Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Candidata não sabia que disputava eleição pelo PTN


DANIEL RONCAGLIA – da Folha de São Paulo
Vanda Maria mostra impressão do registro da candidatura
(Foto:
Simon Plestenjak/Folhapress)
 
Logo após a divulgação dos resultados eleitorais, Leonardo, filho da advogada Vanda Maria da Silva Duo, 51, enviou uma mensagem brincando com a mãe: "Você ainda teve dois votos. Ficou entre os dez menos votados". Vanda só havia descoberto que disputava uma vaga para a Câmara Municipal de São Paulo dias antes. "Joguei meu nome na internet e apareceu que era candidata. Fiquei chocada", afirma. Em 2008, ela disputou a eleição pelo PTN. Teve 761 votos e decidiu que não seria mais candidata. "Me arrependi amargamente", conta a advogada, que não revela em quem votou. Vanda diz que desde então não mais teve contato com os membros do partido. Nos últimos dias, ela tem tentado provar que o partido usou documentos da eleição passada para registrar sua candidatura. Já fez um boletim de ocorrência e vai procurar o Ministério Público para que investigue o caso. "É coisa séria. Tenho que fazer a prestação de contas e encerrar o CNPJ", afirma Vanda, que promete entrar com uma ação contra o PTN. A advogada afirma que está se sentindo "humilhada" por aparecer na lista do votados na penúltima colocação. "Tenho dois filhos, pai e mãe. Pelo menos, cinco votos conseguiria", afirma. O PTN diz que houve um "desencontro de informações" e nega que a inscrição tenha sido feita para cumprir a cota de 30% de mulheres. Dos 106 candidatos da coligação PTN-PT do B, 29 eram mulheres. Ninguém se elegeu.

A homenagem de Antônio Coca


O poeta popular Antônio Pedro Caldas, o Antônio Coca (foto), natural de Cedro de São João, em Sergipe, e vencedor de vários prêmios como poeta de destaque, residente em Heliópolis há vários anos, não resistiu e fez uma poesia em homenagem a alguns vencedores do pleito deste ano. Veja o que diz o nosso mais famoso poeta:  

Parabéns Vencedores 2012

No repente improvisado
Se mostra tudo que tem
Eu gosto de fazer verso
E à rima eu quero bem
Ana Dalva, minha amiga,
Vim lhe dar meus parabéns

Vou parabenizar Ildinho
Que ganhou para prefeito
E dizer para quem perdeu
Agora não tem mais jeito
Mangaram de Antônio Coca
E eu mereço mais respeito

Vocês zombaram de mim
Mas eu vou deixar pra lá
Vou na casa de Ildinho
Que eu quero lhe abraçar
Compre o terno e a gravata
E vamos comemorar

Parabenizar Gama Neves
Que é nosso Vice-prefeito
Se junte aí mais Ildinho
Trate este povo direito
Que eu admiro muito
Sinceridade e respeito

Landisvalth, meu amigo,
Vá à luta, siga em frente.
Você sabe que no verso
Eu não sou tão competente
Se junte aí vocês todos
Traga alegria pra gente

Eu agradeço a Jesus
Que me deu sabedoria
E a esse povo valente
Que nos trouxeram alegria
E sabe que Antônio Coca
Saber fazer poesia.

De: Antônio Pedro Caldas – (Antônio Coca)
                                             Em 07 de Outubro de 2012

