Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Estudo mostra os faltosos e assíduos do Legislativo em 2011


Plenário do Senado só lotou na posse e o da Câmara, nem isso. Em nenhum momento do ano de 2011 todos os 513 deputados estiveram presentes. Na ALBA, PT lidera faltas e PC do B é líder em assiduidade. Em Heliópolis, PC do B e PPS são assíduos e PSDB lidera as faltas.
POR EDSON SARDINHA E FÁBIO GÓIS – Congresso em foco.  
Nenhuma sessão da Câmara dos Deputados aconteceu com 100% de
 presença. No Senado,só no dia da posse dos senadores.
Quem viu a sessão de posse dos senadores em fevereiro do ano passado testemunhou um momento histórico: foi a única vez que o plenário do Senado esteve lotado em 2011. Na Câmara, esse flagrante não foi possível nem na posse. Dois deputados não registraram presença em 1º de fevereiro de 2011: André Zacharow (PMDB-PR), porque viajou horas antes em missão autorizada pela própria Casa; e Carlinhos de Almeida (PT-SP), porque só tomou posse um mês depois.
No Senado, o maior quórum (79 congressistas) após a posse foi registrado em duas sessões de setembro, em uma das quais foi aprovada a medida provisória que reduziu a zero a alíquota de Cofins e PIS/Pasep sobre a receita bruta da venda dos tablets produzidos no país.
O dia 21 de setembro também foi o mais prestigiado pelos deputados desde a posse. Em sessões que se estenderam pela madrugada, o plenário aprovou uma série de projetos: a regulamentação da Emenda 29, que prevê mais recursos para a saúde; a criação da Comissão da Verdade, para apurar crimes da ditadura; e o aumento de dias de aviso prévio, em determinados casos.
Outros compromissos
Henrique Alves (PMDB), faltoso.
Entre os mais ausentes na Câmara, estão três líderes partidários – Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Jovair Arantes (PTB-GO) e Giovanni Queiroz (PDT-PA) – e um integrante da Mesa Diretora, o primeiro-secretário da Câmara, Eduardo Gomes (PSDB-TO). Eles argumentam que, por conta das funções que exercem, estão dispensados da obrigatoriedade de registrar presença em plenário. “Temos de estar em vários lugares ao mesmo tempo”, resume Jovair. Parlamentares que comandam partidos e comissões também atribuem a compromissos de seus partidos a maioria de suas ausências.
Assim como Lobão Filho (PMDB-MA), também deixaram de comparecer a um terço das sessões deliberativas no Senado Marinor Brito (Psol-PA) – que deixou o Senado depois da posse de Jader Barbalho (PMDB-PA) –, Mário Couto (PSDB-PA) e Garibaldi Alves (PMDB-RN), que é pai do senador licenciado e atual ministro da Previdência.
Fátima Nunes (PT), campeã de faltas na ALBA.
Mais idoso dos parlamentares em atividade, com 88 anos e seguidas licenças médicas, Garibaldi teve 49 solicitações de licença atendidas (34 missões oficiais e 15 por motivo de saúde), ou seja, apenas duas faltas não abonadas. O senador compareceu a 65 das 126 sessões de votação em 2011.
A assessoria de Garibaldi Alves afirmou que o senador cumpriu seu papel em plenário, “muitas vezes até altas hora da noite, apesar dos seus 88 anos”. A assessoria informa ainda que o senador passou por duas cirurgias de ponte de safena no início de dezembro.
“Sim, senhor”
Álvaro Gomes (PC do B): Campeão de assiduidade na ALBA.
Beneficiada pela Lei da Ficha Limpa em um primeiro momento, a ex-senadora Marinor teve mais faltas depois da notícia de que Jader Barbalho (PMDB), segundo mais votado do Pará, foi autorizado pela Justiça a tomar posse, o que aconteceu em 28 de dezembro. Foram sete ausências sem justificativas registradas por ela somente naquele mês.
“Foram realizadas sessões que nem sempre deliberaram sobre assuntos importantes, de interesse do Brasil. Ou é mais importante estar em plenário dizendo ‘sim, senhor’ para os interesses dos macro-empreendedores, enquanto crianças são estupradas e populações indígenas estão precisando de ajuda?”, argumentou a senadora, que esteve às voltas com compromissos como relatora da CPI do Tráfico de Pessoas e em diligências Brasil afora como representante da Comissão de Direitos Humanos do Senado.
Bruno Reis (PRP), assíduo na ALBA.
Por sua vez, Mário Couto esteve ausente em 45 das 126 sessões deliberativas. Líder da Minoria no Senado (PSDB-DEM), o tucano conseguiu abonar 41 dessas faltas, todas sob a chancela “missão oficial”. Quarto mais ausente entre os 93 senadores que exerceram mandato em 2011, Mário Couto participou de 81 sessões de votação.
27 parlamentares faltaram a um terço das sessões
Ao todo, 23 deputados e quatro senadores deixaram de comparecer a um em cada três dias reservados a votação. Justificativas vão de problemas de saúde a atividades partidárias. Não houve um dia sequer em 2011 em que todos os 513 deputados compareceram ao plenário da Câmara
A presença em plenário normalmente é exigida dos parlamentares em apenas três dias da semana. Mesmo assim, levantamento exclusivo do Congresso em Foco sobre a assiduidade no Congresso mostra que 23 deputados e quatro senadores deixaram de comparecer, em 2011, a mais de um terço dos dias reservados a votações – geralmente realizadas às terça e quartas. Uma lista que é liderada por membros de uma mesma família, a do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A deputada mais faltosa foi a mulher do ministro, Nice Lobão (PMDB-MA). E o senador mais faltoso foi o filho e suplente do ministro, Lobão Filho (PMDB-MA). Ambos alegam graves problemas de saúde para suas ausências. Três líderes de partidos ficaram entre os mais ausentes na Câmara em 2011: Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Jovair Arantes (PTB-GO) e Giovanni Queiroz (PDT-PA).
Vereador Mendonça (PC do B),
assíduo em Heliópolis.
Cada um desses deputados deixou de registrar presença em pelo menos 36 dos 107 dias com sessões reservadas a votação, conforme o sistema adotado pela Câmara. No Senado, as faltas são contadas por sessões: os quatro senadores menos assíduos faltaram a mais de 45 das 126 sessões deliberativas.
Em 2011, os 23 deputados e quatro senadores mais ausentes nas votações do Congresso acumularam 1.240 faltas. Quase todas elas foram justificadas e abonadas. Para o trabalhador comum, tantas ausências implicariam desconto líquido e certo no salário, quando não a demissão por justa causa. Mas este não é o caso dos parlamentares. O congressista só perde o mandato se deixar de comparecer a um terço das sessões deliberativas sem justificativa.
Vereadora Ana Dalva (PPS), assídua em Heliópolis.
Das 1.240 faltas acumuladas por esse grupo de congressistas, 1.135 foram justificadas e, por consequência, perdoadas pela Câmara e pelo Senado. Em tese, somente 105 faltas deles resultaram em algum desconto nos subsídios dos parlamentares. Mesmo essas faltas, porém, podem ser revertidas: o parlamentar tem até o último dia de mandato para comprovar as razões de sua ausência. Os motivos apresentados vão de tratamento de saúde, compromissos políticos e partidários, passando por atividades externas de comissões até representação do Congresso em evento externo.
Na Assembleia Legislativa, Fátima Nunes é imbatível
Vereadora Naudinha (PSDB),
campeã de faltas em Heliópolis.
A parlamentar que mais faltou em 2011 na Assembleia Legislativa da Bahia foi a deputada da PT Fátima Nunes. De cada 100 sessões ela faltou a 37. A medalha de prata dos faltosos ficou com o deputado Ângelo Coronel, do PSD, com 35% de faltas. Rogério Andrade, do PSD, e Ronaldo Carletto, do PP, ficaram com 34% de faltas e Claudia Oliveira, também do PSD, ficou na 5ª colocação com 33% de faltas. Do outro lado da lista está Álvaro Gomes (PC do B) como o deputado mais assíduo. Faltou apenas a 2% das sessões. Em segundo lugar ficou Bruno Reis, do PRP, com apenas 3% de faltas.
Em Heliópolis
Na Câmara Municipal de Heliópolis, no ano de 2011, em levantamento extraoficial, quem mais faltou às sessões foi a vereadora Josefa Naudija (PSDB). Dois edis estão na lista dos mais assíduos: o vereador José Mendonça Dantas (PC do B), presidente do Legislativo, e a vereadora Ana Dalva Batista Reis (PPS).
Informações complementares do portal Excelências: Transparência Brasil.

