Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

PPS dá tiro no pé para atender projeto pessoal de Joceval

PPS queria organizar nova Executiva na Bahia
A decisão da Executiva Nacional do PPS em dissolver o Diretório da Bahia até agora não encontrou apoio dentro do partido na Bahia, a não ser dos beneficiados. Ninguém está entendendo nada. Justamente a ala do partido, que estava em acordo com a decisão dos dirigentes nacionais, foi a afastada da direção do PPS e entregue a um vereador que não tinha o apoio de quase ninguém. De ontem para hoje, prefeitos, vices e sessenta e dois vereadores estão tentando reverter o quadro, o que é bastante difícil. Uma comissão está indo a Brasília convocar Roberto Freire para uma reunião com o pessoal do interior para que ele veja a opção equivocada feita a uma minoria. Joceval Rodrigues sabia que seria destituído do cargo. Já havia uma convocação feita pelos membros da Executiva para dia 12 de Abril solicitando reunião do Diretório para definir os novos membros da Executiva (como se vê na foto ao lado). O presidente seria o prefeito Didico, de Palmeiras, e Ana Dalva seria a vice. E tomaram esta decisão porque o próprio Roberto Freire não gostou da eleição de Joceval Rodrigues.
E o que fez Freire mudar seu discurso? Marcos Vieira, secretário geral destituído, aposta na interferência de ACM Neto e/ou Geddel Vieira Lima. Todos sabem que o conceito de Joceval junto à Executiva Nacional não é dos melhores. A questão também é que Joceval quer ser deputado federal numa coligação com vários nanicos: PSDC, PRP, PMN, PT do B, PPL, PEN, PTC e PRTB. O vereador de Salvador acha que ele seria o mais votado e sua eleição seria uma barbada. Para isso, Joceval deve se aproveitar da popularidade de ACM Neto e uma coligação com PSB/Rede deixaria as coisas mais difíceis. Fato é que, com essa atitude, os planos de Joceval precisam se concretizar para que deem razão à atitude esdrúxula da Executiva Nacional e convença aos vencidos que o partido tomou o melhor caminho. Caso contrário, o PPS, que caminhava bem no seu fortalecimento no interior, terá o maior baque de sua história, com uma debandada significativa de filiados e agentes públicos. Seja qual for o rumo a seguir, jogaram um balde de água na confiança da vereadora Ana Dalva. Ela, filiada desde 1995, e que só agora viu o partido olhar para o interior, assiste à legenda dar um tiro no pé, para atender ao projeto pessoal do vereador Joceval Rodrigues, que é da Capital.
Vereador encrencado
O vereador José Mendonça Dantas, Líder da Oposição na Câmara Municipal de Heliópolis, teve todos os seus bens colocados em indisponibilidade, mediante ação nº 0000767-95.2013.805.0057, movida pelo Ministério Público da Bahia como Ação Civil Pública, na Vara dos Feitos Civis e Comerciais da Comarca de Cícero Dantas, a partir de uma denúncia feita pela vereadora Ana Dalva, com processo iniciado em 20 de março de 2013. A vereadora denunciou irregularidades quando Mendonça presidia a casa. O processo não significa uma condenação. Os bens foram indisponibilizados, além de bloqueio de contas de bancos dele e de parentes próximos, para que as denúncias sejam melhor apuradas. Somente depois de uma sentença é que os bens voltarão a ser disponibilizados. Um vereador informou que Mendonça não guarda mágoas de Ana Dalva. Na época ela tentou dialogar com ele e o então presidente mandou que ela procurasse os seus direitos. E ela o fez.
Mudança de hábito
Com os fatos acontecendo numa velocidade estonteante, há quem diga que haverá uma drástica mudança no perfil político de Heliópolis nos próximos dias. Tem gente que chega a dizer que a data é o dia da mentira: 1º de abril. A coisa envolve o vice-prefeito Gama Neves. Contatado por este blog, Gama disse que não está sabendo de nada e que há surpresas todos os dias na política. A fonte é infalível e não dá chabu. Seria alguma reviravolta nas peças do jogo da oposição? Veremos!    
Geraldo Macedo para deputado  
O Presidente do Partido Verde (PV), em Fátima (BA), o radialista Geraldo Macedo poderá ser a grande novidade nas eleições de 2014, segundo nota no portal de Rodrygo Ferraz. Macedo trabalha para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Geraldo Macedo é fatimense, milita no rádio e na política desde 2001. Com dez emissoras de rádios no currículo, entre elas o mesmo já atuou na Adustina FM (BA), Eldorado FM de Lagarto (SE), Progresso AM de Lagarto (SE), Juventude FM de Lagarto (SE), Treze FM de Lagarto (SE), Patrocínio FM de Paripiranga (BA), Cidade AM de Simão Dias (SE), Buqueirão FM de Cícero Dantas (BA), Iguaba FM de Coronel João Sá (BA). 