População brasileira será de 204 milhões em 2040

O Brasil tem a 5ª maior população do planeta

Diante de uma taxa de natalidade de apenas 1,7% (comparável a países como França e Reino Unido), o Brasil caminha rapidamente para uma estagnação de sua população. O Ipea projeta 200 milhões de pessoas em 2020. Vinte anos mais tarde, em 2040, esse número crescerá em apenas 4 milhões, prevê o instituto ligado à Presidência da República. Segundo dados da última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), viviam no país 195,2 milhões de pessoas em 2011. "O germe do declínio populacional já está instalado no país, que são as baixas taxas de fecundidade e o reduzido crescimento da população", disse Ana Amélia Camarano, demógrafa do Ipea. Para a pesquisadora, o aumento populacional atual de apenas 0,7% ao ano e a menor natalidade --que deve chegar a 1 filho por mulher em 2030-- fazem o país migrar de uma "explosão de população" no passado para uma "implosão de população" no futuro próximo, acompanhada do envelhecimento da estrutura etária do país. Um dos problemas da estrutura etária envelhecida é que a força de trabalho também recua, reduzindo a capacidade produtiva do país. "Há apenas 20 anos ainda falávamos em explosão populacional. O problema agora é outro. A questão é como prover saúde e condições de autonomia a uma população cada vez mais envelhecida", afirmou a demógrafa. De acordo com Camarano, as mulheres brasileiras tinham cerca de 6 filhos, em média, nos anos 50 e 60. Naquele período, a população crescia a um ritmo anual superior a 3%. "Foi o nosso período do 'baby boom'", afirma. A taxa de fecundidade foi rapidamente declinando (com adventos como a pílula e outros métodos contraceptivos e o aumento do nível de educação) nos últimos anos. Atualmente, diz, ela está num nível "consideravelmente abaixo" da chamada taxa de reposição da população --de 2,14 filhos por mulher. A lógica embutida nessa taxa é a seguinte: cada mulher tem de gerar duas crianças para "repor" o pai e ela própria; o 0,14 adicional é para compensar sobretudo aqueles que morrem antes de terem filhos. Com tal dinâmica, prevê, só as faixas etárias acima de 45 anos vão crescer a partir de 2030. De 2040 em diante, a única parcela que crescerá em números absolutos será a de 60 anos ou mais. O Brasil caminha rapidamente, afirma, para ter um perfil populacional "bastante envelhecido" e de fecundidade muito baixa (em torno ou pouco acima de 1 filho por mulher), comparável aos países do sul da Europa (Portugal, Espanha, Itália e Grécia, sobretudo) e do Japão. França e Reino Unido, diz, ainda mantêm uma estrutura um mais jovem e taxa de fecundidade maior graças ao peso da imigração.
FECUNDIDADE POR RENDA
Para Ana Amélia Camarano, do Ipea, a desigualdade na taxa de fecundidade entre mulheres de faixas diferentes de renda abre caminho para uma a queda rápida até os níveis dos países europeus do mediterrâneo e do Japão. Isso num cenário que em o rendimento dos mais pobres no Brasil avança mais rápido do que dos mais ricos. Enquanto entre as mulheres da faixa de renda com os 20% menores rendimentos familiares a taxa de natalidade era de 3,6 filhos, na faixa dos grupos familiares dos 20% mais ricos estava em 0,9 filho --abaixo da taxa japonesa.
Informações da Folha de São Paulo.

Carlos Ayres Britto diz que mensalão foi 'projeto de golpe'

Ministro Ayres Britto no plenário do Supremo Tribunal Federal
(STF) durante julgamento do mensalão (foto: Lula Marques)

