Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Eleições em Heliópolis: Pesquisa pode não acontecer e PPS prepara chapa alternativa


     Diante da novela da composição das forças de oposição em Heliópolis, revelando um final nada feliz, a vereadora Ana Dalva já cogita com os colegas de partido a preparação de uma chapa alternativa para disputar o espaço da oposição nas eleições deste ano. Para ela, a rejeição do atual administrador é tão grande que não haveria problema a existência de duas chapas de oposição. “Temos que dar ao povo a oportunidade de pensar no melhor. Não adianta um leque de oposição onde as possibilidades de mudança são mínimas.”, declarou.
     Para a vereadora do PPS a questão é que há muito chefe de tribo e pouca vontade de transformar realmente o município. A informação dá reforço aos boatos, cada vez maiores, de que o empresário Celso Oliveira está irritado porque não consegue emplacar Adilson Andrade, filho de Aroaldo, como candidato a prefeito. Parece que o único segmento a aceitar o nome foi o do ex-prefeito Zé do Sertão, mas em troca da vice para sua esposa Naudinha. Nos bastidores todos concordam que a chapa é um suicídio. Adilson é um nome leve, mas não tem proposta, discurso e empolgação. Já a vereadora Naudinha fez um mandato fraquíssimo na Câmara, inclusive foi a que mais faltou, e isso seria um prato cheio para os encastelados do poder.
     Outra questão é a colocação, de última hora, do nome de Beto Fonseca. Além da tentativa de Antônio Jackson e Zélia Maranduba em colocar o nome entre os pré-candidatos na última reunião no Riacho, Roberto da Farmácia esteve conversando com a vereadora Ana Dalva para aceitar o nome de Beto como candidato de consenso. A vereadora até aceitou, desde que ele colocasse o seu nome também para concorrer na pesquisa e com a anuência de todos. A questão é que Roberto está vendo sua eleição em Fátima ir por água abaixo e quer um pedaço do poder em Heliópolis. Não há nada de ilegítimo nisso, mas revela que os interesses pessoais estão sendo levados ao plano primordial e Heliópolis ficará mais uma vez esquecida.
     Na reunião de ontem, sexta-feira (25), na casa de Ronaldo (DEM), que seria para estabelecer pontos da pesquisa, foi apresentado o CEPCEL idealizado por Zé do Sertão. Nele, claro, o ex-prefeito faz um perfil altamente positivo de sua pré-candidatura, insinua a possibilidade de ser candidato a vereador e apresenta a vereadora Naudinha como vice de uma chapa de consenso. Faz restrições seríssimas ao professor Landisvalth Lima, colocando-o como ponto de dificuldade por causa de suas restrições. O professor, que não compareceu às duas últimas reuniões, diz que é a pura verdade. “Divirjo mesmo. Sou contra o mandonismo, a corrupção, a safadeza, a colocação dos interesses pessoais acima dos de Heliópolis. O ex-prefeito tem razão. Eu não sou subserviente e vassalo de políticos acostumados ao aqui quem manda sou eu.”, disse.
     Mas foi a vereadora Ana Dalva que chamou atenção para a pauta da convocação da reunião: organização dos critérios da pesquisa. Ocorre que muitos não querem mais o processo. A maioria está com medo de haver uma articulação do poder e pregar o nome de Zé do Sertão como o escolhido. Nas redes sociais, principalmente no Facebook, os partidários do PC do B estão espalhando o nome do ex-prefeito como candidato das oposições. Para eles seria o melhor opositor. Não é segredo o alto índice de rejeição do ex-prefeito. O que os encastelados do poder não querem é ver o nome de Ana Dalva ou de Gama Neves. Pior, os grupos de oposição parecem também colocar dificuldades em aceitar os dois por serem nomes independentes ou que não podem ser “controlados”.
     Fato é que, na referida reunião, Zélia Maranduba pediu para retirar o seu nome da pesquisa, mas continua pré-candidata, embora nos bastidores trabalhe o nome de Beto Fonseca, que também não está relacionado na pesquisa. Quem ainda não retirou o nome de jeito nenhum foi a candidata do PMDB, Nilda Santana, mais uma vez ausente em mais uma reunião. Neste encontro também não compareceu o pré-candidato Adilson Barbosa, o empresário Celso Oliveira e o professor Landisvalth Lima. Domingo haverá uma reunião no povoado Tijuco, mas todos estão certos de que a pesquisa está na UTI e o candidato de consenso não sairá.
     Diante disso, o PPS, o PR e o PTN farão uma reunião com o DEM e estabelecerão novos rumos a partir desta 2ª Feira. É provável uma chapa pronta representando este segmento. O maior defensor é o professor Landisvalth Lima. “Estão querendo candidatos que façam o jogo de meia dúzia de pessoas. Heliópolis tem 13 mil habitantes. Poucos querem debater os problemas do município e apresentar solução. Se PR, DEM e PTN não toparem, acho que o PPS deve lançar logo o nome de Ana Dalva e ir para luta. Se o povo quiser continuar com os mesmos de sempre, é uma escolha legítima. O que a gente não pode é não dar esta opção aos eleitores de Heliópolis.”, finalizou.

Julgamento do Mensalão: Até tu, Lula!?


     Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
Então presidente, Lula conversa com o ministro do STF Gilmar Mendes
em evento que aconteceu em 2009 em Brasília
(foto: Sérgio Lima - 09.dez.2009/Folha Imagem ) 
     O ex-presidente Lula procurou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes para tentar adiar o julgamento do mensalão. Em troca da ajuda, Lula ofereceu ao ministro, segundo reportagem da revista "Veja" publicada neste fim de semana, blindagem na CPI que investiga as relações do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários. Mendes confirmou hoje (26) à Folha o encontro com Lula e o teor da conversa revelada pela revista, mas não quis dar detalhes. "Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula", afirmou o ministro.
     O encontro aconteceu em 26 de abril no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro do governo Lula e ex-integrante do Supremo. Lula disse ao ministro, segundo a revista, que é "inconveniente" julgar o processo agora e chegou a fazer referências a uma viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), hoje investigado por suas ligações com Cachoeira. Membro do Ministério Público, Demóstenes era na época um dos principais interlocutores do Poder Judiciário e de seus integrantes no Congresso Nacional. A assessoria de Lula disse que não iria comentar.
     Na conversa, Gilmar ficou irritado com as insinuações de Lula e disse que ele poderia "ir fundo na CPI". De acordo com a reportagem da "Veja", o próximo passo de Lula seria procurar o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, também com o intuito de adiar o julgamento do mensalão. Em recente almoço no Palácio do Alvorada, na ocasião da instalação da Comissão da Verdade, Lula convidou Ayres Britto para tomar um vinho com ele e o amigo comum Celso Antônio Bandeira de Mello, um dos responsáveis pela indicação do atual presidente do Supremo. À Folha Britto também confirmou o convite, mas disse que não percebeu qualquer malícia em Lula e que o encontro não ocorreu.
     "Estive com Lula umas quatro vezes nos últimos nove anos e ele sempre fala de Bandeirinha. Ele nunca me pediu nada e não tenho motivos para acreditar que havia malícia no convite", disse. Ele diz que a "luz amarela" só acendeu quando Gilmar Mendes contou sobre o encontro, "mas eu imediatamente apaguei, pois Lula sabe que eu não faria algo do tipo". Na última sexta-feira (25), em Salvador, Ayres Britto disse que os ministros do STF "estão vacinados contra todo tipo de pressão". "Ainda está para aparecer alguém que ponha uma faca no pescoço dos ministros do STF."
     Informações da FOLHA DE SÃO PAULO.

Professores cantam contra o governo


Por Patrícia Conceição – do Bahia Notícias
Professores gritaram palavras de ordem contra o governador
Nem a chuva, nem a greve dos rodoviários foram capazes de impedir os professores da rede estadual de ensino, em greve há 45 dias, de ir às ruas protestar na manhã desta sexta-feira (25), no Dique do Tororó, no centro de Salvador. A manifestação foi embalada por paródias e gritos de guerra que tiveram como alvo principal o governador Jaques Wagner (PT). “Wagner, traíra”, “ele, ele é traidor, é traidor é traidor...!” e “quando eu adoeci, foi minha decepção, quando eu fui ao médico, Planserv não tinha não”, foram os hits que lideraram as paradas de sucesso da mobilização. Wagner, que viaja pelos Estados Unidos, não foi o único a cair na boca dos docentes. Os petistas Nelson Pelegrino, pré-candidato à prefeitura de Salvador, e Zé Neto, líder do partido na Assembleia Legislativa (AL-BA), também tiveram seus nomes gritados como traidores da categoria. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), a passeata deixou o fluxo de veículos lento na região e seus reflexos puderam ser sentidos, desde as 9h, nas avenidas Bonocô e Paralela, além das regiões do Iguatemi e central da cidade. Ainda de acordo com o órgão, até as 11h20 o movimento não havia se dissipado e o congestionamento persistia, ainda que em menores proporções.

Inadimplência de veículos sobe a 5,9% e bate novo recorde


Crédito para compra de carros recua 0,3% em abril para R$ 200,691 bilhões. É o menor valor desde novembro de 2011
Eduardo Cucolo e Fernando Nakagawa, de O Estado de São Paulo
A classe média está quebrada?
BRASÍLIA - A inadimplência nos financiamentos para a compra de veículos por pessoas físicas bateu novo recorde em abril, informou nesta sexta-feira,25,  o Banco Central. A taxa de atrasos acima de 90 dias passou de 5,7% em março para 5,9% no mês passado. Desde dezembro, a inadimplência já subiu 0,9 ponto porcentual.
O BC informou também que os empréstimos com atrasos entre 15 e 90 dias, indicador utilizado para antecipar a tendência da inadimplência, recuou de 8,6% em março para 8,5% em abril, ainda acima dos 7,6% registrados em dezembro do ano passado.
Outra linha de crédito que registrou aumento da inadimplência em abril ante março foi o crédito pessoal, cuja taxa passou de 5,3% para 5,5%. Nos empréstimos para aquisição de bens, os atrasos também cresceram, de 12,9% para 13,4% na mesma base de comparação.
Entre as linhas detalhadas pelo BC, apenas o cheque especial registrou queda na inadimplência, de 10,6% em março para 10% em abril, menor taxa desde outubro de 2011 (9,5%).
Crédito
As operações de crédito para compra de veículos destinadas às pessoas físicas caíram 0,3% em abril ante março, segundo o BC. Com esta retração, o total de financiamentos para compra de carros concedido pelo sistema financeiro caiu para R$ 200,691 bilhões no mês passado, o menor valor desde novembro de 2011, quando o total era de R$ 199,590 bilhões.
Segundo o BC, a contração do mercado no mês passado aconteceu no segmento de arrendamento mercantil - o chamado leasing -, cujo estoque caiu 5% no mês, para R$ 22,606 bilhões. No crédito direto ao consumidor, a carteira cresceu 0,3%, para R$ 178,085 bilhões.
O BC também informou que as operações de crédito para o setor habitacional cresceram 2,3% em abril ante março e alcançaram R$ 222,646 bilhões. No acumulado em 12 meses, o segmento cresceu 42,9%.
Prazo
O prazo dos empréstimos para aquisição de veículos voltou a cair em abril e retornou ao menor nível desde agosto de 2009. A média do estoque de financiamentos recuou de 519 dias em março para 515 dias no mês passado, de acordo com o BC. É o 10º mês seguido de queda. Em agosto de 2009, estava em 513 dias.
O recorde para esse indicador foi registrado em dezembro de 2010 (568 dias), mês em que o BC anunciou medidas macroprudenciais de restrição a operações com prazos acima de 60 meses.
Na segunda-feira, o governo anunciou novas medidas para impulsionar o crédito para veículos e ampliar prazos. Foi mantida, no entanto, a restrição a operações acima de cinco anos.
A taxa de juros para esses empréstimos recuou pelo segundo mês seguido, de 26,5% em março para 26% ao ano em abril, menor patamar desde dezembro de 2010 (25,2% ao ano). O recuo se deve, em parte, à redução no spread bancário de 17,3 pontos porcentuais para 17,1 pontos, na mesma comparação. Esse spread ainda é o maior desde janeiro, quando a taxa estava em 16,6 pontos. O spread representa a diferença entre o custo de captação dos bancos e o que é efetivamente cobrado do cliente.

