Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Querem acabar com o Ministério Público


Já não é mais novidade que, com as inúmeras vitórias conseguidas nos últimos anos, fruto do trabalho de promotores dedicados, há uma elite jurídica querendo colocar o ministério público na gaveta. A prática não é nova. Tudo que neste país funciona de forma republicana sofre podagem de inúmeras formas. Que o diga a imprensa com o propalado marco regulatório. Mas aqui vou premiar os meus leitores com quatro postagens do jornalista Luís Augusto Gomes, do seu blog POR ESCRITO, que trata do tema. Está integral porque perfeito. A reprodução aqui é minha assinatura de concordância. Vejam:
Luís Augusto Gomes
O Ministério Público sob o risco do Justiçamento
O juiz Fernando da Costa Tourinho Neto tem em seu currículo a tentativa, rejeitada por seus pares, de decretar a ilegalidade dos grampos telefônicos que permitiram à Polícia Federal espionar o contraventor Carlinhos Cachoeira, a quem deu outras decisões favoráveis, certamente como magistrado que profere livremente, e com consciência tranquila, suas sentenças.
A imprensa relata sua posição contra a proposta emenda constitucional 37, que restringe a ação do Ministério Público. “Sou contra o poder de investigação do Ministério Público, porque normalmente o procurador ou promotor se envolve na investigação”, disse ele, a um só tempo recusando apoio especializado para elucidação de crimes e levantando ilações de natureza comportamental sobre eminentes colegas de serviço público.
Sua excelência investe contra a ministra Eliana Calmon, que teria solicitado interferência de políticos poderosos para chegar ao tribunal. Imaginamos que o Dr. Tourinho tenha chegado ao cargo por exclusivo mérito. Talvez não haja sido esse o caminho da Drª Calmon, num país de histórica cultura de apadrinhamento, mas, para a realidade dos fatos, vale o que cada um faz do seu mandato.
Ministro Joaquim Barbosa
Joaquim Barbosa: Rebeldia contra o “status quo” e impunidade
A ideia do comentário acima estava delineada quando uma declaração de outra alta autoridade judiciária, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, veio a público sobre o assunto, permitindo que as considerações possam estender-se um pouco.
Com argúcia, Barbosa formulou a diferença fundamental entre juízes e promotores, que pode não ter sido aferida, mas é percebida na pele pela sociedade: a mentalidade dos juízes seria “mais conservadora, pró status quo, pró impunidade”, enquanto os promotores são “rebeldes” em relação a esses conceitos.
O presidente do STF estranha que isso ocorra com carreiras “muito próximas”, de origem comum, ambas de concurso público, cujos membros têm “salários semelhantes”. No entanto, conforme sua observação, quando os bacharéis em direito se tornam juízes ou promotores, “as mentalidades são absolutamente díspares”.
Juiz Fernando da Costa Tourinho Neto
Categoria seria limitada e avalista de terceiros
“A polícia investiga, o MP acusa e o juiz julga”, afirmou o Dr. Tourinho em sua peroração pré-compulsória, vinculando seu conceito ao “estado democrático de direito” e propugnando por um isolamento de ações que a própria fala contradita.
Se o MP simplesmente “acusa”, sem a capacidade de perscrutar os fatos, restar-lhe-á avalizar ou não o trabalho da polícia, e se o inquérito chegar às mãos do magistrado, este, sim, saberá, soberanamente, o que é certo fazer em nome de todos.
O juiz Tourinho estabeleceu uma divisão clara entre sua categoria e a dos procuradores do Ministério Público – e está absolutamente certo.
Vocação é, a um só tempo, propensão, escolha profissional, predestinação. No campo teológico, um chamamento espiritual para o exercício do sacerdócio.
No caso dos juízes, um sacerdócio mais sagrado ainda, porque feito para proteger os direitos elementares e secundários da sociedade e dos indivíduos.
Mas Ruy Barbosa, cujos 90 anos de morte transcorreram ontem, escreveu, em 1899, que “não há tribunais que bastem para abrigar o direito quando o dever se ausenta da consciência dos magistrados”.
Se, com sua inequívoca autoridade de jurista, político, ministro, naquela época já se pronunciava assim, calcule-se a quanto desceram as cortes brasileiras depois de atravessarem todo o século XX.
É uma história da tradição oral a débâcle da Justiça brasileira, que, na prática, nunca se fez, se não plenamente, ao menos em proporções capazes de amainar o desespero da maioria dos que procuram por ela.
Duas carreiras num confronto de credibilidade
O Ministério Público nasceu, em grande parte, no rastro desse fracasso. O constituinte de 1988 entendeu que deveria legar à nação uma instituição independente e autônoma, destinada a fiscalizar o cumprimento da lei, zelar pelos interesses coletivos e os dos mais vulneráveis, enfim, proteger o patrimônio público, ambiental, social e econômico do país.
A categoria emergente, pela sua natureza, atraiu pessoas interessadas em assumir a defesa da correção e das boas causas no Brasil, e todos nós vimos plêiades de jovens advogados do povo mostrando, nos diversos Estados, seu talento e compromisso com o futuro da pátria.
Pode-se dizer que, de saída, suas carreiras foram construídas rigorosamente pelos padrões de mérito, enquanto a magistratura padece do mal original da nomeação, lá nos embriões brasileiros, em sistema que produziu a hereditariedade –  que curiosamente se mantém nos dias de hoje, na vigência do concurso público – e alcançou até indícios de mercado paralelo de sentenças.
Mais que a elementar defesa das prerrogativas de cada segmento, a tendência notada na reação de correntes do Judiciário ao exercício pleno de suas funções pelo MP representa o temor da confrontação de credibilidade pelos os suplicantes da verdade, uma ameaça de perda grave de espaço em cenário que, se não passar a PEC 137, continuará democrático.