>>>Cheio de Arte: Cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma...

>>>Cheio de Arte: Cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma...: Pesquisa do Instituto Pró-Livro mostra que 71% da população têm fácil acesso a uma biblioteca Edison Veiga e Paulo Saldaña - O Estado de...

Afirmação de ex-ministro cria desconforto ao PT


ANDREA JUBÉ VIANNA – de O ESTADO DE SÃO PAULO
Ex-ministro Luiz Sérgio (PT)
Criou desconforto ao PT a declaração do ex-ministro da Pesca, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), de que houve um "malfeito" na iniciativa da pasta de arrecadar dinheiro para o partido em Santa Catarina de uma empresa contratada pelo governo. A afirmação aumentou as pressões para que o caso seja investigado.
O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR) voltou a defender nesta sexta-feira que o episódio seja investigado pelo Conselho de Ética da Presidência da República. "Um ex-ministro já testemunha afirmando que houve um malfeito. Isso aumenta a responsabilidade do governo no dever de esclarecer os fatos", cobrou o tucano.
Sucessor da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Ministério da Pesca, Luiz Sérgio disse que não é função de ministério arrecadar dinheiro para candidaturas ou para partidos. O comentário Luiz Sérgio sobre a gestão dos antecessores, igualmente petistas, criou desconforto sobretudo porque Ideli Salvatti é coordenadora política do governo.
"Não há porque caracterizar como um malfeito, o ministério não pediu contribuição (para a campanha), foi o PT", afirmou o líder do partido na Câmara, Jilmar Tatto (SP), reforçando argumento do presidente do PT, Rui Falcão. "Além disso, a doação é voluntária", complementou, lembrando que, por essas e outras, o PT defende o financiamento público das campanhas.

>>>Cheio de Arte: Goeth! O filme de Stölzl que narra um pouco da vid...

>>>Cheio de Arte: Goeth! O filme de Stölzl que narra um pouco da vid...: Por : Marcos Rosa  (http://algunsfilmes.blogspot.com.br) “Apenas o amor mantém o mundo unido em sua essência” Goeth “ Enquanto ela f...

