Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Professores da Bahia rejeitam proposta do governo, mas suspendem greve


     De acordo com a APLB, apesar da retomada do calendário acadêmico, o comando de greve da categoria vai se reunir com o objetivo de elaborar um calendário de novas negociações
     Da Redação do CORREIO
Professores não aceitaram contraproposta do governo e votaram pelo retorno às aulas.
Durante uma assembleia realizada no Colégio Central na manhã desta sexta-feira (3), os professores da rede estadual de ensino votaram a favor da suspensão da greve da categoria, que durou 115 dias. As aulas nos colégios estaduais retornam normalmente na próxima segunda-feira (6). De acordo com a Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB-Sindicato), a suspensão da greve significa que, apesar da retomada do calendário acadêmico, os representantes da categoria ainda irão se reunir com o objetivo de elaborar um calendário de novas negociações entre os professores e o governo do Estado da Bahia.  Entre as exigências dos docentes para o encerramento da greve estavam a não punição dos professores demitidos e a retirada dos processos administrativos daqueles que estavam em estado probatório; a devolução imediata dos quatro salários confiscados durante a greve; a devolução da contribuição mensal da APLB; além da reabertura da mesa de negociação.
     Governo convoca estudantes
A Secretaria Estadual da Educação (SEC) considerou como ‘muito positiva’ a decisão da categoria e convocou todos os estudantes para comparecer às escolas a partir da próxima segunda. O secretário Osvaldo Barreto acredita que, após a decisão, 100% das escolas estaduais estarão em funcionamento no começo da próxima semana. Em nota, a SEC pede que professores e o colegiado escolar das unidades que estão retomando as atividades elaborem o calendário de reposição de aulas do ano letivo de 2012, utilizando os sábados e estendendo a programação das aulas até os meses de janeiro e fevereiro de 2013. Em relação aos salários da categoria que haviam sido suspensos em razão da greve, as secretarias de Educação e Administração vão elaborar uma folha de pagamento extra para realizar o pagamento somente depois que for aprovado o plano de reposição de aulas, de acordo com informações da Secretaria de Comunicação do governo da Bahia.
     Contraproposta do governo
O governo da Bahia enviou na quinta-feira (2) uma contraproposta para a APLB, com a concessão de reajustes salariais concedidos à categoria neste ano, assim como a promoção com aumento de 7% para os professores licenciados da carreira de Magistério, por meio de curso de atualização de práticas pedagógicas em novembro de 2012, além de uma nova promoção prevista nas mesmas condições para março de 2013. Ainda na quinta-feira (2), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou que apenas 8% das unidades escolares do estado estavam paralisadas por conta da greve dos professores. Das 1.411 escolas da Bahia, 1.293 já estavam em funcionamento (92%), segundo a SEC. Nesta semana, 47 unidades voltaram ao funcionamento no estado, sendo 35 em Salvador. A Secretaria da Educação diz que a reposição de todas as aulas prejudicadas está garantida. Os programas de reposição de aulas são aprovados pelos colegiados escolares das unidades e supervisionados pela Secretaria da Educação. Para aquelas unidades escolares que ainda não realizaram reposição, a orientação é que priorizem a utilização dos sábados e, naquelas que forem preciso, utilizar o mês de janeiro de 2013.
     Com informações complementares da repórter Lorena Caliman.

Macaulay Culkin, de “Esqueceram de mim”, está à beira da morte por uso de drogas

Culkin está se perdendo
O sucesso de "Esqueceram de mim" ontem
e o uso das drogas hoje