Ao condenar oito réus por corrupção ativa, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carlos Ayres Britto, afirmou nesta quarta-feira (10) que o mensalão foi um projeto de golpe, para garantir a permanência no do PT no poder. Para Britto, o objetivo dos réus era colocar em prática "um projeto que vai muito além de um quadriênio quadruplicado. Projeto de poder de continuísmo seco, raso. Golpe, portanto". Para Britto, o projeto engendrado feria "o conteúdo mais eminente da democracia que é a República, o republicanismo, que postula possibilidade de renovação dos quadros e dirigentes e equiparação, na medida do possível, das armas que se disputas a preferência do voto popular." Com o voto de Britto, o Supremo conclui a análise da principal parte da denúncia que trata da criação do esquema de compra de votos nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010). Por 8 votos a 2, o Supremo reconheceu que Dirceu engendrou e colocou em prática, "entre quatro paredes" do Palácio do Planalto, o esquema de compra de parlamentares com recursos públicos desviados e empréstimos obtidos de forma fraudulenta pelas empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza e pela cúpula do PT. Também foram condenados o ex-presidente do PT José Genoino (9 votos a 1), o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares (10 votos), além do empresário Marcos Valério e quatro réus ligados a ele. Eles participaram da montagem central do esquema, revelado pela Folha, em 2005, em entrevista do ex-deputado Roberto Jefferson. O ex-ministro Anderson Adauto (Transportes) e Geiza Dias, ex-funcionaria de Valério, foram inocentados.
Os ministros Ricardo Lewandowski (esq.), Joaquim Barbosa
e Carmen Lucia entram no plenário do Supremo Tribunal Federal
(STF) para o julgamento do mensalão. (foto: Lula Marques)
Até agora, foram condenados 25 dos 37 réus. O STF derruba a tese, defendida desde 2005 pelo ex-presidente Lula e por líderes do PT, e usada pelo partido para concentrar as acusações no então tesoureiro da sigla, Delúbio Soares, de que tudo não passou de mero pagamento de dívidas eleitorais por meio de caixa dois. Dirceu foi absolvido pelos ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, que alegaram falta de provas documentais contra ele. O petista ainda será julgado pelo crime de formação de quadrilha juntamente com outros 17 réus, na última parte do processo. Sobre Dirceu, Britto afirmou que o petista sempre deixou claro que era o "primeiro-ministro do primeiro mandato" de Lula. Britto afirmou que estava analisando o processo com base em provas e apontou que não pode haver nenhum radicalismo e rechaçou a ideia da teoria do direito do inimigo, de que o réu sempre precisa ser condenado. "Nem sangue no olho nem ramalhete de flores na mão", disse, apontado que nem o direito do inimigo nem do compadrio. O presidente do STF criticou a formação da ampla coalização do início do governo Lula. "Um partido não pode se apropriar de outro, menos ainda à base de propina e estendendo sua malha hegemônica para um pool de partidos, como segundo o MP aconteceu". Ele disse que a aliança trouxe prejuízos à sociedade."O que é estranhável, e creio que vossas excelências concordarão comigo, é formação argentária, de alianças. Estilo de coalizão excomungado pela ordem jurídica brasileira. Quando alianças e acordos se fazem à base, pior ainda, de propina, de suborno, de corrupção, [o resultado é] doloso à sociedade." Na avaliação do ministro, é "catastrófico e profanador" esse estilo de fazer política, com "alianças argentárias". O ministro disse ainda que o político que vende o voto "trai o povo". "O parlamentar subornado, corrompido, que nessa medida, trai o povo inteiro, porque trai o mandato", disse. Britto afirmou que chamados núcleos políticos, publicitário e financeiro "formavam uma triangulação, uma tricotomia. O que era triangular se desmesurou e se tornou tentacular."
Informações da Folha de São Paulo.

