Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Deda não tem data para receber Sintese


Não podemos ser tratados com indiferença pelo governo do Estado
Os professores não sabem quando serão recebidos pelo governador. (foto: Infonet)
Os professores da rede estadual reunidos em assembleia na última quinta-feira, 18,  receberam com revolta e indignação a resposta do sub-secretário de Relação com os Movimentos Sociais e Sindicais, Francisco dos Santos. Ele informou a vice-presidenta do SINTESE, Lúcia Barroso que o governo não tem data para receber os professores para tratar do reajuste do piso.
A direção do SINTESE só conseguiu a resposta durante a assembleia depois de várias tentativas. “Queremos ter interlocutores no governo do Estado para tratar não só da questão do reajuste, mas da situação grave em que vivem diversas escolas da rede estadual”, aponta presidenta Ângela Mela.
A presidenta do SINTESE ressaltou que o governo do Estado precisa do mesmo empenho empreendido para a captação de recursos para o Proinveste para resolver os problemas da Educação.
Os últimos dias têm sido de apreensão e tensão em várias escolas de Aracaju e da região metropolitana. As aulas na Escola Estadual Francisco Rosa, no Bugio, estão paralisadas por falta de condições de trabalho e de segurança para alunos, professores e funcionários. No Colégio Dom Luciano os alunos foram assaltados na porta da escola.  “Os professores, alunos e pais estão em pânico. A violência externa está chegando as escolas e precisamos ser protegidos.”, afirma a presidenta.
Na Escola Poeta João Ribeiro, no Conjunto Jardim em Socorro, os alunos e pais protestaram pela falta de professores. No Paulino Nascimento, no povoado Robalo, os estudantes também protestaram pela falta de professores, ventiladores e bebedouro.
Greve Nacional
A assembleia também foi ponto de mobilização para a greve nacional da educação entre os dias 23 e 25 de abril. Para Sergipe os eventos já começam dia 22. O professor Joel Almeida, da direção do SINTESE e também da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação estará na Câmara de Vereadores, após convite do vereador Iran Barbosa, para falar sobre a 14ª Semana Nacional de Promoção da Educação Pública. A convite deputada Ana Lúcia no dia 25 a partir das 9h a presidenta do SINTESE terá uma fala na Assembleia Legislativa com a mesma temática.
Marcha da Indignação
No dia 25 será realizada em Sergipe a Marcha da Indignação. A concentração será a partir das 14h na Praça da Bandeira.
Paralisação
Os professores também definiram uma paralisação no dia 07 de maio. Às nove da manhã eles se reúnem em assembleia no Instituto Histórico e Geográfico.
Do portal do SINTESE.

Edital duplo complica concurso em Cícero Dantas

Cícero Dantas vive mais um capítulo da novela do concurso

O nível de incompetência que assola a administração da Prefeitura de Cícero Dantas beira o abismo do insondável. Acredita-se, inclusive, que não pode ser apenas incompetência. Há algo de macabro com certas pitadas de suposta esperteza. E tudo isso envolve mais uma vez o Concurso Público, o terceiro que, tudo indica, será mais uma vez anulado antes de começar. Segundo informações do ex-vice-prefeito Gilmar Santos, detalhada na postagem anterior, publicaram o Edital para tomada de preço no Diário Oficial dos Municípios no último dia 13, com data do próximo dia 22 de abril. Ao invés de, descoberto o erro, colocar uma “errata”, retiraram a publicação e colocaram outra com data corrigida, o que é uma irregularidade sem tamanho. Não se sabe como o pessoal do Diário Oficial permitiu isso. Pior é que não corrigiram a publicação feita no jornal CORREIO, que publicou o Edital anterior que estava com o erro. Agora Gilmar afirma que “para a gestão não admitir o erro, foi melhor fraudar o  mencionado Diário. A emenda ficou pior do que o soneto, pois hoje há duas publicações, uma no Diário fraudado e outra no Correio.”, disse.
Gilmar Santos
Já passou da hora de os vereadores tomarem uma posição. Se for incompetência, é o momento de corrigir as nomeações dos auxiliares do prefeito. Não se pode acreditar que não haja em Cícero Dantas pessoas que não possam colocar estas coisas em ordem. Se não é incompetência, então é maldade e evocação de um desejo idiota de continuar controlando emprego público como objeto de troca por voto. Aproveitam-se de uma falta generalizada de emprego para burlar a Constituição e manipular a opinião pública. Os vereadores devem tomar um posicionamento porque parece que o prefeito Helânio está rodeado de incompetentes ou está fazendo vista grossa para o que está acontecendo. Não podemos admitir que, pela terceira vez, um concurso seja cancelado, frustrando aqueles que estudaram e se prepararam para dar o melhor de si ao serviço público em Cícero Dantas.

