Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Governo pode ter sido o causador do boato sobre o fim do Bolsa Família?

Boato causou pânico nas agências da Caixa (foto: Blogue da Joice)

Como dissemos aqui neste blogue, a nossa classe política está em decadência. O boato do fim do Bolsa Família pode ter sido algo orquestrado pela oposição,como chegou a dizer o governo, mas todos os indícios levam a uma armação do governo ou de setores simpáticos ao governo. Também não está descartada a possibilidade de ser coisa de gente que apenas joga gasolina no fogo para ficar apreciando a paisagem arder.  Agora, as suspeitas que recaem sobre o governo são, no mínimo, curiosas. Primeiro, a presidente Dilma admite que possa ter ocorrido falha na Caixa. A afirmação revela mudança em discurso oficial.  
Depois de acusar a oposição de espalhar boatos sobre o fim do Bolsa Família, no início desta semana, o governo iniciou um recuo em seu discurso sobre o assunto. Neste sábado, durante visita a Etiópia, na África, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a apuração em curso sobre o episódio avalia a possibilidade de ter ocorrido uma "falha" no pagamento dos benefícios pela Caixa Econômica Federal. Em seguida, a Caixa Econômica Federal volta atrás e, em nota oficial, admite antecipação de pagamentos.
"Usamos a tecnologia da informação mais sofisticada possível com o Bolsa Família. Nós somos humanos; pode ter tido falhas. A Polícia Federal e a segurança da Caixa vão procurar todos os motivos e elencá-los", disse Dilma. "O que fazemos é garantir que seja o menos possível de ser objeto de falha interna." Na mesma entrevista, a presidente desautorizou membros do governo a fazer acusações sobre a autoria dos rumores sobre o fim do programa federal. "Jamais faria manifestação nesse sentido", disse. E acrescentou: "Ninguém no governo está autorizado a dizer qualquer coisa sobre esse processo." É uma guinada no discurso oficial.
Na segunda-feira, a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, acusou a oposição de espalhar rumores sobre o fim do Bolsa Família. Em seu perfil do Twitter, ela escreveu: "Boatos sobre fim do Bolsa Família deve (sic) ser da central de notícias da oposição. Revela posição ou desejo de quem nunca valorizou a política." Mais tarde, ela tentou voltar atrás e fez nova publicação no microblog, afirmando não ter nenhuma "indicação formal da origem de boatos".
A Caixa publicou nota em seu site na noite de sábado dizendo que "o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje [sábado] seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família." O banco também negou qualquer tipo de pagamento extra. O rumor, que surgiu no sábado, levou milhares de pessoas em pelo menos doze estados a procurar a Caixa para sacar o benefício deste mês. Em alguns estados também circulou o boato de que o programa iria disponibilizar um suposto pagamento "extra" de Dia das Mães, o que também atraiu pessoas para as agências. A corrida aos bancos ocorreu principalmente em cidades do Nordeste, do Norte e no Rio de Janeiro.
 A Caixa, no seu segundo comunicado oficial, ressaltou que somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verificou o início da anormalidade de saques em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família. Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos, independente da data prevista, durante o final de semana.
Empresa de telemarketing do RJ espalhou boato sobre o Bolsa Família
A Polícia Federal descobriu durante as investigações sobre o boato espalhado no último final de semana de que o Bolsa Família iria acabar que a origem das informações é uma central de telemarketing com sede no Rio de Janeiro. Uma mensagem de voz distribuída pela central anuncia aos ouvintes beneficiários o fim do programa, conforme dados do inquérito aberto no início da semana a partir de uma determinação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A descoberta reforça a tese de que a ação tenha sido organizada e que há pessoas com provável interesse político na questão.  A polícia tentará agora descobrir quem contratou os serviços de telemarketing e se, de fato, existe algum grupo com interesse político-eleitoral por trás da tentativa de se assustar os beneficiários do Bolsa Família. A polícia decidiu também interrogar, a partir da próxima semana, as 200 primeiras pessoas a fazer saques logo após o início da disseminação dos boatos sobre o fim dos programas. A PF também já tem informações sobre pessoas que receberam telefonemas no último final de semana com mensagens sobre o fim do Bolsa Família. A PF não confirma o número de pessoas identificadas, mas diz que dispõe de informações sobre a possibilidade do boato ter surgido a partir de ligações originadas por telemarketing.
Após o ocorrido, o governo federal disse que vai passar a fazer um monitoramento "mais fino" dos saques feitos por beneficiários do Programa Bolsa Família durante os finais de semana. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a medida vai se somar a outros mecanismos de controle do pagamento dos benefícios. A finalidade é permitir uma resposta mais rápida a problemas como os tumultos do último fim de semana em agências bancárias da Caixa Econômica Federal e lotéricas de 12 Estados. Seja qual for o resultado das investigações, há uma certeza no ar: o programa ainda não resolveu definitivamente o problema da fome no Brasil, mas já garantiu a vida de muita gente que, com certeza, jamais precisará do Bolsa Família.
Com informações complementares de O GLOBO, R7, ESTADÃO e VEJA.

