Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

OMS: uma em cada cinco meninas fica grávida até os 18 anos


                Agência Brasil
Anualmente, 16 milhões de adolescentes, entre 15 e 19 anos, dão a luz um bebê
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o grande número de mães adolescentes em todo o mundo, na véspera das comemorações pelo Dia das Mães. Calcula-se que uma em cada cinco meninas fica grávida até os 18 anos. Anualmente, 16 milhões de adolescentes, entre 15 e 19 anos, dão a luz um bebê. Em muitos locais do mundo, as mulheres são pressionadas a casar-se e ter filhos com pouca idade, o que justifica os altos índices de gravidez na adolescência. Nos países pobres, mais de 30% das jovens casam-se antes de completar 18 anos. A pouca escolaridade também contribui para a gravidez precoce. “As taxas de gestação entre mulheres com menos estudo é maior em comparação à das mulheres com mais anos de educação”, diz comunicado da OMS.
De acordo com a organização, muitas adolescentes não sabem como evitar uma gravidez ou não têm acesso aos métodos contraceptivos. Outra preocupação é quanto aos problemas de saúde provocados por uma gestação na adolescência. Complicações na gravidez e no parto são a primeira causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos em países pobres.
“Ter bebês durante a adolescência traz sérias consequências para a saúde da garota e da criança, especialmente em locais onde os sistemas de saúde são deficientes. Em alguns países, as adolescentes recebem menos cuidados durante e depois do parto em comparação às adultas”. As garotas também se sujeitam mais a abortos ilegais. Cerca de 3 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos fazem abortos inseguros todos os anos.
Informações do jornal A TARDE.

Hitler amava Wagner!


Um video postado no Youtube é a nova sensação da internet. Usando uma das cenas mais marcantes do filme A Queda: As últimas horas de Hitler, dirigido por Oliver Hirschbiegel, produção alemã de 2004, estrelado por Bruno Ganz (Adolf Hitler), Juliane Köhler (Eva Braun) e Alexandra Maria Lara (Traudl Junge), o vídeo traz legendas rotulando o que estaria por traz da não disposição do governo em não negociar com os professores. É uma divertida comédia, mas, eliminando o riso, não deixa de ser um cruel retrato da nossa velha e combalida Bahia. Vejam o vídeo HITLER AMAVA WAGNER: O FILME e, se puder, sorria!

Colaboraram: Aroari Coelho e Gilberto Jacob.

>>>Cheio de Arte: Criado o dia nacional da MPB em homenagem a Chiqui...

>>>Cheio de Arte: Criado o dia nacional da MPB em homenagem a Chiqui...: 17 de outubro foi escolhido por ser o dia do nascimento da pianista e regente Chiquinha Gonzaga Chiquinha Gonzaga aos 17 anos A pres...

Greve dos professores: APLB entra com ação no STF


Rui Oliveira, presidente da APLB
Foto:
José Marques / Bahia Notícias 

Um mês após o início da greve dos professores, o impasse entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e o governo do Estado ganha um novo capítulo nesta sexta-feira (11), 24h depois de o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, entrar em campo para tentar desatar o nó. Em audiências distintas na residência episcopal, no bairro da Federação, em Salvador, o religioso se encontrou com o secretário estadual do setor, Osvaldo Barreto, e membros da entidade de classe – que o entregaram um documento com as reivindicações – e prometeu intermediar a situação. Nada de concreto foi firmado. Em entrevista ao Bahia Notícias, o titular da SEC pontuou o enfraquecimento do movimento, já que, segundo ele, 600 das 1.413 escolas da rede já retomaram o pleno funcionamento. “Coloquei ele a par do problema e pedi apoio no processo, no sentido de convencer os professores a retornarem ao trabalho. Eu torço e acho que a entrada de Dom Murilo, como maior representante da Igreja [Católica] aqui, colabore com a volta às aulas. Nós queremos restabelecer o diálogo, mas o governo só vai conversar com eles com o fim da greve. O governo está cumprindo tudo o que está estabelecido em lei. Não temos nada mais para oferecer”, avisou Barreto, em entrevista ao Bahia Notícias.
O entendimento não é o mesmo do presidente da entidade de classe, Rui Oliveira, que desembarcou na noite desta quinta (10) em Brasília com duas missões que poderão agravar ainda mais o imbróglio. Ele participará, às 11h, de uma reunião no Ministério da Educação para explicar o motivo da extensa paralisação e apresentar denúncia contra o Executivo baiano. Logo depois, vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a aprovação, no mês passado, dos projetos de lei que instituíram reajustes salariais de 3%, em 2013, e 4%, até 2014, para a categoria. De acordo com Oliveira, o governo agregou gratificações trabalhistas na norma para atingir o piso nacional. “A lei do piso é clara. Para se atingir o valor mínimo de R$ 1451, não é permitida a inclusão de vantagens. Isso podia até 2009. Acontece que o governo não fez antes e fez agora. Isso é ilegal e inconstitucional. Nós queremos, com a Adin, que o governo federal faça uma intervenção”, argumentou o sindicalista, que integra o Conselho Federal do Fundeb. Nesta quinta, os docentes decidiram continuar de braços cruzados e manter a ocupação da Assembleia Legislativa. Até a próxima terça (15), quando o grupo volta a discutir os rumos da mobilização, novas ações, como a entrega de rosas em homenagem ao Dia das Mães, estão previstas.
Informações do Bahia Notícias.