Sistema carcerário gaúcho constrange PT


Reportagem da Folha mostra que o 'Carandiru gaúcho' tem população maior que 40% das cidades do Rio Grande do Sul.
FELIPE BÄCHTOLD – da Folha de São Paulo
Relatos de autoridades e de técnicos sobre as más condições do local constrangeram a gestão do governador Tarso Genro (PT) em 2012
 (Foto: Felipe Bächtold/Folhapress)
Calhas improvisadas por detentos para conter goteiras do sistema de esgoto dentro das celas sintetizam a situação de calamidade do Presídio Central de Porto Alegre, um dos maiores do país.Estado cogita desativação e venda da área de 'Carandiru gaúcho' Para evitar contato com os resíduos, que vertem pelo teto, os presos armam proteções de plástico e improvisam tubulações, em alguns casos com garrafas pet, que jogam o líquido pela janela. A 15 minutos do centro de Porto Alegre, o presídio ganhou fama de pior do país nos últimos anos após ser alvo da CPI do Sistema Carcerário.'Carandiru gaúcho' tem situação precária e superlotação
Em janeiro, uma representação feita à OEA (Organização dos Estados Americanos) pela Associação dos Magistrados do Estado e outras entidades denunciou o país pela situação da cadeia, o que obrigará o governo federal a se posicionar sobre o caso. Relatos de autoridades e de técnicos sobre as más condições do local constrangeram a gestão do governador Tarso Genro (PT) em 2012. É uma espécie de Carandiru gaúcho, com uma população maior do que 40% das cidades gaúchas e encravado em área movimentada da capital. Com capacidade para 2.000 detentos, abriga 4.000.No Estado, são 29,1 mil presos para 21,5 mil vagas.
SEM BANHEIROS
Na construção, nos anos 50, não foram projetados banheiros nas celas. A adaptação de sanitários construídos anos depois foi falha. Parte dos resíduos é despejada no pátio e corre a céu aberto. Em dezembro, num dia com temperatura de 30°C, a Folha visitou uma ala do presídio. Um forte odor exalava e, no pátio, presos jogavam futebol a poucos metros de poças de esgoto. Detentos usavam rodos para limpar um piso ao lado. O lixo estava por toda a parte na área externa. O preso Felipe Martins, 32, diz que o pátio inunda quando chove. "Fica aquele cheiro misturado de urina e fezes. Nós, tudo bem, estamos acostumados. O problema são as visitas sentirem, as crianças." Uma reforma ampla, sem a retirada dos presos, é inviável.
O Crea (conselho regional de engenharia) considerou a infraestrutura "irrecuperável", após inspeção. A parte elétrica tem redes antigas e improvisadas, com risco de curto-circuito. Uma ala muito precária está vazia após interdição judicial. Em uma das galerias visitadas pela reportagem, centenas de detentos se amontoam em um espaço em que a luz natural quase não chega. Há presos que passam a noite no corredor devido à falta de espaço nas celas. De dia, o volume dos colchões empilhados pelo chão torna ainda mais difícil circular por ali.Na segurança, revezam-se 370 homens da Brigada Militar (PM gaúcha). No dia de visita, são quase mil familiares.Segundo o Conselho Regional de Medicina, o atendimento médico no presídio é precário. Não há uma equipe para cada 500 presos, mínimo recomendado, sendo que alguns não conseguem autorização de líderes do pavilhão para ir ao ambulatório. Há três anos, estimava-se que 9% dos detentos sofriam de tuberculose.