Senado paga salários de até R$ 765 mil por ano


Lista de supersalários é encabeçada por ex-secretária-geral da Mesa
De O GLOBO  
RIO - O segundo número da Revista Congresso em Foco, que começou a circular nesta sexta-feira, revela que o Senado chegou a pagar rendimentos brutos de R$ 765 mil à servidora Sarah Abrahão, no período entre julho de 2010 e junho de 2011. De acordo com informações da revista, apenas nesse último mês, os vencimentos da servidora totalizaram R$ 106 mil.
A revista informa que Sarah faz parte da lista de 15 supersalários do Senado e lista os dez maiores salários identificados em auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), além dos rendimentos dos cinco últimos diretores e secretários-gerais do Senado. Todos receberam, em apenas 12 meses, uma remuneração bruta entre R$ 360 mil e R$ 765 mil e embolsaram valores acima do teto constitucional do funcionalismo (R$ 26,7 mil, valor do vencimento de um ministro do Supremo Tribunal Federal ).
Em 2009, de acordo com o TCU, 464 servidores estouraram o limite imposto pela Constituição Federal – na época, de R$ 24,5 mil. Naquele ano, pelo menos um quarto dos 6.816 funcionários efetivos do Congresso recebeu mais do que ganhava um ministro do STF. A matéria revela ainda que há pagamentos acima do teto no Executivo e no Judiciário e que pelo menos 4 mil funcionários possuem remuneração superior ao teto constitucional . O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), estão entre os beneficiários. Segundo a mesma matéria, nos últimos cinco anos, a Câmara e o Senado gastaram R$ 3,3 bilhões apenas com o pagamento de salários acima do teto constitucional e outras irregularidades cometidas na folha de pessoal do Legislativo federal.

DEM vai pedir para Demóstenes Torres deixar o partido


GABRIELA GUERREIRO – de A FOLHA DE SÃO PAULO

Senador Demóstenes Torres (DEM-GO)
A cúpula do DEM vai pedir ao senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que saia do partido antes da abertura de um processo de expulsão. Integrantes do partido em Goiás foram escalados para procurar Demóstenes até segunda-feira e aconselhá-lo a deixar a legenda por conta própria, segundo a Folha apurou. Os novos documentos e gravações envolvendo o nome do senador e o empresário Carlinhos Cachoeira estão sendo considerados gravíssimos pela cúpula do DEM. Os membros da legenda conversaram nesta manhã e concluíram que a permanência do senador nos quadros da legenda ficou insustentável. Publicamente, o partido evita adotar o discurso, mas nos bastidores já trabalha pela saída do senador. A pressão maior pela saída de Demóstenes parte da bancada do DEM na Câmara dos Deputados. Ontem, um grupo de deputados chegou a convocar reunião da Executiva Nacional para discutir o caso na terça, mas o presidente da legenda, senador José Agripino (RN), decidiu cancelar. A ideia de sugerir a Demóstenes a desfiliação por conta própria é evitar o desgaste de um processo de expulsão, que dependeria da ação de um filiado pedindo a abertura deste tipo de procedimento. A desfiliação partindo de Demóstenes seria um enredo parecido ao do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que pediu para deixar o partido antes de ser expulso durante o escândalo de corrupção no Distrito Federal.
SUSPEITAS
De acordo com escutas divulgadas nesta sexta-feira (30) pelo jornal "O Globo", o senador acertou com o empresário ajuda em processo judicial e em projeto de legalização de jogos de azar em tramitação no Congresso. Cachoeira foi preso no dia 29 de fevereiro durante a Operação Monte Carlo, que investiga uma quadrilha que explorava jogos caça-níqueis em Goiás. Nas gravações, Demóstenes também fala com Cachoeira de negócios com a Infraero na época que ele era relator da CPI do Apagão Aéreo. Hoje, a Folha mostrou que investigações da Polícia Federal apontam que o empresário repassou informações sobre apurações contra o seu grupo ao senador. No inquérito a que a Folha teve acesso, o nome de Demóstenes aparece, por exemplo, num relatório da PF sobre um diálogo gravado com autorização judicial no dia 13 de março do ano passado, às 15h37. Nele, conversam Cachoeira e o sargento aposentado da Aeronáutica Idalberto Matias, o Dadá --apontado pela Procuradoria como o principal araponga da quadrilha. Ambos estão presos. De acordo com a PF, eles falavam sobre investigações sigilosas que o grupo sofria à época, quando a Monte Carlo já estava em andamento.
OUTRO LADO
Questionado sobre as gravações da Polícia Federal na Operação Monte Carlo, o advogado de Demóstenes Torres, Antonio Carlos de Almeida Castro, afirmou que elas não têm valor jurídico e são totalmente nulas. Isso porque o senador só poderia ser investigado com autorização do STF. O advogado afirmou não ter tido acesso à íntegra de todos os diálogos interceptados pela PF, mas critica a atuação da polícia. "Como vou fazer interpretação de uma suposta interpretação do que a polícia ouviu?", questionou. Segundo a defesa, caberia ao juiz de primeira instância remeter o caso de Demóstenes ao Supremo logo nos primeiros dias de escutas. A Folha tentou novo contato com o senador nesta sexta-feira, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

>>>Cheio de Arte: "Avenida Brasil", ou Branca de Neve no lixão

>>>Cheio de Arte: "Avenida Brasil", ou Branca de Neve no lixão: Veja o que diz Tony Goes, do F5 do FOLHA.COM, sobre a nova novela da Globo. Rita (Mel Maia) tenta fugir de Carminha (Adriana Esteves)...