Lista de citados em grampos de Cachoeira tem 82 nomes


ANDREZA MATAIS e RUBENS VALENTE – da FOLHA.COM
Em depoimento sigiloso à CPI do Cachoeira, o delegado Matheus Mela Rodrigues, que coordenou a Operação Monte Carlo, citou uma lista com 82 nomes que tiveram relações ou foram apenas citados em conversas de Carlos Augusto Ramos, O Carlinhos Cachoeira. A lista inclui os nomes de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), de governadores, senadores, deputados federais, prefeitos e até mesmo da presidente Dilma Rousseff.
O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), fez um apelo aos parlamentares para que não comentassem com a imprensa os nomes da lista, uma vez que o fato de estarem citados em conversas do grupo não significa que tenham envolvimento com o esquema de Cachoeira. Os nomes podem ter sido usados pelo grupo do contraventor sem conhecimento dos citados. Na lista faltam nomes de pessoas que já foram citadas em gravações que vazaram, como do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por exemplo, citado em áudios da operação Monte Carlo.
O delegado cuidou da Operação Monte Carlo, deflagrada em novembro de 2010 e que resultou na prisão de Carlinhos Cachoeira e membros de seu grupo em fevereiro deste ano. Os 82 nomes citados se referem a esta operação, e não à Vegas, ação policial semelhante encerrada em 2009.
A Folha teve acesso a lista dos nomes citados pelo delegado. Constam três ministros do STF, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Dias Toffoli; dos governadores Antonio Anastasia (PSDB-MG), Marconi Perillo (PSDB-GO), Beto Richa (PSDB-PR) e Agnelo Queiroz (PT-DF). O nome do presidente do Senado, José Sarney também está na lista. A CPI mista no Congresso investiga as relações do grupo de Cachoeira com agentes públicos e privados.
Veja lista que a Folha conseguiu identificar de deputados federais, senadores, ministros e governadores citados na lista por odem alfabética: Senador Aécio Neves (PSDB-MG) - Deputado distrital do DF Agaciel Maia (PTC-DF) - Governador Agnelo Queiroz (PT-DF) - Presidente DEM-DF Alberto Fraga - Secretário de Indústria e Comércio de Goiás Alexandre Baldy - Governador de Minas Gerais Antonio Anastasia - Suplente de senador Ataides de Oliveira - Procurador-geral da Justica de Goiás Benedito Torres - Governador do Paraná Beto Richa (PSDB) - Senador Blairo Maggi (PR-MT) - Senador Demostenes Torres (sem partito-DF) - Diretor da Delta Carlos Pacheco - Diretor Regional da Delta no Centro-Oeste Claudio Abreu - Jornalista Claudio Humberto - Ex-chefe de gabinete de Agnelo Queiroz Claudio Monteiro - Ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Toffoli - Presidente Dilma Rousseff - Ex-presidente do Detran de Goiás Edivaldo Cardoso - Ex-senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) - Ex-chefe de gabinete do governo de Goiás Eliane Pinheiro - Vereador de Goiânia Elias Vaz (PSOL) - Secretário Estadual de Comunicação de Santa Catarina Ênio Branco - Dono da construtora Delta Fernando Cavendish - Vereador de Anápolis Fernando Cunha - Presidente da Caesb Fernando Leite - Prefeito de Águas Lindas (GO) Geraldo Messias (PP) - Prefeito de Nerópolis (GO) Gil Tavares (PTB) - Deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR) - Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes - Diretor da Delta na região Sul e em São Paulo Heraldo Puccini - Policial Militar, assessor do senador Demóstenes, Hrillner Ananias - Presidente da Agetop Jayme Rincon - Ex-sub-secretário de Esportes do DF João Carlos Feitosa, o Zunga - Secretário de Segurança de Goiás João Furtado - Jornalista João Unes - Diretor do Serviço de Limpeza Urbana do DF João Monteiro Neto - Jornalista Jorge Cajuru - Prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela (PMDB) - Deputado federal Sandes Junior (PP-GO) - Senador Jose Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado - Vice-governador de Goiás José Eliton (DEM) - Desembargador do TRT de Goiás Julio Cesar Brito - Deputado federal Jovair Arantes (PP-GO) - Deputado federal Leonardo Vilela (PMDB-GO) - Presidente do PRTB Levy Fidelis - Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux - Governador Marconi Perillo (PSDB-GO) - Deputado federal Marcos Monti (DEM-MG) - Jornalista Mino Pedrosa - Diretor da Anvisa Norberto Rech - Jornalista Policarpo Jr, da revista Veja - Deputado federal Protogenes Queiroz (PC do B-SP) - Deputado distrital do DF Raad Massouh (PPL) - Secretário de Segurança do Paraná Reinaldo Sobrinho - Deputado federal Stephan Necessian (PPS-RJ) - Jornalista Renato Alves - Ex-procurador-geral do Estado de Goiás Ronald Bicca - Vereador em Goiânia Santana Gomes - Vice-governador do DF Tadeu Fillipeli (PMDB-DF) - Vereador em Anápolis Wesley Silva - Secretário de infra-estrutura de Goiás Wilder Morais - Ex-comandante da PM de Goiás Carlos Antonio Elias - Ex-governador de Tocantis Marcelo Miranda (PMDB) - Prefeito de Anápolis Antonio Gomide (PT) e o ex-vereador de Goiania e apontado como braço político do grupo de Cachoeira, Wladimir Garcêz.
O infográfico é do portal ContextoLivre.

