Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Tragédia: Acidente na BR 116 mata 36 cortadores de cana


Corpos amontoados para o IML

     Na primeira hora da madrugada deste sábado (3) um ônibus transportando cortadores de cana-de-açúcar, procedente do estado de São Paulo com destino a Pernambuco, envolveu-se num acidente com uma carreta Scania carregada de sacos com pó de gesso, de Criciúma-SC, placa MCG-0080 e um caminhão baú,  de placa LOM-5769, licença de Porto Alegre-RS, carregado de mercadorias diversas , que foram saqueadas por populares. O acidente ocorreu na BR 116, na chamada Serra Km 100 (município de Brejões), causando as mortes no local de  36 pessoas. A maioria das vítimas é da cidade de Buíque-PE. Eles estavam retornando para suas casas para passarem o Natal com as famílias. Muitos brinquedos de crianças foram encontrados dentro do ônibus da Viação TCB Turismo, de placa AFM 0946, licença de Santo André-SP.  Os feridos, alguns em estado grave, foram trazidos para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, e o Hospital Municipal de Jaguaquara,  em veículos da Via Bahia e do Samu. Os mortos foram levados para o IML de Jequié em veículo da Via Bahia e três carros de uma empresa funerária.  Onze corpos permaneceram no IML de Jequié e os demais foram distribuídos para as cidades de Vitória da Conquista e Guanambí, em razão da falta de estrutura do setor em Jequié para efetuar os procedimentos da medicina legal em número tão elevado de cadáveres.  Viajavam no ônibus mais de 45 passageiros. A identificação das vítimas vem sendo feita através do recolhimento de documentos, trabalho que vem encontrando dificuldade diante da situação em que se encontram os corpos.   A única identificação feita até o momento é do segundo motorista do ônibus, José Anchieta da Silva, de 33 anos. Ele não estava dirigindo no momento do acidente. A hipótese levantada pela Polícia é de que o acidente foi causado pelo motorista da carreta ao forçar uma ultrapassagem. O motorista que ficou ileso, disse que perdeu o controle de direção do veículo em face da forte neblina que se verificava na região. O motorista de identificação não revelada foi detido pela PRF e será submetido a exames toxicológicos.  O acidente está sendo apontado pela PRF como a maior tragédia dos últimos 30 anos na região.
     Informações levantadas pelo Repórter Tatu, da 93 FM, de Jequié. 

Istoé mostra que Lupi está sem saída


     Recomendação da Comissão de Ética não foi suficiente para tirar o Ministro do Trabalho do cargo. Falou mais alto a influência que ele exerce sobre o PDT . Mas, no governo, Carlos Lupi (foto) já é considerado página virada.
     Alvo de uma decisão inédita da Comissão de Ética da Presidência da República, que recomendou ao Palácio do Planalto sua demissão por violação de conduta, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, resistiu mais um tempo no cargo. A duras penas. Convocado pela presidenta Dilma ­Rousseff a explicar as novas denúncias de duplo emprego, Lupi pediu prazo para provar inocência. Mas sua validade está se esgotando. Esperava-se que ele caísse, porém Dilma contrariou as expectativas, surpreendendo a oposição, o PT e outros partidos da base aliada, que não foram poupados em episódios anteriores. Enquanto outros seis ministros tombaram, Lupi ganha sobrevida, embora pesem contra ele acusações graves (leia o quadro). Desde agosto, ISTOÉ vem denunciando a cobrança de propina na Secretaria de Relações do Trabalho para a liberação de cartas sindicais. Agora se sabe que Lupi, acusado de acumular ilegalmente salários da Câmara dos Deputados e do gabinete de um vereador, também recebia como funcionário da Prefeitura do Rio de Janeiro. ISTOÉ teve acesso a seus contracheques, o último deles, inclusive, é de março de 2007 – mês em que assumiu a função de ministro de Estado.
     Leia a reportagem completa de Claudio Dantas Sequeira e Izabelle Torres clicando aqui.

Pancadaria na Câmara Municipal de Sobradinho


     Uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Sobradinho, no norte baiano, terminou em tumulto e pancadaria nesta quinta-feira (1º). Os ânimos se exaltaram durante debate sobre projeto de lei que prevê a realização de concurso público para a prefeitura da cidade. Segundo o Blog do Geraldo José, o vereador Gabriel Lustosa criticou o colega Antonio Sales, líder da bancada governista, e o acusou de fazer demagogia no plenário. A discussão entre os edis provocou o encerramento prematuro da sessão e uma confusão generalizada. Houve troca de xingamentos, socos e pontapés entre partidários do prefeito Genilson Silva (PT) e da oposição. A polícia teve que ser acionada para conter o tumulto, que provocou ferimentos leves em algumas pessoas. O projeto deve voltar à Câmara na próxima quinta-feira (8).
     Informações do Bahia Notícias.