     Macaulay Culkin está se perdendo no vício da heroína, segundo o National Enquirer. O ator, que ficou famoso ainda criança com o filme Esqueceram de Mim, teria sido visto por várias testemunhas usando uma mistura letal de potentes drogas prescritas  e dizem que se ele não buscar ajuda imediatamente, isso o matará. O ator consome heroína e analgésicos potentes como o oxicodona e já quase teve uma overdose. Os representantes de Culkin negam que o ator já esteve perto de uma overdose e que compre grandes quantidades de drogas legais. Segundo o Enquirer, Culkin gasta cerca de US$ 6 mil (R$ 12,25 mil) por mês com essas drogas e transformou seu apartamento de Manhattan em seu esconderijo onde fica alto durante horas, sozinho ou com seu círculo de companheiros de droga. O vício teria se intensificado há mais ou menos 18 meses, segundo as fontes do NE, quando se deu conta que não conseguiria retomar sua carreira e que havia perdido a namorada Mila Kunis. "Macaulay Culkin está viciado em drogas e isso o está matando. Ele está cercado de junkies (viciados) e pessoas do submundo. É uma verdadeira tragédia." Um amigo do ator disse ao jornal: "Macaulay Culkin está morrendo. Ele é viciado em heroína, oxycodone, Percocet e Vicodin. Eu testemunhei seu uso de drogas, que aumentou no último ano e meio a um ponto em que precisa seriamente de ajuda. Seus amigos mais íntimos temem que ele tenha uma overdose ou que seu coração venha a explodir. Se não tiver ajuda, ele pode estar morto em seis meses."
     Informações de O Fuxico, via Tribuna da Bahia.

Greve dos professores da Bahia poderá ter fim na Sexta-feira

          por Rodrigo Aguiar – do Bahia Notícias 
Professores aprovaram proposta. Agora é com o governo.
     Em assembleia realizada nesta quarta-feira (1º), os professores estaduais aprovaram a proposta apresentada pelo comando de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Os docentes aguardam uma resposta e, a depender do que sinalizar o governo, a paralisação pode chegar ao fim em nova assembleia nesta sexta (3). “A resposta do governo será discutida pelas zonais nesta quinta. Depois, teremos outra assembleia”, disse a diretora do departamento jurídico da APLB, Marilene Betros, ao Bahia Notícias. Os professores estaduais grevistas votaram a proposta na manhã desta quarta-feira (1º) que pode ser o primeiro passo para o fim da paralisação. Na matéria elaborada pelo comando de greve, estão a não punição – que inclui revogação das demissões e retirada dos processos administrativos contra os professores em estágio probatório –, o pagamento imediato dos salários suspensos, a devolução do dinheiro confiscado da APLB, a retirada dos processos contra o sindicato e a retomada da mesa de negociações, informou a diretora sindical Marilene Betros. “Caso a categoria aprove e o governo aceite a proposta, haverá nova assembleia na sexta [3], às 9h, no Colégio Central, para discutir a suspensão da greve e manutenção da mobilização”, afirmou a sindicalista, em entrevista ao Bahia Notícias.