Paralisação dos professores continua e mães receberão flores


Os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve da categoria, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (10), 30º dia de paralisação na Bahia. O movimento será mantido pelo menos até a próxima terça (15), quando os docentes voltam a se reunir para discutir os rumos do movimento. Até lá, no entanto, os grevistas têm uma agenda cheia pela frente. Na noite desta quinta e no próximo domingo (13), os docentes farão um panfletaço no Estádio de Pituaçu, em Salvador, que será palco da partida do Esporte Clube Bahia contra a Portuguesa, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e do clássico BA-VI, que vale o título do campeonato baiano. Já no sábado (12), a partir das 10h, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) promove um ato simbólico em homenagem ao Dia das Mães. “Vamos distribuir rosas para chamar a atenção para a situação das professoras que tiveram os salários cortados e vão passar o dia das Mães sem dinheiro”, contou o presidente da entidade, Rui Oliveira, que viaja esta noite para Brasília onde participa de uma reunião na sede do Ministério da Educação (MEC). Antes disso, ele participa de um encontro com o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que tentará mediar as negociações entre professores e o governo do Estado.
Informações do Bahia Notícias.

Professores de Heliópolis confirmam continuação da greve


Professores em Salvador engrossam movimento

     Os professores da rede estadual de ensino lotados no Colégio Estadual José Dantas de Souza fizeram movimentação hoje todo o dia para alertar a população da continuidade do movimento grevista. É que a direção do colégio estadual convocou os alunos para retornarem às aulas alegando que os professores contratados (REDA e PST) dariam aulas. Muitos estudantes chegaram a pensar que os professores efetivos haviam desistido do movimento paredista. Hoje pela manhã, os professores foram em sala pedir apoio mais uma vez aos estudantes. O professor Gilberto Jacó disse que os professores estão sendo desrespeitados. “O médico, o engenheiro, o deputado e até o governador passaram pelo professor e hoje nem um acordo firmado querem cumprir!”, afirmou. Pela tarde, os professores saíram com um carro de som pelas ruas da cidade explicando à população as razões da continuação da greve.
     Passeata em Salvador
Os professores da rede estadual de ensino, em greve desde o dia 11 de abril, realizam uma passeata na manhã desta quarta-feira (9), no centro da capital baiana. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), os grevistas saíram do Campo Grande e caminham em direção à Praça Thomé de Souza, onde devem realizar um protesto. Informações da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) indicam que a passeata deixa o fluxo de veículos lento na região e a recomendação é a de que os motoristas evitem, se possível, o trecho percorrido pelos manifestantes. Nesta quinta (10), os professores farão uma nova assembleia para avaliar o movimento e decidir se a paralisação continua ou não na Bahia.
      Encontro em Feira de Santana
Um encontro ocorrido nesta terça-feira (8) entre deputados da base do governo Jaques Wagner e representantes do Sindicato dos Professores de Feira de Santana (APLB-Feira) terminou sem nenhum avanço. Estiveram presentes o líder da bancada governista, deputado Zé Neto (PT), além dos parlamentares Gildásio Penedo (PSD) e Sidelvan Nóbrega (PRB). Pelo lado da entidade de classe, foram o diretor da APLB-Feira, Germano Barreto Gois, a vice-diretora, Iara Figueiredo, e as integrantes da diretoria, Irma Teixeira e Marlede Oliveira. “Nós ainda não avançamos para a retomada da negociação, mas continuamos a dialogar e algumas coisas que foram colocadas na reunião podem ser apreciadas do ponto de vista das possibilidades do governo. Da conversa de hoje, vou levar o que foi debatido aos secretários de governo ligados ao tema e daqui até quinta-feira vamos ver se encontraremos alguma luz”, declarou Zé Neto.
      Acampamento na AL-BA
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PDT), não pretende lidar com os professores grevistas que acampam na Casa da mesma forma que agiu no caso da ocupação dos policiais militares, quando foi criticado por acionar o Exército para retirar os manifestantes do local. “Seria uma coisa inusitada, absurda, botar a polícia para tirá-los. Enquanto eles não estiverem criando problemas para o funcionamento da Casa, vou mantê-los aqui porque essa é a casa do povo”, assegurou, em entrevista ao jornalista Samuel Celestino, durante o programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM 102.5, nesta quarta-feira (9). O parlamentar enxerga claras diferenças entre os movimentos dos PMs grevistas, “que passeavam armados pela Assembleia”, e dos docentes da rede estadual de ensino, acampados no salão Deputado Nestor Duarte. Nilo revela que fez apenas dois pedidos aos trabalhadores da educação – a retirada dos carros de som, “que estavam incomodando os funcionários”, e das cruzes com as fotos dos deputados, um protesto contra os parlamentares que votaram a favor do projeto de lei que reajusta os salários da categoria em 3%, em 2013, e 4%, até 2014. “Sair do plenário e ver uma cruz com sua foto? Não dá. Salvo engano, eu estou vivo, graças a Deus”, brincou. As duas solicitações foram atendidas pelo comando de greve, que, para prezar pela política da boa vizinhança, passou também a realizar os seus encontros fora das dependências da AL-BA.
     Com informações complementares do Bahia Notícias.