Deputado processa Dilma na Justiça por não demitir Lupi


     MARIA CLARA CABRAL – da Folha de São Paulo
     O deputado tucano Fernando Francischini (foto) -PR- protocolou nesta sexta-feira uma ação popular na 5ª Vara Cível da 4ª Região da Justiça Federal, do Paraná, contra a presidente Dilma Roussef, contra o ministro Carlos Lupi (Trabalho) e contra a União. O deputado argumenta que Dilma se omitiu no dever de exonerar Lupi. Ele diz que o ministro, por sua vez, cometeu atos de improbidade administrativa. Francischini pede que Lupi devolva aos cofres da União o salário que recebeu ao acumular dois cargos públicos distintos, na Câmara, em Brasília, e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conforme revelou a Folha anteontem. A "acumulação remunerada de cargos públicos" é proibida pela Constituição e pode levar a ações judiciais por improbidade administrativa e peculato, com cobrança da devolução dos recursos recebidos de maneira irregular. Francischini afirmou que sua iniciativa se justifica na aversão que a população brasileira tem manifestado contra a corrupção e a impunidade, e se reforça na recomendação da Comissão de Ética Publica da Presidência da República de afastamento do ministro Lupi, sugerido à presidenta. "O caso do ministro Lupi é uma vergonha. Quero que ele devolva todo salário que recebeu da Câmara dos Deputados sem trabalhar. Dinheiro público deve voltar para o bem público", disse o deputado.

Ativistas protestam nuas contra a prostituição na Euro-12


     Antes do sorteio da Eurocopa-2012, que será realizado nesta sexta-feira, no Palácio das Artes de Kiev, na Ucrânia, um grupo de ativistas organizou um protesto em frente ao estádio Olímpico de Kiev (foto). Seminuas, as ativistas do grupo Femen gritavam e exibiam bandeiras e cartazes contra o provável aumento do índice de prostituição em Kiev durante a competição. Pena é que o protesto não durou muito tempo já que o grupo foi detido pela polícia. Antes do protesto desta sexta-feira, o grupo Femen já tinha organizado outros protestos durante o ano contra a Euro. Em setembro, as ativistas organizaram um protesto contra o turismo sexual, a prostituição e a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante o torneio. Ainda em setembro, em Varsóvia, na Polônia, após o grupo convocar entrevista coletiva de imprensa denominada "Euro-12: corrupção e protituição", duas garotas simularam cenas de sexo, enquanto supostamente bebiam e torciam. Em junho, na cidade de Kiev, na Ucrânia, já haviam feito topless nas ruas durante a cerimônia que marcou a contagem regressiva para o início do campeonato. A Eurocopa será disputada na Ucrânia e na Polônia e será realizada entre os 8 de junho e 1º de julho de 2012.
     Informações da Folha de São Paulo.

Prefeitura e Câmara Municipal promovem audiência pública às pressas


     A vereadora Ana Dalva foi feliz quando disse entre amigos e familiares que apostava com quem quisesse que, assim que fosse publicada neste blog a destinação da emenda popular de 500 mil reais do Orçamento da União, o poder público municipal faria a convocação da audiência pública. Não deu outra. A postagem foi feita dia 30 de novembro e hoje, dois de dezembro a audiência foi realizada. Para a vereadora, o grupo encastelado no poder administra lendo o Landisvalth Blog. “Eles estão mais preocupados com o que falam deles do que em colocar em prática um projeto político que verdadeiramente administre os problemas de Heliópolis. É só contar os processos. O Landisvalth Blog já foi processado 8 vezes e todos os processos de membros de uma só família.”
     Foi sabendo disso que a oposição se preparou para a audiência. Apostavam num dia de sábado, mas ocorreu nesta sexta-feira na Câmara Municipal de Heliópolis com a presença de quase toda a estrutura do Poder Público Municipal e de quase todos os seus agentes e apoiadores. A reunião foi comandada pelo secretário de administração, prof. José Mário. Este estava visivelmente constrangido e perdido. Demonstrava que tudo foi arrumado de última hora. Na plateia estavam vários titulares de cargos comissionados, principalmente da área da saúde, somados aos agentes contratados de endemias. Dos cerca de 150 presentes, metade era de contratados ou cargos de confiança. Além destes, líderes políticos da zona rural, principalmente os adesistas dos últimos seis meses. Não haveria dúvida de que estavam prontos para aprovarem o que o poder quisesse.
     Da oposição eram poucos: Landisvalth Lima, Igor Leonardo, Raimundo Lima, Professora Maria, Quelton Almeida dentre outros poucos. A vereadora Ana Dalva estava presente e tinha uma só preocupação: aprovar a indicação da emenda. “Vamos garantir que a emenda seja indicada pelo povo. Este é o nosso objetivo!”, disse um pouco antes de começar o debate. Ao final, venceu a proposta, 8581 - Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde. Foi quase unanimidade. Depois, um princípio de tumulto ocorreu com a indicação da prioridade. Os presentes e a oposição queiram a compra de ambulâncias para os povoados de Tijuco, Serra dos Correias, Cajazeiras e Riacho e uma mais bem equipada (Tipo SAMU) para ficar na sede do município. Ocorre que os representantes do Poder Público Municipal mostraram-se mais favoráveis a usar os recursos em construção de Postos de Saúde e solicitaram deixar a decisão para uma outra audiência pública, o que foi atendido pelo plenário.
     Para a vereadora Ana Dalva, o importante já foi feito: garantir os recursos para Heliópolis. “Ninguém vai poder sair por aí dizendo mentiras, afirmando que os recursos foram trazidos por fulano A ou B. O dinheiro é federal, do Orçamento da União e o povo assim o quis. Os 500 mil estão garantidos. Se não conseguirmos, porque somos minoria, garantir as ambulâncias que vão socorrer os necessitados dos povoados e uma de grande porte para atender Heliópolis, pelo menos o dinheiro já está certo. Sei que os administradores de plantão querem usar os recursos em obras porque é mais fácil praticar atos estranhos e pouco republicanos, dificultando a nossa fiscalização, mas, se acontecer, vamos ficar no pé e garantir a aplicação correta do dinheiro do povo.”, finalizou a vereadora do PPS.  