Protocolada ação contra Prefeito e Promotor


Vereador Ruy Fernandes de Azevedo

O vereador de Guanambi, Ruy Fernandes de Azevedo (ex-PT), protocolou uma representação no Conselho Superior do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o prefeito Charles Fernandes (PP) e o promotor de Justiça do município do sudoeste baiano, Áureo de Castro. Na ação, o edil pede ao órgão fiscalizador dos agentes públicos a substituição do promotor que, segundo ele, faria vistas grossas a supostos atos de improbidade do atual gestor. “O prefeito vem sofrendo inúmeras representações por atos de improbabilidade no Ministério Público local e até mesmo representações criminais junto ao Nucap [Núcleos de Crimes Atribuídos aos Prefeitos]. Portanto, é necessário que o arquivamento seja rejeitado por este Conselho Superior Ministerial, designando outro promotor de Justiça para que promova a competente ação civil pública", diz o documento. As denúncias que envolvem o alcaide, tratam-se de supostas doações a terceiros de imóveis e terrenos públicos pertencentes ao acervo municipal, sem a prévia autorização do Legislativo. “O respeitável representante do Ministério Público, mesmo analisando e decidindo conclusivamente em procedimentos que se referem diretamente a condutas ilícitas perpetradas pelo chefe do Executivo local, não se exime sequer de participar de inaugurações públicas, subindo em palanques e mesmo proferindo discursos ao gestor ímprobo", acusou Azevedo.
Informações do Bahia Notícias.

Seca atinge 70% da Bahia e afeta 2,7 milhões de pessoas


Coordenador executivo da Defesa Civil do Estado informou que as chuvas fortes só devem ocorrem no final do ano
Da Redação do CORREIO
População sofre....
Regiões atingidas pela estiagem na Bahia contarão com mais R$ 193 milhões para amenizar os efeitos da seca. O valor faz parte de dois editais - um no valor de R$ 57 milhões, publicado no Diário Oficial do estado desta quinta-feira (24), e outro de R$ 136 milhões, a ser publicado até a próxima semana. Para o coordenador executivo da Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, a situação da seca ainda é muito preocupante, uma vez que as chuvas que ocorreram em poucos municípios não foram suficientes para reverter o quadro. 
... e a natureza tenta resistir.
O coordenador informou que a “perspectiva é que chuvas fortes só ocorrerão no final do ano”. Ele disse ainda que já são 243 municípios em situação de emergência, com 2,7 milhões de pessoas atingidas numa extensão territorial de praticamente 70% do estado. Os editais foram anunciados pela secretária estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Mara Moraes, durante videoconferência realizada nesta quinta-feira (24), com transmissão do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O evento reuniu representantes de 242 municípios baianos, distribuídos em pontos de recepção de 32 cidades-polo. Segundo a secretária, o primeiro edital vai possibilitar a construção de 27 mil cisternas para consumo humano. Os recursos do segundo edital serão utilizados na construção de 15 mil tecnologias sociais para captação de água destinada a produção.
Vale-cesta e carros-pipas 
     Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom), o processo de distribuição de alimentos é feito também por meio do vale-cesta. Já a distribuição emergencial de água nos municípios afetados pela longa estiagem está sendo realizada por meio de carros-pipa, mediante assinatura de Termo de Cooperação entre a Sedes e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Serão liberados mais R$ 12,8 milhões para a contratação de carros-pipas, a partir da liberação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social.

Bandido de Toga, violência, maconha, torcidas e a gravidez que não existiu


     Bandido de Toga vai ser aposentado
Desembargador do TJ-BA Rubem Dário participava
de esquema que beneficiava prefeitos
 
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (22), por unanimidade, aposentar compulsoriamente o desembargador Rubem Dário Peregrino Cunha, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Para os conselheiros de Justiça, o desembargador praticou ato incompatível com a magistratura ao participar de um esquema que beneficiava prefeitos em processos em que era relator, em troca de vantagem financeira. Segundo o Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o filho do desembargador, que é advogado, teria exigido, em nome de pai, R$ 400 mil para favorecer um ex-prefeito de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano, em uma ação penal. Dário era relator do processo. O desembargador já tinha sido afastado do cargo em setembro de 2009, quando o Plenário do CNJ determinou a abertura do PAD para apurar as infrações. Dário será aposentado compulsoriamente e receberá proventos proporcionais ao tempo de serviço. A ministra Eliana Calmon se declarou impedida de analisar a matéria no julgamento. Todos sabemos que a lei está sendo cumprida, mas chega a ser um tapa na cara do brasileiro a aposentadoria deste bandido de toga. Como faria um bem ao país colocar ele e todos os prefeitos que este beneficiou com suas criminosas sentenças na Penitenciária de Serrinha.
     Violência aumenta
Delegados de cidades que compõem a Região Metropolitana de Salvador (RMS) apontam o acirramento na disputa por espaços entre traficantes de drogas como o principal responsável pelo crescimento de 39% da taxa de homicídios este ano, em comparação a 2011. O município de Simões Filho lidera a taxa de assassinatos, com 146,8 casos por 100 mil habitantes. O delegado local, Antônio do Carmo, contesta o título de cidade mais violenta – “Temos território com vasta área deserta, que serve como desova. A gente conta homicídio para a gente” – e reclama da falta de estrutura da polícia, que teria “efetivo irrisório para a área”. Já São Francisco do Conde registrou o maior aumento proporcional no número de homicídios (234,8%). Lá, dez das 12 mortes tiveram motivação no crime organizado. “Houve no início do ano uma série de homicídios em disputa territorial. Já apuramos todos, temos autoria definida e alguns autores já possuem mandados de prisão”, explicou o delegado Bruno Oliveira, titular da 21ª Delegacia em entrevista ao jornal Correio.
     Plantação de Maconha em Curaçá