Pesquisa aponta preferência por ACM Neto para governar a Bahia


ACM Neto lidera pesquisa interna encomendada pelo governo
O Governo do Estado, segundo o portal Por Escrito, do jornalista Luís Augusto Gomes, está de posse uma pesquisa de uso interno que o incomoda demais e que pode ser um dos motivos pelos quais, nos bastidores políticos, bolsões petistas estão fazendo de tudo para sabotar eventuais relações republicanas que o governador Jaques Wagner mantenha com o prefeito ACM Neto. Disparado à frente nas intenções de voto para governador em 2014, com 36%, Neto (DEM) é seguido pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com 9%. O primeiro petista da turma é o senador Walter Pinheiro (6%), com o vice-governador Otto Alencar (PSD) nas proximidades (5%). O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), foi lembrado com 3,5%. Os demais, nesta ordem, estão de 2% para baixo: deputado Marcelo Nilo (PDT), ex-prefeito Luiz Caetano (PT), secretário Rui Costa (PT), ex-prefeito João Gualberto (PSDB) e secretário José Sérgio Gabrielli (PT). O candidato de Jaques Wagner não ganha nem mesmo entre os petistas.
    Gilmar Santos e o Concurso de Cícero Dantas
    O ex-vice-prefeito de Cícero Dantas enviou e-mail a este blogue e disse que infelizmente recebeu a notícia de mais uma tragédia contra o povo ianque, enquanto em Cícero Dantas há uma bomba com efeito retardado. Refere-se ao concurso municipal que, depois de idas e vindas, quando parecia que ia, dessa vez não vai. A bomba de lá foi na chegada, e em Cícero Dantas foi na saída, ou melhor, na nova publicação do Edital. Não é que publicaram no dia 13.04.2013, com emissão de 22.04.2013? Ou os ocupantes da prefeitura são muito eficientes, antecipando os acontecimentos em nove dias, ou os mesmos querem melar o concurso. Cícero Dantas não aguenta tanta dissimulação. Gilmar afirma que na história de concurso foram-se dois, ambos com irregularidades, e não gostaria de ver o terceiro no mesmo caminho. Não seria pedir demais às autoridades competentes para dar um basta na brincadeira. Com a palavra a Câmara de Vereadores.
    Marina Silva está incomodando
   Um dos auxiliares mais próximos da presidente Dilma Rousseff, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta terça-feira (16) que o Palácio do Planalto não está preocupado com a criação de novos partidos. Segundo informa nesta terça o Estadão, a Rede Sustentabilidade, projeto de nova legenda capitaneada pela ex-senadora Marina Silva, acusou o governo nesta segunda-feira (15) de "golpe contra a democracia", pelo apoio à proposta do deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP) que propõe restringir o acesso de novas legendas ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e televisão gratuito. Além da criação da Rede, outra mudança no cenário político é a fusão de PPS e PMN, que pode ser finalizada esta semana. "É um movimento natural, assim como surgiu PSD, é normal que haja esses movimentos [de criação de novos partidos]. [PPS e PMN] São dois partidos que não estão na base governista, não cabe nenhum comentário valorativo dessa questão", disse Carvalho a jornalistas, após participar de seminário no Palácio do Planalto.  
Papa fala sobre atentado
O papa Francisco manifestou pesar pelas vítimas das explosões nesta segunda-feira (15) na cidade de Boston, nos Estados Unidos, durante uma maratona, informa o Jornal do Brasil. Em telegrama enviado ao cardeal-arcebispo de Boston, Sean O’ Malley, e assinado pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, o pontífice se diz “profundamente entristecido” pela perda de vidas, pelas pessoas que ficaram feridas gravemente e classificou o ataque como “uma tragédia insensata”.
