Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Landisvalth Lima pode ser o candidato do PPS a prefeito de Heliópolis


Professor Landisvalth (PPS)

Pode ser que antes de conseguir terminar este artigo o mapa político de Heliópolis passe por mudança radical. Não há meio de comunicação que consiga revelar tantas nuances, tantos retratos, tantas tendências que mudam de cor num pouco espaço de tempo. Podem imaginar nuvens ou camaleões, a política de Heliópolis é a prática do que existe de mais sórdido, mais pecaminoso e promíscuo das relações interpessoais. Num pequeno espaço encravado neste duplo nordeste, colocaram as piores espécies de políticos que se tem notícia nesta Bahia de meu Deus. Ao lado destes, provavelmente Deus tentando equilibrar a coisa, vivem uns poucos extraordinários agentes da nossa vida pública.
Não vamos aqui citar nomes. Seria uma injustiça deixar alguém fora da lista. Quem quiser que faça a sua. Os últimos lances acontecidos na politica em Heliópolis é coisa de cinema. Tudo fruto de dupla ou tripla personalidade, da falta de caráter, da ambição, da usura, da incompetência e, principalmente da falta de compromisso com o povo de Heliópolis. Mentem descaradamente uns e outros acreditam na mentira também descaradamente. Mais: não conseguem ver o próprio erro e sempre tem uma pessoa que está errada em seu lugar.
Por consideração aos poucos extraordinários agentes da nossa vida pública, o professor Landisvalth Lima, cansado de pedir ao PPS, DEM, PR e PMDB que lancem uma chapa comum e partam para o pleito, vai lançar seu nome nesta terça-feira, na convenção do PPS, para concorrer como candidato a prefeito do partido. Mas ele deixa claro: “Ana Dalva é o nome melhor e ainda temos Gama Neves, mas os dois estão esperando o impossível. Os caciques da política de Heliópolis não estão pensando em Heliópolis. A questão aqui é quem dá mais e não quem é o melhor, o mais preparado ou o mais justo. Se Gama quiser continuar indo em busca do cálice prometido, o problema é dele. Lembro que em Heliópolis todos os que foram atrás dos adversários perderam os aliados mais próximos.”, disse.
Landisvalth Lima também não está poupando nem mesmo Ana Dalva. “Ela construiu seu nome ao lado do povo. Ela só deve ouvir o seu eleitorado fiel. Muitos destes caciques que querem que ela seja vice ou que ela apenas apoie só fizeram contribuir para a situação de miséria em que Heliópolis se encontra hoje. A atuação de Ana Dalva como vereadora foi a coisa mais importante na construção da História de Heliópolis e ela não pode se dar ao luxo de aceitar qualquer acordo. Ou é para transformar ou vamos seguir nosso caminho. Deixe que o povo sabe decidir na hora certa. Acho que ela está demorando demais. Já era hora de definir sua candidatura, já que Gama Neves parece que parou no tempo e está com os ouvidos fechados para a verdade. Se ela não definir, terça-feira sou candidato!”, concluiu.
     Camaleão
Até agora ninguém entendeu o que aconteceu com o Ildinho Fonseca entre a reunião na casa de Dãozinho do Arrozal e o dia seguinte. No Arrozal lançou a chapa Gama-Adilson. No outro dia era candidato. Segundo ele, uma pesquisa foi o que o fez mudar de ideia e aceitar ser o candidato a prefeito das oposições. Vale dizer que Ildinho foi lançado pelo professor Landisvalth Lima como pré-candidato, com Ana Dalva na vice, e ele disse que não era candidato e que apoiava Gama Neves. Após decidir ser candidato realmente, houve um novo anúncio informando que havia uma adesão do PSC ao PCdoB. Por detrás desta adesão estava Roberto da Farmácia.
     Nota de quinze reais
Quem imaginava que tudo estava caminhando para uma solução quebrou a cara. Pura ilusão. Moeda falsa. O empresário Celso Oliveira voltou ao ninho do PCdoB e jogou os nomes políticos de Aroaldo Barbosa, Adilson e Adelson na lata do lixo da incoerência. E agora? Sabendo que Celso é quem vai indicar o vice do prefeito, Adilson vai aceitar? Aroaldo vai voltar para a Secretaria de Infraestrutura? Vai apoiar aqueles que, segundo ele, não administram Heliópolis e apenas fazem crescer o patrimônio pessoal?
     Sorvete no verão
Com os últimos lances espetaculares dos políticos de Heliópolis, um partido perde feio: o PT. Virou sorvete em pleno verão, e fora do congelador. Se a vice do PCdoB será indicada por Celso, não restará mais nada a não ser a reeleição do vereador Renilson (PT), o que está muito difícil. Haveria uma solução: o apoio de vereador ao Tiago Andrade (PTN), numa chapa de vereança da oposição. O PT não elegeria ninguém, mas a sigla continuaria na câmara, e bem acompanhada de um N.
     Retirada
Em resposta aos últimos acontecimentos, o PPS de Heliópolis retira todas as propostas apresentadas como alternativa para composição de uma chapa das oposições. Mantém apenas, até terça-feira, o acordo com o DEM. Espera o partido que haja uma coligação envolvendo PPS, DEM, PR e PMDB e não participará mais de reuniões. O objetivo é não aumentar o valor dos passes dos políticos oportunistas. Se o DEM recuar, o professor Landisvalth Lima será candidato a prefeito.
     Candidatura de protesto
O PRB está lançando o nome do professor Gilberto Jacó como candidato de protesto nas eleições de outubro. A candidatura é mais um racha na base do PCdoB. Este blog desafia o PRB a manter a candidatura de Gilberto Jacó até o fim.