Revista Veja detalha tudo sobre o Mensalão


A Revista Veja, em seu portal, traz um amplo estudo sobre a essência do Mensalão, que consistiu em um esquema bem simples de entender: desvio de recursos para a compra de apoio político e pagamento de dívidas. Conforme acusa a Procuradoria-Geral da República, a quadrilha que operou o Mensalão estava organizada em três núcleos: o político, do então ministro José Dirceu e dirigentes petistas de sua confiança; o operacional, de Marcos Valério e sócios; e o financeiro, composto pela cúpula do Banco Rural. Entenda o papel de cada membro da quadrilha, segundo a denúncia aceita pelo STF. Veja também detalha como os 38 réus do Mensalão se defenderam das acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República. Conheça os crimes que lhes são imputados e confira a íntegra de suas alegações finais, apresentadas ao Supremo Tribunal Federal no ano passado.
Um aperitivo: Zé Dirceu
O QUE FAZ HOJE
Atua como consultor de empresas – e utiliza sua influência em Brasília para garimpar informações sobre a administração federal, matéria-prima de sua bem-sucedida carreira no mundo dos negócios.
ACUSAÇÃO
De acordo com a denúncia, Dirceu foi o mentor do esquema de compra de votos e, utilizando-se de sua posição no governo e da liderança que exercia sobre o núcleo político, foi quem determinou as ações necessárias para o sucesso das operações. Em resumo, o chefe da quadrilha, segundo a Procuradoria-Geral da República.
CRIMES
Corrupção ativa e formação de quadrilha
EVIDÊNCIAS APONTADAS PELA PROMOTORIA
Em seu depoimento, Marcos Valério contou que, segundo Delúbio Soares, o então ministro José Dirceu e o então secretário do PT Silvio Pereira tinham conhecimento e davam garantia aos empréstimos que seriam forjados entre as empresas do publicitário e o partido. Em seu depoimento, Roberto Jefferson disse que todos os acordos entre os partidos tinham que ser ratificados pela Casa Civil de José Dirceu, "presidente de fato " do PT. Para a Procuradoria-Geral da República, uma das mais relevantes evidências do envolvimento de Dirceu é uma reunião realizada na Casa Civil entre Dirceu, Marcos Valério, Delúbio Soares e o presidente do Banco Espírito Santo no Brasil, Ricardo Espírito Santo. Antes desse encontro, Marcos Valério, Rogério Tolentino e Emerson Palmieri – também integrantes de quadrilha – haviam feito uma viagem a Portugal para se reunir com o presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta. O objetivo da comitiva era conseguir recursos para cobrir dívidas do PT e do PTB. Durante as conversas, foi levantada a possibilidade - não concretizada - de a Portugal Telecom fazer uma doação de 8 milhões de euros. José Dirceu acompanhou as negociações do grupo Portugal Telecom, com a intervenção do Banco do Espírito do Santo, para a aquisição da Telemig. Outro fator que denuncia a relação entre Dirceu e Marcos Valério são os favores concedidos pelo publicitário ao ex-ministro. Valendo-se de sua influência junto aos bancos Rural e BMG, Valério atendeu a interesses da ex-mulher de Dirceu, Maria Ângela Saragoza, que queria vender seu imóvel, obter um empréstimo e arrumar um emprego.
O QUE DIZ EM SUA DEFESA ZÉ DIRCEU
A defesa de Dirceu alega que não há qualquer prova de seu envolvimento no esquema. Aliás, segundo os advogados de Dirceu, nem sequer foram encontradas evidências que comprovassem o mensalão: "os deputados supostamente corrompidos já apoiavam o governo". Diz também que: o ex-ministro não se envolveu com as questões financeiras das alianças partidárias; que a versão de Roberto Jefferson está isolada no conjunto das provas; que Dirceu não tinha ingerência nas nomeações; que não intercedeu em favor de sua ex-mulher; que é comum que um ministro receba 'representantes de instituições financeiras ou empresas'; que não tem vínculo com Marcos Valério, nem responsabilidade pela reunião realizada em Portugal.
           Quer mais? Então clique aqui.

Ministro Gilmar Mendes na lista do Valerioduto

A lista está bem clara. Mendes recebeu 185 mil.

Carta Capital publica na edição que chegou às bancas nesta sexta-feira (27) uma lista inédita de beneficiários do caixa 2 da campanha à reeleição do então governador Eduardo Azeredo em 1998, em Minas Gerais. O esquema foi operado pelo publicitário Marcos Valério de Souza, que assina a lista, registrada em cartório. O agora ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes aparece entre os beneficiários. Mendes teria recebido 185 mil reais. Há ainda governadores, deputados e senadores na lista. Entre os doadores, empresas públicas e prefeituras proibidas de fazer doações de campanha. O banqueiro Daniel Dantas também aparece como repassador de dinheiro ao caixa 2. A documentação foi entregue à Polícia Federal pelo advogado Dino Miraglia Filho, de Belo Horizonte. Ele defende a família da modelo Cristiana Aparecida Ferreira, assassinada em 2000. Segundo Miraglia, a morte foi “queima de arquivo”, pois a modelo participava do esquema e era escalada para transportar malas de dinheiro. Na lista, Cristiana aparece como destinatária de 1,8 milhão de reais.