Médicos implantam dedão do pé em mão


        Globo.com
     O britânico James Byrne, de 29 anos, teve o dedão do pé implantado em sua mão após perder o polegar da mão esquerda. A operação durou oito horas e foi feita há dois meses em Bristol, segundo o tabloide britânico "Sun". Os médicos tentaram reimplantar o polegar, mas, como não conseguiram, optaram por usar o dedo do pé. James, que apelidou seu dedão reimplantado de "Toby", disse que ficou feliz com os resultados. Ele afirmou que precisa usar suas mãos em seu trabalho como operário e que espera voltar à ativa antes do fim do ano.
     Reproduzido da Tribuna da Bahia.

Homem descobre que prostituta contratada era a própria filha


     Um morador de Nkulumane, no Zimbábue, telefonou para uma agência de acompanhantes e pediu que uma mulher fosse enviada ao hotel onde estava, segundo o site local Zimbabwe News. Titus Ncube se surpreendeu quando quem chegou ao local foi sua filha de 20 anos. Pai de três filhos, Ncube pediu desculpas a sua mulher e admitiu que o casamento deles está em uma "fase difícil". Já sua filha garantiu que vai largar a prostituição e voltar à escola. Perdoada pelo pai, ela agora faz terapia para superar o trauma.
     Reproduzido do Bahia Notícias.

Dilma mantém Lupi no cargo


Parece que a declaração de amor está dando certo!

     A presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniu na manhã desta quinta-feira (1º) com o ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT) para cobrar explicações sobre o seu duplo emprego público, revelado pelo jornal Folha de São Paulo. De acordo com a reportagem, o chefe da pasta ocupou simultaneamente, entre dezembro de 2000 e novembro de 2005, cargos de assessor na Câmara dos Deputados e na Câmara Municipal do Rio. A lei proíbe acúmulo remunerado de funções. Na pauta desta quinta também foi discutida a sugestão feita pela Comissão de Ética Pública da Presidência de exonerar o pedetista do cargo. De acordo com a ministra da Comunicação, Helena Chagas, a mandatária brasileira solicitou ao grupo os detalhes que embasaram a decisão tomada pelo colegiado. "O ministro esteve aqui, conversou com a presidenta, e disse que também vai oficiar a Comissão de Ética pedindo os elementos da decisão, acho que inclusive a ata, a degravação da reunião...Todos os elementos do processo para recorrer, pedir reconsideração", afirmou.
     Informações do Bahia Notícias.

Procuram-se R$ 73 milhões!