Quadrilha violenta é presa por praticar diversos roubos


SSP de Sergipe prende quadrilha violenta envolvida em assaltos no estado. Jovem de Heliópolis está envolvido. Este blog posta esta notícia com certo atraso porque há muitos boatos na cidade envolvendo pessoas de Heliópolis que nunca participaram de nenhum evento deste tipo.
Os presos e os foragidos (foto e arte: ASCOM-SSP-SE)
Em entrevista coletiva, a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe apresentou, na tarde desta quarta feira, 21, integrantes de uma quadrilha que vem atuando na capital e em algumas cidades do interior do estado.
Segundo o delegado Alessandro Vieira, responsável pela 9ª Delegacia Metropolitana, que estava à frente das investigações, os integrantes praticavam roubos quase diariamente e agiam de maneira muito violenta. “Os casos mais violentos foram a tentativa de roubo que aconteceu no estacionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), que deixou um vigilante ferido, e um pai de família, que foi baleado no rosto quando se recusou a entregar imediatamente o carro porque queria retirar seus filhos que estavam no banco de trás do veículo”, conta Alessandro.
O coordenador das Delegacias da Capital, delegado Flávio Albuquerque, informou que a quadrilha roubava pedestres na rua e até grandes estabelecimentos, com roubos totalizando entre R$ 40 e 50 mil. “Com eles, foram apreendidos aparelhos celulares, televisores LCD, aparelhos de som de carros, jogo de roda de carros, além de três armas de calibre 38”, conta Flávio.
Delegado Alessadro Vieira (Foto: portal INFONET)
Alessandro diz que as investigações começaram há 30 dias e as prisões vêm acontecendo desde a segunda-feira, 12. A maioria das prisões foi realizada no bairro Coroa do Meio, onde a quadrilha se reunia para praticar mais crimes. Até o momento, já foram presos cinco homens: Luiz Santos Vasconcelos, conhecido como ‘Luizinho’, Anthony Pacheco Rosário (de Heliópolis – Bahia), o ‘Pança’, Thiago Rodrigues, conhecido como ‘Diabo Loro’, Robson Gomes, o ‘Galego’ e Marcelo Araújo, duas mulheres, Maria das Graças e Maria Raimunda, e dois menores de idade.
Ainda segundo o delegado, os ‘cabeças’ da quadrilha eram Cássio Rodrigo, conhecido como ‘Neguinho’, que ainda está foragido, Luiz Santos Vasconcelos e o cadeirante Thiago Rodrigues, que já respondeu junto à polícia por homicídio, roubo e tráfico de drogas. “Essa quadrilha já atua a pelo menos quatro anos no estado, praticamente todos os 14 integrantes identificados até agora tem passagem pela polícia, e só aqui na capital 22 casos já foram catalogados. A gente tem notícias que eles atuam também na cidade de Barra dos Coqueiros, Pirambu e Lagarto”, conta Vieira.  
Foragidos
A SSP pede a colaboração da população, com denúncias, para conseguir capturar os quatro integrantes que ainda estão foragidos, Thiago Ferreira Santos, de 26 anos, conhecido como ‘Magabinha’, Cássio Rodrigo, o ‘Cássio Neguinho’, de 24 anos, Fabiano Santos, o ‘Biano’, de 21 anos, e Lucas Oliveira Dias, 22 anos. Segundo o delegado, as investigações continuam no sentido de prender o restante da quadrilha.
Informações e fotos do portal INFONET.

Ex-prefeito é assassinado


Diógenes era do PT e seria candidato

Diógenes Oliveira, 61 anos o ex-prefeito da cidade de Castro Alves, 194 km de Salvador, foi assassinado na manhã desta quinta-feira (29), por volta das 7h, com dois tiros na cabeça, em sua residência.
Segundo informações do portal VOZ DA BAHIA, dois homens encapuzados adentraram em sua  casa e dispararam contra o ex-prefeito que teve morte instantânea. Os assassinos fugiram e a polícia fez um cerco na cidade a procura dos elementos. Há pouco o portal informou a prisão dos assassinos do ex-prefeito . Ainda segundo testemunhas, na perseguição dos policiais aos criminosos, o veículo que eles usavam no momento da fuga virou nas proximidades da cidade de Itatim. Após o acidente os três marginais feridos  foram conduzidos para o hospital  de Itatim. De acordo com a PM, após receberem alta, serão encaminhados para a 4ª Coorpin de Santo Antônio de Jesus, pois a população de Castro Alves está muito revoltada e os acusados do crime correm o risco de serem linchados, informou Edilson Magalhães Coordenador da 4º Coorpin.
Diógenes tinha um escritório de contabilidade, era casado e deixa quatro filhos. O ex-prefeito era filiado ao PT e pretendia sair candidato na próxima eleição.  O corpo do político já se encontra no DPT (Departamento de polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus).
Informações do VOZ DA BAHIA e Foto de Antônio Mascarenhas. 