Assassinos de "João Boquinha" e “Santo Bola” estão presos em Cícero Dantas


Além da prisão dos assassinos, delegacia de Cícero Dantas promoveu vacinação dos presos contra gripe.
Da esquerda para Direita: Romário Alves de 
Oliveira, Irlan Melo Santos e Eduardo de Jesus.    
(foto: Polícia Civil e TV Nordeste Bahia)
A agilidade do delegado de polícia de Cícero Dantas com sua equipe desvendou em tempo recorde dois crimes que aconteceram no município. O primeiro ocorreu no dia 16 de Maio de 2013. A vítima foi o Sr. João Francisco dos Santos, 67 anos, morador da fazenda Limeira, que foi atacado em sua residência à noite por homens encapuzados. Os bandidos usaram requintes de crueldade. Espancaram, torturaram e atingiram o senhor João Francisco, conhecido por João Boquinha, com um tiro. A vítima foi socorrida e levada para Aracaju, aonde veio a falecer. Segundo informações, João Boquinha tinha guardado em sua casa certa quantia em dinheiro, falam em algo em torno de 15 mil reais, fruto de uma negociação de venda de gado. Supostamente, alguém do convívio familiar sabia da quantia guardada em sua residência e isso chegou aos ouvidos dos bandidos. A polícia fez uma investigação minuciosa e prendeu os marginais em poucos dias de investigação. Os suspeitos são Eduardo de Jesus, vulgo “Eduardo Dedinho”, natural de Ribeira do Pombal/BA, nascido em 26/05/1986 de residência atual desconhecida – Romário Alves de Oliveira, conhecido por “Romário do Candeal”, nascido no dia 22/04/1995, com endereço na Comunidade Candeal, em Cícero Dantas/BA – e Irlan Melo Santos, o “Irlan do Candeal”, nascido em 26/06/1994, também residente na Comunidade Candeal, mas no município de Fátima/BA, já que é região de tríplice fronteira entre Cícero Dantas, Fátima e Heliópolis. Os três homens invadiram a casa de João Boquinha e exigiram que fosse entregue todo o dinheiro. João recusou e os assassinos então acabaram tirando a vida daquele trabalhador. Levaram ainda 700 reais, segundo informações de populares e de membros da família. No meio da violência, um dos assaltantes chegou a gritar o nome da vítima, dando a entender que o conhecia. O delegado de Cícero Dantas, Dr. Osório Miguel, já tem os suspeitos sob custódia. Estão presos com mandado de prisão temporária de 30 dias, renováveis por mais 30. Findo estes prazos, o delegado pedirá prisão preventiva.
“Gordinho”, assassino de “Santo Bola”, foi capturado
Rafael Carvalho santana conhecido por "Gordinho"
(Foto: Polícia Civil e TV Nordeste Bahia)
O Dr. Osório Miguel e sua equipe também solucionaram mais um caso. Trata-se do assassinato de “Santo Bola”, ocorrido no dia 18 de maio passado. Informações dão conta que a vítima, José Santos Martins, o “Santo Bola”, ajudante de pedreiro, natural de Cícero Dantas/BA, nascido no dia 23/11/1963, residente na Fazenda Baiacu, Cícero Dantas, estava bebendo e se divertindo com seu amigo Rafael Carvalho Santana, conhecido pela alcunha de “Gordinho”, montador de estrutura, natural de Nova Soure/BA, nascido no dia 05/08/1993, residente a Av. ACM, nº 1182 – Cícero Dantas/BA. Os dois frequentavam as noites e, segundo a versão do Rafael, o motivo do crime foi a bebida, mas, numa segunda versão, o assassino informou que “Santo Bola” devia uma certa quantia em dinheiro e que, na discussão dessa negociação travada no dia do crime, alterados pela ação da bebida, ocorreu o assassinato. O crime aconteceu de forma cruel e brutal. “Santo Bola” foi vítima de várias perfurações nas diversas partes do corpo por cacos uma garrafa de bebida. Preso em flagrante delito, “Gordinho” foi autuado por latrocínio, ou seja, roubo seguido de assassinato. Rafael está custodiado e à disposição da justiça.
Presos são vacinados contra gripe 
32 presos foram imunizados contra gripe
(foto: Polícia Civil)
Na última quinta-feira (23), os presos da carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Cícero Dantas foram imunizados contra a gripe. A meta faz parte do grupo de prioridades da Secretaria Municipal de Saúde levando aos detentos a vacina. A campanha finda neste fim de mês. O departamento da vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Cícero Dantas vacinou contra gripe 32 detentos que ficam na carceragem daquela delegacia de polícia. Poucos presos não aceitaram ser imunizados. Os plantonistas e servidores da Secretária de Segurança Pública da unidade aproveitaram também e foram vacinados. O momento da vacinação foi autorizado pelo delegado titular desta unidade de segurança pública Dr. Ozório Miguel Ramos, que a tudo acompanhou. A vacina é assegurada por lei aos presos para evitar epidemia da doença na carceragem, O objetivo é conseguir vacinar até o dia 31 de maio cerca de 100% do público alvo. Os idosos, crianças (6 meses a menores de 2 anos), gestantes, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas. Em toda Cícero Dantas a vacinação já foi cumprida em mais de 85% de sua meta, e tem até o dia 31 de maio para cobrir a meta de 100%. É o que espera a coordenadora da vigilância epidemiológica de Cícero Dantas.
Informações da Delegacia Territorial de Cícero Dantas e da TV Nordeste Bahia.