Músicos fazem nova homenagem a Vecinho


Um Vecinho só
Jorge Caldas está numa correria santa para deixar tudo sem senão na segunda homenagem que violeiros, músicos, poetas e cantadores fazem ao nosso Helvécio Pereira de Santana, o Vecinho, morto há dois anos. Intitulada UM VECINHO SÓ, a homenagem será em praça pública, neste sábado, 02 de Março, a partir da 19 horas, com a participação de vários músicos dos mais diversos rincões do Nordeste. Paulinho Jequié e Jorge Caldas estiveram na Câmara de Vereadores e solicitaram para que houvesse uma Lei transformando o evento como parte integrante do calendário cultural de Heliópolis. Uma ótima ideia!!! Só assim poderemos manter ativa a veia poética que deixou canções como esta:
Plantei você no coração,
molhei de amor, criou raiz, 
cravou no chão,
Vingou, cresceu, deu flor, venceu!
Guardei você em pensamento,
mostrei pro sol, contei pro vento…
Plantei os sonhos, colhi os frutos,
Gerei sementes, filhos do amor.
                      Soberbo!!!


192 mil mandados de prisão aguardam execução do país
Um dia após o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa classificar o sistema prisional como "caótico" e "frouxo", o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) divulgou nesta sexta-feira (1º) um levantamento mostrando que o Brasil tem mais de 192 mil mandados de prisão aguardando cumprimento. Segundo dados da Corregedoria Nacional de Justiça, de um total de 268.358 mandados de prisão expedidos de junho de 2011 a 31 de janeiro de 2013, 192.611 (70%) ainda aguardam execução. Os Estados com as maiores quantidades de mandados de prisão ainda a serem cumpridos pelas polícias são o Paraná (30.431), Minas Gerais (28.641) e Goiás (20.885). Em São Paulo, dos 9.182 mandados desse período, 7826 ainda aguardam cumprimento. O estudo mostra ainda que dos mandados expedidos de junho de 2011 até o último dia 31 de janeiro, 65.160 foram cumpridos, ou seja, resultaram efetivamente em prisões, e 10.587 tiveram o cumprimento expirado. O Rio de Janeiro é onde foi constatado o maior número de mandados de prisão cumpridos, em números absolutos: 14.021 mandados. (da Folha de São Paulo)
Dr. Hugo Casciano
A 3ª Promotoria de Justiça de Cícero Dantas está atuando de forma plena. O promotor, Dr. Hugo Casciano de Sant`Anna, deu vida ao órgão. Todas as denúncias estão sendo apuradas. Só com a vereadora Ana Dalva já estão marcadas duas audiências no Fórum Desembargador Sávio Martins, em Cícero Dantas. A primeira será na quarta-feira (06) e tem como pauta diversas denúncias formuladas contra o ex-prefeito Walter Rosário. A segunda será dia 13 de Março e tratará de apuração de irregularidades no tocante a contratação irregular de servidores municipais pagos com a rubrica dos 60% do FUNDEB, também na administração do prefeito do PCdoB, denunciados tanto pela vereadora quanto pelo SINDHELI. Pelo jeito, quem não andar na trilha da Lei vai ter do que se lamentar depois!
Sessão movimentada
A sessão plenária da Câmara Municipal de Heliópolis da segunda-feira (04) deve ser muito movimentada. É que nela estarão usando a palavra o jornalista Jorge Souza, o Secretário de Educação José Quelton Almeida, que falará sobre a acusação feita pelo vereador Claudivan de ter barrado professores no evento da Jornada Pedagógica deste ano. Além destes, Ana Dalva, a presidente da Câmara, receberá na sessão vereadores do município de Cícero Dantas que estão preocupados com o exorbitante número de animais soltos nas rodovias de nossa região. Eles querem o apoio do Legislativo de Heliópolis para a tomada de uma providência urgente, antes que ocorram mais tragédias.