Gêmeos presos em Salvador pedem perdão e maconha ao pai


“Diogo perguntou se o pai ainda o amava, e o pai respondeu que sim. Aí os dois pediram beijo do pai e perguntaram a ele se tinha trazido uma maconhazinha”, contou policial
Florence Perez – do CORREIO
florence.perez@redebahia.com.br
Os gêmeos de Mossoró são muito loucos!
A viagem muito doida dos gêmeos Diego e Diogo Moraes Bezerra, 27, chegou ao fim. Detidos terça-feira fazendo flexões na pista da avenida Paralela, os rapazes de Mossoró (RN) foram liberados da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de madrugada, depois da chegada do pai.
“Diogo perguntou se o pai ainda o amava, e o pai respondeu que sim. Aí os dois pediram beijo do pai e perguntaram a ele se tinha trazido uma maconhazinha”, conta o coordenador de plantão da DFRV, Adimilton Jacarandá. Eles passaram a noite em um hotel.
A dupla é conhecida em Mossoró. Segundo o editor de um jornal local, Márcio Costa, sempre estudaram em colégios particulares.  O pai é dono de uma lanchonete . “Eles ajudam o pai e vivem bem”, diz.
Viagem
Na delegacia, os gêmeos, de sobrenome Moraes Bezerra e 27 anos, disseram que saíram de Mossoró, no Rio Grande do Norte, no domingo à noite, com o carro do pai, um Chevrolet Ágile. A intenção era chegar a Brasília, mas antes deram uma passadinha na Bahia.  “Não é caminho, não?”, questionou Diego. “A gente estava indo para Brasília propor um projeto de lei sobre a legalização da bichinha”, disse Diogo (não confunda). “Bichinha?”, quisemos entender. “A cannabis”, esclareceu o rapaz. “A gente usa maconha desde os 21 anos”, destacou Diogo, que disse ainda que ele e o irmão tocam guitarra, baixo e bateria em uma banda de rock chamada Leões de Minerva e vendem lanches em Mossoró.
Sobre as flexões que fizeram na pista da avenida Paralela, Diogo, o mais desinibido, explicou que tinha visto um homem enfartando e desceram para fazer massagem cardíaca. Já ao serem ouvidos pelo delegado, os dois irmãos disseram que estavam indo para Brasília, onde iriam tocar numa banda e que vieram a Salvador conhecer a Igreja do Senhor do Bonfim, mas antes ainda passaram para conhecer a praia de Imbassaí.
“Na verdade, eles estão aloprados. Tudo indica que por uso de drogas”, disse. “A família estava apavorada. Eles estavam com R$ 6 mil em espécie. A família pediu que eles ficassem na delegacia. Os parentes estão vindo do Rio Grande do Norte para buscá-los”, emendou Borba.
Ainda segundo o delegado, a família disse que eles roubaram o dinheiro e o carro do pai, mas em seguida voltaram atrás e disseram que o pai sabia de tudo. “Vamos fazer um termo circunstanciado, uma ocorrência mais detalhada, já que eles não cometeram nenhum delito grave. Foi uma grande irresponsabilidade. Eles podiam ter causado um acidente”, disse Borba.
“Pedimos o carro a meu pai. Só não pedimos perdão”, explicou Diogo. No veículo, foi encontrada, além do dinheiro, uma “pequena quantidade de maconha”. A dupla ainda fez questão de dizer que não cometeram crime. “Somos duas pessoas santas. Só fazemos trabalhar, fumar nossa maconhazinha e comer e dormir bem”, resumiu Diogo.

Sindicato de Canudos vai bloquear BR 116 na Sexta-Feira


Chê do Sertão - presidente do SINDSPUCAN

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Canudos-Bahia, por meio de sua diretoria, está convocando todos os servidores públicos do município para o ato de bloqueio da BR 116, na próxima sexta-feira, dia 30, como forma de repúdio ao desrespeito sofrido por servidores e toda a população em Canudos. Além das perseguições do prefeito ao movimento sindical, tentando de todas as formas prejudicar o sindicalista Chê do Sertão, presidente do SINDSPUCAN – Sindicato dos Servidores Públicos de Canudos, o município não permite a valorização profissional dos servidores com uma remuneração digna e condições justas de trabalho.
O movimento acontecerá dia 30, sexta-feira, às 7 horas da manhã no entroncamento de Bendengó. Os servidores reivindicam implantação do Regime Jurídico único e Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Canudos com o devido Plano de Carreira para os servidores não professores, fim das perseguições contra funcionários, diálogo social permanente com o Gestor Municipal, respeito aos direitos dos servidores, pagamento de salário ao presidente do Sindicato que está há 17 meses sem receber, reabertura do posto do Banco do Brasil que está fechado há quase dois meses, policiamento e nova frota de viaturas da Polícia Militar, retorno da comarca para a cidade que foi deslocada para Uauá, nomeação de Delegado titular e revitalização do único açude que serve como fonte de consumo para população.