Faculdades federais aprovam mais no Exame da OAB


           Universidade Federal de Sergipe está entre as vinte melhores. UFBA está fora da lista top.
           Por Marília Scriboni - do Consultor Jurídico
Das 20 instituições do ensino do Direito que, em termos relativos, mais aprovaram no VI Exame de Ordem Unificado, 13 são federais. A lista divulgada nesta terça-feira (8/5) mostra que a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) foi a que apresentou a melhor relação entre candidatos presentes e aprovados, com um índice de 86,27%. Participaram da prova 102 candidatos, e foram aprovados 88.
Ainda de acordo com o ranking, ocupam as quatro próximas colocações a Universidade Federal da Paraíba (84,48%), Fundação Universidade Federal de Viçosa (80%), Universidade Federal de Goiás (79,69%) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (79,31%).
As universidades públicas, por aproveitamento, ocupam 19 dos primeiros 20 lugares. A FGV do Rio foi a única instituição privada a entrar na lista das 20 melhores.
A única das instituições que inscreveu mais de 200 alunos na prova e que aparece na lista das 20 com melhor índice é a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo. A faculdade das Arcadas ocupa o 12º lugar na lista, com 273 bacharéis presentes e 203 aprovadas, obtendo um índice de aprovação de 73,02%. A unidade do interior da USP, de Ribeirão Preto, ficou na frente, com 22 inscritos e 17 aprovados — o índice de aprovação foi de 77,27%.
Minas Gerais é o estado que aparece mais vezes no ranking das 20, com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UJFJ), a Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 76,55% de aprovação, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com 69,09%.
São seis as faculdades de Direito do Nordeste que aparecem na lista: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 77,5% de aprovação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 77,46%, Universidade Federal do Acre (UFAC), com 73,08%, Universidade Federal de Sergipe (UFS), com 70,83%, e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com 69,57%.
A Escola de Direito do Rio de Janeiro é a única instituição privada que aparece na lista, com 39 alunos presentes no dia da prova e 29 aprovados, com um índice de sucesso de 74,36%.
Números absolutos
A Universidade Paulista (Unip) foi a que mais inscreveu candidatos: 4111. Desses, foram aprovados 470, ou 13%. Com isso, a instituição conquistou o terceiro lugar na lista das faculdades que mais aprovaram, em números absolutos. A instituição que mais aprovou bacharéis, em números absolutos, é a Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Prestaram o Exame de Ordem 3011 alunos, dos quais 550 foram aprovados, ou 18%.
A segunda instituição que mais aprovou estudantes, atrás da Estácio, foi a PUC-Minas. Dos 1340 bacharéis, 533 foram aprovados, o que equivale a 39%. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, teve 49,39% de seus alunos aprovados — dos 733 bacharéis que prestaram a prova, 362 passaram na segunda fase. Com isso, a faculdade fica em quarto lugar, em termos absolutos.

O ranking completo de todas as instituições de ensino pode ser acessado aqui.

Secretário não vai mais à Assembleia Legislativa


Kelly Magalhães (PCdoB) salvando o governo

     A deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB) acatou o pedido de anulação, no fim da tarde desta terça-feira (8), do convite expedido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia, a qual preside, para que o secretário Osvaldo Barreto comparecesse à Casa para prestar esclarecimentos sobre os gastos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais (Fundeb). Em contato com o Bahia Notícias, a parlamentar revelou que o pedido de cancelamento foi solicitado pelo presidente Marcelo Nilo (PDT), após súplica do líder do governo, Zé Neto (PT). Ela explicou que “houve um equívoco” na contabilização do voto de Carlos Geilson (PTN), que é suplente do colegiado, e, ao contrário do que foi propagado pelo oposicionista Bruno Reis (PRP), “em nenhum momento houve aprovação de um requerimento de convocação”. “O que foi protocolado foi um convite, que não obriga o comparecimento do secretário. Toda vez que o convidamos, ele foi muito solícito. Não estamos [PCdoB] em confronto com o secretário ou com o governo”, justificou a comunista, que, no mês passado, não endossou os projetos emitidos pelo Executivo para a concessão do aumento salarial dos professores, que contestam os índices. O PCdoB é o partido que comanda a APLB, sindicato da categoria que segue há 27 dias em greve. O fato nos mostra algo curioso: há algo a esconder? Por que o secretário não aceitou o convite? Estão com medo de alguma coisa? O governo do PT não é transparente? Estão querendo esconder dados que comprovam ter condições o governo de dar o aumento de 22,22%?
      Informações complementares do Bahia Notícias.