TCM pune Zé do Sertão por má qualidade de obras e serviços de engenharia


Ex-prefeito Zé do Sertão
Na última quinta-feira (16/05), o Tribunal de Contas dos Municípios – TCM - julgou procedente a denúncia formulada contra José Emídio Tavares de Almeida Santos (Zé do Sertão), ex-prefeito de Heliópolis, por irregularidades na construção de quadras poliesportivas e seis salas de aula em povoados e na sede do Município, no exercício de 2008. O Conselheiro Paolo Marconi, relator do processo, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor, determinou o ressarcimento aos cofres públicos, com recursos próprios, do valor de R$ 43.040,71 pelos sobre preços constatados na execução das obras e imputou multa de R$ 10 mil.
O denunciante, Walter Almeida Rosário, alega que “dentre tantas barbaridades perpetradas frente à Administração na gestão 2005/2008”, logo após as eleições de outubro de 2008, poucos meses antes do término de seu mandato, o ex-prefeito José Emídio teria promovido licitações “em tese” para a construção de três quadras poliesportivas e seis salas de aula nos Povoados de Cajazeiras, Serra dos Correias e Viuveira e na sede do Município, além da reforma do antigo açougue municipal. Todas essas obras teriam sido realizadas pela empresa Super Sound Construções Ltda., estranhando o denunciante a forma extremamente rápida com que foram executadas, entregues no final de dezembro, às vésperas do término do mandato do denunciado, mas que não demorou para que os problemas começassem a surgir, pois em 20/01/2009 uma das salas de aula recém-construída na Escola Municipal Dom Pedro I, localizada no Povoado de Serra dos Correias, bem como outra sala construída na Escola São Gerônimo, no Povoado Viuveira, tiveram seus telhados completamente desmoronados. Com base na denúncia, somente não aconteceu uma tragédia porque os alunos estavam na ocasião em férias escolares. A perícia realizada comprovou que o material empregado era de péssima qualidade e que as obras apresentavam defeitos estruturais gravíssimos.
Após a realização de Inspeção “in loco”, promovida por técnicos do TCM, a relatoria confirmou a veracidade das irregularidades denunciadas no processo, reiterada inclusive, com maior ênfase em face do alcance dos trabalhos desenvolvidos pela equipe através de Laudo de Exame Pericial, elaborado Secretaria de Segurança Pública do Estado. Foi constatada a má qualidade das obras e serviços de engenharia contratados pela Municipalidade, comprovando-se que o material empregado era de péssima qualidade e que as obras apresentavam defeitos estruturais gravíssimos, ocasionando inclusive o desabamento de dois telhados construídos em escolas municipais, tendo o Gestor, nessas condições, agido com inobservância aos preceitos legais estatuídos na Lei de Licitações quanto à fiscalização e execução dos contratos administrativos, sobretudo no compromisso com a segurança e durabilidade das obras. Ainda cabe recurso da decisão.
Esta decisão do TCM é muito importante para Heliópolis. Pode ser o início do fim de uma era de desmandos na administração pública do município. Está nas mãos do prefeito atual, Idelfonso Fonseca, fazer o mesmo que fez Walter Rosário e denunciar os desmandos do prefeito anterior, que vão desde obras superfaturadas a obras empenhadas duplamente como do Estado e do Município, caso do calçamento da Helvécio Pereira de Santana, denunciada pela vereadora Ana Dalva. Ildinho tem um fato histórico em suas mãos: aproveitar a disposição do TCM e fazer uma limpeza na administração pública, entrando para a história como um prefeito que valorizou cada centavo do dinheiro público e colocando por terra essa história de política ser um grande negócio em Heliópolis. Os eleitores já puniram os três prefeitos anteriores devidamente nas urnas. Resta a punição na Justiça. Esta decisão do TCM, esperamos, não pode ser o fim, mas apenas o começo de um longo processo de moralização da administração pública. Chega de corrupção!!!
Informações do portal do TCM.
Bafômetro Legislativo
Será que precisaremos utilizar um bafômetro antes do início das sessões legislativas?