Joceval ganha briga e PPS é dissolvido na Bahia

Direção Nacional do PPS dissolveu Diretório da Bahia
O PPS – Partido Popular Socialista – estava dividido. De um lado os que querem ver o partido aliado de Lídice da Mata e Eliana Calmon. Do outro, os aliados de Joceval Rodrigues que querem coligação com o PMDB/DEM. Venceu Joceval. Com isso, Ana Dalva está automaticamente afastada do Diretório, assim como Poly, Roland Lavigne e outros. Como Joceval será o presidente da Comissão Estadual Provisória, não há esperanças de haver eleições este ano. O que ninguém entende é a decisão de Roberto Freire, já que ele mesmo defende o apoio a Lídice e Eliana Calmon. Fato é que a Executiva Nacional do PPS aprovou nesta terça-feira, durante reunião em Brasília, a dissolução do Diretório Estadual da Bahia e nomeou uma comissão provisória, presidida pelo vereador de Salvador Joceval Rodrigues, que vai conduzir a legenda a partir de agora. Entre os motivos para a dissolução está o fato de o congresso estadual da legenda ter sido realizado antes dos congressos municipais, o que contraria normas internas do PPS. Confira abaixo a íntegra da resolução orgânica

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA
Diretório Nacional
Resolução Orgânica nº 004/2014

Dissolve o Diretório Estadual da Bahia, nomeia Comissão Provisória e dá outras providências.

Considerando que o Congresso Estadual da Bahia foi realizado sem cumprir o que determina o art. 32, parágrafo único, do Estatuto do PPS, no que se refere ao número mínimo de Diretórios Municipais legalmente organizados, constando, quando de sua realização, apenas oito Diretórios Municipais;
Considerando que o Congresso Estadual antecedeu a realização dos Congressos Municipais, contrariando a lógica do processo congressual prevista no art. 17 do Estatuto do PPS, notadamente em seu § 9º, combinado com o art. 3º da Resolução Orgânica 005/2013;
A Executiva Nacional, com fundamento no art. 41, inciso I, do Estatuto do partido, RESOLVE:
Art. 1º – Dissolver o Diretório Estadual do PPS na Bahia.
Art. 2º – Nomear Comissão Estadual Provisória, constituída dos seguintes filiados: (Presidente) Joceval Rodrigues, (membros) Mariana Alcântara, Edson Santarine, George Gurgel, Antônio Carlos Mota, Thais Freitas e Ricardo Vale.
Art. 3º – Comunicar a decisão à Direção dissolvida.
Art. 4º – Encaminhar a dissolução e o pedido de anotação da Comissão Provisória à Justiça Eleitoral.

Brasília, 11 de março de 2014.