Ildinho vence eleição e é o novo prefeito de Heliópolis


Candidato da Coligação Unidos por Heliópolis coloca 137 votos de frente e vai administrar um município cheio de problemas e vícios.
Ildinho e Gama Neves foram vitoriosos e vão administrar Heliópolis de 2013 a 2016. (Foto: Pedro Oliveira)
O candidato do PSC – Partido Social Cristão – Ildefonso Andrade Fonseca – Ildinho - é o novo prefeito de Heliópolis a partir de Janeiro de 2013. Ele compôs chapa com José Gama Neves, do DEM – Democratas – e contou com o apoio de mais 7 partidos políticos: PPS, PT, PTN, PTC, PR, PSDB e PDT. Ildinho venceu o atual prefeito – e candidato a reeleição – Walter Almeida Rosário, do PCdoB (Partido Comunista do Brasil). O resultado oficial aponta Ildinho com 4.201 votos (49,79%), contra 4.064 votos (48,17%) do atual prefeito. O terceiro candidato – Gilberto Jacó, do PRB – Partido Republicano Brasileiro – obteve 172 votos (2,04%). O resultado é histórico porque foi uma eleição onde o uso da máquina pública e a compra de votos foram visíveis, a ponto de a população chegar a encurralar o prefeito, o presidente da Câmara Municipal e o vereador Valdelício na casa do empresário Celso Oliveira, como revela postagem anterior deste blog. Muitos analistas afirmam este ato popular foi decisivo para o resultado final do pleito.
Ildinho tem vários problemas no futuro cargo. Mudar uma cultura cheia de vícios, onde o eleitor se acostumou a esperar 4 anos para tentar resolver problemas pessoais, é um deles. Outro problema é mudar a mentalidade política, administrando o orçamento público e não manipulando verbas em benefício do aumento do patrimônio pessoal. Por hora, Ildinho terá que resolver uma questão: seu grupo político não fez maioria na Câmara Municipal. Da sua coligação foram eleitos Zeic de Renilson (PTN), Ronaldo (DEM) e Ana Dalva (PPS). O ex-prefeito Zé do Sertão (PDT) ficou com a 1ª Suplência da Coligação Unidos Pela Mudança. Entretanto, um dos eleitos da Coligação Heliópolis no Rumo Certo, José Clóvis Pereira (PSD), manifestou apoio ao prefeito eleito já em campanha. Farão oposição ao futuro prefeito: Dorieldson da Garagem, José Mendonça Dantas, Claudivan Alves e Giomar do Laboratório – todos do PCdoB – e Valdelício Dantas da Gama (PSD). Sabiá da Viuveira ficou com a 1ª suplência mais uma vez. A tão prometida renovação que tanto se falava não aconteceu, se computarmos os vereadores mais velhos no cargo. Dos novos, apenas Zeic, Ronaldo e Doriedson são marinheiros de primeira viagem. A renovação, portanto, atingiu apenas 1/3 da casa. Dos vereadores de apenas um mandato, todos voltaram: Ana Dalva, Giomar e Claudivan. Os outros: José Clovis, Mendonça e Valdelício são da velha guarda.

Resultado Final:

Prefeito
1º  Ildinho  PSC  - 49,79% -    4.201 VOTOS
2º  Waltinho  PC do B   - 48,17% -   4.064 VOTOS
3º  Gilberto Jaco  PRB - 2,04%  -   172 VOTOS

·            BRANCOS - 0,86% - (77)
·            NULOS - 4,87% - (436)
·            VOTOS VÁLIDOS - 94,27% -  (8.437)

Resultado Final:

Vereadores 

Doriedson da Garagem PC do B*            
                  923    
(10,68%)
Mendonça PC do B*
                  790
(9,14%)
Claudivan PC do B*
                  775
(8,97%)
Giomar do Laboratorio PC do B*
                  624
(7,22%)
Zeic de Renilson PTN*
                  568
(6,57%)
Ronaldo DEM*
                  533
(6,17%)
Ana Dalva PPS* 
                  510
(5,90%)
Valdelicio de Gabriel PSD*
                  467
(5,41%)
Ze do Sertao PDT
                  418
(4,84%)
Clovis da Massaranduba PSD*
                  385
(4,46%)
Sabia PSD
                  335
(3,88%)
Ze Guerra PT
                  328
(3,80%)
Manoel do Tijuco PC do B
                  262
(3,03%)
Marivaldo Toxó PC do B 
                  237
(2,74%)
Raul de Ioio PC do B
                  226
(2,62%)
Kelton PDT
                  215
(2,49%)
Isaias Ribeiro PC do B
                  154
(1,78%)
Ze Hamilton do Joao Grande PSC
                  104
(1,20%)
Valdilene PDT
                  100
(1,16%)
Eraldo do Riacho PSDB
                    70
(0,81%)
Ze Sales PDT
                    61
(0,71%)
Ze Milton do Tanque Novo DEM
                    23
(0,27%)
Sebastiao Lesbao PSDB
                    15
(0,17%)
Deda PR
                      4
(0,05%)
Neide PSB
                      1
(0,01%)
Ivan de Ildinho PSC
                      1
(0,01%)



Ana Dalva News: Viva o povo guerreiro de Heliópolis!!!

Ana Dalva News: Viva o povo guerreiro de Heliópolis!!!:                               Landisvalth Lima O prefeito encurralado foi escoltado até a viatura. (foto: Jorge Souza) Ontem, vésper...