        SÍLVIA FREIRE – da Folha de São Paulo. 
     A Assembleia Legislativa do Maranhão vai investigar o destino de R$ 73,5 milhões, referentes a três convênios firmados entre o governo estadual e a Prefeitura de São Luís, que estão "desaparecidos" dos balanços. O dinheiro dos convênios para realização de obras urbanas foi depositado na conta corrente da prefeitura em março de 2009, ainda no governo de Jackson Lago (PDT), morto em abril deste ano. Dias depois da assinatura dos convênios, Lago teve o mandato cassado. A atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), que assumiu o cargo em seu lugar, conseguiu anular na Justiça os convênios firmados com prefeitura de São Luís, administrada por João Castelo (PSDB), aliado de Lago. A Justiça determinou também que o dinheiro fosse devolvido aos cofres do Estado. Segundo requerimento de criação de CPI para apurar o destino do dinheiro, o oficial de Justiça que foi ao banco para determinar o estorno dos depósitos recebeu a informação de que os valores já haviam sido transferidos da conta da prefeitura para outro banco. O dinheiro não foi mais localizado. Em nota, a Prefeitura de São Luís disse que os convênios foram legitimamente firmados e que recorreu da decisão judicial que determinou as anulações. Sobre a ausência do dinheiro nos balanços, a assessoria afirma que os recursos não estão disponíveis e, por isso, não estão contabilizados pela prefeitura. A prefeitura diz que Roseana anulou os convênios por motivos políticos, e que não irá "ceder à truculência e à prepotência do grupo político" da governadora. O deputado Roberto Costa (PMDB) reuniu 24 assinaturas (entre os 42 deputados estaduais) em apoio à CPI, dez a mais que o mínimo exigido. Segundo a prefeitura, os convênios previam a construção de viadutos e obras de melhorias em ruas, que nunca foram iniciadas. O requerimento, apresentado na semana passada, está sendo analisado pela Mesa Diretora da Assembleia. A Casa está com as sessões suspensas por causa da greve da PM -- os manifestantes estão acampados na Assembleia. Após instalada, a CPI terá 120 dias para investigar. O governo do Estado não comentou a criação da comissão.

Crise americana leva famílias a viver em carros


O desemprego duradouro nos Estados Unidos tem forçado famílias inteiras a morar dentro de carros, mostra o programa 60 Minutes, da rede de televisão americana CBS. Em apenas uma escola na Flórida, a reportagem encontrou 15 crianças que moram em veículos. Uma delas, de oito anos, vive com os pais, dois cachorros e um gato dentro de um carro. Mas o repórter acompanhou mais de perto uma outra família, composta por um pai viúvo e seus dois filhos, que vivem em um caminhão há cinco meses. Carpinteiro desempregado, ele comprou o veículo com os últimos US$ 10 mil que lhe sobraram depois de perder sua casa, que estava hipotecada. Os dois filhos (loiros e de olhos azuis, não custa frisar) frequentam a escola e preenchem o tempo livre com atividades gratuitas. Por exemplo, atuam no teatro da comunidade ou passam horas na biblioteca, onde têm, inclusive, acesso à internet. Segundo a reportagem, “nunca o desemprego permaneceu tão alto (hoje em torno de 9% da população ativa) durante tanto tempo” nos EUA. Segundo uma assistente social entrevistada, o problema de moradia continua aumentando ao mesmo tempo em que o desemprego persiste. Aos poucos, a poupança das famílias vai acabando e, “quando você menos espera, elas já estão morando no carro”. Nos EUA, de acordo com o 60 Minutes, existem hoje 16 milhões de crianças consideradas pobres, um quarto do total.
Informações do Radar Econômico do estadão.com.br.

Heliópolis tem até dia 10 para garantir 500 mil em Emenda Popular


     O município de Heliópolis tem até o dia 10 de dezembro para realização de Audiência Pública com a finalidade de deliberar acerca da aplicação de recurso do Orçamento Geral da União (OGU), através de Emenda Popular. Heliópolis tem direito a uma emenda popular no valor de 500 mil reais. A proposta é do relator-geral da Lei orçamentária Anual de 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que apresentou emenda permitindo à iniciativa popular destinar R$ 2,5 bilhões para recursos dos municípios com até 50 mil habitantes nas áreas de saúde, saneamento, agricultura, infraestrutura, prevenção de desastres e educação infantil.  Até agora nenhuma audiência foi organizada no município. Os recursos deverão ser alocados em subtítulos específicos para cada município, na modalidade de aplicação 40 (municípios), em uma das seguintes ações:
a) 8581 - Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde;
b) 7652 - Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares para Prevenção e Controle de Agravos;
c) 10GD - Implantação e Melhorias de Sistemas Públicos de Abastecimento de água em municípios de até 50.000 habitantes, exclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDE);
d) 10GE - Implantação e Melhorias de Sistemas Públicos de Esgotamento Sanitário em municípios de até 50.000 habitantes, exclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDE);
e) 10GG Implantação e Melhorias de Sistemas Públicos de manejo de resíduos sólidos em municípios de até 50.000 habitantes, exclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico (RIDE)
f) 8933 Serviço de Atenção às Urgências e Emergências na Rede Hospitalar
     A deliberação quanto à ação pretendida será feita em audiência pública promovida conjuntamente pela Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, com ampla divulgação e participação da sociedade. Cabe ao Prefeito enviar à CMO a ata da audiência, a lista de presença e o Formulário de Emenda de Iniciativa Popular, devidamente preenchido, por meio de SEDEX, com data de postagem até o dia 10.12.2011, para a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, no seguinte endereço: Câmara dos Deputados, Anexo Luis Eduardo Magalhães, Ala C, sala T-12, CEP 70.160-900 – Brasília – DF.. Não observado o procedimento e o prazo descritos acima, os recursos serão alocados pela CMO na ação 8581 – Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde. Quando a ação indicada pelo município deva ser realizada sob a modalidade consórcio público (71), deverá constar da ata de cada audiência pública, a denominação e o CNPJ do consórcio público e os Municípios que o integram. Vale ressaltar que os procedimentos relativos aos convênios e as liberações dos recursos é de responsabilidade do Executivo. Nesse processo é importante o apoio dos Deputados Federais e Senadores de cada estado. Na nossa região há notícias de que o município de Cícero Dantas tem mobilizado o povo para aproveitar bem os recursos. Lá a emenda é de 600 mil. Em Heliópolis só há silêncio.          