Só os eleitores nos salvarão das trevas


                      Landisvalth Lima

Os leitores deste blogue, alunos, amigos e partidários vivem a me perguntar em que pé estão as negociações para escolha do candidato das oposições em Heliópolis. Acostumados com os tradicionais apoios de políticos, muitos estão inconformados com tanto nome que entra e com tanto nome que sai e não se chega a um bom senso. Aqui vou deixar bem claro: só estou em dúvida entre Ana Dalva ou Gama Neves. Isto porque fizemos um acordo entre PPS, DEM e PR e ficou determinado que quem estivesse em melhores condições populares seria o candidato. E isso só uma pesquisa para definir quem está melhor entre os dois aqui citados.
Para começo de conversa, querem logo saber por que o PMDB não está nesta lista. É simples: Nilda Santana se lançou também candidata e ela é presidenta do partido. Como não houve nenhuma conversa com ela, o PMDB não entra na minha lista. Gama pode até garantir, eu não. Também garantiram que o vice-prefeito, José Guerra, do PT, estaria contra o PC do B. A última notícia que chega à nossa redação é que o ex-companheiro das lutas em defesa do povo de Heliópolis não resistiu a trinta dinheiros e vai continuar na sombra do poder, fato que ainda precisa de confirmação. Deve ter sido mais um pedido de Nossa Senhora aos ouvidos de sua irmã. Caso seja verdade, a candidatura de Zélia Maranduba já era. O único candidato do PT será o vereador Renilson Alves, a vice do PC do B.
O que o eleitor não sabe é que os senhores supostos donos dos votos no antigo regime não querem apoiar nem Ana Dalva nem Gama Neves. Gama ainda conta com o apoio de Ildinho do PSC, esposo da ex-vice-prefeita Santaninha, que até se apresenta como um conciliador e não faz bico doce. Mas o restante quer ver o diabo, mas não apoiam os dois aqui citados. Chegam até a dizer em alto e bom som que odeiam os três, eu incluso. Este blogueiro, Ana Dalva e Gama já fomos os responsáveis até pela prisão de uma pessoa que foi flagrada furtando numa loja, mesmo nós estando 340 quilômetros distantes. Vivem os familiares pelos cantos a dizer aos eleitores que não nos apoia por este fato e se declaram nossos inimigos. É pura bravata. Eles querem transferir para nós os fracassos dos seus objetivos.
Nós éramos pessoas de bem quando os apoiamos. Como nosso trabalho está evoluindo e as pessoas estão reconhecendo, como despontamos para o futuro político do município e como proposta realmente nova para transformar os destinos de Heliópolis e, finalmente, como eles fracassaram nas várias vezes que tiveram no poder, querem que morramos abraçados com eles na velha política do toma-lá-da-cá, no velho discurso do precisamos nos unir para derrubar o adversário e na velha e fracassada ideia de que eles ainda são os donos dos votos. Não vamos cair nesta armadilha. Heliópolis mudou. Esta coisa de pensar que só ganha eleição quem é rico ou quem está do lado dos ricos e da maioria é balela. Vou só dar alguns exemplos: Zé do Sertão venceu D. Vanda quando esta tinha a esmagadora maioria. Aroaldo Barbosa tomou o poder de Zé do Sertão quando não tinha sequer dinheiro para fazer feira e o próprio Zé do Sertão retomou o poder de Aroaldo quando este tinha 9 dos 11 vereadores na Câmara Municipal. Isto só nos ensina uma coisa: é o povo quem decide.
Portanto, este suposto ódio é, na verdade, medo. Os tempos mudam e as práticas continuam as mesmas. Nós estamos com um projeto sério para Heliópolis. Nenhum destes senhores donos dos votos solicitou uma reunião para debatermos os problemas de Heliópolis. Onde estavam eles quando Ana Dalva fiscalizava as contas do Poder Executivo? Alguém prestou solidariedade, ou divulgou artigos na internet, ou ficou indignado, ou usou seu poder ou prestígio para ajudar quando sofremos ataques, ameaças, processos, perseguições? Onde estava o deputado mais poderoso da Bahia? Onde estavam os deputados do PT votados em Heliópolis, que outrora eram paladinos das lutas contra as perseguições aos trabalhadores? Onde estavam as emissoras comunitárias, criadas justamente para defender os desamparados contra os abusos do poder? Eles não estão preocupados com Heliópolis! Estão preocupados em não perder posições. Olham para o seu próprio umbigo. Veem a política ainda, infelizmente, como um negócio.
Se Gama Neves quiser jogar a toalha, que fique à vontade. Ele é dono de sua consciência. Se Ana Dalva quiser desistir, ela que tome sua decisão. Eu, por mim, já está selado tudo. Celso, Aroaldo, Zé do Sertão se juntem e lancem seu candidato. Eu vou votar ou em Ana Dalva ou em Gama. Se eles desistirem, eu saio. Só um motivo muito forte me fará desistir deste projeto. Até porque é o povo quem decide e eu tenho plena consciência que o povo está cansado desse bolodoro todo. Os eleitores mais uma vez terão que mudar para transformar Heliópolis, porque, se depender da maioria dos políticos, tudo ficará no mesmo lugar e continuaremos nas trevas!

Vereadores do PP de Sapeaçu saem no tapa


Praça central de Sapeaçu
     Dois vereadores de Sapeaçu, no nordeste baiano, se desentenderam na manhã desta terça-feira (27), durante uma sessão na Câmara Municipal, e chegaram às vias de fato. O clima teria esquentado após o edil Durval Lago (PP) fazer duras críticas à atual administração e chamar de “ditador” o atual prefeito George Vieira Gois (PP). Na defesa, o vereador da base aliada, Zelino Nascimento Ribeiro (PP), teria criticado a postura do colega e citado o seu pai. “O senhor diz hoje que o prefeito é ditador. Ontem, ele dizia que seu pai era o maior prefeito do mundo”, disse Ribeiro. Lago não teria gostado da citação feita ao seu pai, que já é falecido, e reagiu. “Me respeite seu satanás. Meu pai já morreu, tu não honras teu pai, eu, honro o meu”. Ele levantou, deu um tapa no colega de partido e ameaçou, em seguida, arremessar o pedestal de microfone. Os brigões foram contidos pelos outros vereadores do Legislativo sapeaçuense.
      Informações do Bahia Notícias.