Heliópolis tomada pela Dengue


Além dos problemas vividos com a seca, com o aumento da violência e do descaso das autoridades, o mosquito da Dengue também quer sacrificar Heliópolis. Já é quase uma epidemia. O que se vê pela cidade é gente se queixando dos mesmos sintomas: dor de cabeça, diarreia, boca amargando, falta de apetite, febre e manchas pelo corpo. A mais recente vítima foi a vereadora Ana Dalva (PPS). “A verdade é que o povo está só. Não vejo os Agentes de Endemias ou os Agentes de Saúde fazendo um trabalho a contento e sei que não é por culpa deles. A saúde em Heliópolis está um caos!”, afirma a vereadora. Como sempre, só tomarão providências quando houver vítimas fatais.
Longe daqui, a vítima mais recente foi uma menina de nove anos, que morreu no dia 23 de abril em Itabuna, no Sul da Bahia. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou nesta terça-feira (8) a morte de uma menina de 9 anos, vítima de dengue hemorrágica. A criança, de iniciais A.B., foi internada com sintomas da doença no município de Itabuna, no Sul baiano, e morreu no dia 23 de abril. Ainda de acordo com a Sesab, esta é a 11ª morte por dengue hemorrágica registrada no estado em 2012. Até o momento, foram notificados duas vítimas fatais da doença na capital baiana e mais duas mortes em Camaçari, Jacobina e Jequié. Uma morte também foi registrada pelo órgão estadual em Conceição do Jacuípe e em Guanambi.
Entre as vítimas está o médico Igor Caldas Portos, 31 anos, que trabalhava em um hospital e clínicas de Jacobina. Ele morreu vítima da doença no dia 21 de fevereiro. Igor  chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Rafael, em Salvador, mas não resistiu e morreu. Tudo isso parece indicar que as pessoas estão esquecidas de fazer a sua parte, o que piora a situação. Se ficarem aguardando as autoridades municipais, é disso para pior.
Universidade do Sertão
Com o objetivo de democratizar o ensino superior em prol do desenvolvimento sustentável do sertão nordestino, o Grupo Idealizador da Universidade do Sertão entregou, no último dia 5, ao Governador Jacques Wagner e ao Senador Walter Pinheiro, documento com pedido de apoio à implantação da referida universidade. No documento, o grupo diz que “busca esse grupo soluções passíveis para contribuir com a melhoria da educação, a qual se torna mais necessária em nosso território, portanto, elevar o índice educacional do povo nordestino tem sido o objetivo primordial desses cidadãos que acreditam para que haja de fato desenvolvimento sócio econômico, cultural, há de se investir na base intelectual do indivíduo, para tanto, vem desenvolvendo ações positivas no sentido de viabilizar a realização desse projeto, como a elaboração de proposta indicativa a ser entregue ao Poder Executivo Federal.” Representaram o grupo Maria de Jesus Andrade, Gilmar Santos, Herivaldo Alves Moreira, Josoaldo Cardoso de Santana, Noedsom Alves da Cruz Lima, Enoque Xavier da Silva e Washington Andrade Matos.
Reunião das oposições em Heliópolis
Tem gente que jura que não ouviu falar nada, mas já há uma reunião marcada para a tão esperada reunião das oposições em Heliópolis. Pode não dar em nada, mas o presidente do PTN, Tiago Andrade, está perdendo noites para reunir todos e fazer uma colcha de retalhos. Ainda não está confirmado o local, mas a reunião está marcada. O que se sabe é que ela seria feita nesta Terça-feira, mas Gama Neves adoeceu e não confirmou presença. Ana Dalva, também doente, disse que iria, até porque não repousou em nenhum momento. Ficou então para dia 14 de maio. De concreto há o acordo entre Ana Dalva e Gama Neves e mais três candidaturas: Zélia, Zé do Sertão e Adilson Barbosa. Será que dessa mistura química sai o remédio de que Heliópolis tanto precisa? Certo é que há meia dúzia, não mais que isso, de torcedores da tese das três candidaturas. Aguardemos!
Amém, Excelência!
Mais uma vez a Câmara de Vereadores de Heliópolis mostrou que nada mudou no Reino do Faz de Conta da terra de Canaã. Mesmo sabendo da seca, da Dengue, dos desvios, dos embargos, das obras inacabadas etc.... Votaram a favor do projeto das contratações. A vereadora Ana Dalva apresentou declaração de voto mostrando a inconstitucionalidade do Projeto e os vereadores não estavam nem lá. Foram 6 votos a 2. Gaminha, Renilson, Claudivan, Clóvis, Valdelício e Giomar foram pela aprovação. Só Ana Dalva e a vereadora Naudinha votaram contra. Ana Dalva deve entrar na Justiça contra a decisão da casa.
Festa de São Pedro
Cresce o debate em torno da não realização da Festa de São Pedro, já que Heliópolis está entre os municípios que devem receber recursos para combater os efeitos da estiagem e uma das exigências da Procuradoria é o comedimento de despesas. É fato: a Festa só não será realizada se for imposição superior. Ainda está longe o dia em que a maioria dos agentes públicos daqui administre com consciência social, colocando o ser humano em primeiro lugar! Então nesse dia verei que nossa luta valeu a pena!