Acidente mata pombalense e mais dois


              Com informações complementares do CORREIO
Gol com placa de Ribeira do Pombal foi atingido pela carga (Foto: Gabriel Seixas/Ag. Mais Região)
Um acidente na BA-093 causou a morte de três pessoas na tarde desta quinta-feira (28). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRE), troncos de madeira caíram de uma carreta e atingiram uma moto e um carro modelo Gol próximo ao parque aquático Tina Rolf, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador.
O acidente ocorreu por volta de 12h30. A carreta transportava a carga para uma fábrica de celulose em Camaçari. Em uma curva, o motorista perdeu o controle da direção e a carreta tombou no km 40 da rodovia. Um caminhão baú que seguia atrás conseguiu desviar, mas a moto e o carro, que seguiam no sentido contrário, foram atingidos pelos troncos.
Dois passageiros do Gol com placa de Ribeira do Pombal e o motociclista morreram na hora. De acordo com a TV Bahia, o motorista da carreta, Carlos Alberto Santos Silva, fugiu após o acidente. O piloto da motocicleta vermelha CG 150, placa NTP 3945, licença da cidade de Camaçari, Valdinei de Almeida Bispo, morreu na hora. Os ocupantes do veiculo Gol branco, placa JRH 3823, licença de Ribeira do Pombal, o motorista Dorgival Santana Barbosa, 42 anos, natural de Pombal, e o carona Veranilson Augusto de Jesus, 44 anos, natural de São Paulo, também morreram no local. As duas vítimas que estavam em uma caminhonete baú, um homem de 35 anos e um jovem de 20 anos, foram socorridos ao (HGC) Hospital Geral de Camaçari, ambos não correm risco de morte. A (PRE) Policia Rodoviária Estadual, equipe da Bahia Norte concessionaria responsável pela rodovia e a equipe do DPT (Departamento de Policia Técnica), removeram os corpos ao instituto medico legal Nina Rodrigues, em Salvador, por volta das 18 Horas. Informações dão conta que Dorgival Barbosa, motorista do gol, reside no município de Cícero Dantas e estava fazendo sua primeira viagem com o veículo comprado nesta data. O sepultamento está previsto para este sábado (02).

Prefeito é encontrado morto

Zé Raimundo (PT) administrava Aporá pela primeira vez

 A cidade de Aporá amanheceu com a triste noticia da morte do prefeito Zé Raimundo, do PT. Familiares encontram o corpo do prefeito já sem sinas vitais em sua residência. Há suspeitas de que ele teria cometido suicídio, enforcando-se.  A equipe do Acajutiba News esteve no local, mas os familiares que estavam em estado de choque e não souberam informar maiores detalhes do fato. A polícia investiga o caso.
Apesar de cumprir primeiro mandato e sofrer muitas pressões políticas, amigos próximos do prefeito afirmaram que em nenhum momento Zé Raimundo aparentou sinais que indicassem uma atitude tão trágica. Durante a Jornada Pedagógica, o prefeito apresentou todos os planos e metas que trariam grandes mudanças para a cidade de Aporá.
Há cerca de oito anos, Zé Raimundo se lançara candidato à prefeitura de Aporá, todavia perdeu as eleições obtendo menos de 100 votos. Em 2012, mais uma vez se lançou candidato e o povo de Aporá, movido pelo sentimento de mudança, o elegeu com mais de 1.700 votos de frente. Com a morte de Zé Raimundo, Aporá será administrada pelo vice-prefeito Neto. José Raimundo de Santana é natural de Aporá, 47 anos e deixou esposa e quatro filhos.
A Perícia Técnica do IML recolheu o corpo e há suspeita de suicídio