Raimundo vira Raimunda por causa do Bahia


Caixa de lotérica no Cabula aposta alto por causa do Bahia e se dá mal. Isso é que dá colocar a reputação em risco por causa do time. Raimundo do Rosário apostou alto e se deu mal. Foi trabalhar de ‘Raimunda’ por causa do Bahia.
Alexandre Lyrio – do CORREIO
Raimundo teve de trabalhar ontem vestido de mulher. 
Ele apostou com o colega rubro-negro Antônio Carlos que o Bahia seria campeão. Perdeu feio.
(foto: Evandro Veiga)
Talvez confiando na experiência de caixa de lotérica, Raimundo Almeida do Rosário, 52 anos, apostou alto demais. Não tinha a pretensão de acertar as dezenas da Quina, Mega, ou os jogos da Loteria Esportiva. Bahia na cabeça, apostou a própria reputação. E, como se vê na foto acima, se deu mal. Foi antes do time levar de 7 em plena Fonte Nova. Se o tricolor conquistasse o título do Baianão, ele obrigaria o colega rubro-negro Antônio Carlos de Jesus, 35, a se vestir de azul, vermelho e branco o dia inteiro. Acontece que Antônio também é caixa da mesma lotérica. E, pelo visto, aprendeu a apostar melhor. Se o Bahia fosse vice, Raimundo deveria trabalhar com roupa de mulher. O vestidinho preto, emprestado por uma colega, e a peruca, do salão de beleza ao lado, pareciam feitos sob medida. A cada gracinha disparada por um cliente, o amigo campeão largava a chacota. “Vice, Bahia! Quem mandou apostar em Sardinha”. Na lida diária com as apostas, o rubro-negro não aprendeu apenas a dar troco. Sorriso de orelha a orelha, calcula bem os títulos do seu time e os vices do rival. “Essa história de o Vitória ser vice é passado. Basta pegar os últimos anos e você vai ver que o Bahia tem mais vices”. De certa forma, ele está certo. Pelo menos quando se trata de confrontos diretos em decisões. Com o título, o Vitória ganhou pela 17ª vez uma final contra o Bahia. Já o rival venceu em 15 oportunidades. Duas a menos na história.  “Tá vendo aí. Todo castigo para vice é pouco”, atacou, sem dó, Antônio. Raimundo ainda tentou retrucar. “Não acredito nessa contagem. E, se for verdade, a gente pode dizer que até nisso o Vitória é vice, né?”, brincou, sem parar de ouvir as piadinhas. “Rapaz, já me deram várias cantadas hoje aqui. Me chamaram para jantar, deixaram bilhetinho com telefone e tudo”, disse, contrariado. Funcionários há 12 anos de uma lotérica na rua Silveira Martins, no Cabula, Antônio e Raimundo já apostaram dinheiro e almoços. Foi a primeira vez que a reputação entrou em jogo. Se bem que não há vergonha alguma em se vestir de mulher. Após os humilhantes 5x1 e 7x3, constrangimento mesmo é usar a camisa do Bahia. Tanto que, nas ruas, foi difícil flagrar um tricolor a caráter. Um dos poucos que encontramos tinha a chacota no próprio nome. O gerente comercial Vitório da Silva, 53 anos, não fez aposta para ‘mudar’ de sexo. Está quase é mudando de nome. “Meu pai botou meu nome errado. Vou dar um jeito de mudar”.

No Acre, irmãos Viana recebem doações de empresas suspeitas e professor serve merenda