Eles também podem: Juízes do TRT em greve!


Juízes em greve. Quem vai dizer que é ilegal? (Foto Joel Silva/Folhapress)

     Os juízes do Trabalho paralisaram as atividades por 24 horas nesta quarta-feira, dia 30 de novembro. A categoria, cujo vencimento inicial é de R$ 21 mil, está disposta a correr o risco de corte de salário – ameaça já anunciada pelo TST – para lutar pelo reajuste salarial e por melhores condições de trabalho.  A greve dos juízes foi decidida em assembleia por 23 das 24 associações regionais de juízes do Trabalho – apenas Santa Catarina não aderiu. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho , ministro João Oreste Dalazen, disse na última sexta-feira (25/11) que a greve de juízes trabalhistas é “injustificável”. Ele também sinalizou que o salário dos magistrados que aderirem ao movimento grevista pode ser cortado, a exemplo do que ficou decidido em relação ao corte do ponto dos servidores em greve. A resolução de cortar o salário dos já foi aprovada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em relação a greve dos servidores. Atualmente, servidores de dez dos 24 tribunais regionais do Trabalho (TRT´s) do país estão em greve pela aprovação do plano de cargos e salários da categoria, que prevê aumento de cerca de 50% nos salários.  A greve – reiniciada no dia 7 de novembro – já dura três semanas. No dia 23 de novembro, uma caravana foi a Brasília para participar do Ato realizado na Praça dos Três Poderes em defesa do nosso PCS. Com a pressão, conquistaram a aprovação, na CCJ, da emenda que destina recursos no Orçamento do próximo ano para pagar duas parcelas do reajuste em 2012 (uma em janeiro e a outra em julho). Embora a aprovação da emenda tenha sido uma conquista importante, a batalha ainda não está ganha. A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional votará, até quinta-feira da próxima semana, dia 8 de dezembro, os dez relatórios setoriais da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012. A greve é o instrumento de pressão neste momento. Até mesmo o relator-geral do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (ex-presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo) disse ao Sinjufego, em visita recente a Goiânia, que se quiséssemos reajuste teríamos que fazer greve – um direito assegurado pela Constituição. Como se pode ver, até os Juízes estão apelando para a única forma de mostrar aos superiores que sem trabalho o mundo para.
     Com informações complementares de Carolina Skorupski, Assessoria de Comunicação do Sinjufego, e da Folha de São Paulo.

Jogador Marcelinho Paraíba é preso por estupro


     Felipe Luchete – do FOLHA.COM
     O jogador Marcelinho Paraíba (foto), 36, do Sport, foi preso em flagrante nesta quarta-feira sob suspeita de estupro dentro de seu sítio em Campina Grande (PB). Segundo a polícia, ele tentou beijar à força uma mulher de 31 anos durante uma festa que acontecia no local, o que caracterizaria o crime. O delegado Fernando Zoccola disse que o jogador mordeu os lábios, puxou o cabelo e rasgou parte da roupa da mulher. O irmão da suposta vítima, que é delegado e estava na festa, chamou a polícia. Marcelinho deve ser levado à penitenciária ainda hoje. Segundo Zoccola, o crime é inafiançável, e a pena varia de seis meses a 10 anos de prisão. Outros três amigos dele foram detidos por resistência e desacato aos policiais, mas poderão ser liberados se pagarem fiança. O advogado do jogador, Afonso Vilar dos Santos, afirmou que ele nega qualquer agressão.
     OUTRO CASO
     Em janeiro do ano passado, quando atuava no São Paulo, Marcelinho foi condenado à prisão por agredir um homem em uma danceteria na mesma cidade, em 2004. A Justiça determinou seis meses de detenção em regime aberto, mas a pena foi suspensa desde que ele cumprisse exigências, como não consumir bebida alcoólica em público nem frequentar bares.