Prefeito do PCdoB é cassado novamente


O comunista Carlos Caraíbas está sem cargo novamente

Três meses depois de retornar ao cargo, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prefeito de Serra do Ramalho, Carlos Caraíbas de Souza (PCdoB), foi cassado nesta terça-feira (31) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e terá que levantar novamente da cadeira. O comunista, que já tinha sido cassado em abril último pela corte eleitoral baiana, é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de uma série de irregularidades, dentre elas, a distribuição gratuita de combustível no dia da eleição, em outubro de 2008. O processo teve uma reviravolta após o julgamento no TRE-BA, que decidiu por 3 votos a 2 pela sua cassação. A defesa do gestor acusou a corte de ter cometido um “equívoco”, após não requerer o voto do desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, que teria sido identificado erroneamente como presidente da sessão. O argumento para solicitar que o caso retornasse à pauta era o de que os trabalhos foram iniciados sob o comando da presidente Sara Brito, que teria se “equivocado” ao dar continuidade ao caso. Na época, segundo o advogado que defende o alcaide, José Pires, houve o pedido de vista do processo e, no retorno da apreciação, a batuta passou de forma incorreta para Cintra. No julgamento desta terça (31), os desembargadores mantiveram o veredicto inicial e cassaram o mandato do prefeito por três votos a dois. O presidente da Câmara, Claudio Cardoso Ferreira (PSB), assumirá o posto novamente.

O Brasil que deve ser copiado: Ortopedistas rodam o País para fazer cirurgias


Profissionais do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Rio, já fizeram mais de 2 mil operações desde 2003
CLARISSA THOMÉ / RIO - O Estado de S.Paulo
Dr. Paulo Prado: 84 anos e dedicação ao próximo. (Foto: Tasso Marcelo/AE)
A professora Zuila Nogueira dos Santos tinha 35 anos quando ouviu um diagnóstico que mais parecia sentença: não voltaria a andar. A artrite, que desde os 12 anos lhe provocava dores, havia evoluído para artrose e destruído o osso do encaixe do fêmur com a bacia. Dependente da cadeira de rodas havia quatro meses, não teve outra alternativa senão mandar o filho viver com o pai. Precisava de ajuda para as tarefas mais simples. Zuila conta essa história em casa, aos 42 anos, no município de Porto Valter (AC), a 12 horas de distância da capital, Rio Branco. Sorri ao falar dos momentos de angústia - ao todo, locomoveu-se por um ano e sete meses com a cadeira de rodas. Ao contrário do prognóstico inicial, Zuila voltou a andar. Ela foi uma das beneficiadas pelo projeto Suporte, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), em que uma equipe com até 15 profissionais se desloca pelo País para realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade. O programa começou como piloto, em 2003, e ganhou fôlego recentemente. Se nos primeiros anos a equipe fazia uma ou duas viagens por ano, atualmente realiza ao menos um mutirão mensal, principalmente para cirurgias de quadril, fêmur e coluna na Região Norte do País. A média é de 25 pacientes operados por viagem, mas já aconteceu de a fila ser tão grande que fizeram 90 cirurgias em uma semana. Passa de 2 mil o número de operações já realizadas pelos profissionais.
          Referências. Os médicos andarilhos estão entre os melhores de suas especialidades - nomes como Pina Cabral, referência brasileira em cirurgia de quadril, que fez parte da equipe até a aposentadoria; Marco Bernardo Cury, chefe do serviço no Into; e Luiz Cláudio Schettino, especialista em coluna, responsável pela cirurgia para reconstrução de vértebra a que foi submetido o cantor Herbert Vianna, em 2001. Alguns pacientes esperam há anos por uma cirurgia. Uma jovem de 25 anos, de Cuiabá, estava havia dois sem andar depois de um acidente que provocou um grave afundamento do osso do quadril. Foi operada por Tito Rocha, coordenador de Desenvolvimento Institucional do Into, responsável pelo Suporte. "Somos missionários. A ortopedia é uma das poucas chances que se tem de mudar completamente a vida de uma pessoa", diz o médico. 
          Estratégia. Para que a equipe consiga sair do Into, é montada quase uma operação de guerra. Por dois dias, todos os equipamentos, ferramentas e próteses são separados e acondicionados em 12 contêineres. O ortopedista Paulo Padrão, de 84 anos, comanda esse trabalho. Aposentado do Into, ele voltou a integrar a equipe do instituto como o responsável pelo material de cirurgia. Nas longas viagens, sua disposição inspirava os mais novos. "É a realização do médico: levar o atendimento a pessoas carentes, que não têm a quem recorrer. A minha mulher acha meio ruim, mas já se acostumou", afirma Prado, que passou recentemente por uma cirurgia renal e está temporariamente afastado das viagens do grupo.