Em alguns lugares, educadora é única funcionária e apoio vem das mães. Estado é administrado pelo PT há 14 anos. Empresas suspeitas de fraudes financiaram petistas. Os irmãos Jorge e Tião Viana receberam mais de 375 000 reais para suas campanhas de empresas investigadas pela Polícia Federal.
Jean-Philip Struck – de VEJA e Renan Truffi – do Último Segundo IG.  
Os irmãos Tião e Jorge Viana. Caciques petistas do Acre receberam doações de empresas acusadas de fraude
(foto: Pedro França/Agência Senado)
Empreiteiras suspeitas de integrarem um cartel para fraudar e repartir entre si obras de pavimentação em todo o Acre aparecem entre os maiores financiadores de campanhas de petistas na região - há catorze anos, o PT administra o estado. No início deste mês , uma operação da Polícia Federal revelou o esquema e prendeu quinze pessoas, entre elas o secretário de Obras do governo Tião Viana (PT) e um sobrinho do governador. O Ministério Público Estadual suspeita que as empresas e os servidores envolvidos desviaram pelo menos 4 milhões de reais em seis contratos fraudados.  Também foram presos ou levados para prestar depoimento os donos das sete empreiteiras suspeitas de formar o cartel, chamadas pela PF de “G-7”. Seis delas aparecem como doadoras nas prestações de contas de candidatos petistas em 2010 e 2012, de acordo com registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  O governador Tião Viana é um dos maiores beneficiados. Em 2010, as cinco empreiteiras suspeitas  – MAV Construtora, Construterra, Ábaco, Eleacre e Albuquerque Engenharia – doaram um total de 255 000 reais para o comitê financeiro petista para governador. A mais generosa foi a MAV Construtora, que repassou 80 000 reais. A Eleacre doou 35 000 reais – 25 000 reais foram doados em espécie de acordo com planilha do TSE.  Já o irmão de Tião, o ex-governador e primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana, recebeu 120 000 reais das empresas. A MAV aparece novamente como a maior doadora, tendo contribuído com 35 000 reais para a campanha do senador. Os empreiteiros José Adriano Ribeiro da Silva e João Francisco Salomão, da MAV e Eleacre, respectivamente, estão entre os presos da operação da PF. Entre os doadores também aparece a Ábaco, que doou 20 000 reais. A empresa pertence a Sérgio Yoshio Nakamura, ex-diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) à época em que Jorge governou o estado, entre 1999 e 2006. Os valores não parecem altos, mas representam uma fatia significativa na arrecadação oficial dos candidatos –  em números absolutos, as campanhas eleitorais no Acre são mais baratas do que em boa parte do Brasil. Por exemplo: o valor doado pelas empresas para Jorge Viana representa 13% do total arrecadado pelo comitê petista para senador.
Doações - A generosidade das empresas não se limitou aos irmãos Viana, mas também resultaram em doações para candidatos a deputado estadual e federal e ao diretório estadual do partido. A Albuquerque Engenharia doou 40 000 reais para a direção estadual do PT e 115 000 reais para candidatos a deputado federal da sigla.  Além das cinco empresas, também aparece nessa categoria de doação a Etenge Engenharia, outra empresa suspeita de formar o cartel. De acordo com os dados do TSE, ela doou 20 000 reais para candidatos a deputado do PT.  No total, as seis empresas doaram cerca de 220 000 reais para campanhas de deputado federal e estadual do PT.  Na campanha de 2012, cerca de dois anos depois de Tião assumir o governo, as cinco empreiteiras resolveram ser ainda mais generosas com o PT acreano, mas desta vez adaptaram a estratégia de doação à natureza da eleição municipal. Nesse ano, foi a direção estadual do PT que concentrou as doações das seis empreiteiras. O total passou de 1,1 milhão de reais, que foram repartidos entre seus candidatos – a maior parte da verba acabou indo parar na campanha do atual prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT). Só a MAV Construtora foi responsável pela doação de 515 000 reais para o PT estadual. A segunda em generosidade foi a Ábaco Engenharia, que doou 250 000 reais. A Albuquerque Engenharia doou 350 000 reais – 240 000 para a campanha de Marcus Alexandre e 110 000 para o PT acreano.
Presos – Os quinze presos na operação da PF continuam detidos. A maior parte está no presídio federal de Rio Branco, apelidado de “Papudinha” – referência ao complexo de presídios próximo a Brasília. O sobrinho de Tião e Jorge Viana, Tiago Viana das Neves Paiva, recebeu a visita do tio senador no sábado.  A PF deve concluir o inquérito nos próximos quinze dias.
Enquanto isso, na educação...
Escola multisseriada de Epitaciolância, no Acre, tem lousa dividida para cada série
Com apenas 21 anos de existência e aproximadamente 15 mil habitantes, o município de Epitaciolândia, no Acre, tem em suas escolas um retrato do que é a educação em parte do Brasil. Na cidade localizada a 250 km da capital Rio Branco há 24 escolas, sendo 16 em área rural e apenas oito na parte urbana. Em algumas delas, o professor é o único funcionário. Por isso, além de dar aula para todos os alunos do primeiro ao quinto ano na mesma sala, o docente precisa servir a merenda e até limpar a escola. A situação, por outro lado, cria afinidade com os moradores a ponto das próprias mães dos alunos auxiliarem no trabalho voluntariamente. “Nessas pequenas escolas não tem merendeira, quem faz tudo é professor. São aquelas escolas que têm dificuldade de acesso, estão longe, isoladas. O professor trabalha sozinho. A comunidade até ajuda a fazer merenda, mas com voluntários. Lá é multisseriado, um professor dá aula para os alunos de 1ª a 5ª série na mesma sala. Isso tudo numa lousa, só com divisória. A qualidade do ensino cai. Enquanto poderia estar ensinando, tem que fazer outras coisas”, explica a secretária de educação do município, Eunice Maia Gondim, que assumiu o cargo no início de janeiro e participa pela primeira vez do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação , em Mata de São João, na Bahia.
Por conta disso, a cidade começou a adotar o sistema de nucleação. Na prática, quatro escolas isoladas que atendiam em torno de 20 alunos cada são transferidas para um mesmo endereço. A distância aumenta, mas a qualidade das aulas melhora, segundo Eunice. Isso porque a união de diferentes colégios faz alcançar um número maior de estudantes, o que possibilita contratação de outros funcionários, como merendeira, segurança e auxiliar de limpeza. Além disso, as aulas deixam de ser multisseriadas. “Temos o processo de nucleação. É uma escola grande que funciona como um núcleo das pequenas. Você pode colocar um projeto de lei e, se os vereadores aprovarem, passa a ser núcleo. Esses professores da zona rural então passam a ter os mesmos direitos dos professores da área urbana. Lá eles vão ter a merendeira, a servente, o auxiliar, o vigia. Nas escolas isoladas não têm o beneficio. No núcleo não é mais multisseriado. O professor vai trabalhar com uma só série por vez”, explica. Apesar dos aspectos positivos, o núcleo ainda enfrenta a resistência dos moradores. Das 16 escolas em área rural que existiam no município, oito aceitaram a mudança. Por isso, foram transformadas em dois núcleos, com quatro cada. As outras oito escolas preferiram manter o sistema comum, multisseriado. “As oito (escolas) que ficaram foi porque a população não aceitou pela preocupação com a questão de transporte. Foi porque, por exemplo, com o núcleo a gente tem que contratar ônibus adaptada com condição para levar os alunos. Tem algumas comunidades que ficam em ramal, que são áreas que não são asfaltas, que caminhão não entra. Tem que ser ônibus adaptado. Com o núcleo ogasto é maior, a distância é maior, mas o ensino é melhor”, compara a secretária.