Caso Yoki: Marcos Matsunaga foi decapitado ainda vivo


Inquérito foi concluído nesta quinta-feira
Da Redação do Correio.
Laudo indica que Elise decapitou o marido ainda vivo.
A polícia de São Paulo suspeita que o executivo da Yoki Marcos Matsunaga, 42 anos, foi decapitado pela mulher, Elize Matsunaga, quando ainda estava vivo depois de ser baleado na cabeça. Ontem, a princípio, foi confirmado que o tiro teria causado a morte. Segundo a Folha Online, o laudo sobre a morte de Matsunaga traz o seguinte sobre a causa: "choque traumático (traumatismo craniano) associado a asfixia respiratória por sangue aspirado devido a decapitação".  O laudo também informa que o tiro de pistola 380 na cabeça de Matsunaga foi de "característica do tipo encostado" - à queima roupa -, da esquerda para a direita, de cima para baixo e de frente para trás. A polícia entregou na manhã de hoje à Justiça de Cotia o inquérito em que Elize é indiciada por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e meio cruel) e ocultação de cadáver. Cotia, na Grande São Paulo, é a cidade onde as partes do corpo de Matsunaga foram descartadas pela mulher. Ainda existe a possibilidade do caso ser transferido para o 5º Tribunal do Júri de São Paulo porque o empresário foi, na verdade, morto no apartamento em que morava com a família, na zona oeste da capital.
Elize deve perder herança
Elize Matsunaga deve perder qualquer direito a herança do marido depois que confessou o assassinato e esquartejamento do executivo Marcos Matsunaga, diretor da Yoki. De acordo com informações do portal G1, ela pode perder até mesmo direitos sobre a administração dos bens da filha do casal. O procedimento que exclui um herdeiro dos direitos sucessórios, chamado de declaração de indignidade, não é automática, e depende de uma ação proposta por outros herdeiros ou pelo Ministério Público. "Diante da prática e da confissão do crime, ela deve ser declarada indigna. Algum outro herdeiro precisa entrar com a ação para que o juiz declare formalmente a indignidade”, afirmou ao G1 o advogado Nelson Susumu, presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/SP. A ação de exclusão de herdeiro por indignidade deve ser promovida num prazo de quatro anos. Adolescentes mataram garota e retiraram seu coração

Adolescentes mataram garota e retiraram seu coração


FELIPE LUCHETE – da Folha de São Paulo 
Fabíola com sua mãe
Duas adolescentes de 13 anos são suspeitas de ter matado uma garota de 12 em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte, e cortado o tórax da vítima para retirar o coração dela. As duas foram apreendidas na quarta-feira (13) e confessaram o assassinato, segundo a Polícia Civil. Fabíola Santos Correa foi morta com golpes de facão e de uma barra de ferro em uma região de mata deserta, segundo o delegado Enrique Rocha Solla,  teve o peito cerrado e o coração arrancado quando ainda batia. As três jovens tinham ligação com tráfico de drogas, afirma o delegado. Correa estava desaparecida desde o dia 27 de maio, quando foi morta. Solla disse que a polícia passou a investigar o caso e descobriu que a vítima havia sido vista pela última vez em companhia das adolescentes. As duas afirmaram à polícia que não planejavam matar a garota. A intenção era agredi-la para impedir que passasse informações a um grupo de drogas rival. As adolescentes disseram que jogaram o coração de Fabíola em um rio e que agiram por conta própria. A polícia investiga se houve mandantes. Elas foram encaminhadas a um centro de recuperação em Belo Horizonte, segundo Solla, onde ficarão por 45 dias, até a definição da Justiça.