Unicef diz que na Bahia há mais de 1 milhão e meio de jovens na extrema pobreza


     O relatório da Situação da Adolescência Brasileira do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado nesta quarta-feira (30), apontou que o adolescente no Brasil está mais pobre e permanece exposto a casos de violência em nível preocupante. Na Bahia, dos cerca de 1,6 milhões de jovens baianos entre 12 a 17 anos, 31,7% – pouco mais de 500 mil jovens vivem na extrema pobreza, em famílias com até 1/4 do salário mínimo per capita por mês - R$ 136,25. Com relação a cor da pele, do total, 300 mil baianos são declarados brancos e 1,3 milhões são negros. O levantamento do Unicef utilizou dados oficiais do governo brasileiro entre 2004 e 2009. Neste período, a taxa de homicídios na Bahia nesta faixa etária saltou de 8,6 habitantes em 2004 para 31,1 pessoas a cada 100 mil em 2009. A boa notícia é que no mesmo período, os indicadores da educação são favoráveis ao estado. Os indivíduos com o ensino fundamental concluído – no mínimo oito anos de estudo – saltaram de 24,5% em 2004 para 33,9% em 2009. Já os que frequentam o ensino médio pulou de 27,4% para 36% dos jovens. A taxa de abandono no ensino médio também reduziu de 21% para 18% dos jovens que deixaram as salas de aula em 2009 e o analfabetismo caiu no mesmo ano e atingiu 2,1% da população jovem contra 3,8% em 2004. Estes números não medem a qualidade. Esta, sem dúvida, piorou.
     Por David Mendes – do Bahia Notícias.

Mulher passa veneno na vagina para matar marido


      Uma mulher de São José do Rio Preto, em São Paulo, que não teve sua identidade revelada pela polícia, teria colocado veneno na vagina para uma “tentativa de homicídio”. Felizmente o maridão percebeu que a vagina da esposa não tinha cheirinho natural, desconfiou da atitude e não caiu na armadilha. O homem procurou a polícia e contou tudo no 4º DP da cidade. Segundo as autoridades locais, a história está sendo investigada. 
     Informações do UOL.

Ex-homem mais gordo do mundo precisa de operação para retirada de peles


Paul Mason com 400 quilos!
     Agora Paul precisa retirar as peles que ficaram após o emagrecimento

Paul magro e com excesso de pele 
      O britânico Paul Mason, de 50 anos, pesava quase 400 kg e, obviamente, passou a ter vários problemas de saúde. Conseguiu uma cirurgia de redução de estômago via sistema público de saúde, perdeu cerca de 250 kg e ganhou um problema: excesso de pelancas. Bem parecido com o caso de Adam Sandler no filme Click, as sobras de pele de Paul tem atrapalhado bastante sua vida. No entanto, o sistema de saúde britânico não cobre esse tipo de cirurgia, por considerar um procedimento estético. O custo do procedimento varia entre R$ 4.400 e R$ 17.700, dinheiro que o homem não tem disponível.  Antes de ganhar tanto peso Paul era carteiro, mas perdeu o emprego por não conseguir mais fazer as entregas. Ele afirma ter começado a engordar aos vinte anos, quando a mãe desenvolveu uma doença degenerativa e com o desgosto após a morte de seu pai.  Paul chegou a ser retirado de sua casa carregado em uma empilhadeira quando precisou fazer uma operação de hérnia em 2002. Hoje, ele diz que só tem vontade de chorar quando pensa que não pode retirar as incômodas pelancas. Mas os chefes do sistema de saúde estão irredutíveis e afirmam que para a realização da retira de peles é preciso que pelo menos seu peso esteja estabilizado.
     Informações do UOL. 

Sequestrada por 18 anos, menina sofreu abusos e engravidou no cativeiro


     A história virou o livro "Vida Roubada", de Jaycee Lee Dugard
Jaycee Lee Dugard
     Sequestrada em 1991, aos 11 anos, na frente de uma parada de ônibus escolar, a autora americana Jaycee Lee Dugard foi mantida em cativeiro durante 18 anos. Tratada por seus captores, o casal Phillip e Nancy Garrido, como escrava sexual, foi obrigada a realizar todo tipo de desejos doentios e teve dois filhos nascidos da relação forçada. Lee revela os desvarios aos quais foi submetida durante a infância, a adolescência e parte da vida adulta no livro "Vida Roubada" (Best Seller, 2011 – vendido na Livraria da Folha de São Paulo). A escritora narra as violências físicas e psicológicas pelas quais passou, assim como a solidão que sentiu, uma vez que, durante longos períodos, seus captores eram as únicas pessoas no mundo com quem tinha contato. A garota era mantida em um anexo construído no jardim da casa dos Garrido. A vítima também fala da chegada de seus bebês e de que maneira eles a ajudaram a sobreviver, tornando-se companhias que eram como filhos e irmãos ao mesmo tempo. Apesar das passagens chocantes, a história tem final feliz. Lee conseguiu escapar de seus captores em agosto de 2009, quando o sequestrador decidiu levar as filhas dos dois para ajudá-lo a distribuir panfletos religiosos na Universidade Berkeley e um policial desconfiou da relação dele com as crianças. O caso criou ainda mais polêmica na época, pois o predador sexual sugeriu à imprensa de que ele seria a real vítima no caso, com a justificativa de que, após conviver durante anos com a menina, teria passado a sofrer abusos morais por parte dela. Phillip Garrido e sua mulher foram condenados à prisão perpétua.
Phillip e Nacy Garrido: sequestradores condenados
     

