a 77% da população total do município (de 24.419 habitantes).  As duas entidades também não têm o registro validado no Ministério da Justiça – requisito básico para o poder público realizar convênio com qualquer Oscip.  
     Com reportagem de Felipe Campos e fotos de Tiago Melo – do Bahia Notícias.  

Corrupção: Câmara cassa prefeito


     A Câmara dos Vereadores de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, decidiu nesta terça-feira (1º), por unanimidade, cassar o mandato do prefeito Jorge Mário Sedlaceck (foto) - sem partido, que estava afastado do cargo desde agosto. O agora ex-gestor é acusado de envolvimento em um esquema de corrupção e pagamento de propina na reconstrução da cidade após o temporal que matou 392 moradores em janeiro deste ano. A Controladoria Geral da União (CGU) chegou a determinar o bloqueio da conta da prefeitura e passou a exigir o ressarcimento de todo o valor transferido para o município, atualmente administrado pelo interino Arlei de Oliveira Rosa. Nenhum integrante da defesa de Jorge Mário, nem ele próprio, compareceram à sessão, que durou pouco menos de três horas. Agora, o Tribunal Regional Eleitoral (TER-RJ) será informado sobre a decisão e vai decidir se haverá eleições diretas em Teresópolis.
     Com informações complementares do Bahia Notícias.

Gama vai ao Peru


     O presidente do Democratas de Heliópolis, José Gama Neves (foto), estará viajando para Lima, capital do Peru. Lá ele participará do SEMINARIO DE ALCALDES DE LOS PARTIDOS DE LA UNIÓN DE PARTIDOS LATINOAMERICANOS representando o DEM do Brasil/Nordeste. Gama ficará hospedado no Hotel Libertador, na capital Lima, onde o evento será realizado de 3 a 6 de Novembro. Certamente ele representará bem nossa região e nossa cidade, e  também deverá trazer novidades para os leitores deste blog.

Inep contrata empresas fantasmas por R$ 26,5 milhões e ENEM tem 13 questões anuladas