Professores de Sergipe encerram greve e sepultam Governo Déda


Categoria decidiu encerrar a greve e continuar luta pelo Piso
 Por Aldaci de Souza – do portal INFONET.

Cortejo seguiu pelas ruas do Centro
Ângela Melo fala no ´'velório' sobre continuidade da luta 
O clima foi de tensão na manhã desta terça-feira, 12, durante a assembleia dos professores da rede estadual de ensino no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, local em que foi realizado o ‘velório do Governo Déda’. Após várias discussões que passaram pelas ameaças de corte de ponte dos grevistas e pela multa diária no valor de R$ 20 mil devido ao descumprimento à decisão judicial, a maioria da categoria decidiu pelo fim da greve que completa 58 dias.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Educação (Sintese), Ângela Melo destacou a luta dos professores. “Sei que esse é o momento do sacrifício e de uma coisa eu tenho certeza, seja qual for o resultado da assembleia, ficaremos felizes por termos uma categoria como a nossa, que respeita aos chamados do sindicato. Vamos continuar lutando, vamos continuar colando adesivos nos carros cobrando o pagamento do Piso e realizando atos, vigílias na Assembleia Legislativa. Nós temos que fazer do Governo Déda um inferno”, enfatiza Ângela Melo.
Na plateia, uma 'viúva do Governo'
acompanhava as discussões
A Deputada Ana Lúcia disse que a luta vai continuar
na Assembleia Legislativa
O microfone foi aberto e vários professores se inscreveram para falar antes da votação.  Uns defenderam a desobediência à Justiça [que decidiu pela ilegalidade] e outros afirmaram temer o corte no ponto, nos salários, enfim, as possíveis conseqüências.
“Nós reclamávamos do Governo João Alves por ter cortado o ponto. Ele cortou o ponto dos professores, mas não cortou a carreira. A gente fica recebendo críticas por ter votado em Déda, mas eu digo aqui que a gente colocou e a gente enterra”, afirma o professor Rafael.
De acordo com o professor Iran Barbosa, o momento não é de banalisar e nem de desqualificar a greve, mas de colocar os pés no chão. “Estamos em um cenário muito difícil e precisamos saber as conseqüências de suspender ou de continuar a greve. Nós somos lutadores, não somos suicidas e tem uma coisa que nos dá tranqüilidade é saber que o que a categoria decidir aqui, a diretoria do Sintese vai dar encaminhamento. Mas precisamos saber quais as táticas, os instrumentos que vamos estar utilizando para fortalecer a luta”, resslata Iran Barbosa.
Catatumba foi montada na porta do Palácio
Museu Olímpio Campos e ...
... o deputado capitão Samuel também
se despede do Governo
A professora Ana Lúcia informou que a luta vai continuar na Assembleia Legislativa. "Amanhã teremos uma reunião com a presidente da Assembleia, Angélica Guimarães para discutir a situação dos professores e vamos solicitar que todos os 24 deputados estaduais fiquem do nosso lado nessa luta", diz.
Cortejo
Após a decisão da categoria em acabar com a greve e continuar a luta em prol de bandeiras como o reajuste do Piso Salarial para todos os professores, para toda a carreira, em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade, os professores saíram em cortejo pelas ruas do Centro comercial, levando um caixão com um boneco simbolizando o governador Marcelo Déda, várias coroas e as mulheres usando véus pretos. O ato foi encerrado na Praça Fausto Cardoso, em frente ao Palácio Museu Olímpio Campos, onde foram colocadas tendas protegendo uma catatumba montada para o sepultamento. Várias pessoas que passaram pela praça pararam para saber do que se tratava.
Todas as fotos são do portal INFONET, de Aracaju.

