Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Calma! Vai dar tudo certo!

                                        Landisvalth Lima
Acho muito engraçado esse povo que fica fazendo terror com o resultado da eleição. Minha gente, a eleição acabou. Dilma será nossa presidenta pelos próximos quatro anos, doa a quem doer. Agora ficam fazendo terrorismo com os números. Só hoje já desvalorizaram a ex grande empresa brasileira Petrobrás em mais de 11 por cento. Tragédia? Qual nada! Daqui a pouco virão os aumentos de gasolina e tudo volta aos seus eixos. Os investidores querem é grana. E o PT dará grana ao mercado, mas não pagará a conta. Ela será paga pela classe média que votou em Aécio Neves. Falam ainda que a Eletrobrás não resistirá se não houver um aumento substancial da energia elétrica. Calma! Os aumentos virão devagar. Para que este desespero?
Os que votaram em Dilma e querem mudanças começam a usar as redes sociais para exigir uma tomada de atitude por parte da eleita. Este desespero não tem sentido. A própria Dilma já disse que vai sentar e dialogar. Ainda não há um planejamento, uma proposta concreta... Não há nem mesmo um plano de governo... Mas isso não importa! Afinal quando houve? Quando este país sentou para discutir realmente os seus problemas? O campo perfeito seriam os períodos eleitorais, mas nós gostamos mesmo é do xingamento. Quanto mais batemos abaixo da linha da cintura mais o povo gosta. Taí Marina que não me deixa mentir. Não quis entrar no jogo... Perdeu! E vai demorar um bom tempo para recuperar o tempo perdido. Ainda mais se levarmos em conta que agora já temos candidatos para 2018. Se encherem muito o saco dele, vem aí Lula para mudar o que ainda não foi mudado. Ainda assim, tudo dará certo!
Há coisas que precisamos entender e que só uma eleição explica. Olhem o caso de Heliópolis. Cadê a antiga rivalidade entre Pardais e Bem-te-vis? Acabou, finalmente! Essa coisa medieval de ficarem brigando por espaço no poder é ridículo! Viram como todos estavam juntos no apoio a Dilma. Só eu, Ana Dalva, Gama Neves e o vereador Valdelício votamos em Aécio Neves. O pessoal do prefeito e o pessoal do PCdoB deram um exemplo de civilidade. Apoiaram o mesmo candidato a governador, o mesmo candidato a senador e a mesma candidata a presidente. Emplacaram 80 por cento dos votos válidos em ambos os turnos. Harmonia igual a esta eu só vi na época de ACM. Voltamos aos velhos tempos! E ainda vem gente me dizer que não temos futuro? O futuro já chegou!
Tem gente que acha que a corrupção no Brasil vai aumentar com a reeleição do PT. Não é bem assim, gente! A própria presidente eleita já disse que vai combatê-la. Sei que tem gente que acha que ela não vai lutar contra os próprios companheiros, mas é bom lembrar que já há petistas presos mesmo antes de Dilma dizer que combateria a corrupção! Eles é que devem se preocupar porque todos sabemos que o que não falta em Dilma é determinação. E ela não vai colocar o nome dela na lama para salvar companheiros ou aliados. Para salvar a própria história política Dilma terá que se proteger. Uma clara demonstração é a oposição que o PT faz à Rede Globo. A presidenta reeleita sabe o poder da mídia e, inclusive, no momento da escritura deste artigo, está dando entrevista ao Jornal Nacional.
Apesar de ter sido uma eleição imunda, mentirosa, constrangedora, onde o que menos se discutiram foram as necessidades do país, é preciso calma com o pessimismo. É que o resultado foi tão próximo que acabou dando força a quem perdeu. Se unirmos os derrotados com os brancos e nulos, Dilma já perdeu! Ela sabe que foi eleita pela minoria e que precisa dialogar. E olhem que eu não estou incluindo os 21% de ausentes. O que estou querendo dizer é que Dilma não vai jogar fora um patrimônio eleitoral numa briguinha de candidato municipal. Até mesmo Aécio Neves sabe que o melhor é apostar no futuro. Ele próprio ligou para a oponente e desejou que ela fizesse um bom governo. Agora ele é um senador de mais de 51 milhões de votos. Não pode arriscar isso no comportamento irresponsável do quanto pior melhor!
De modo que não acho que regredimos. Poderíamos estar melhor com Marina Silva. Caminharíamos para uma modernidade necessária. Ocorre que o povo demora para perceber as coisas, fruto da falta de educação. É preciso sentir na pele para poder saber que precisamos mudar. Aposto que, nos próximos meses, muitos estarão pelos cantos xingando Dilma por ter aumentado a gasolina ou a energia. Isto será refletido nas pesquisas e ela vai ajustar as coisas para não sucumbir. Além disso, o PT quer Lula em 2018 e deve corrigir os rumos para que o ódio ao partido diminua. Vai querer, principalmente, tentar tirar do partido a marca deletéria da corrupção, caso queira realmente continuar no poder.
Portanto, parem de pensar no pior! Nenhum país tem mais aptidão para o sucesso que o Brasil, mesmo na adversidade. Nós seremos grandes mesmo que muita gente aqui faça tudo ao contrário. Qual país destruiu uma cidade só para convencer o povo de que havia gente contra a República? Qual país derrotou Rui Barbosa em quatro oportunidades para a presidência da república e hoje prega exatamente o que o baiano pregava? Qual país apoiou o regime ditatorial e, tempos depois, foi capaz de derrotar a própria ditadura com a pregação do voto livre e democrático? Nós somos incoerentes num primeiro momento e, depois, caímos na real. Tudo aqui começa pelo contrário! Vai dar tudo certo. Sou um otimista incurável!

Socialite xinga brasileiros em vídeo

Deborah Albuquerque Chlaem publicou mensagem no Facebook, inconformada com o resultado das eleições presidenciais na noite do domingo (26). Deborah Albuquerque Chlaem publicou um vídeo em seu perfil pessoal no Facebook em que critica as pessoas que votaram na candidata do PT, Dilma Roussef. " (...) me preparando para viajar para Orlando, onde mora o meu pai. Eu sou rica, bem sucedida, muito bem de vida.  e tentei ajudar vc, miseráveis,  imbecis, burros. Vocês são muito burros. Vão depender de bolsa miséria para o resto da vida. Vocês vão continuar na m.... Vocês são burros! Estragaram o Brasil", diz a moça no vídeo. O desespero já tem o registro de mais de um milhão de visitas no Facebook e mostra quão está dividido o país, revelando que a presidenta Dilma Rousseff terá um grande trabalho para reunificar o Brasil no seu segundo mandato. (Informações do portal Ibahia.com)