     BBC       
     Em julho de 2011, Jaycee Dugard concedeu sua primeira entrevista à TV desde a sua libertação em 2009. De acordo com Jaycee Lee Dugard, passar o martírio para o papel foi a única maneira que ela encontrou de conseguir organizar e superar ao trauma, que assombrava o seu dia a dia mesmo quando já estava liberta. Ela espera que o testemunho mostre as pessoas que é possível superar mesmo as situações mais difíceis.
     Informações de FOLHA.COM.

Primeira-dama e mais 10 são soltos


Primeira-dama na cadeia
     A primeira-dama de Limeira (a 151 km da capital), Constância Berbert Dutra da Silva, foi solta na madrugada desta terça-feira (29) da Casa de Custódia de Limeira, junto com mais 10 acusados presos numa operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) realizada na quinta-feira (24). Segundo o Ministério Público de São Paulo, eles são investigados por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, sonegação fiscal, furto qualificado e falsidade ideológica. Entre os presos estão dois filhos e duas irmãs da primeira-dama.  As investigações do Gaeco apontaram suspeita de incompatibilidade entre as posses e os ganhos dos presos. Segundo a promotoria, os membros da suposta quadrilha possuem patrimônio equivalente a R$ 21 milhões. Várias imóveis foram comprados usando empresas registradas em nome de laranjas, de acordo com as investigações. Segundo o Ministério Público, os valores obtidos com os crimes podem ultrapassar R$ 20 milhões e não há confirmação de participação do prefeito no esquema. A primeira-dama, que tinha cargo na chefia de gabinete da quarta-vice-presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo, foi exonerada pelo deputado estadual Rafael Silva (PDT), no dia da detenção.

Processos na Justiça ameaçam 11 governadores


         Mariângela Gallucci, de O Estado de S.Paulo

Governador de Roraima José Anchieta
     BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode definir nesta semana o futuro político do governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), acusado pelo adversário Neudo Campos de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação na eleição do ano passado. O tucano é um dos 11 governadores eleitos ou reeleitos em 2010 que já enfrentam o risco de perder o mandato na Justiça. Nessa lista do TSE - corte que cassou três governadores nos últimos tempos -, estão: Tião Viana (PT, governador do Acre); Teotonio Vilela (PSDB, Alagoas); Omar Aziz (PSD, Amazonas); Cid Gomes (PSB, Ceará); Siqueira Campos (PSDB, Tocantins); Wilson Martins (PSB, Piauí); Antonio Anastasia (PSDB, Minas Gerais); Roseana Sarney (PMDB, Maranhão); André Puccinelli (PMDB, Mato Grosso do Sul); e Sérgio Cabral (PMDB, Rio de Janeiro). Na maioria dos processos, as acusações são de abuso de poder político e econômico e uso indevido de meios de comunicação. As defesas negam as supostas irregularidades. Se forem cassados, os políticos poderão se tornar inelegíveis e eventualmente poderão ser barrados em outras eleições com base na Lei da Ficha Limpa. Abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação também foram as imputações feitas à governadora do Rio Grande do Norte, Rosalva Ciarlini (DEM), absolvida em outubro pelo TSE por falta de provas. O processo contra Rosalva foi o primeiro julgado pelo tribunal relacionado à eleição de 2010. Ficha Limpa. Recentemente, o TSE cassou os mandatos dos então governadores Cássio Cunha Lima (do PSDB da Paraíba), Marcelo Miranda (PMDB, Tocantins) e Jackson Lago (PDT, Maranhão), que morreu em abril. Apesar da Lei da Ficha Limpa, que veda a candidatura de políticos cassados, Cunha Lima e Miranda disputaram em 2010 uma cadeira no Senado e Lago concorreu ao governo maranhense. O tucano obteve votos suficientes, mas somente conseguiu tomar posse no início deste mês, depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) concluir que a lei não poderia ter impedido candidaturas no ano passado. Miranda tenta até hoje no STF garantir a posse como senador. A confusão em torno da validade da Lei da Ficha Limpa ocorreu porque, num primeiro momento, o Supremo manteve a norma, mas, após a eleição, decidiu que ela não poderia ter vigorado em 2010 porque não foi aprovada com pelo menos um ano de antecedência. Em breve, o STF definirá se a lei terá validade ampla ou não na eleição municipal de 2012.

PPS pode virar PSV


Ana Dalva - PPS.