Uma secretária de educação que dá aulas


Cidade de Augustinópolis serve biscoito com suco na merenda por causa de baixo valor recebido do governo federal para alimentação
Renan Truffi – do Último Segundo IG.  
 Secretária de educação de Augustinópolis, Karla Santana.
foto: Renan Truffi
Professora há pelo menos 14 anos, Karla Santana, secretária de Educação de Augustinópolis (TO), cidade localizada a 720 km da capital Palmas, é daquelas profissionais que costuma dizer que “nasceu para dar aula”. Ela recebeu o convite para gerenciar a pasta no fim do ano passado, quando era diretora de um colégio da rede estadual. Teve que deixar o posto, mas decidiu que não iria se afastar do ambiente de ensino. Hoje ela é uma das poucas secretárias de Educação do Brasil que também atua como professora. Para conciliar as duas ocupações, dá aula no período noturno para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio do Estado.
“Já dei aula para fundamental, médio e superior. Passei por todas as fases do processo educacional. Eu gosto de dar aula, nasci pra ser professora. É interessante quando você pega uma criança que não sabe ler e meses depois vê a mudança. É bom demais. Você se sente gratificada, é como se fosse um passe de mágica. Não é, mas você sente assim”, explica depois de participar do 14º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, em Mata de São João, na Bahia.
Ela admite, no entanto, que a dupla função não tem sido tão boa para seus alunos. Por causa do cargo, já teve que se ausentar das salas de aula por quase dez dias de janeiro até agora. Ainda assim, quer continuar em contato com o ambiente escolar e tenta, junto ao Estado, mudar de cargo para ser orientadora ou trabalhar na biblioteca mesmo. Ela afirma que a escolha não tem nada a ver com dinheiro.
“Estou ganhando agora o mesmo que recebia quando era diretora. Inicialmente nós tentamos (mudar o cargo de professora), mas estou no período probatório. Ingressei na rede estadual há pouco tempo. De acordo com a legalidade são três anos para eu pedir licença. Então, como estou sendo avaliada, ficou um pouco mais complicado ainda. Mas o Estado já sinalizou positivamente. Eu sei que posso contribuir no ensino noturno. Não necessariamente estando em sala de aula. Eu sinto que estou prejudicando os alunos. Mas, não quero ficar muito tempo afastada do convívio da Educação em si. Você acaba tendo só uma visão e esquece de olhar como professora. Sei que meu destino e voltar pra sala de aula”, argumenta.
Merenda precária
Karla diz confiar em sua experiência como professora para gastar da melhor maneira possível a “pouca” verba que tem, sem saber dizer ainda, no entanto, quanto dispõe mensalmente. É que, com 14 escolas para cuidar em uma cidade de aproximadamente 16 mil habitantes, ela tem tirado dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para conseguir cobrir, por exemplo, os gastos com salário dos professores. Apesar de fazer parte da categoria, a secretária diz que o valor é muito acima do normal até mesmo para municípios mais ricos que Augustinópolis.
“Recebemos R$ 302 mil do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para pagamento de professor, compra e aquisição de materiais. Mas tivemos que pegar mais R$ 70 mil do FPM no mês passado para poder cobrir folha de pagamento. Já estou devendo R$ 202 mil. Atualmente os salários dos professores está muito acima do piso. Muito acima. Entre R$ 1.525 e R$ 1.700. Na rede temos 60 profissionais da Educação. Não estou querendo dizer que o professor tem que ganhar pouco, mas está alto para a arrecadação do município. Lá eles são concursados para 30 horas. Em outras cidades como a nossa, os professores com 30 horas recebem R$ 1.200. Está acima do piso e acima do reajuste”, conta ao dizer que o aumento foi concedido na gestão anterior.
Karla argumenta que, apesar dessas condições para os professores, não sobra dinheiro para melhorar a merenda em Augustinópolis. Ela reclama que recebe apenas R$ 0,30 centavos do governo federal por aluno. Ainda que o município coloque uma contra partida é preciso fazer “mágica”.
“Se o valor da merenda aumentasse. Eu poderia melhorar o cardápio. O governo federal diz que temos que mandar suco e leite in natura, mas eu mando em pó porque só tenho um caminhão para fazer a distribuição e esses alimentos estragam até chegar nas escolas da zona rural. A merenda fica empobrecida. Tem dia que tenho que colocar biscoito com suco no cardápio para garantir pelo menos merenda todos os dias. Não dá para colocar arroz todo dia, sopa todo dia. Então biscoito com achocolatado, por exemplo, tem que entrar no cardápio de três a quatro vezes por mês. E tem aluno que, a gente sabe, vai na escola para poder comer. Tanto nas redes estaduais quanto nas municipais nós fazemos mágica. Transformar R$ 0,30 centavos em galinhada é mágica.”