Cartão que oferece parcelamento em 200 vezes inicia operação na Bahia


     Dentro de pouco mais de um mês, o consumidor baiano poderá ter acesso a uma nova bandeira de cartões de crédito que permitirá o parcelamento de compras em até 200 vezes e operará a juros bem mais baixos do que os praticados pelo mercado
          Victor Longo – do CORREIO
              victor.longo@redebahia.com.br
Dentro de pouco mais de um mês, o consumidor baiano poderá ter acesso a uma nova bandeira de cartões de crédito que permitirá o parcelamento de compras em até 200 vezes e operará a juros bem mais baixos do que os praticados pelo mercado. No Sudeste do país, a bandeira brasileira Shopcards já começará a operar em abril. "Estamos fechando parcerias com empresas do varejo de linha branca (geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos grandes), linha marrom (televisores, som e vídeo), além de supermercados e shopping centers", revelou ao CORREIO o vice-presidente da Shopcards, Marcello Gimenez.
O parcelamento vai variar de acordo com a fidelização de clientes aos estabelecimentos que contratarem a bandeira, mas o sistema permite parcelar em até 200 vezes - os prazos mais longos serão concedidos em compras maiores, como, por exemplo, o mobiliário e a decoração de apartamentos novos.
A ideia da empresa é operar com o financiamento de bancos de pequeno e médio portes e firmar parcerias com lojas, supermercados, entre outros, para que o cartão funcione como um "private label", com os nomes das lojas que trabalhem com a bandeira. Para começar a operar, a Shopcards já está em vias de firmar parcerias com pelo menos 15 bancos de todo o país, excluídas instituições financeiras de grande porte,já comprometidas com grandes operadoras de cartão de crédito.
Fidelização
A aposta da Shopcards é investir no aprimoramento da relação entre o comércio e os clientes a partir de uma base de dados que forneça aos lojistas informações mais apuradas acerca das possibilidades, gostos e hábitos de consumo dos compradores - o que possibilitará a concessão de prazos com mais segurança. Além disso, os cartões da bandeira cobrarão anuidade zero para o cliente; o comerciante não precisará pagar pelo aluguel da maquineta e as taxas de administração serão bem mais baixas que as cobradas pelos cartões de crédito existentes hoje no mercado. "Cobra-se de 3,5% a 6% por transação; nós cobraremos 1,5%, no máximo", explicou Gimenez.
Compras
A expectativa é que, com essas facilidades e com a fidelização dos clientes, as lojas ampliem os prazos, de acordo com o valor da compra. “Por exemplo, uma loja de eletrodomésticos que divide em até 10 vezes poderá dividir em até 24 vezes”, diz ele.
A Shopcards não pretende atuar, inicialmente, na venda de veículos ou de imóveis, mas já está negociando contrato com uma empresa do ramo da construção civil, uma incorporadora e arquitetos para possibilitar a compra parcelada da decoração de apartamentos novos.
“Para que o cliente não receba o apartamento vazio como uma casca de ovo, ele poderá negociar direto com a incorporadora a compra da decoração, parcelada de 100 a 200 vezes”. A empresa também deve atuar no ramo da saúde, proporcionando o parcelamento de despesas médicas, odontológicas e estéticas.
O músico Ataualba Meirelles usa cartões de crédito no seu dia a dia, mas considera uma "loucura" parcelar uma compra em tantas vezes. "Isso pode acabar enrolando as pessoas", acredita. Ele elogia, porém, a iniciativa de aproximar os lojistas dos seus clientes.
Dívidas trazem riscos à economia
O economista Luciano Lisboa, da Unifacs, aponta o risco de o excesso de crédito levar a um endividamento ainda maior das famílias brasileiras. “E como temos acompanhado no noticiário, a facilidade do crédito no país tem feito a inadimplência subir”, acrescenta.
Segundo ele, o aumento do endividamento das famílias pode levar, no longo prazo, à queda do consumo, prejudicando o crescimento do país. Mas Lisboa considera que a oferta de crédito com maior parcelamento, com o cartão da Shopcards, pode ser positiva para o consumidor, desde que haja planejamento.
“É importante fazer uma planilha com a receita e os gastos da família”. Ele ainda considera altas as taxas de juros prometidas pela Shopcards, apesar de ainda serem mais baixas que as do mercado. “Em um país com uma taxa de 9,75% ao ano, 5% ao mês ainda é muito alto”.
País tem três cartões para cada habitante
No ano passado, o número de cartões em circulação no Brasil atingiu a marca de 687 milhões por habitante, o equivalente a mais de três cartões por pessoa. Isso representa um aumento de 9% no número de unidades na comparação com 2010.
Segundo Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), houve crescimento de 13% no número de cartões de crédito, de 7% para cartões de débito e 10% para os cartões de rede/loja. A pesquisa mostrou que houve crescimento de 5% no tíquete médio das operações. Ao final de 2011, do total de plásticos em circulação o de débito é o de maior quantidade: 266,3 milhões.
Em seguida, aparecem os cartões de rede de lojas e de crédito, com 247,4 milhões e 173,2 milhões de unidades, respectivamente. O número de transações com débito se igualou ao de cartões de crédito, com 3,4 bilhões cada modalidade. A estimativa é de que as transações de crédito superem as de débito neste ano.