Mais obras para Salvador
É incrível como o governo está com a caneta afiada quando se trata de planejar obras para a região metropolitana de Salvador, enquanto o sertão queima debaixo de um sol causticante e sem perspectiva de solução. Ordem de serviço assinada na manhã desta terça-feira (16) pelo governador Jaques Wagner autoriza a construção de um complexo de três viadutos e vias marginais entre a Avenida Paralela e a entrada do Imbuí. A solenidade de assinatura do termo foi realizada no canteiro central da Avenida Jorge Amado, com a presença de secretários estaduais e do prefeito ACM Neto. Os viadutos entre a Avenida Jorge Amado e a sede da Advocacia Geral da União interferem na ligação entre a Paralela, o Imbuí, a Boca do Rio, o Stiep e a orla, enquanto as vias marginais vão ligar o Centro Administrativo à Avenida Luís Eduardo Magalhães e ao Imbuí. O viaduto de Narandiba vai ligar a Avenida Edgard Santos (proximidades da Coelba) ao Imbuí (próximo ao almoxarifado da Farmácia Santana), para facilitar o acesso ao Cabula, Narandiba, Engomadeira e Tancredo Neves. Enquanto isso a economia do norte da Bahia vai ao chão.
Venezuela tem quatro mortos
Os protestos contra o resultado da eleição venezuelana à presidência deixaram ao menos quatro pessoas mortas, segundo a agência de notícias estatal AVN. Duas mortes ocorreram no estado de Miranda, que integra parte da área metropolitana de Caracas, uma em Zulia e outra em Táchira. Os três estados são locais tradicionais de oposição ao chavismo. O presidente da Assembleia Nacional, o chavista Diosdado Cabello, disse, através de sua conta no Twitter, que pedirá a investigação dos episódios de violência na noite de segunda-feira (15) e responsabilizou o oposicionista Henrique Capriles pelos confrontos. O presidente eleito Nicolás Maduro convocou uma marcha de partidários para tomar as ruas de Caracas nesta terça (16).
Mais extraordinárias
Como havia prometido, a vereadora Ana Dalva, de posse do parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, vendo que já havia uma Lei Federal idêntica à enviada pelo prefeito, e que portanto não necessitava da urgência do projeto, colocou o documento em votação, apenas para alterar a palavra “efetivos” para “titulares” no projeto enviado pelo prefeito municipal nesta última segunda-feira, solicitando esta correção na Lei nº 303/2009, que trata da nomeação de membros do Conselho Municipal de Assistência Social. Aprovado pela comissão e aprovado em primeira discussão no Plenário, a presidenta imediatamente convocou duas sessões extraordinárias em sequência e tudo está do jeito que se nego gosta.
Recado direto
Sou pelo debate. Não tenho medo de reunião, de exposição pública e não me escondo das pessoas. Soube, por fonte segura, que há um superior na Prefeitura Municipal que não está gostando das críticas aqui postadas. Nossa! Acho que até não vou dormir esta noite de tanta preocupação! Só espero que ele aprenda logo uma coisa: Heliópolis não é mais roça sem estrada. Qualquer pessoa que se sentir ofendida ou achar que não estou escrevendo a verdade pode lançar mão de algumas coisas úteis hoje em dia: e-mail, carta, telegrama, ofício ou até um simples bilhete, devidamente identificados pelo remetente. Eu terei o prazer de publicar, mesmo que não seja do meu agrado. Posso até treplicar, mas o espaço está aberto. Não adianta pensar que um dia serei submisso ao poder ou aos supostamente poderosos. Tudo isso é passageiro. A única coisa que fica é Heliópolis e estou intimamente submisso à sua evolução.
Com conteúdo auxiliar do Bahia Notícias e do blogue Por Escrito.