Policiais militares da Cipe – Caatinga encontraram nesta terça-feira (22) uma plantação de aproximadamente 4,2 mil pés de maconha em Curaçá. Uma denúncia anônima fez a equipe da Caatinga chegar ao plantio, na localidade de Poço do Serrote, próximo ao povoado de Riacho Seco. Amostras da droga foram levadas para perícia na delegacia do município e o restante foi incinerado no local. Não foi localizada nenhuma pessoa no cultivo da roça.
     Fim das torcidas organizadas
O Ministério Público de São Paulo anunciou nesta terça-feira que solicitou o fim de seis torcidas organizadas de clubes paulistas por supostas participações em atos de violência. A instituição afirmou em comunicado que na segunda-feira apresentou ações civis públicas com o objetivo de acabar com seis torcidas organizadas de futebol e "proibir esses grupos e seus membros de freqüentarem os locais onde são realizados eventos esportivos".  O processo afeta as torcidas Mancha Verde, do Palmeiras, e Gaviões da Fiel, do Corinthians, ambas participantes de uma briga que causou a morte de dois jovens em março. A Serponte e a Jovem Amor Maior, da Ponte Preta, e Guerreiros da Tribo e Fúria Independente, do Guarani, completam a lista do Ministério Público.  O promotor Roberto Senise Lisboa pede no processo que até que se produza um decisão judicial, a entrada dos torcedores em eventos esportivos em todo o território nacional seja proibida para "garantir a segurança e o sossego público".  Lisboa diz que as torcidas organizadas promovem "atos e práticas ilícitas, inclusive penais", e pede que no caso de descumprimento de ordem, os infratores sejam multados e obrigados a abandonar os locais. "Ao invés de promover o amor e o interesse pelo esporte, as torcidas organizadas passaram a praticar atos de violência contra o patrimônio e integrantes de outras torcidas", declarou o promotor.
     Falsa grávida pagará indenização
Falsa grávida vai pagar pela mentira
Conhecida por inventar uma gravidez de quadrigêmeas, a pedagoga Maria Verônica Aparecida Santos, de Taubaté (140 km de SP), pagará R$ 4.000 de indenização por ter apresentado à imprensa como suas imagens de um ultrassom encontrado na internet. As imagens eram do filho da administradora de empresas Ana Paula Mückenberger Alves, 29, de Blumenau (SC), que entrou com uma ação na Justiça em março pedindo pagamento por danos morais. A audiência de conciliação ocorreu na noite de segunda-feira (21), na comarca de Blumenau. Maria Verônica, o marido e o filho viajaram até a cidade para a sessão. O pagamento deverá ser feito em cinco vezes, a partir de junho. A autora da ação, que se baseou no direito de imagem, disse ter ficado satisfeita com a decisão. "Meu intuito não era lucrar, tirar nada dela, mas entender o que ocorreu. Espero que ela tenha aprendido alguma coisa", diz Alves. Ela havia feito uma montagem com quatro imagens do filho e publicado em um blog. O advogado da pedagoga, Enilson de Castro, afirma que foi negociado um valor "simbólico", porque a cliente tem problemas psicológicos e disse estar arrependida. Maria Verônica está passando por tratamento psicológico e foi diagnosticada com "pseudologia phantastica", conforme o advogado, o que explicaria a criação de um "mundo da fantasia" em sua cabeça. Ela vendeu a escola de ensino infantil que administrava e agora vive reclusa em Taubaté, segundo Castro. Em janeiro, a Polícia Civil chegou a abrir inquérito para apurar se a pedagoga agiu de má-fé. A investigação não foi concluída até hoje.
     Informações do Bahia Notícias, Último Segundo e Folha de São Paulo.

Oposição em Heliópolis escolhe pesquisa para definir candidato


     Finalmente a oposição parou de dar espetáculo de faz-de-conta e avançou nas negociações em torno da chapa que enfrentará os administradores de plantão em Heliópolis. Nesta terça-feira (22), na casa do ex-prefeito Aroaldo Barbosa, os pré-candidatos chegaram a um consenso e estabeleceram que uma pesquisa será o único critério para escolha do candidato a prefeito. Estavam presentes a vereadora Ana Dalva (PPS), Zélia Maranduba (PT), Adilson Barbosa (PP), Tiago Andrade (PTN) e Zé do Sertão (PDT). Nilda Santana (PMDB) mais uma vez não compareceu e Gama Neves (DEM) não pode estar presente. Representando o PMDB veio Nestor e representando o DEM vieram Beto Moura e Ronaldo.
     A primeira coisa a cair foi o CEPCEL. Beto Moura, que comandou a reunião, disse que o objetivo era dar uma resposta logo e escolher os critérios que seriam postos para a escolha do candidato a prefeito. De início, a proposta de pesquisa não foi muito bem aceita por alguns pretendentes, mas eles logo perceberam que negar isso seria uma confissão de que o nome não estaria bem entre os eleitores. No fim, todos concordaram. Zé do Sertão chegou a propor a escolha do vice-prefeito também por pesquisa, o que foi rechaçado por Ana Dalva. A vereadora mostrou que o espaço de vice seria uma possibilidade de composição para o fechamento de uma chapa sem senões, se possível.
     Além da pesquisa, ficou decidido que na sexta-feira (25) os pré-candidatos levariam esboços de pesquisas para fechar o questionário das entrevistas. Também foi confirmada a reunião do povoado Tijuco para domingo (27). Só que lá não haverá pronunciamentos de pré-candidatos. Uma pessoa neutra anunciará a decisão tomada com relação ao processo de pesquisa. O nome mais votado será o candidato definitivo das oposições. Parece que agora começaram a levar a sério o significado da palavra união. Se o consenso estava difícil, a pesquisa foi a melhor saída. 

Universidade Federal do Sertão Nordestino: Quais os benefícios que a UFSN trará para nossa re...

Universidade Federal do Sertão Nordestino: Quais os benefícios que a UFSN trará para nossa re...: UFT - Universidade Federal do Tocantins      Esta pergunta e tantas outras surgiram no último sábado, em Heliópolis, quando na Câmara...