Professores da Bahia continuam em greve e apresentam proposta


Por Patrícia Conceição e Rodrigo Aguiar – do Bahia Notícias
foto: Patrícia Conceição
Em assembleia realizada nesta terça-feira (12), os professores estaduais decidiram mais uma vez por unanimidade manter a greve. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, apresentou a contraproposta do comando de greve, que mantém a reivindicação de reajuste salarial de 22% e pede a revogação da Lei 12.578. Segundo explicou ao Bahia Notícias a diretora da APLB Marilene Betros, a entidade aceita o parcelamento do valor, desde que seja pago até o final do ano. “Queremos também que o reajuste contemple todos os segmentos da categoria, como pensionistas e aposentados. A Lei 12.578 transforma os salários em subsídios, retirando vantagens históricas da categoria”, protestou. Além da contraproposta, também foi apresentado um calendário de atividades do movimento grevista até o início da próxima semana. De acordo com a programação, ainda esta manhã um grupo de docentes seguirá em passeata até a Secretaria de Educação do Estado, também localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Pela tarde, está prevista uma reunião na Assembleia (AL-BA). Na quarta (13), o sindicato promete participar da festa de Santo Antônio que acontece na sede do Legislativo Baiano. O calendário ainda incluiu um grande ato no Iguatemi às 9h desta quinta (14) e uma "feira da resistência" na Praça da Piedade na sexta (15), onde os professores comercializarão produtos para arrecadar dinheiro. No mesmo dia, o grupo pretende realizar um forró de protesto na AL-BA. O comando grevista volta a se reunir na próxima segunda (18) e outra assembleia-geral da categoria ocorrerá no dia seguinte. “Se houver antes disso uma proposta do governo, faremos uma assembleia extraordinária”, declarou Rui Oliveira. “O inimigo não está aqui. O inimigo está lá e nós temos que ter unidade para lutar contra ele”, completou o dirigente, ao se referir à confusão ocorrida na assembleia.
Greve continua por decisão unânime (foto: Patrícia Conceição)
A confusão foi u princípio de briga aconteceu na manhã desta terça-feira (12)  com empurra-empurra e confusão. Apontado como suposto causador do tumulto, um homem foi retirado do local onde é realizada a assembleia. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele se identificou como Jaime Ribeiro e disse ser professor da Escola Parque. “Eu e um colega criamos o grupo Educadores do Estado da Bahia e fazemos oposição à direção da APLB. Eles estão defendendo um acordo que não nos beneficia. Não estão respeitando a base a agem de forma antidemocrática”, acusou Ribeiro, que afirmou não ter causado a briga. Segundo ele, a tensão foi provocada por uma matéria do jornal A Tarde que revelava a insatisfação de membros da categoria com o direcionamento da greve. Presente à assembleia, a professora Francisca Oliveira fez coro às críticas contra o comando grevista. “Temos dificuldade em lançar qualquer tipo de proposta aqui na assembleia. Eles estão manipulando para aprovar a proposta deles sem ter chance de ouvir outras”, acusou.  
Professores caminham para a SEC. (foto: Patrícia Conceição)
A confusão travada na assembleia-geral dos professores da rede estadual de ensino, na manhã desta terça-feira (12), ocorreu no estacionamento da sede do Legislativo baiano. O grupo do “deixa disso” conseguiu dissipar o conflito. O integrante da ala de oposição à gestão do sindicato da categoria (APLB) considerado pivô da rebelião foi “gentilmente” convidado a retirar-se da reunião, para que, enfim, fosse iniciada a votação sobre a continuidade do movimento. Em entrevista ao Bahia Notícias, Alexandro de Sousa, docente de educação física da Escola Zumbi dos Palmares, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, defendeu a entidade de classe das acusações de que seria “antidemocrática”. “Tem um grupo que não participa de forma efetiva da mobilização, não ocupa a Assembleia e não contribui na organização dos eventos. Eles espalham boatos de que a APLB quer acabar com a greve. Para mim, é um grupo que gera dúvidas sobre as verdadeiras intenções dentro do movimento”, rebateu o professor. Segundo ele, os contrários teriam motivação “partidária” e só querem “provocar tumulto”. Na APLB, comandada majoritariamente pelo PCdoB, a facção oposta é representada pelas siglas esquerdistas PSOL e PSTU.
Após decidirem pela manutenção da greve, os professores estaduais que participaram de assembleia na manhã desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), seguem em passeata até a sede da Secretaria de Educação do Estado (SEC), o que já deixa o trânsito congestionado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), apesar de os docentes caminharem pela faixa da direita na pista. Escoltado por três viaturas da Policia Militar (PM), o grupo já deixou o estacionamento da sede do Legislativo baiano e cresce à medida em que avança até a secretaria.