Assembleia Legislativa convoca Secretário de Educação


Bruno Reis (PRP) - foto: Tiago Melo

    Deputados estaduais de oposição conseguiram aprovar na manhã desta terça-feira (8) um requerimento, de autoria do parlamentar Bruno Reis (PRP), para que o secretário de Educação, Osvaldo Barreto, vá à Assembleia Legislativa da Bahia dar explicações sobre os gastos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “O secretário vai ter de vir e abrir as contas do Fundeb, esta verdadeira caixa-preta. Só assim nós vamos saber, efetivamente, se há recursos disponíveis ou não para o governo cumprir o acordo acertado com os professores”, declarou Reis, que é vice-líder da minoria na Casa. Marcado pela greve dos professores estaduais, o atual momento foi considerado ideal pelo parlamentar para que o titular da Educação apresente as contas do Fundeb. A aprovação do requerimento foi considerada um “cochilo” dos deputados governistas, já que a base conta com maioria absoluta no Legislativo baiano.
      Informações do Bahia Notícias.

Ana Dalva News: Ana Dalva diz que prefeito quer mais contratações ...

Ana Dalva News: Ana Dalva diz que prefeito quer mais contratações ...: Com o pretexto de adequar a norma municipal à regra contida na Constituição Federal, o prefeito Municipal de Heliópolis quer usar sua ma...

Professores: Categoria resiste e greve continua


     Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 7 de maio, os trabalhadores em educação da rede estadual decidiram continuar com a greve iniciada em 11 de abril. E manter a ocupação na Assembleia Legislativa, iniciada em 18 de abril. A categoria decidiu ainda que fará uma grande passeata na quarta-feira, 9 de maio, saindo do Campo Grande à Praça Municipal, às 9 horas. Estarão presentes representantes da capital e do interior.
     A assembleia decidiu ainda a realização de reuniões das zonais na tarde desta segunda-feira. Também será feita uma reunião de representantes das centrais e do comando de greve. Desta reunião sairá um documento a ser entregue ao Ministério Público e ao arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Kruger, solicitando a intervenção de ambos no convencimento ao governo estadual para que reabra as negociações. O governo, apesar do governador Jaques Wagner e de seus secretários falarem à imprensa o contrário, não sinalizou desde o início da greve com a possibilidade negociação. A categoria decidiu ainda que, dentro do possível, vai colaborar com os municípios que mais sofrem com a seca, realizando em mutirão com outros sindicatos o envio de carros-pipa.
     A APLB informou ainda que entrou com um Mandato de Segurança para obrigar a Secretaria da Educação a liberar os salários retidos no último mês. Também foi informado que haverá uma audiência com o Ministro da Educação na próxima sexta-feira em Brasília e que todas as ações jurídicas estão sendo tomadas para reverter o quadro de ilegalidade do movimento. A boa notícia vem do estado do Piauí. Lá, os professores estão em greve há 70 dias e o governo sinalizou com a concordância em pagar os 22,22%. Os professores de lá farão assembleia para analisar a proposta. Aqui, já foram completados 27 dias de paralisação. Espera-se que o ex-sindicalista, agora governador, não deixe chegar a um nível destes para cumprir o acordo feito com a categoria.
     O SINTE-PI, sindicato dos professores de lá, manteve acampados os professores ao lado do Palácio do Governo em Teresina. O Governo, depois de novas audiências, resolve apresentar, para a categoria, através da presença da CNTE e do SINTE-PI, uma proposta do pagamento dos 22,23% linear, para todas as classes, a resolução de todas as transposições existentes, a implementação do vale-transporte no contracheque, pagamento retroativo do piso para as classes A e B, a criação de uma gratificação de incentivo baseada na evolução dos índices escolares e a criação de uma comissão que irá elaborar toda a reformulação do Plano de Carreira e Vencimento. Lá, na terra de Torquato Neto, há significativos avanços. Aqui, o governo do PT tenta vencer os professores pelo cansaço.
     Com informações complementares do portal da APLB-Sindicato.

Prefeito corta verba de hospital e paga 350 mil a Chiclete com Banana


Santa Casa da Misericórdia em Cachoeira
(foto: Tito Garcez)

     A Prefeitura Municipal de Cachoeira divulgou a grade de programação do São João da cidade. Entre as atrações, a banda Chiclete com Banana, que se apresenta no dia 25 de junho. Não seria nada de outro mundo, não fosse o cachê cobrado pelo grupo liderado por Bell Marques: a bagatela de R$ 350 mil. Não chamaria tanto a atenção - já que o Chiclete se apresentará em muitas outras cidades do interior - se a prefeitura, cuja gestão é do prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira (PMDB), não tivesse cortado a verba mensal destinada ao Hospital Santa Casa, equivalente a R$ 12 mil. De acordo com a Coluna Tempo Presente, do Jornal A Tarde, moradores encontraram a solução para que o hospital "pule essa fogueira". A população mobiliza uma campanha para que Bell Marques doe o valor de quatro minutos de sua apresentação (equivalente a R$ 11.668) para a Santa Casa. Justo!
     Informações do Bahia Notícias.