Remoção do corpo
O corpo do Prefeito da cidade de Aporá, José Raimundo (PT), foi removido pelo departamento de polícia técnica (DPT), por volta das 9h45 da manhã para o IML em Alagoinhas. Um momento de comoção e dor para amigos, lideranças politicas e familiares do prefeito que compareceram a residência do político.  Vale ressaltar que o fato ocorreu na área de serviço nos fundos da casa, próximo a uma lavanderia, onde o prefeito estava com o pescoço envolto em uma corda. Na tentativa desesperada de socorrer o prefeito, familiares o removeram para o interior da residência, mas já estava sem os sinais vitais.
Informações do Acajutiba News.

Religiosos brasileiros fazem críticas ao papa


FABIANO MAISONNAVE – da Folha de São Paulo
Freia exibe bandeira brasileira em evento que marcou despedida do papa Bento 16 (foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
Visível em quase toda a praça São Pedro, a bandeira do Brasil presa a um mastro de cerca de 1 metro transformou a sorridente irmã gaúcha Cecilia Berno numa pequena celebridade --foram dez entrevistas em pouco mais de uma hora. Mas a demonstração de apoio ao papa Bento 16 escondia uma avaliação bastante crítica do pontificado.
"O papa tem sido muito duro com o Brasil, silenciou muitos teólogos brasileiros da Teologia da Libertação [movimento que prega aproximação com os movimentos sociais e o marxismo] ", disse Berno, que, contrariando orientação de Bento 16, defende a flexibilização do celibato e a ordenação de mulheres.
Segundo a religiosa, que vive em Roma, o papa não levou adiante as conclusões do Concílio Vaticano 2º (1962-5), que preconizava uma abertura maior da Igreja Católica. "A sociedade cobra desse papa e da igreja essa posição. Jesus foi revolucionário, e a igreja não pode deixar de ser revolucionária, tem de responder aos anseios mais profundos do ser humano." O tom crítico de Berno em relação a Bento 16 estava longe de ser uma exceção entre os religiosos brasileiros --embora todos considerem a renúncia um ato de humildade.
Mestrando em história em Roma, o padre paranaense Marcos Roberto dos Santos, 35, afirma que ele foi excessivamente eurocêntrico. "Embora muito querido, ele entendeu que era hora de dar mais atenção à Europa. Mas priorizar uns é se esquecer de outros." Santos afirma que, na Europa, o principal problema é a "desertificação da fé", enquanto no Brasil os desafios são o avanço do protestantismo, a corrupção, a violência e a pobreza. Com uma bandana verde-amarela, a irmã mineira Daniela Brito, 44, também residente em Roma, disse que o papa teve "grande humildade para dizer 'basta'". Agora, ela espera um papa que "deixe a igreja mais jovem e coloque a casa em ordem".
Já dom Geraldo Majella Agnelo, um dos cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave para a escolha do sucessor de Bento 16, disse que o papa não aparentava um "estado de alma intranquilo". "Ele tinha de tocar na sua renúncia, mas deu uma visão de futuro, que há de ser bom para a igreja", afirmou.