O Haiti é no Acre


Haitianos revivem no Acre a miséria de um país. Cerca de1,3 mil refugiados vivem em situação precária e disputam a escassa comida
Pablo Pereira e Filipe Araújo - Enviados especiais a Brasileia (AC) - O Estado de S.Paulo
Burocracia governamental transforma a vida dos refugiados num novo inferno. (foto: O Acre existe)
A disputa no braço por uma quentinha no começo das tardes de quinta e sexta-feira dentro de um galpão na periferia de Brasileia, no Acre, era o reflexo de uma tragédia humanitária que começou em janeiro de 2010 no Haiti e chegou ao Brasil com força dias atrás pela fronteira com o Peru. Passados três anos do terremoto que devastou o país caribenho, 1,3 mil refugiados haitianos lotam um acampamento, passam horas deitados em colchões, sobre placas de papelão, à espera de uma autorização para ingressar oficialmente no território brasileiro. A esse contingente somaram-se nos últimos dias 69 senegaleses, dois nigerianos e até um indiano.
"Perdemos o controle da situação", admitiu no final da tarde calorenta de sexta-feira o secretário de Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão. Diante do aumento no volume de imigrantes nos últimos 25 dias, o local que abrigava 250 pessoas recebeu pelo menos mais mil viajantes. Só entre quinta e sexta-feira, 50 pessoas desembarcaram de táxis e ônibus com suas malas e a esperança de carimbar documentos que lhes permitam viver legalmente no Brasil.
Vendo que a situação se agravara, o governador do Acre, Tião Viana (PT), decretou situação de emergência humanitária na quarta-feira para atrair atenção de órgãos federais de apoio. Assessores de Viana afirmam que o Itamaraty vem ignorando a situação dos haitianos e deixando para o Estado a administração do problema migratório.
A iniciativa do governador deu resultado. Uma força-tarefa da burocracia federal, composta por diversos ministérios e órgãos federais, baixou em Brasileia na tarde de sexta-feira para tentar aliviar a pressão no município, que possui cerca de 25 mil habitantes.
Enquanto as autoridades brasileiras se envolvem em uma retórica burocrática, os imigrantes sofrem com as precárias condições do alojamento de Brasileia. O principal problema é o tempo de demora para a concessão dos papéis necessários para que oficializem sua condição de refugiados. A delegacia da Polícia Federal existente em Epitaciolândia - cidade vizinha, de 15 mil habitantes - estava preparada para atender 30 pessoas por dia nos últimos meses. Com a avalanche de pedidos e o decreto de emergência, tenta agora acelerar os processos com o reforço de funcionários da Receita Federal, responsável pela concessão de CPFs. A promessa é emitir uma centena de documentos e aliviar a pressão em um mês, permitindo aos imigrantes a obtenção de documentos para a posterior retirada da carteira de trabalho especial, em Rio Branco. Sem a documentação, empresas interessadas em contratar os haitianos não conseguem completar a seleção dos trabalhadores.
Emprego. "As companhias chegam para buscar gente mas ainda não temos os documentos na mão", disse Jonathan Philisten, de 40 anos, que deixou quatro filhos em Porto Príncipe para se aventurar pelo Brasil. Falando em espanhol, o haitiano contou que deixou seu país porque queria ir "para qualquer lugar onde tenha trabalho". Ao lado dele, Elias Ribas, 24 anos, da República Dominicana, apontava para a mulher, Julissa, da mesma idade. "Ela está grávida de cinco meses", ressaltou. "Queremos ir para Rio." Cozinheiro, ele acredita que pode encontrar trabalho para recomeçar a vida longe da terra natal. Seguindo a onda dos haitianos, Ribas reclamou da falta de água no reservatório, instalado ao lado do galpão - que às 14h de sexta-feira estava seco. Pouco depois, uma camionete chegou com galões de 20 litros de água, vendidos ao governo por R$ 4,50 e fornecidos todos os dias por um posto de combustível da região.
O indiano Abdul Hoqui enfrentava ainda com esperança a rotina de espera. "Estou aqui há um mês e três dias", disse. Apesar da dura realidade, o nigeriano Sunday Gbesinmi Ebietomere, de 41 anos, ex-funcionário de um aeroporto de seu país, considera o Brasil a esperança para uma vida nova.
É o que deseja também o haitiano Servil Compere, de 26 anos, que chegou no último dia 5 em busca de um irmão que já trabalha em Santa Catarina. Para ele, um emprego significa um recomeço sonhado há meses. Servil contou que foi salva-vidas em Porto Príncipe, antes do terremoto. Encostado em uma árvore, olhava o tumulto da distribuição de comida. "Eu trabalhava na Defesa Civil", dizia, enquanto exibia uma carta  de recomendação, escrita em espanhol, atestando suas habilidades e com o número do passaporte. 
      Compere espera que seus documentos sejam liberados para que possa procurar o irmão, Villaduin, que está vivendo na cidade catarinense de Porto Belo. Depois de passar a tarde perambulando pela cidade, percorrendo a pé cerca de 3 quilômetros entre o abrigo de Brasileia e a Rua Santos Dumont, em Epitaciolândia - onde fica a Delegacia da PF - já era noite quando Jonathan Philisten recebeu uma boa notícia. Sua jornada de imigrante não documentado, morador do abrigo de refugiados, seria trocada por uma viagem de cerca de 4 mil quilômetros até a região de Maringá, no Paraná, para trabalhar em uma granja de frangos.