Homem mata a mulher para ficar com a sogra


WILHAN SANTIN – da Folha de São Paulo
Bruno José Costa matou a mulher de 22 para ficar com a sogra de 48!
O bacharel em direito Bruno José da Costa, 26, foi indiciado pela Polícia Civil do Paraná sob suspeita de matar a mulher para manter um relacionamento amoroso com a sogra. O crime aconteceu em Apucarana (365 km de Curitiba), no último dia 9. De acordo com o delegado Ítalo Sega, Costa matou a mulher Jéssica Ananias da Costa, 22, com 25 golpes de faca. "Ele mantinha um relacionamento amoroso com a sogra havia quatro anos, por isso premeditou o crime", afirmou o delegado. Célia Forti, 48, sogra de Costa e mãe da vítima, também foi indiciada sob suspeita de coautoria do crime. Segundo o delegado, Célia sabia que a filha seria assassinada. O advogado José Teodoro Alves, que defende Célia Forti, confirma que havia um relacionamento amoroso entre ela e o genro, mas rebate a acusação de que ela teria participado da morte da filha. "Ele [Costa] exercia um domínio sobre a Célia. Ela queria sair do relacionamento, mas era ameaçada e coagida. Contudo não tem qualquer envolvimento com a morte da filha. Jamais. Pelo contrário. Ela cedia aos caprichos dele para preservar a vida da Jéssica. No momento, está desesperada", destacou Alves. O advogado de Bruno José da Costa, Celso Paulo da Costa, atendeu a reportagem da Folha, mas preferiu não se pronunciar por ainda não ter recebido a conclusão do inquérito policial. Costa foi preso em flagrante no dia do crime e permanece detido na delegacia de Apucarana. Ele tem uma filha de dois anos com Jéssica e não possui antecedentes criminais. Outros dois homens foram presos sob suspeita de participação do crime. Eles teriam auxiliado o bacharel em direito a forjar um latrocínio, levando da residência do casal o carro e dinheiro. Os nomes deles não foram divulgados pelo delegado. Como não houve flagrante no caso de Célia Forti, ela permanece em liberdade.

Joaquim Barbosa: partidos políticos são de “mentirinha”

Joaquim Barbosa e os partidos de mentirinha!

Ainda sob o efeito dos recentes embates entre Judiciário e Legislativo por conta da  discussão sobre a PEC 33, que submete decisões do Supremo Tribunal Federal ao Congresso, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, disse nesta segunda-feira (20)  que os partidos políticos são de "mentirinha", além de afirmar que o Congresso Nacional é  "inteiramente dominado pelo Poder Executivo" e “ineficiente”, noticia a Folha. As declarações foram feitas durante uma palestra proferida no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), do qual Barbosa é professor. "Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais. Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos. E tampouco seus partidos e os seus líderes partidários têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder", disse Barbosa ao responder a pergunta de um aluno sobre a suposta interferência do Judiciário em assuntos do Legislativo. Agora, imagine se Barbosa morasse em nossa região. Ele, certamente, afirmaria que nossos partidos daqui formam um grande balcão de negócios. E o negócio parece ser lucrativo. Há casos em que até empresário abandona seu negócio para “ajudar” ou “interferir” na administração de prefeituras municipais. Com tais declarações, o Congresso deve reagir negativamente. É que os membros do Congresso acham que harmonia entre os poderes é silenciar os erros. Ou aceitar os vícios!

Concurso REDA da Justiça tem etapa cancelada

Concurso do REDA está com etapa suspensa
     A prova discursiva da primeira fase do concurso para o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) que seria realizada, neste domingo (19), em Salvador foi cancelada pela pasta. Segundo comunicado emitido pelo órgão, a suspensão se deu devido ao grande número de inscritos que iriam fazer o exame no Colégio Estadual Raphael Serravale que superava a capacidade das salas da instituição. De acordo com reportagem do G1, candidatos afirmaram não terem sido comunicados com antecedência sobre a decisão. A SJCDH informa que o local, a data e o horário da etapa suspensa serão divulgados no Diário Oficial do Estado da Bahia "oportunamente". O informe postado no site do órgão data do dia 17 de maio. O secretário Almiro Sena disse que todos os candidatos que tinham e mail cadastrados foram comunicados da suspensão e que a imprensa também foi informada. A previsão seria de 900 inscritos e no total se candidataram 1,2 mil pessoas. No colégio só poderiam ser alocados até 1 mil candidatos. Mais uma atrapalhada do governo Jaques Wagner.

Procurador estipula prazo para melhoria de Hospital

Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana
Foto: SESAB

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) recomendou ao secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, a adoção, no prazo de seis meses, de providências para melhorar os serviços prestados no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Na recomendação, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Leandro Nunes, requer o retorno do funcionamento do anexo que foi desativado para reforma; a ativação do Centro de Recuperação Pós-Operatório, no Centro Cirúrgico, que nunca funcionou por falta de funcionários, e das demais salas de cirurgia que também não funcionam por falta de equipes médicas. No documento, o MPF determina ainda a construção da enfermaria de neurocirurgia, com projeto estagnado há mais de cinco anos; a utilização do espaço da Enfermaria Mãe Canguru, desativada em 2012; a ampliação do número de leitos em UTI e do quadro de funcionários, além da reforma das instalações, aquisição de equipamentos e melhoria no atendimento e qualidade dos serviços médicos prestados. Na Bahia, parece que a prioridade é a Copa do Mundo. A saúde do povo que espere!
Informações do Bahia Notícias.