>>>Cheio de Arte: Quadro que exibe genitais do presidente sul-africa...

>>>Cheio de Arte: Quadro que exibe genitais do presidente sul-africa...: O quadro original da polêmica.  A obra intitula-se “The Spear” (a lança) e já foi vendida      Dois indivíduos não identificados joga...

Greve continua e MP entra em cena


O impasse continua: proposta do governo foi recusada por unanimidade

     Os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve da categoria, que chega ao 42º dia nesta terça-feira (22), após mais uma reunião na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Por unanimidade, os docentes rejeitaram a proposição do governador Jaques Wagner, que pediu a volta imediata ao trabalho para evitar novos cortes de salários. A paralisação nas salas de aulas não significa, porém, que os professores ficarão de braços cruzados. A categoria planejou uma intensa agenda de atividades até a próxima terça-feira (29), quando realiza nova assembleia para discutir os rumos do movimento. Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Elza Melo, a programação inclui encontros regionais, visita a redes de televisão, uma reunião na sede do Ministério Público na Bahia (MP-BA) - que entrou em cena para tentar intermediar o impasse, além de um ato público na sexta-feira (25), na Arena Fonte Nova. “Nos concentraremos, as 8h, no Dique do Tororó, e depois faremos uma manifestação em frente à Arena. A mobilização continua. Hoje à tarde acontece uma passeata de ex-alunos da rede pública, no Iguatemi, para mostrar apoio ao nosso movimento”, contou a diretora em entrevista ao Bahia Notícias.

Pelegrino e Daniel Almeida denigrem a luta dos trabalhadores em defesa do Poder

"Quando Wagner assumiu, os professores ganhavam menos que
o salário mínimo como salário-base"
  (foto: 
Raul Spinassé) 
      Quem conhece a história da Bahia não vai acreditar em duas notícias. Uma está posta no portal do jornal A TARDE desta segunda-feira (21) e outra foi destacada no portal Bahia Notícias, do Samuel Celestino. A primeira é uma entrevista do jornalista Biaggio Talento com o eterno candidato do PT à prefeitura de Salvador, deputado federal Nelson Pelegrino. Entre outros assuntos tratados, acreditem, ele disse que os professores estão sendo injustos com o governador Jaques Wagner. Disse o deputado: “Na minha opinião, acho que há uma injustiça (dos professores) em relação ao governador. Tenho participado de muitas negociações. Nosso governo não trata o servidor público como os governos passados. Em todos os anos foram dados reajustes, carreiras são reestruturadas. Os professores tiveram um aumento de 30% acima da inflação. Quando Wagner assumiu, os professores ganhavam menos que o salário mínimo como salário-base. Tinha que ser com gratificação para complementar. Sou testemunha, pois participei desse debate. O governo fez um esforço grande para que esse movimento não terminasse numa greve. Inclusive admitindo pagar os 22%  – uma parte em novembro, outra em abril. Sei que há uma dinâmica interna no movimento sindical. Você tem lá PCdoB, mas tem PSB, PT, PSOL, PSTU, há disputas internas, eleição este ano. Então, essa dinâmica levou à paralisação.”
     Em seguida o jornalista disse: “O senhor tem que trabalhar contra esse desgaste no governo do Estado que a greve está provocando...” e Pelegrino completou: “Não tenha dúvida. Eu estou preparado para, na eleição, enfrentar o debate de como os governos passados tratavam os servidores públicos e nós tratamos. Por exemplo, os praças da PM tiveram reajuste de 38% acima da inflação, antes do governo atender uma reivindicação de 14 anos, porque participei dessa negociação em 1997, que criou a lei que estabeleceu as gratificações que o governo vai pagar e custará R$ 400 milhões. A proposta que o governo fez para resolver o problema dos professores vai custar R$ 500 milhões. O Estado já está 44%, quase chegando em 46% em relação ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora há essa mobilização dos médicos. É preciso lembrar que todos somos parceiros na administração estadual. O Sindicato dos Médicos é ligado ao PCdoB que tem um peso muito grande na Secretaria de Saúde. Ocupa postos estratégicos na Sesab. Portanto, de toda política que é feita pelo governo do Estado eles são parceiros. Então, não concordo que o governador não tem uma relação democrática com os servidores públicos e que não tenha implantado uma política de valorização. Agora, para governar, às vezes é preciso ter coragem de dizer não. O governo foi no limite para tentar resolver o problema (dos professores).”
Daniel Almeida, presidente do PCdoB na Bahia.
Foto: Tiago Melo
 
     A outra nota é do PCdoB. Acreditem, a direção estadual do PCdoB aprovou uma deliberação de censura ao comportamento de Rui Oliveira, membro da legenda e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Segundo o deputado federal Daniel Almeida, presidente da sigla no estado, a decisão foi motivada pela conduta do dirigente sindical no relacionamento com o governo. A entidade de classe e a administração estadual estão em conflito devido à greve dos professores. A cúpula partidária acredita que Oliveira tem dado à paralisação um caráter político, agressivo e não reivindicatório. “O partido orientou para uma posição de não fazer nenhum ataque ao governo, no sentido de não fragilizá-lo, e isso não tem sido verificado”, afirmou o parlamentar ao Bahia Notícias. O deputado reconheceu que Oliveira “não pode ser impedido de falar”, mas disse que o caso “poderá ter desdobramentos futuros” e que caberá a uma comissão de controle interno avaliar se alguma medida será tomada. Procurado para comentar o caso, Rui Oliveira não foi localizado.
     Ou seja, o Poder é mais importante que os trabalhadores que votaram nestas duas ilustres figuras representativas da outrora esquerda baiana. Ou, traduzindo, a esquerda de ontem é a direita de hoje. Outra verdade: nenhum governo incompetente se preocupa com educação. O educado padrão enxerga um incompetente a quilômetros de distância. Pelegrino e Daniel Almeida podem até conseguirem votos suficientes para se elegerem nas próximas eleições por outros métodos, talvez os menos recomendáveis. Certamente, pelo voto consciente dos trabalhadores da área de educação é que não serão agraciados. Esta fonte secou.