Ildinho ainda tem prazo


                                                     Landisvalth Lima
Ildefonso Andrade Fonseca - Prefeito de Heliópolis
Prestes a completar dois meses frente à administração municipal, o prefeito Ildefonso Andrade Fonseca ainda não pode ser colocado numa parede para ser cobrado de nada. É preciso ter calma. É verdade que há setores onde o processo deveria estar bem adiante, mas o tempo está curto. É preciso lembrar que Heliópolis estava parada. Quase nada funcionava e há muitas pendências junto aos dois governos superiores para serem sanadas. Qualquer cobrança que se faça agora é oportunismo político ou desespero. Até fins de março, acredito, haverá tempo suficiente para colocar a casa em ordem e dizer para que veio. Depois disso, se a coisa continuar a passos de tartaruga, aí procuraremos os culpados. Porque teremos argumentos suficientes para dizer que em 90 dias, e após 5 milhões, alguma coisa deveria estar sendo feita. Até lá, Ildinho ainda tem muito prazo.
Aulas só 11 de Março
Professor Quelton Almeida
O Secretário Municipal de Educação, Prof. Quelton Almeida, lamentou não poder iniciar o ano letivo dia 4 de Março. Depois de fazer uma Jornada Pedagógica satisfatória, em contato com a equipe responsável pelos reparos nas escolas, fez todas as contas e percebeu que só poderia iniciar uma semana depois do pretendido. O anúncio foi feito no encerramento da jornada, na última sexta-feira (22). Além dos problemas com as reformas de vários prédios escolares, Quelton está formando com o prefeito municipal a equipe de apoio com as devidas contratações necessárias.
Mestra em Física
Héstia Raíssa (de óculos), ladeada de sua orientadora e de doutores da Banca Avaliadora
A professora Héstia Raíssa, filha do professor Landisvalth Lima e da vereadora Ana Dalva, concluiu o seu Mestrado em Física nesta segunda-feira (25), na Universidade Federal de Sergipe. Héstia apresentou sua Dissertação para uma banca composta por três doutores, 1 de Sergipe (UFS) e 2 de São Paulo (USP) e levou Conceito A. Além da boa notícia, a heliopolense já tomou posse no seu cargo de professora do Instituto Federal de Educação de Paulo Afonso. Para completar um ano de boas realizações, Héstia e seu marido, Augusto Freitas, foram selecionados para o Doutorado em Física da Universidade Federal de Sergipe. A vereadora Ana Dalva, esteve presente o tempo todo, desde a apresentação até o debate. O professor Landisvalth chegou na hora do debate.
Zeic na presidência
Vereador Zeic Andrade
Por conta da apresentação da dissertação de Mestrado de sua filha em Aracaju, a vereadora Ana Dalva não compareceu à sessão desta segunda-feira na Câmara Municipal de Heliópolis. Por conta disso, Zeic Andrade comandou os trabalhos de forma satisfatória, inaugurando sua performance no exercício da presidência. Quem também não compareceu foi o vereador José Clóvis Pereira, por problemas de saúde.
Claudivan X Quelton
Vareador Claudivan
Foi o vereador Claudivan quem roubou a cena da última sessão da câmara. Ele fez críticas severas ao secretário de educação, Prof. Quelton Almeida, acusando-o de não permitir a participação de pessoas, fora do quadro de funcionários, na Jornada Pedagógica, o que o vereador disse ser um absurdo. Ao saber da crítica, Quelton já entrou em contato com a vereadora Ana Dalva, presidente da casa, e agendou o uso da palavra para explicar os motivos.
Giomar, de soslaio!
Quem está fazendo uma estratégia de oposição consciente é o vereador Giomar. Está sempre acompanhado de uma máquina fotográfica e anotando informações. Quando for preciso, cobra do prefeito o errado ou elogia o que está certo. Assim vai justificando o seu mandato e marcando pontos. Enquanto isso, Doriedson fica em silêncio cuidando da saúde e Mendonça, Líder da Oposição, aguarda a hora certa de dar o bote!
Bancada do silêncio
Enquanto a oposição apresenta uma estratégia de ação, os vereadores do prefeito parecem sem ação. Com a ida de Ana Dalva para a presidência, assumindo o perfil de administradora da casa, a bancada do poder virou bancada do silêncio. O despreparo é visível. Há vereador que nem sequer tomou conta de ler o Regimento Interno da casa. Até hoje não se sabe quem é o Líder do Governo. Não há um só documento que comprove a nomeação. Será também que os vereadores do prefeito vão precisar de um tempo?
Por debaixo da porta
Já pode ser contabilizado como trabalho de opositores, não ao prefeito mas a membros do alto escalão da prefeitura. Outros acham que é trabalho de gente do próprio grupo que está sendo “esquecida” pela administração e resolveu dar o troco. Fato é que os panfletos apócrifos que jogaram debaixo das portas, denegrindo Roberto da Farmácia, é coisa típica de covardes e traiçoeiros. O jogo político deve ser aberto. Democracia é falar e ouvir.
E por falar em covardia....
Uma fonte séria, que pediu para não divulgar nomes, mas, se for preciso, comprovará, pediu para que publicasse a seguinte informação. Um vereador, não se sabe se da oposição ou situação, vive a dizer que “quem quiser arranjar as coisas no governo Ildinho, tem que falar mal de Gama Neves- o vice-prefeito – e de Ana Dalva – a presidente da Câmara!”. Se for da oposição, está fazendo seu papel de semear a discórdia. É adepto do “quanto pior, melhor!”. Se for da situação, está dando um tiro no próprio pé. Acho que até no coração!
Novo SINDHELI
Marina Silva na REDE!
Quero acreditar que a nova diretoria do SINDHELI dê um solavanco animador na categoria. Tomara que não seja apenas fuga da escola! Embora nos dois principais cargos da diretoria estejam dois professores que tiveram um comportamento político muito estranho na última eleição, aderindo justamente aos seus detratores, torço para que eles separem o pessoal do coletivo. Não custa lembrar que eles representam uma categoria inteira no bojo das suas responsabilidades. Nunca perdi a fé na melhoria dos servidores públicos e na consolidação do seu sindicato.
Tá na REDE!
O professor Landisvalth Lima está recolhendo assinaturas de apoio à fundação do partido de Marina Silva, #REDE. Basta apenas estar munido do título de eleitor, do nome da mãe e pronto! Não se trata de filiação partidária. É apenas manifestação de apoio. Qualquer pessoa pode manifestar apoio à fundação de um partido. O objetivo é recolher 500 mil assinatura em todo o país. Quando o partido for oficializado, aí teremos a fase de filiação.