Há quase 27 mil vagas de concursos abertas em todo o Brasil


São pelo menos 100 concursos com 26.931 vagas distribuídas em todo território nacional
Da Redação do CORREIO
Nesta última segunda-feira (30), pelo menos 100 concursos públicos estão com inscrições abertas em todo o Brasil, e somam 26.931 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 21.766,15 no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro).Há também vagas para várias prefeituras, câmaras municipais, institutos, Ministério Público e outros. Veja a relação completa e os editais clicando aqui.

Ildinho e Gama comandam manifestação com 4 mil pessoas em Heliópolis


Uma multidão pintou a cidade de verde (foto postada no Facebook por Paola de Oliveira)

     Não há como não dizer que a inauguração do Comitê Eleitoral da coligação liderada por Ildinho/Gama foi a maior manifestação política dos últimos tempos em Heliópolis, ocorrida no último domingo (29). Cerca de 4 mil pessoas, mais de duzentos veículos e quase 500 motocicletas circularam pelas ruas de Heliópolis levados pelos candidatos da coligação oposicionista. A eleição será 7 de Outubro. Até lá muita coisa pode mudar, mas a oposição deu uma resposta contundente à inauguração do comitê dos governistas. O trabalho de costura de mais de 60 dias para unir nove partidos parece que deu resultado satisfatório e abalou os alicerces da estrutura politica do governo municipal.
     No palanque armado na Avenida 7 de Setembro, os discursos inflamados clamavam pela união do povo em torno de um só objetivo: ganhar as eleições para Heliópolis voltar a sorrir. Ocorreram alguns excessos, o que é comum numa lista enorme de oradores, mas nada que tirasse o brilho de uma das maiores manifestações democráticas de todos os tempos no município. Parecia que as pessoas estavam aguardando o momento para dar um claro recado: o povo ainda está no comando.
    Presentes ao evento o deputado estadual Vando (PSC) e o deputado federal Zé Nunes (PSD), de Euclides da Cunha. Os parlamentares atestaram que ainda não participaram de manifestação tão organizada e repleta de pessoas, mesmo em cidades maiores. Nos bastidores a alegria estava estampada na fisionomia dos opositores e os discursos eram de exaltação à união em torno de Ildinho (PSC) e Gama Neves (DEM). Além dos deputados, usaram da palavra os candidatos a vereadores Zé Amilton do João Grande (PSC), Zé Sales (PDT), Zeic de Renilson (PTN), Sebastião Elesbão (PSDB), Zé do Sertão (PDT), Valdilene (PDT), Kelton (PDT), Ronaldo (DEM), Zé Guerra (PT) e Ana Dalva (PPS). Também falaram alguns presidentes de partidos, lideranças e membros da organização do comitê.
     No encerramento, falaram Gama Neves (DEM), o candidato a vice-prefeito, e Ildinho Fonseca (PSC), o candidato a prefeito da coligação Unidos por Heliópolis, que envolve os partidos PSC, DEM, PPS, PDT, PTN, PSDB, PTC, PR e PT. Gama exaltou a união e agradeceu a todos que tiveram que ceder um pouco para se construir uma coligação capaz de vencer as eleições e fazer Heliópolis sorrir novamente. Já Ildinho foi irônico quando trouxe um discurso por escrito. “Trago aqui um discurso escrito, não vou mentir para vocês. É que disseram que eu sou analfabeto, então vou ler aqui para que eles possam me ouvir!”. Foi aplaudidíssimo ao prometer que cuidaria da educação, da saúde e da segurança. Agradeceu ainda os apoios recebidos, inclusive dos vereadores Renilson Alves (PT) e José Clovis Pereria (PSD).
     Fato é que a manifestação deve provocar reação forte nas hostes governistas. De uma coisa eles estão sabendo: o adversário da oposição não está para brincadeira. Agora resta esperar os próximos capítulos. Será que vão aceitar o fato de que a eleição não está fácil e partir para o contra-ataque ou vão fingir que aquela multidão foi formada por pessoas dos municípios vizinhos? É fato: o jogo está 3 a zero para a oposição, mas estamos apenas no primeiro tempo da peleja!