Professor recebe o pior salário


     Segundo o IBGE, porém, a diferença para demais profissionais com nível superior caiu
ANTÔNIO GOIS e DEMÉTRIO WEBER – do Jornal O GLOBO
RIO E BRASÍLIA - O salário dos professores da educação básica no Brasil registrou, na década passada, ganhos acima da média dos demais profissionais com nível superior, fazendo encurtar a distância entre esses dois grupos. Esse avanço, no entanto, foi insuficiente para mudar um quadro de trágicas consequências para a qualidade do ensino: o magistério segue sendo a carreira de pior remuneração no país.
Tabulações feitas pelo O Globo nos microdados do Censo do IBGE mostram que a renda média de um professor do ensino fundamental equivalia, em 2000, a 49% do que ganhavam os demais trabalhadores também com nível superior. Dez anos depois, esta relação aumentou para 59%. Entre professores do ensino médio, a variação foi de 60% para 72%.
Apesar do avanço, o censo revela que as carreiras que levam ao magistério seguem sendo as de pior desempenho. Entre as áreas do ensino superior com ao menos 50 mil formados na população, os menores rendimentos foram verificados entre brasileiros que vieram de cursos relacionados a ciências da Educação — principalmente Pedagogia e formação de professor para os anos iniciais da educação básica.
Em seguida, entre as piores remunerações, aparecem cursos da área de religião e, novamente, uma carreira de magistério: formação de professores com especialização em matérias específicas, onde estão agrupadas licenciaturas em áreas de disciplinas do ensino médio, como Língua Portuguesa, Matemática, História e Biologia.
Pagar melhor aos professores da educação básica, no entanto, é uma política que, além de cara, tende a trazer retorno apenas a longo prazo em termos de qualidade de ensino. A literatura acadêmica sobre o tema no Brasil e em outros países mostra que a remuneração docente não tem, ao contrário do que se pensou durante muitos anos, relação imediata com a melhoria do aprendizado dos alunos.
No entanto, o achatamento salarial do magistério traz sérios prejuízos a longo prazo. Esta tese é comprovada por um relatório feito pela consultoria McKinsey, em 2007, que teve grande repercussão internacional ao destacar que uma característica dos países de melhor desempenho educacional do mundo — Finlândia, Canadá, Coreia do Sul, Japão e Singapura — era o alto poder de atração dos melhores alunos para o magistério.
— Não dá para imaginar que, dobrando o salário do professor, ele vai dobrar o aprendizado dos alunos. O problema é que os bons alunos não querem ser professores no Brasil. Para atrair os melhores, é preciso ter salários mais atrativos — afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, concorda com o diagnóstico da baixa atratividade da profissão. Ele afirma que a carreira de professor, salvo exceções, acaba atraindo quem não tem nota para ingressar em outra faculdade. Para Roberto Leão, salário é fundamental, mas não o suficiente para melhorar a qualidade do ensino.
— Sem salário, não há a menor possibilidade de qualidade. Agora, claro que é preciso mais do que isso: carreira, formação e gestão.
Priscila Cruz também diz que o salário é só parte da solução:
— É preciso melhorar salários para que os alunos aprendam mais. Mas o profissional também tem que ser mais cobrado e responsabilizado por resultados. Não pode, por exemplo, faltar e ficar tantos dias de licença, como é frequente.
Distrito Federal lidera ranking do magistério. Professores de Brasília são os que recebem melhores salários. Rio é o 4º no ensino médio e 9º no fundamental
BRASÍLIA - Os professores do Distrito Federal recebem os maiores salários da categoria no Brasil, conforme o censo do IBGE. Nem por isso deixaram de fazer greve este ano. Durante 52 dias, cruzaram os braços para reivindicar isonomia com as demais carreiras de nível superior. O sindicato diz que um profissional ganha, em média, R$ 5 mil por mês — o que deixaria o magistério em 23º lugar, dentre 26 áreas do governo local.
No balanço feito pelo GLOBO a partir do censo do IBGE, o DF ficou na primeira posição do ranking salarial de professores por estado, tanto no ensino médio (R$ 4.367) quanto no ensino fundamental (R$ 3.412). O Rio de Janeiro foi o 4º no ensino médio, com renda mensal de R$ 2.778; e o 9º no ensino fundamental, com R$ 1.882. Os dados são de 2010 e consideram profissionais da rede pública e privada.
O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) diz que o resto do país não serve de parâmetro. É que, no DF, o governo federal banca despesas de Segurança Pública e parte dos gastos com Educação e Saúde.
— Não podemos comparar o salário do Distrito Federal com o de outros estados e sim com os dos demais trabalhadores do DF. A grosso modo, todas as carreiras do DF têm salários maiores: o médico ganha mais, o policial ganha mais — diz a diretora de Imprensa do Sinpro, Rosilene Corrêa. A greve terminou no último dia 2. Para recuperar aulas, as escolas funcionarão aos sábados até o fim do ano.
O professor de Português Carlos Eugênio Rêgo, de 47 anos, recebe salário bruto de R$ 7.464,42 por mês. Ele leciona há 21 anos e está perto do topo da carreira, cuja remuneração vai de R$ 2.426,69 a R$ 8.794,44, conforme tabela do Sinpro. Trabalha no Centro de Ensino Médio Setor Oeste, escola da rede pública de Brasília com melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) à exceção de colégios militares. Ele diz que, ocasionalmente, dá aulas em cursinhos para complementar a renda.
— O ponto fundamental é a isonomia. Incomoda muito a enxurrada de reportagens dizendo que temos o maior salário do Brasil. Tem que levar em conta o custo de vida — diz Carlos Eugênio.
Já o professor de Física Lucélio Oliveira Fernandes, 42 anos, conta que o Setor Oeste não tem laboratório de Ciências e dispõe de apenas dois docentes de Física para 1.140 alunos de ensino médio. Segundo ele, seria necessário pelo menos mais um profissional.
— E olha que dizem que essa é a melhor escola do DF. Fico imaginando como é a pior — afirma Lucélio.
Às vésperas da aposentadoria, o professor de Geografia e Artes Francisco Chagas Rocha, o Paco, de 64 anos, vê descaso na forma como os governos, depois de eleitos, tratam o magistério:
— Se você ganha seis ou sete mil reais por mês, acaba ganhando (líquido) 3.500 reais. E o GDF (governo do Distrito Federal), escreva aí, por favor, o GDF, cretinamente, diz que o professor ganha bem — diz Paco.
Formados em Medicina têm maior renda média. Engenharias também dão alto retorno financeiro
RIO E BRASÍLIA - No outro extremo das carreiras universitárias, o Censo 2010 do IBGE mostra que nenhuma outra área é tão vantajosa, em termos financeiros, quanto Medicina. Os médicos têm os maiores salários e a menor taxa de desemprego entre profissionais com nível superior: 0,7%.
Engenharia Civil e Construção é a segunda de melhor remuneração no país e a terceira com menor taxa de desemprego (1,7%). Ao menos no que diz respeito ao desemprego, as carreiras docentes não são tão ruins, com taxas médias próximas a 3% (a média nacional para todas era de 8% em 2010)
— O caso da Medicina chama atenção. Taxa de desocupação baixa, renda média elevada e 42% dos profissionais possuem dois empregos (ou mais), fixando-se em grandes centros urbanos. Há déficit de profissionais para suprir a demanda nacional e elevada concentração nos grandes e médios centros urbanos — diz Henrique Heidtmann, coordenador de graduação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV.
Para ele, este quadro levanta um desafio importante de fixação de profissionais em regiões afastadas dos centros urbanos, que precisam oferecer salários bem maiores que os dos grandes centros e, mesmo assim, encontram dificuldades para contratar médicos.
Presidente da Federação Nacional dos Médicos, Cid Carvalhaes ressalta que médicos trabalham, em média, 62 horas semanais, o que ajudaria a explicar a renda elevada, e reclama de vínculos empregatícios precários e de falta de segurança e equipamentos:
— Não tem desemprego para médico hoje. Tem subemprego. Para conseguir esse salário médio mensal, ele cumpre jornada 50% maior que a de qualquer outro profissional e trabalha à noite, aos sábados, domingos e feriados.
Na avaliação de Edson Nunes, pró-reitor da Universidade Candido Mendes e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, apesar de algumas carreiras terem renda e desemprego maiores que outras, as taxas são sempre melhores que as da população sem diploma universitário. Mas pondera que nem sempre o profissional de nível superior consegue emprego em sua área. de formação.
Professor da FGV, Kaizô Beltrão observa outro ponto importante:
— Existem atividades em que há pessoas com diplomas de nível superior atuando em profissões que requerem só nível médio ou outros níveis. São profissionais com diploma de nível superior atuando em posições que não exigem graduação.