         Alana Rizzo – do CORREIO BRAZILIENSE

Suposta sede da Monal Informática
     Órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) contratou empresas em nome de laranjas para executar serviços de segurança da informação. A Monal Informática Ltda. tem capital de R$ 3 mil, mas irá receber R$ 12,5 milhões por um ano de clipping, ou rastreamento de notícias, on-line. O programa de computador “varre” a internet em busca de citações do órgão vinculado ao Ministério da Educação. Fontes ouvidas pelo Correio dizem que contratos de clipagem, sem televisão, não passam de R$ 600 mil por ano. Segundo a Junta Comercial do Distrito Federal, a Monal está sob o comando de Aristides da Silva Monteiro. Aos 84 anos, o empresário afirmou desconhecer contratos, atividades e até mesmo onde fica a sede da empresa. “Sabe o que é? É que um parente cuida da empresa e estamos com sócios novos. De maneira que não sei te informar o lugar que funciona.” Tanto o registro da Junta quanto a página na internet da Monal apontam um endereço: Quadra 803 Bloco C loja 10, no Cruzeiro Novo. No local, funciona a RA Contábil, uma empresa de contabilidade e de “escritórios virtuais”. Funcionários disseram que nunca ouviram falar da empresa de informática.
     A Monal ganhou dois lotes de um pregão para contratação da segurança da informação. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União em 24 de agosto. Cerca de um mês depois, a Diretoria de Gestão e Planejamento, comandada por Dênio Menezes da Silva, registrou os preços da licitação, que tem vigência de um ano. A Monal, responsável pelos lotes três e seis, aparece com o valor global de R$ 12,5 milhões. Uma outra parte do pregão — R$ 8,9 milhões — teve como empresa vencedora a DNA Soluções Inteligentes Ltda., registrada em nome de Enisa Laves de Sousa. A empresa fornece o CheckPoint, um sistema de segurança que impede usuários externos de entrarem na rede interna do Inep. A empresa funciona em uma sala comercial na Asa Norte, sem identificação e nenhum responsável. Até agora, foram publicados dois contratos com a Monal Informática (R$ 1 milhão e R$ 1,3 milhão). Já a DNA tem um extrato assinado de R$ 2,6 milhões.
     Dono oculto
     As duas empresas têm algo em comum: Andre Luis Sousa Silva. É ele o responsável pela Monal e pela DNA. O empresário diz que comprou a primeira de Aristides, no início deste ano, e ainda não conseguiu fazer a transferência. “É para poder participar de licitações”. A segunda está registrada no nome da mãe. “Era uma empresa para emitir notas.” O salto nos contratos do empresário é expressivo. A DNA, fundada em 2008, presta serviços para o governo federal desde o ano passado. Em 2010, foram R$ 917,5 mil, sendo a maior parte — R$ 850,9 mil — para o Inep. O empenho de toda a verba foi feita em três parcelas e no mesmo dia — 27 de dezembro. Este ano, o contrato com o órgão vinculado ao Ministério da Educação passou para R$ 4,3 milhões, fora os valores do novo pregão. André negou irregularidades e ainda comemorou o usou do software na descoberta das fraudes no Enem em Fortaleza. Ele diz que é difícil uma empresa pequena conseguir contratos com o governo. A Modal e DNA, no entanto, já assinaram R$ 26,6 milhões. A sede da primeira empresa vai ser transferida para um endereço na Asa Norte, que serve de domicílio comercial para “outras 100 empresas”, segundo André.
     O empresário diz que trabalha na área de tecnologia da informação há muitos anos e que ele mesmo desenvolve os produtos. Ele diz que conhece Aristides há muitos anos, mas não entra em detalhes — o contador da RA Contábil teria sido responsável pelo contato. Especialistas na área de controle informaram que o governo corre alto risco em fazer contratos com empresas de capital tão inferior ao valor dos contratos. Em caso de não execução, não há de quem cobrar um possível ressarcimento. Segundo o Inep, até agora, só um contrato foi fechado com a Monal, no valor de R$ 1 milhão. Os serviços são referentes aos dois lotes do pregão e incluem a instalação do aplicativo que rastreia notícias e informações sobre determinados assuntos, suporte para o balanceamento de tráfego entre servidores, instalação e suporte técnico. “A contratada cumpriu com as obrigações pactuadas,” diz a nota. O órgão afirma que a empresa apresentou todas as exigências legais, inclusive uma garantia no valor de 5% do contrato. Sobre os contratos com a DNA, o Inep não respondeu à reportagem.
     O coordenador-geral de Aquisições do Inep, Luiz Lucinda, diz que a licitação por ata de preços não obriga o órgão a pagar o valor registrado. “Se houver demanda, o valor já está contratado. É uma estimativa, uma previsão.”
     Quatro perguntas para - Andre Luís Sousa Silva
     Apesar de não aparecer nos registros comerciais, o empresário diz que é dono da Monal Informática e da DNA Soluções Inteligentes Ltda. As duas empresas fecharam contratos milionários com o Inep.
     Qual é o serviço que a Monal Informática presta?
     Prestamos um serviço que é o de um software de análise de conteúdo web. Esse software escuta tudo que fala sobre o Correio Braziliense, por exemplo. Com essas provas agora (Enem), eles conseguem estar sabendo o que está falando. É on-line. Uns estudantes estavam passando a prova e o sistema detectou na hora e a PF foi lá na sala pegar esse aluno.
     Quem desenvolveu este software?
     A gente desenvolveu. Eu sou o técnico. O software chama monitoramento estratégico. Foi desenvolvido no meu notebook mesmo. Não precisa de muita coisa para rodar.
     E a DNA Soluções ?
     Como é que eu vou te explicar? A DNA trabalha na parte de segurança de informação. Veja bem, é para evitar invasão. Faz uma barreira para que ninguém entre na máquina. É um software chamado Check Point e esse é licenciado.
     Por que você mantém duas empresas na área de informática ?
     A gente fundou essa empresa (a DNA Soluções) para poder dar nota fiscal, para poder trabalhar. Daí fui demitido de onde trabalhava e resolvi tocar a empresa. Graças a Deus conseguimos contratos com a CGU, a Embrapa. A outra empresa (Monal Informática) é para fazer outras parcerias, para poder trabalhar com outro ramo que não o da DNA. O seu Aristides está me enchendo o saco para transferir a Monal. Já falei que não tem nada de errado. Você pega o preço de mercado e vai ver que o nosso é o melhor. Está tendo uma demanda muito grande. Muita gente está querendo aderir à ata de preço.
     Enem tem 13 questões canceladas
     A Justiça Federal no Ceará determinou ontem o cancelamento das 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vazaram para alunos do Colégio Christus, no Ceará. A decisão era defendida pelo Ministério Público Federal, mas contestada pelo Ministério da Educação. O órgão pretendia reaplicar o teste para os 639 alunos que tiveram acesso a parte da prova.
     O ministro da Educação, Fernando Haddad, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, anteciparam que a entidade vai recorrer da decisão. Em reunião com o juiz do Ceará, a presidente do Inep e os procuradores do Ministério da Educação, Mauro Chaves, e do Inep, Eliana Sartori, defenderam a reaplicação do exame somente para os 639 alunos do colégio Christus, em Fortaleza.
     Nas alegações, o Inep afirmou que o problema ocorreu de forma localizada. Porém, durante coletiva de imprensa, Malvina afirmou que se as investigações da Polícia Federal indicarem que os alunos do cursinho pré-vestibular da mesma instituição tiveram acesso às questões, eles também poderão refazer a prova em 28 e 29 de novembro, como os demais alunos do Colégio Christus. A sugestão, no entanto, não foi acatada pelo magistrado. O juiz decidiu pelo posicionamento expresso pelo procurador da República Oscar Costa Filho, pelo cancelamento, em todas as provas, das 13 questões a que os alunos da escola particular do Ceará tiveram acesso.
     Ontem, alguns estudantes se reuniram na porta do prédio da Justiça com cartazes, em que pediam a anulação total do Enem. Três estudantes do grupo chegaram a se reunir com o juiz Praxedes. Eles afirmaram que se apenas os alunos do Colégio Christus fizesse nova prova, isso poderia prejudicar os demais inscritos.