Sindheli tem novo presidente

Gilvândio (camisa branca), ao lado de Quelton é o novo presidente do SINDHELI
Adrovânio liderou a chapa derrotada
     O Sindicato dos Servidores Públicos de Heliópolis está com nova diretoria. Com a saída de José Quelton da presidência para assumir a Secretaria de Educação de Heliópolis, assumiu a vice-presidenta Maria Eugênia. Só que ela também renunciou ao cargo e foram convocadas eleições para um mandato tampão até setembro deste ano. A eleição ocorreu neste sábado, na Câmara de Vereadores de Heliópolis, iniciando-se às nove horas da manhã e encerrando às cinco da tarde. Ao longo do dia votaram 169 servidores. Apurada as urnas, a vencedora, a Chapa 10, denominada Independência, Dedicação e Trabalho na Luta por Nossos Direitos, liderada pelo professor Gilvândio Alves dos Santos, que obteve um total de 111 votos. A outra, a Chapa 11, denominada Unidos para um Trabalho Sério, Compromisso e Responsabilidade, liderada pelo servidor Adrovânio Barbosa do Nascimento, obteve 57 votos. Ainda foi registrado um voto em branco. A atual presidenta, Maria Eugênia, passou a bola para o eleito e pediu zelo ao SINDHELI, entidade que vem sendo construída com muito sacrifício ao longo de vários anos de luta. A nova diretoria agora ficou assim constituída: Presidente: Gilvândio Alves dos Santos, Vice-presidente: Maria do Carmo Santos, 1º Secretário: Igor Leonardo Sousa Santos, 2º Secretário: Ronailde Souza Ferreira, 1º Tesoureiro: José Jardeilson Alves da Silva e 2º Tesoureiro: Laurinda Ribeiro dos Santos Neto. Além do Secretário de Educação, José Quelton, a presidente da Câmara Municipal de Heliópolis marcou presença e ofereceu apoio aos novos dirigentes, colocando a Câmara ao inteiro dispor.
     As fotos foram desta reportagem foram gentilmente cedidas pelo jornalista Jorge Souza, do jornal Impacto Notícias.