Oposição se reúne em Heliópolis, mas pré-candidaturas são mantidas


     A cerveja estava gelada e o tira-gosto de primeira. Antônio Jackson e Zélia, os anfitriões, fizeram uma ótima recepção. Tudo perfeito, exceto a caminhada da oposição. Esta foi a segunda reunião e a única coisa de evoluiu foi a presença do público. Ainda há sete candidatos e estão vendendo a ideia de que há união. Todos sabem que não há união com tantos concorrentes. Até os discursos já estão se repetindo e começam a cansar. Quem esperava a desistência de alguém ficou frustrado. Até mesmo Zé do Sertão, que havia declarado que poderia ser candidato a vereador, recuou e reafirmou sua pré-candidatura a prefeito. Para completar, quase teríamos mais um candidato: Beto Fonseca, filho de Ildinho, mas a operação foi abortada por Gama Neves. O ponto mais evolutivo foi o pronunciamento do professor Landisvalth Lima (PPS) que apresentou uma proposta concreta e desconsiderou por vez a candidatura de Nilda Santana (PMDB) que, mais uma vez, não compareceu. Além disso, o ex-vereador Mundinho do Tijuco, do PMDB, declarou apoio a Gama Neves.
     A reunião começou com Antônio Jackson (PT) chamando atenção para uma quantidade significativa de agentes políticos presentes no evento que estava no grupo que deu sustentação aos atuais administradores. Raimundo Lima (PR), disse que não viu mudanças em relação à reunião anterior. Roberto da Farmácia (PSC) disse que todos ali mereciam ser eleitos, mas o problema era saber quem queria governar com o grupo. Mundinho do Tijuco (PMDB), declarou o seu apoio a Gama Neves (DEM), mas disse que estava disposto a apoiar outro nome, caso o seu candidato não fosse o escolhido.
     Quem falou um longo período foi o ex-prefeito Zé do Sertão (PDT). Apresentou um esboço denominado CEPCEL com o objetivo de criar uma agenda para facilitar o trabalho de coordenação e organização de candidaturas aos cargos do executivo e legislativo. A proposta não ficou muito clara, mas há nítida preocupação do ex-prefeito com as candidaturas proporcionais e revelou que ninguém falava de ser vice-prefeito. Ele próprio disse que se não fosse escolhido seria candidato a vereador, jamais a vice-prefeito.
     Em seguida falou Tiago Andrade (PTN). Disse que o mais importante de uma eleição é ganhar para transformar. Segundo o pré-candidato a prefeito do PTN, os efeitos da seca são danosos basicamente porque não há administração no município. Gama Neves, pré-candidato do Democratas, disse que a oposição precisava parar de fazer eleição e começar a fazer política. Para isso era necessário colocar na cabeça que a Prefeitura de Heliópolis não era propriedade de ninguém. Adilson Barbosa (PP), deixou claro que queria continuar o legado do seu pai, o ex-prefeito Aroaldo Barbosa (PT). Este último falou logo em seguida, apresentou o filho como pré-candidato a prefeito e disse ter certeza de que ele não iria decepcionar. Na sequência falou o presidente do Partido dos Trabalhadores Ademário Nobre. Segundo ele, Heliópolis está com 27 anos e as coisas parece não sair do lugar. Beto Fonseca (PSC) confirmou a ideia de que, embora ainda não houvesse uma definição, a oposição estava viva e o seu partido estava pronto para contribuir na caminhada.
     Logo após falou o professor Landisvalth Lima (PPS). Para ele, urgia afunilar as candidaturas. Os discursos estavam recheados de cortesias, mas que não estavam levando a canto nenhum. Apresentou a candidatura de Ana Dalva (PPS) e fez compromisso de um governo onde todos ali participassem. A preferência do PPS era Ana Dalva prefeita, com Tiago Andrade, Adilson Barbosa ou Zélia Maranduba na vice. Como segunda alternativa apresentou Gama Neves prefeito com Tiago, Zélia ou Adilson na vice. Se por acaso nenhum dos dois nomes para prefeito fossem aceitos, o PPS quer indicar o vice numa chapa de consenso, desde que o candidato ou candidata se comprometa a sentar com os servidores públicos e professores do município para organizar definitivamente os planos das respectivas carreiras e implantar pontos do projeto do PPS, já apresentado. O professor só lamentou a ausência mais uma vez da pré-candidata Nilda Santana (PMDB) e não a via mais como pré-candidata, principalmente após a declaração de Mundinho do Tijuco (PMDB) apoiando Gama Neves. Nenhuma outra contraproposta foi apresentada.