     O Partido Popular Socialista (PPS), ex-Partido Comunista do Brasil (PCB), pode mudar de nome e de identidade mais uma vez. Está em discussão uma proposta a ser levada para o 17º Congresso Nacional da legenda, marcado para os dias 9, 10 e 11 de dezembro, em São Paulo, que prevê a mudança para Partido Socialista Verde (PSV). A ideia foi aprovada no encontro do diretório pernambucano da legenda, e conforme destaca o colunista Josias de Souza, da Folha de S. Paulo, surge no momento em que os dissidentes do PV, partidários da ex-presidenciável Marina Silva, procuram abrigo partidário. Na Bahia, no Ceará e em São Paulo parte deste grupo já negociam o ingresso no PPS.  Em São Paulo (SP), o partido cobiça o apoio de Marina a Soninha Francine, candidata à prefeitura em 2012. A mudança, se ocorrer, deve ser realizada somente após a disputa municipal. Apequenado, o PPS estuda lançar candidato próprio à sucessão presidencial de 2014, mesmo que sem chances de vencer. Para esta tese, já há apoio de outros seis Estados: Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará, Minas Gerais e Paraná. Em Heliópolis, o professor Landisvalth Lima, ex-PV, está já filiado ao PPS e é uma espécie de coringa para disputar qualquer coisa. Pode também não disputar nada. Tudo dependerá da chamada união das oposições em 2012. As conversações estão adiantadas entre PPS, DEM, PR e PMDB. Podem chegar ao grupo o PSC, PV e PP. Até aqui são pré-candidatos Gama Neves (DEM) e Ana Dalva (PPS).
     Com informações complementares do Bahia Notícias.

Governo cancela 18 licitações de obras do PAC 2


    Suspensões estão ligadas aos recentes escândalos no Ministério dos Transportes
          Agência Brasil/Portal da revista ISTOÉ
     A recente crise no Ministério dos Transportes envolvendo contratos irregulares para execução de obras provocou a reavaliação dos empreendimentos. Foram revogadas 18 licitações, sendo 14 do Departamento de Infraestrutura Terrestre (Dnit) e quatro da Valec, a estatal que cuida da infraestrutura do setor de ferrovias. Os dados estão no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), divulgado hoje (22) pelo governo federal. “Entendemos que é conveniente suspender e cancelar algumas licitação, com o intuito de fazer uma avaliação adequada dos projetos e isso foi feito. Nas licitações onde havia deficiências, elas serão corrigidas”, disse o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na divulgação do balanço do PAC 2. O ministro falou também em redução de gastos com a reavaliação de projetos relevantes. "No que diz respeito às principais ferrovias que estamos tocando, já identificamos oportunidades de redução de valor. Nas ferrovias, temos informações de ganhos que podem ser obtidos com a alteração de parte do traçado". Nos projetos rodoviários, o ministro disse que também há chances de cortar gastos com emprego de novas tecnologia e com reavaliações de engenharia. Os últimos dados do PAC 2 mostram que das 42 licitações do Dnit que estavam em andamento na época da troca de comando na pasta dos Transportes, 14 foram revogadas e 27 suspensas. Das suspensas, o balanço informa que 14 serão retomadas ainda este ano. Na Valec, das oito licitações que estavam em andamento, quatro foram revogadas e quatro suspensas. Só uma será retomada até o fim do ano. As licitações sem previsão de retomada este ano deverão ser publicadas no primeiro trimestre de 2012. Passos avaliou que a crise no ministério, que culminou com o pedido de demissão do ministro Alfredo Nascimento, não afetou o desempenho da pasta. “No ano de 2010 tivemos uma execução de R$ 12,8 bilhões e chegamos, a essa altura de 2011, com R$ 10,3 bilhões. Eu disse que teríamos algum impacto pelo ajuste natural que passava o ministério pela troca de comando, mas que isso teria caráter transitório e não comprometeria o desempenho”.

Eliana Calmon diz que aposentadoria como pena para magistrados não é punição


Eliana Calmon

     A corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon, afirmou que as penas contra juízes envolvidos em corrupção “têm de mexer no bolso” deles. Segundo a corregedora, que é baiana, as penalidades devem incluir multas e a devolução de valores que forem obtidos pelos magistrados com a venda de sentenças ou outros atos ilegais. Eliana, que causou polêmica ao afirmar que há “bandidos escondidos atrás da toga”, defendeu a reformulação das punições para juízes e desembargadores após o encerramento da reunião anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), evento ocorrido neste sábado (26), em Bento Gonçalves (RS). “Se há um patrimônio incompatível com a renda, com a suspeita de receber um valor ‘x’ em um processo, devolva”, afirmou a corregedora sobre a venda de sentenças. Fazem parte da Enccla mais de 60 instituições do Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil, entre eles o CNJ. A ministra corregedora lembrou que atualmente a pena máxima prevista para magistrados é a aposentadoria compulsória. “Hoje em dia, aposentadoria não é mais punição”, destacou.