Não há vagas para presos!


Depósito de seres humanos!
     Números do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça divulgado nesta segunda-feira (20) pelo portal UOL apontam pelo menos 34 mil detentos sob custódia das polícias judiciárias em dezembro de 2012. A pesquisa indica superlotação das delegacias de pelo menos 17 estados brasileiros, já que o número de vagas é de apenas 8 mil, o que representa 4,2 presos para cada vaga. O número é superior ao o encontrado nos presídios, de 1,6 preso para cada uma das 310 mil vagas. No final do ano passado, foram contabilizados 548 mil presos no Brasil. O número de detentos em delegacias, no entanto, tem caído nos últimos anos. Em 2002, eram 50 mil amontoados em delegacias, número 31% superior ao registrado em 2012. Segundo o Depen, os Estados do Acre, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul não possuem mais presos sob custódia da polícia. O maior número registrado em 2012 foi no Paraná, com quase 9,3 presos custodiados por policiais por vaga nas delegacias. Em resposta à reportagem do UOL, o Ministério da Justiça informou que o sistema prisional é uma das "prioridades do governo federal" e garantiu que novas vagas devem reduzir os números de superlotação nos próximos meses. Enquanto isso a Presidenta Dilma inaugura estádios para a Copa. Nós entendemos!

Boato sobre o Bolsa Família revela decadência da classe política

Boato sobre o fim do benefício gerou tumulto em vários estados

Este país, apesar de já bater na porta da 5ª potência econômica do mundo, continua praticando atos que muito bem podem ser bestiais. Tudo fruto de uma classe política repleta de imbecis, respingada aqui e ali de alguns poucos agentes públicos de conduta verdadeiramente superior. Neste fim de semana, várias lotéricas e agências da Caixa Econômica ficaram lotadas de pessoas realizando saques do benefício do Programa Bolsa Família. É que surgiu um boato que este seria o último pagamento e que o programa estava com os dias contados. A má notícia se espalhou como uma praga e só há uma certeza: quem a criou tem interesse político e pensa que o Brasil é um país que se pode controlar com boataria. Logo vieram as redações. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez neste domingo (19) um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data, informa a Agência Brasil. Para a ministra, o boato de que o BF seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse. A ministra declarou ainda que desconhece relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa. “Se a pessoa conseguiu sacar antes, é mais um motivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”, afirmou.
Só que a ministra sabe que tudo isso é fruto da antecipação da corrida eleitoral. Quem não se lembra do boato de que Lula acabaria com a aposentadoria ou de que Fernando Henrique privatizaria a Petrobras? Muitas pessoas se esquecem de que todos estes boatos existem porque há falta de informação. Pensam que estamos ainda na época da ditadura sob as ordens de um único homem. Medidas extremas como estas teriam que passar pelo crivo de todo um sistema, pautadas em argumentos irrefutáveis. Imaginava que o país jamais passaria novamente por uma boataria como esta. Tinha certeza de que o nível de amadurecimento do nosso povo cresce. Lento, mas cresce. O que não sai do lugar é a mentalidade tacanha dos nossos políticos. O PSDB quer o PT como inimigo e vice versa. Não olham para a REDE ou para o PSB e nem sequer falam dos outros coadjuvantes. Sim, são todos coadjuvantes. O protagonista é o Brasil, como nação. Só lamento ver que, 10 anos depois, a certeza baixa decepcionante sobre o nosso semblante nos informando de que nada mudou. O sonho da transformação de uma nação virou uma bolsa. Nela cabe tudo: da alimentação dos sem-nada aos mais esdrúxulos atos de manipulação daquilo que costumamos chamar ação republicana. Outros boatos virão.
Sindicato dos Trabalhadores poderá ter 3 chapas
A eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Heliópolis já foi convocada pelo atual presidente Juarez Carlos de Oliveira, que concorre à reeleição. Juarez afirma que haverá 3 chapas concorrendo. Além da liderada por ele, haverá uma liderada por Zé Guerra, atual secretário de Agricultura, e outra liderada por Edmeia Torres, Líder da Pastoral da Criança e esposa de Joaquim Torres, fundador do Sindicato. O grupo de Juarez rachou e está apoiando Edmeia. Mas Juarez está costurando a chapa e recebeu proposta de Zé Guerra. Só que o secretário, para apoiar, queria Agostinho do Camboatá na condição de Tesoureiro. Juarez disse que “ele queria a alma do Sindicato. Não posso entregar algo que está hoje organizado, depois de estar com um rombo altíssimo!”. Vale lembrar que o presidente anterior era Zé Guerra e ele foi derrotado por Juarez. Enquanto as coisas não se definem, Edmeia e seu grupo caminham por fora em busca de um Junho melhor e diferente.