Heliópolis tem ganhador da Lotofácil


Um apostador de Heliópolis é um dos 16 sortudos que faturaram mais de 1 milhão e 400 mil do prêmio principal da Lotofácil da Caixa Econômica Federal, sorteado nesta segunda-feira (11) no estúdio da TV Bandeirantes. Cada um receberá o prêmio de 89.744,60. O sortudo de Heliópolis foi o único do Estado da Bahia e fez sua aposta na única lotérica da cidade, a União. Os outros 15 felizardos foram de Brasília, Boa Esperança e Guarapari (Espírito Santo), Orizona e Pilar de Goiás (Goiás), Coronel Fabriciano (Minas Gerais), Cáceres (Mato Grosso do Sul), Bandeirantes, Curitiba, Guaratuba e São Mateus (Paraná) e Nova Friburgo (Rio de Janeiro). Os números sorteados deste concurso 764 da Lotofácil foram: 01- 03 – 04 – 06 – 08 – 09 – 11 – 12 – 14 – 16 – 17 – 19 – 23 – 24  e 25. Ainda 920 pessoas acertaram 14 números e vão receber 686,05, outros 23.336 acertaram 13 números e vão receber 12,50 reais, 229.207 acertaram 12 prognósticos e vão receber 5,00 reais e 1.159.177 pessoas acertaram 11 números e receberão 2,50 cada. A arrecadação total ultrapassou 17 milhões de reais.

Ana Dalva News: PPS e PR farão Convenção Eleitoral dia 19

Ana Dalva News: PPS e PR farão Convenção Eleitoral dia 19: Ana Dalva (PPS) Raimundo Lima (PR)      A vereadora Ana Dalva, presidente da Comissão Organizadora Municipal do Partido Popular S...

A amante do executivo da Yoki era também prostituta


Marcos Matsunaga e sua esposa. Desenlace trágico.

     Uma garota de programa conhecida como Natália afirmou à polícia de São Paulo que esteve com o executivo da Yoki Marcos Matsunaga, 42, nos três últimos dias antes da morte dele, em maio. Ela disse, ainda, que o relacionamento com ele começou no início do ano e que ele lhe deu um carro de presente. A informação é da reportagem de Rogério Pagnan e Josmar Jozino publicada na edição desta segunda-feira da Folha.  O caso com Natália, que não teve o nome verdadeiro divulgado, teria sido o estopim da briga entre Matsunaga e sua mulher, a bacharel de direito e ex-prostituta Elize Matsunaga, 38, que confessou ter matado o marido com um tiro na cabeça e, depois, esquartejado a vítima. Ela está presa. A polícia chegou a Natália por meio do detetive contratado por Elize para investigar a infidelidade do marido. Matsunaga conheceu Natália, uma morena de Minas Gerais, no mesmo site de relacionamento em que conheceu Elize há alguns anos.
     Vídeo exibido no Fantástico mostra encontro com amante
     Um vídeo no qual o executivo da Yoki Marcos Kitano Matsunaga, 41 anos, aparece abraçado e acariciando uma mulher na porta de um restaurante foi o estopim para a discussão que culminou com o crime que chocou o país na semana passada. Ao ser confrontado com as imagens pela mulher, Elize Araújo Kitano Matsunaga, 30 anos,  os dois teriam brigado. Elize então pegou uma arma, presente de Marcos, e o matou. Depois, esquartejou o corpo e jogou os restos num terreno. O vídeo foi exibido neste domingo pelo “Fantástico”, da TV Globo. A reportagem diz que Elize, também ex-garota de programa, tinha três empregadas, andava com carro blindado e viaja com frequência ao exterior. A Yoki foi vendida recentemente por R$ 1,75 bilhão. O padrão de vida de Elize contrastava com o da mãe,  Dilta Ramos de Araújo, 54 anos, que mora numa casa simples em em Chopinzinho, no interior do Paraná, e trabalha mesmo se tratando de um câncer. “ Ele era muito carinhoso com ela, ela com ele”, diz a mãe. Em seu depoimento, Elize contou que, durante a discussão com o marido, foi chamada de vadia e vaca, além de ter sido agredida com um tapa no rosto. Foi então que decidiu pegar a arma.  Ainda na versão da assassina confessa, Marcos riu da cara dela e duvidou que ela atiraria. Além disso, fez várias ameças de tirar a guarda da filha do casal, de um ano. Elize então atirou.
     Viúva se sentia ameaçada, diz advogado
     A empregada da família Matsunaga contou ao “Fantástico”, sob a condição de anonimato, que um dia depois (20 de maio) da patroa ter matado e esquartejado o marido, Elize pediu, logo cedo, para ela limpar o apartamento –“limpa aqui, limpa ali” – e “lavar os lençóis, cobertores, tirar a capa do dos edredons”. A funcionária relatou ainda que perguntou pelo patrão, mas Elize, no café da manhã, disse que ele não tinha dormido em casa e depois que ele não iria almoçar. Dois dias depois ela afirmou que Marcos estava sumido. A empregada afirmou também que Elize manteve a rotina normalmente, inclusive indo ao supermercado. Ela também revelou que o casal tinha brigas constantes e não já dormiam no mesmo quarto. Nas discussões, Marcos sempre lembrava do passado pobre de Elize e sua família, o que provocada ainda mais a fúria da mulher. O advogado de Elize Matsunaga, Luciano de Freitas Santoro, afirma que a sua cliente amava o marido, Marcos Kitano Matsunaga, e se sentia ameaçada por ele. “Quando as pessoas tomarem conhecimento da íntegra do depoimento dela vão entender por que o matou no calor da discussão. Foram palavras pesadas. Não se mexe com valores de infância, pai falecido e não se diz à mulher que vai mandá-la para o lixo de onde veio”, comenta.
     Informações da Folha de São Paulo, Diário São Paulo e da TV Globo.