Tuberculose ainda é a 4ª causa de óbito no Brasil


      JULIA BORBA – da FOLHA DE SÃO PAULO

A incidência de tuberculose não recuou na região Norte. De acordo com estudo divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde, esta foi a única área em que o registro de casos se manteve estável. São 45,2 infectados a cada 100 mil habitantes. No Sul e no Centro-Oeste as reduções foram pequenas, de 0,2% e 0,3%, respectivamente, ficando em 33 e 22 casos a cada 100 mil habitantes. No Nordeste a taxa também caiu pouco, passando de 36,9 para 35,9 a cada 100 mil habitantes. O melhor desempenho no controle e tratamento da doença foi verificado na região Sudeste, que passou dos 40,6 casos a cada 100 mil habitantes em 2010 para 37,6 em 2011.
A tuberculose representa a quarta causa de óbito por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com Aids no Brasil. Na última década, o país registrou queda de 15,9% na taxa de incidência de tuberculose. Também em um período de dez anos, a mortalidade reduziu 23,4%. A média atual é de 3 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes no país. Em 2011 foram 4,6 mil mortes devido à doença. Dos 22 países com maior incidência de casos, o Brasil fica na 17ª posição quando se trata do número total de doentes. No entanto, ao considerar a relação entre infectados e a quantidade de habitantes, o país passa a ocupar a 22ª colocação da lista, ficando mais distante dos principais focos do problema. Levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra ainda que mais de 95% das mortes registradas ocorrem em países em desenvolvimento. No mundo, cerca de 6 milhões de casos de tuberculose foram notificados.
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO
Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a campanha de prevenção e para o tratamento precoce vai se intensificar nesse primeiro semestre. Além de campanhas publicitárias voltadas para a população em geral, será lançado um serviço de acompanhamento dos pacientes em tratamento pelo celular. "Enviaremos a todos os pacientes que estiverem sendo medicados uma mensagem, pelo celular, para lembrar da medicação. Isso será feito inicialmente em cinco grandes capitais do país: Florianópolis, Vitoria, Palmas, Aracaju e Brasília", explica. O tratamento da tuberculose é longo, dura em média seis meses. Por isso, há o temor de que parte dos pacientes abandone o tratamento.
A DOENÇA
Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas no ano passado foram registrados 70 mil casos da doença no Brasil. O número, apesar de grande, representa uma redução de 3,54% frente ao resultado de 2010. A doença é mais frequente entre grupos populacionais que vivem em condições precárias de moradia e alimentação e entre pessoas com sistema imune deficiente. Por isso, são tratados com prioridade os moradores de rua, a população carcerária, os indígenas e os portadores de HIV/Aids. A transmissão da tuberculose é feita pelo ar. Quem tem a doença, normalmente, apresenta quadro de tosse por mais de três semanas, acompanhada por febre, suor, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito.

Renato Rocha, ex Legião Urbana, é morador de rua


O sucesso não melhorou a vida de Negrete (Foto: Record)
     O ex-baixista da Legião Urbana, Renato Rocha, é morador de rua há cinco anos. Em entrevista concedida ao Domingo Espetacular, da Rede Record, o antigo astro não lembra o 'Negrete', como era apelidado na época áurea do grupo. Como foi parar nas ruas, Renato não sabe precisar, mas assume os excessos no uso de álcool e outras drogas mais pesadas. O ex-baixista fez parte da formação original do grupo e participou dos três primeiros discos: 'Legião Urbana' (1985), 'Dois' (1986) e 'Que País É Este' (1987). Mas o uso de entorpecentes e o comportamento rebelde culminaram em sua expulsão da banda. Na época, Dado Villa-Lobos explicou, em entrevista, os motivos que fizeram Renato Russo tomar essa decisão. "Basicamente ele saiu porque era muito louco. Ele perdia um voo aqui, um ensaio ali, até que chegou um dia que a gente disse 'chega' e ele teve que sair", contou. Na reportagem, Renato falou apenas que os integrantes da Legião não eram amigos, muito menos unidos. Nas ruas, o músico sobrevive apenas com o dinheiro pago pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). "Como é que pode um disco vender mais de 12 milhões de cópias e eu ficar na rua?". De acordo com informações do Ecad, nos últimos dez anos, ele recebeu R$109.953,53, cerca de R$916 ao mês.
     Informações do Bahia Notícias.

Gama Neves e comitiva visitam o Capitólio e a Casa Branca

Gama e o Capitólio
   O pré-candidato do Democratas a prefeito de Heliópolis, Gama Neves, como não poderia deixar de ser, visitou dois pontos importantes de Washington: o Capitólio e a Casa Branca. Atendendo a solicitação do Landisvalth Blog de nos manter informado sobre o evento, Gama Neves nos envia as fotos com ele e a comitiva. O programa é uma realização conjunta do Democratas, através da sua Fundação Liberdade e Cidadania, e da Universidade George Washington, e visa à obtenção de informações sobre experiências administrativas municipais americanas e sobre técnicas de campanhas eleitorais. Gama retorna dia 29 e vai encontrar muitos problemas em Heliópolis causados pelos famosos financiadores de campanha, os de sempre, que não querem processo político sério. As fotos foram enviadas por Larrissa Freitas, da assessoria de imprensa do Democratas. (Obs. dê um clique nas fotos para ampliá-las)


Grupo em frente á Casa Branca
O grupo "Cerejeiras" numa pose para a posteridade
     

Tucano: Moradores interditam BR 116


Moradores exigem construção de trevo na BR 116
     Moradores de Tucano interditaram na tarde deste sábado (25) a BR-116/Norte, próximo ao entroncamento de acesso a BR-410, sentido Ribeira do Pombal, e a BA -042, que liga o município do nordeste baiano ao distrito de Caldas do Jorro. O objetivo da manifestação, de acordo com informações do site Gil Santos, foi chamar a atenção das autoridades para o grande número de acidentes que tem ocorrido com frequência no trecho.
Policial rodoviário negocia com manifestantes
     Os manifestantes exigem a construção de um trevo e redutores de velocidades no local. Na última quinta-feira (22), a professora Iriene Marinho Pimentel, de 50 anos, morreu atropelada por um veículo quanto retornava para sua casa em Caldas do Jorro. A docente, que pilotava uma motocicleta, foi atingida quando atravessava a rodovia federal para seguir pela BA-042. Segundo testemunhas, o veículo estava em alta velocidade.
     Durante as negociações, que só foram encerradas no início da noite, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi informado sobre o caso e prometeu enviar prepostos ao local nesta segunda (26). Ainda segundo o portal, os manifestantes prometeram bloquear novamente o trecho caso nenhuma providência seja tomada.
     Informações: Bahia Notícias. Fotos: Gil Santos.