Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Grupo quer criação da Universidade do Sertão


Josoaldo, Maria Andrade, Landisvalth, Ana Dalva e Noedson
na 1ª reunião do grupo. (foto: Uilian Andrade)
     Um grupo formado pela advogada Maria Andrade, pelo ex-vereador de Cruz das Almas Josoaldo Santana, pelo bioquímico Noedson Cruz Lima, pela vereadora de Heliópolis Ana Dalva (PPS) e pelo professor Landisvalth Lima está elaborando um projeto para solicitar ao governo federal a implantação em nossa região da Universidade Federal do Sertão Nordestino – UFSN. O grupo se auto intitula Grupo Idealizador Pró-Universidade do Sertão. A primeira reunião foi feita dia 29, último domingo, no salão de atendimento do Laboratório Exemplar, em Cícero Dantas. Lá foram traçadas as bases da elaboração do Projeto.
Marcos José, Maria Andrade e d. Josefa na 2ª reunião
     Como ação inicial, o grupo elaborará a proposta para entregar à Presidenta Dilma Rousseff quando da visita que fará a Cícero Dantas dia 18 de Maio. A visita estava prevista para dia 4 deste mês, mas foi adiada. Além desse ato, o grupo organizará fóruns de debates para recolher assinaturas de apoio ao intento. Também ficou certa a criação de um portal com notícias sobre toda a movimentação em torno da criação da Universidade do Sertão, bem como uma logística para facilitar a cobertura pelos meios de comunicação de toda região.
O grupo pretende realizar vários fóruns para debater o tema, agregar voluntários e simpatizantes e recolher contribuições diversas. Já estão relacionados oito fóruns. O primeiro será realizado na Cidade de Cícero Dantas em data ainda a ser definida. Em seguida teremos em Heliópolis, Fátima, Ribeira do Pombal, Antas, Jeremoabo, Ribeira do Amparo e Adustina. Outros fóruns estão ainda sendo viabilizados.
     Professor Marcos José adere ao grupo
João Cardoso, Washington Matos, sr. Enoque Xavier, Ana Dalva e Josoaldo
na 2ª reunião na casa do prof. Marcos José.
     A segunda reunião do grupo idealizador foi feita neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, na cidade de Fátima, na residência do professor Marcos José, que aceitou a proposta e está agora agregado ao grupo. O professor vai ajudar na elaboração do Projeto que será entregue à Dilma Rousseff. Nesta reunião ficou marcada a data da próxima. Será dia 12 de Maio em Heliópolis. Nesta 3ª reunião será debatido o texto final que deverá conter a situação dos municípios envolvidos e o pedido de criação da universidade. Além do professor Marcos, também aderiram ao grupo o empresário Washington Andrade Matos, Uilian Souza de Andrade, Josefa Souza Cruz de Menezes, João Cardoso de Menezes e Enoque Xavier da Silva.
     Deputado paraibano quer universidade em Patos-PB
     Em Junho de 2011, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) protocolou na Mesa da Câmara Federal o projeto de lei de nº 1496 que autoriza a criação, pelo Poder Executivo, da Universidade Federal do Sertão (UFS-PB), com sede no município de Patos. Conforme Hugo Motta, a UFS-PB é um anseio das comunidades e da sociedade organizada dos municípios paraibanos de Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras e cidades vizinhas. Através dela será possível criar mais oportunidades de ensino para a população e melhorar os índices de educação superior no país, que no último Censo da Educação Superior de 2009 apontou que apenas 14,4% dos jovens da faixa etária de 18 a 24 anos estão inseridos na educação superior. O projeto do deputado paraibano não inviabiliza a criação da Universidade Federal do Sertão Nordestino – UFSN – como quer o grupo idealizador. A universidade pode ser multicampi e pode abranger todo o sertão nordestino.