Gama e Adilson podem formar a chapa da oposição em Heliópolis


Adilson Barbosa
Gama Neves
Depois de uma semana de articulações, pesquisas e conversas de bastidores, numa reunião no último sábado (09), na casa de Dãozinho do Arrozal, parece que a oposição deu um passo mais sólido em busca da consolidação dos nomes que formarão a chapa definitiva para concorrer no pleito do dia 7 de Outubro. A atração principal da reunião foi Idelfonso Fonseca – o Ildinho. Ele tomou a palavra e disse que não queria ser candidato e retirava seu nome definitivamente do jogo. Deixou claro também que tinha preferência pelo nome de Gama Neves e disse a Adilson Barbosa que o filho do ex-prefeito poderia ser o nome para vice-prefeito. Apresentou, portanto, a chapa Gama e Adilson, a mesma que já havia sido apresentada pelo PPS como uma das oito opções.
Diante do quadro, Zélia Maranduba também retirou sua candidatura e manifestou apoio à chapa. Assim, Restam apenas para definir apoio o próprio Adilson Barbosa, que ficou de dar a resposta se aceitava ou não a vice; Tiago Andrade – que manifestou apoio, mas disse que a participação na campanha depende da situação do vereador Renilson (todos diziam que ele não tinha nada a ver com a situação do atual vereador!) e Zé do Sertão que, segundo fontes que o apoiam, está zangado e não conversa mais em reunião, inclusive estava ausente. O ex-prefeito quer apenas “conversas particulares” e já afirmou que será candidato e não abre mão.
Diante disso, mesmo não estando presentes a vereadora Ana Dalva e o professor Landisvalth Lima, o presidente do PR, Raimundo Lima, também representando o PPS, fechou apoio, só deixando a vaga de vice aberta. Caso Adilson aceite, o PPS é a favor da chapa, até porque já tinha apresentado este mesmo formato em outra ocasião. “Ana Dalva não se importa em disputar novamente a vereança, desde que haja apoio de todos à nova chapa.”, disse Raimundo. A missão de Gama Neves é ir a busca dos dissidentes. “E isso só posso fazer se o Adilson confirmar o convite de ser meu vice. Aí vou conversar com os que estão ainda fora do acordo.”, disse Gama Neves.
Vando em Heliópolis 
O deputado estadual Vando, do PSC, fez uma visita hoje a Heliópolis. Ele estava sendo esperado no último domingo, no encontro que houve na casa de Ildinho. A chegada do deputado pode jogar terra na chapa aqui anunciada. É que Roberto da Farmácia, que parece não ter aceitado a desistência de Ildinho Fonseca, ameaça agora em ir para os braços do PCdoB, indicando Ivan Fonseca – filho de Ildinho - para vice na chapa governista. É mais um problema que Gama Neves terá que resolver. Se a oposição está se reunindo para treinar como não cumprir acordos, é melhor que cada tribo lance o seu cacique. A existência de muitos candidatos é até bom para a democracia. Só assim o povo terá mais opções de escolha e ninguém precisa mais fingir.