Professores pedem a Wagner em Cícero Dantas que cumpra acordo com a categoria


     O governador disse que o aumento de 22,22% é irreal e se pagar esse valor vai onerar os cofres do estado em R$ 500 milhões e o governo não só tem os professores para pagar.
Um grupo de professores vestidos de preto e padronizado com a frase “A Educação está de Luto”, chegou cedo ao Alto do Goveião, local onde estava sendo aguardado o governador Jaques Wagner (PT), para o ato de inauguração da primeira etapa do Projeto “Água do Sertão”, na manhã deste sábado (05), na cidade de Cícero Dantas. Eles portavam faixas reivindicando o reajuste de 22,22% e usavam ‘nariz de palhaço e apito, em sinal de protesto e para chamar a atenção do chefe do executivo baiano e do grande público presente. Nem mesmo a chuva fina intimidou o grupo, que realizou uma passeata do centro da cidade ao local do evento, cerca de 1 km.
Na medida em que o locutor anunciava os nomes das lideranças presentes ao ato, a vaia soava, principalmente quando mencionados os nomes dos deputados que eles (professores) em coro os chamavam de traidores. Fátima Nunes, Maria Del Carmen, Aderbal Caldas, além do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. Os educadores não pouparam nem mesmo os que não tiveram participação, mas o fato de pertencerem a partidos que dão sustentação ao governo na câmara federal também receberam vaias, foi o caso dos deputados federal Mário Negromonte e Luiz Argôlo.
Ao subir ao palanque, o governador Wagner também foi recebido pelos manifestantes com vaias e passou a ler todas a faixas, mas o barulho dos manifestantes chegou a tirar a concentração dos oradores, de forma que o locutor  muito educadamente pediu que abaixassem as faixas pois no ambiente existia outras pessoas acompanhando os discursos. Os professores não abaixaram, se deslocaram para a direita do palanque e mantiveram as faixas que pediam para que o governo cumprisse o acordo com a classe do reajuste dos 22,22% para todos.
A reação maior foi quando o presidente da Assembleia Marcelo Nilo (PDT), disse que o governador era um homem democrático e republicano ao permitir aquela manifestação, pois em governos passados a polícia já havia sido chamada para reprimir e retirar os manifestantes daquele local, mas reconheceu o direito de todos em se manifestarem. O deputado federal e ex-ministro das cidades, Mario Negromonte disse que a coberta do governo do estado é curta e tem que recorrer ao governo federal, pois, fica mais fácil de atender as reivindicações da comunidade.
O clima ficou tenso quando Wagner começou a falar e os manifestantes começaram a chamar de “traíra” e “traidor”. O chefe do executivo baiano reagiu dizendo que não foge dos problemas, pois havia pedido para ser governador e que a incompreensão na democracia é normal, porém, para dialogar, os professores tinham que parar para ouvir. Esta reação foi em virtude dos apitos e das palavras de ordem ditas por alguns manifestantes, que chegaram a cantar: “ você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão…”
Segundo o governador, raiva passa e ao longo do tempo que vem administrado a Bahia, cerca de cinco anos e cinco meses, já concedeu 70% de aumento e descontando a inflação caiu para 30 a 40 % de ganho. “O piso salarial na Bahia é de R$ 1.651, bem maior que o nacional, que é R$ 1.451. O aumento foi de 4,66% e 6,5%, aprovado recentemente, e que irá entrar no contracheque futuramente e estamos entre os sete maiores salários do país”, falou o governador.
“Esse percentual sugerido é irreal, o estado não tem dinheiro para pagar um reajuste de 22,22% e não posso pagar esse valor porque não tenho somente professor, se eu pagar acima do que foi aprovado não posso mais construir hospitais, adutoras e pagar outras classes”. falou Wagner, arrancando aplausos do público que foi ao ato com o objetivo de prestigiar a inauguração da primeira etapa do projeto Água do Sertão e vaia do grupo de professores.
O governador baiano que teve sua origem política no movimento sindical disse que estava acostumado a negociar lembrou que fez parte do movimento e culpou o sindicato da classe em fechar o dialogo e repetiu que não tinha orçamento para conceder o aumento reivindicado e o reajuste sugerido iria onerar o estado em R$ 500 milhões.
Professores não se convenceram – Mesmo depois da justificativa do governador os professores mantiveram o protesto, e perguntavam pelo repasse de FUNDEB que segundo eles foi liberado para ser pago neste percentual cobrado que foi um levantamento feito pelo MEC e não entendem porque o governador fala que não tem condições.
     Informações e fotos do portal CALILA NOTÍCIAS.