    Roberto Freire 
Presidente Nacional

Dilma e Blatter cancelam discursos na Copa

Dilma e Blatter vaiados na Copa das Confederações
Segundo informou a Folha de São Paulo, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo não terá discursos da presidente Dilma Rousseff e nem do mandatário da Fifa, Joseph Blatter, para evitar que os dois sejam vaiados, como aconteceu durante a Copa das Confederações. Este blog lamenta profundamente isso. Seria uma ótima oportunidade para a presidenta testar se as medidas tomadas por ela após os protestos foram salutares.
Segundo Blatter, “vamos fazer a cerimônia de uma maneira em que não aconteçam discursos”. Dilma e o presidente da Fifa foram alvos de fortes vaias na cerimônia de abertura da Copa das Confederações, em Brasília, no ano passado. A competição coincidiu com uma onda de manifestações populares que tomou conta das ruas das principais cidades brasileiras. Na pauta dos protestos, estavam os custos públicos com a organização do Mundial.
Questionado sobre a possibilidade de novos protestos e vaias contra o alto escalão do governo brasileiro e da Fifa, Blatter afirmou que não é “profeta” para saber o que vai acontecer e ressaltou que a situação no país está mais calma agora. “Estou convencido que os protestos sociais não vão poder utilizar os mesmos argumentos usados na Copa das Confederações porque eles não são válidos. Estou convencido de que a situação se tranquilizou”, disse. A cerimônia de abertura da Copa do Mundo será realizada no dia 12 de junho, no Itaquerão, antes da primeira partida da competição, entre Brasil e Croácia.
Presos amarrados com corda
Presos amarrados com corda
Representantes do Sindicato dos Policiais Civis e servidores da Segurança Pública (Sinpol) acionaram o Ministério Público para denunciar a situação dos presos no Rio Grande do Norte. Em alguns presídios, além de celas, faltam algemas, como ocorre na Delegacia de Polícia Civil de Macau, segundo denunciou a revista Veja. Dezessete presos estão detidos amarrados por cordas no corredor da delegacia. Um 18º detento conseguiu fugir durante o Carnaval. Uma mulher estaria amamentando no corredor da unidade, segundo a publicação. “Do jeito que está a situação, outros vão fugir a qualquer momento. Os presos estão bem perto da recepção e têm contato com qualquer pessoa que chegar à delegacia", disse o sindicato à revista. (Correio)
Ambulância transportando travesti
A Prefeitura de Cachoeira, no Recôncavo baiano, divulgou uma nota de esclarecimento sobre o vídeo de um internauta que flagrou o momento em que uma ambulância plotada com a marca da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) deixa uma travesti em uma esquina da avenida Manoel Dias, na Pituba, em uma conhecida região de prostituição. A Sesab já havia informado que a placa citada pelo internauta (NYD-9258), não existe nos registros da secretaria. A placa mais próxima encontrada pela Sesab foi a 'NYO-9258', que pertence a uma ambulância cedida pelo Estado à Prefeitura de Cachoeira, sendo de responsabilidade do município zelar pelo uso adequado do veículo. O registro foi gravado na madrugada desta segunda-feira (10), na rua Ceará, na Pituba. Segundo a nota, a ambulância com a placa NYO-9258 serve à Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, que informou que o veículo foi deslocado para Salvador no domingo (9). Uma sindicância foi instaurada pelo prefeito Carlos Menezes Pereira para apurar o caso. "A referida ambulância deslocou-se, no 09/03/2014, após as 23h30min, a fim de transportar paciente gestante para Unidade de Saúde de Salvador/BA, não tendo sido determinado o horário de retorno. Sabe-se que houve mudança de plantão às 07h00, do dia 10/03/2014", diz trecho da nota. O motorista da ambulância de placa NYO-9258 é servidor do Município de Cachoeira. A Prefeitura instaurou um processo administrativo disciplinar e afastou o condutor até o fim da apuração. (Correio)
Paripiranga: TCM não ouviu vereadores
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou, com ressalvas, nesta terça-feira (11), as finanças de 2012 da prefeitura de Paripiranga e imputou ao gestor George Nascimento multa de R$ 1,5 mil. A decisão dos conselheiros é uma avaliação ao pedido de reconsideração da reprovação das prestações do final de 2013. O relator do parecer, Raimundo Moreira, revogou a decisão inicial de rejeição para emitir a defesa pela aprovação com ressalvas. Os vereadores de oposição foram à sessão do TCM para pressionar a reprovação das contas do gestor, mas parece que não valeu de nada. Em ofício encaminhado ao Tribunal, os oposicionistas afirmaram que, no exercício de 2013, é possível identificar “o fracionamento de compras e falta de divulgação ampla em órgãos de imprensa”. O documento indica que “empresas de fachada”, criadas em nomes de “laranjas”, são vencedoras de licitações volumosas da prefeitura. (Bahia Notícias).