     Na sequência falou a vereadora Ana Dalva que, mais uma vez, culpou os vereadores por parte dos males que acontecem no município e também disse que muitos administradores usam a prefeitura como um bem particular e esquecem o povo. Marcos de Jailma (Marcão-PT), do município de Banzaê, torcia pela indicação de sua irmã Zélia para ser a candidata das oposições e já estava contente com a união dos 11 partidos ali presentes. Elogiou o esboço apresentado por José Emídio, mas disse que ali seria útil para um processo mais longo. Era já hora de ir a busca de uma chapa de consenso. Falaram depois o próprio Zé do Sertão, que demorou muito tentando mostrar que seus governos tinham também qualidades - Jorge Souza (PR) do Jornal Impacto e do blogue Impacto Jovem – professor Igor Leonardo - professor José Quelton, presidente do SINDHELI e Beto Moura (Beto de Zé Gordinho – DEM). Todos louvaram a união e pediram mais atenção ao público para não transformar o público em algo privado.
     No encerramento, Antônio Jackson coordenou a marcação de duas novas reuniões. A primeira será na terça-feira em Heliópolis, só com os pré-candidatos. Lá vão tentar diminuir ao máximo as pré-candidaturas. Os resultados serão levados numa reunião dia 27, domingo, no povoado Tijuco. O local ainda está indefinido. Dois locais foram apresentados: um do pré-candidato a vereador pelo PV, Teca, e outro do ex-vereador Mundinho do Tijuco. Durante a semana será decido.
     Nesta segunda reunião das oposições, o que se percebeu é que a maioria dos candidatos está querendo ganhar tempo para ver se o nome ganha musculatura. Só que não há mais tempo. Partidos como PR, PPS, DEM e parte do PMDB estão já na estrada há muito tempo e sabem que a hora é de organizar a campanha. Se esta semana não caminhar para uma definição ou para algo que indique uma definição próxima, estes partidos podem caminhar para a consolidação de uma candidatura entre Gama e Ana Dalva ou deixar a definição para as convenções em junho. A oposição está viva, mas patina e não sai do lugar.

Feijão-carioca tem aumento de 227,5%


     Miriam Hermes - da Sucursal Barreiras – portal - A TARDE

Estiagem no interior do Estado prejudica safra de feijão e faz preço subir
(foto: Míriam Hermes)
     Estiagem no interior do Estado prejudica safra de feijão e faz preço subir
A estiagem é apontada como principal causa do aumento no preço do feijão tipo carioquinha – em mais de 100% em relação ao ano passado – na feira livre de Barreiras (a 858 km de Salvador). Nos últimos dias, os comerciantes estão comprando a saca de 60 kg por cerca de R$ 273, em média. Há um ano, a saca do produto custava R$ 120.
     Feirante há 40 anos, Maria Lindaura destaca que, desde o aumento do preço do feijão, as pessoas estão comprando menos. “Uns compram outros tipos, como o feijão-de-corda e o preto. Mas há quem só queira o carioquinha. Desses, poucos compram a mesma quantidade de antes”, disse. Ela salienta que “não há como o comerciante não repassar o aumento ao consumidor”.
     Nos supermercados da cidade, as donas de casa  se mostram assustadas com a alta de preço do produto, enquanto procuram  contornar o problema sem prejudicar a família. “Minha solução é comprar, por exemplo, o feijão preto, que está, em média, R$ 2 mais barato que o carioquinha”, afirma a artesã Vera Gonzaga.
     No Centro de Abastecimento de Barreiras, a medida de um prato (com pouco mais de 2 kg) era vendida por cerca de R$ 5; hoje, já custa em torno de R$ 14. De acordo com o feirante Durvalino Cunha da Silva, os preços do feijão-carioca ainda estão em ascensão. “É possível que ainda tenhamos outros aumentos, pois o feijão-carioquinha está rareando no mercado”, atesta.

Dr. Jairo lança candidatura a prefeito em Ribeira do Pombal

Leia reportagem completa no BLOG DO JOILSON COSTA.

Lançado Blog da Universidade do Sertão

     O Grupo Idealizador da Criação da Universidade do Sertão lançou nesta sábado (19) um blog na Internet para promoção da implantação da Universidade Federal do Sertão Nordestino e também para angariar mais apoio e voluntários. No portal há compartilhamento de notícias e postagem de comentários dos leitores, membros do grupo, voluntários e público em geral. Nesta primeira etapa também será feita uma enquete para ver a opinião do público sobre a cidade onde deverá ser implantado o núcleo administrativo da UFSN. Como se trata de uma universidade multi-campi, várias cidades serão contempladas, mas a Reitoria só poderá ficar em uma delas. Faça uma visita e participe do projeto. Acesse o portal da UFSN clicando aqui.