Seca se agrava e já faltam alimentos no Nordeste


     Carlos Madeiro - do UOL, em Maceió
Mapas do Brasil mostram a situação da seca no Nordeste, as áreas em vermelho.
A imagem à esquerda (abril de 2011) mostra 15% da região atingida,
já a imagem à direita (abril de 2012) mostra 80%
    Com 593 municípios em situação de emergência por conta da seca, o semiárido do Nordeste não sofre apenas com a falta de água, mas também com a escassez de alimentos. Muitas cidades, onde não chove há seis meses, já informaram problemas relacionados à falta de comida, já que grande parte das produções agrícolas --inclusive as familiares-- foi perdida pela falta de chuva.
Imagens captadas por satélite mostram que boa parte do Nordeste enfrenta a maior seca dos últimos 30 anos. É possível perceber que 80% do semiárido da região sofre com a estiagem, o que representa seis vezes o percentual registrado no ano passado. Não choveu nos quatro primeiros meses do ano --como era previsto-- e não há perspectiva de chuvas pelos próximos três meses.
A entrega de alimentos a moradores do sertão, por conta da seca, é algo que não havia ocorrido nos últimos anos, mas que está sendo novamente realizado em 2012. A situação mais grave é a da Bahia, onde 228 municípios estão em situação de emergência.
Segundo a Defesa Civil Estadual, o governo baiano adquiriu pouco mais de 130 mil cestas básicas para distribuição nos municípios. Além delas, o Estado também recebeu mais 4.630 do Ministério da Integração Nacional e 5.000 do Ministério da Agricultura, totalizando 140 mil cestas básicas.
O cenário se repete
“Esses alimentos devem ser entregues às famílias para durar por pelo menos 30 dias, pois a situação é crítica e temos uma grande demanda. Depois da água, a falta de alimentos é a nossa maior preocupação, mas estamos atuando para não deixar ninguém passar fome”, afirmou o coordenador-executivo da Defesa Civil, Salvador Brito.
Segundo Brito, além dos alimentos, existem outras preocupações com os sertanejos. “Temos outros problemas. Como a estiagem vem se alongando, temos diversas repercussões na natureza, como problemas na agricultura familiar e a captação de água para irrigação. Todo semiárido sofre com essa falta de chuvas” disse.
Morador busca água em um açude que sobreviveu a seca que atinge Maracas,
na Bahia, nesta sexta-feira (4). A região nordeste do país enfrenta sua pior seca
 dos últimos 30 anos, afetando mais de 500 cidades,
segundo dados de diferentes agências de controle do governo  

foto: Ricardo Moraes/Reuters
CIDADES EM EMERGÊNCIA
Bahia     228
Rio Grande do Norte     139
Piauí      102
Pernambuco     56
Alagoas                34
Sergipe                18
Ceará    16
No Piauí, onde já são 102 municípios com decretos homologados pelo Estado, não há distribuição de alimentos. Porém, segundo a Defesa Civil, ao invés de cestas básicas, os sertanejos serão contemplados com o Bolsa Estiagem, que vai pagar cinco parcelas de R$ 80 às famílias atingidas. “Nós sabemos da dificuldade que existe no Estado como um todo. Oficialmente não temos relatos de falta total de alimentos, mas pode ser o que esteja acontecendo. A antecipação do Seguro Safra também vai ajudar nessa compra de alimentos”, disse o diretor da unidade da Defesa do Piauí, Jerry Herbert.
A luta parece ser eterna
O diretor explicou ainda que o Estado pretende ampliar o números de caminhões-pipa para ofertar água a população. “Estamos trabalhando com mais de 200 carros-pipa, e o Ministério da Integração vai contratar mais 300 para amenizar o problema que está gravíssimo. O problema é que, até agora, os R$ 15 milhões anunciados pelo governo federal estão só no papel, não foram liberados. Assim, não podemos aumentar as ações.”
Em Pernambuco, um decreto do governador Eduardo Campos (PSB), publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (5), oficializou decreto de emergência nos 56 municípios do Sertão. Segundo informou a assessoria de imprensa da Coordenadoria de Defesa Civil, a entrega de cestas básicas e de alimentos está sendo feita pela Secretaria de Assistência Social.
No Ceará, o coordenador da Defesa Civil, Hélcio Queiroz, informou que já são 16 municípios em situação de emergência e as demandas por alimento serão discutidas nos próximos dias. “Nós vamos ter uma reunião nesta segunda-feira (7) do comitê de ações de combate à seca, onde vamos definir as realizações que serão feitas nessas cidades. Entre elas, pode ser definida a entrega de alimentos”, disse.
A situação também é grave em Alagoas, onde 34 cidades estão em situação de emergência. Segundo a AMA (Associação dos Municípios de Alagoas), o fornecimento de água por meio de caminhões-pipa continua suspenso e ainda não há entrega de alimentos, apesar de relatos apontarem para perda de produção em vários municípios. "A operação pipa está paralisada porque o recurso acabou há mais de uma semana. Não estamos com distribuição de comida ou água. Estamos providenciando, pedindo ao governador, vê se eles liberam carros e comida pela Secretaria da Assistência Social”, informou Margarete Bulhões, responsável pelo setor de decretos de emergência da AMA.
Em Sergipe, as mais de 100 mil pessoas afetadas nas 18 cidades em emergência estão recebendo o fornecimento de água por carros-pipa. Na Paraíba, apesar da seca ter se intensificado nas últimas semanas, ainda não decretos homologados pelo Estado, o que deve ocorrer nos próximos dias, quando a documentação das prefeituras for entregue ao governo do Estado. No Rio Grande do Norte, 139 municípios decretaram, coletivamente, situação de emergência em abril.