Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Governo cede e Ana Dalva convoca sessão para sexta-feira

Ana Dalva convoca sessões para dia 26.12
E o que se imaginava caminhar para o insolúvel foi resolvido. Nesta quarta-feira, em plena véspera de Natal, o espírito de Santa Maria da Conciliação baixou sobre os vereadores e parece que o caminho da solução foi encontrado. Não por parte da oposição. Mais uma vez, os vereadores da base do governo estavam com os espíritos desarmados e resolveram votar a favor da emenda pelos 20% de suplementação orçamentária, de autoria do vereador José Mendonça Dantas. Os vereadores Ronaldo Santana e Zeic Andrade perceberam que seria pior criar um imbróglio maior e o município ficar sem o Orçamento. Isto poderia inviabilizar a administração. Assim, acataram sem mais problemas o pedido da oposição.
Sendo assim, a vereadora Ana Dalva, presente na reunião das comissões, convocou imediatamente sessões para a próxima sexta-feira, dia 26, às 9 horas, para votação do Orçamento e, na sequência, para votação do novo Regimento Interno da casa. Também baixou edital convocando sessão para segunda-feira, no horário tradicional, para eleição da mesa diretora. Parece que agora a celeridade vai se fazer presente e Heliópolis terá suas instituições funcionando dentro da normalidade, apesar do embate inédito. Ana Dalva reitera que só foi possível porque um lado cedeu, neste caso, o governo municipal.

Confraternização e Ação de Graças no CEJDS

Concludentes 2014 do CEJDS
     
Confraternização do CEJDS
Foi uma terça-feira atípica para professores, funcionários e alunos do Colégio Estadual José Dantas de Souza, isso porque não aconteceu nada de comum. As aulas e as atividades administrativas, rotina de todo o ano, foram substituídas por um dia de sossego e agradecimento. Logo pela manhã, os funcionários e professores se reuniram para a confraternização de fim de ano numa chácara particular, no bairro Santos Dumont. Pela noite, a partir das 19 horas, aconteceu Missa em Ação de Graças pela conclusão do Ensino Médio dos alunos do CEJDS, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Heliópolis. As fotos da confraternização e da solenidade podem ser vistas aqui e aqui.

Oposição quer cabeça de Ildinho e Heliópolis fica sem orçamento

                             Landisvalth Lima
Eu não espero muito da classe política de Heliópolis. Também não sou desses de ficar dizendo que não evoluímos. Acredito que há pouca coisa nestes dois anos que se possa comemorar, mas há. Posso citar rapidamente a eleição de Ana Dalva para presidir a Câmara. Enfrentou preconceitos e quebrou uma rotina na política conservadora daqui. Toda eleição para presidente tinha sempre aquelas histórias de compra daqui, vende dali ou pula de um lado para outro etc. Ana Dalva foi eleita por unanimidade e com a atuação decisiva da oposição. Prometeu dar autonomia à câmara e o fez. Então tudo caminhou para as mil maravilhas? Nada! A oposição teve uma recaída e o grupo do prefeito está evoluindo.
Antes de o leitor raivoso e partidário largar este artigo e dizer que estou escrevendo asneiras, é preciso saber que nem sempre o que dizem os políticos representa a verdade. Vejam o caso de Dilma Rousseff e a bandalheira que estão fazendo com a nossa Petrobras. Os últimos acontecimentos sobre a Operação Lava Jato convergem para a possibilidade de saída de Graça Foster da presidência da Petrobras. A presidente Dilma Rousseff, contudo, defendeu nesta segunda-feira (22)  a executiva e acredita que as denúncias de corrupção na empresa não seriam motivo para a saída de Foster do cargo. Em reportagem ao programa Fantástico, exibido neste domingo (21), a ex-gerente da Petrobras, Venina Velosa da Fonseca, afirmou que “percebeu que havia irregularidades” na estatal em 2008 e reportou pessoalmente a Foster sobre os casos. “Acho que criou-se um clima sem apontar sequer uma falha dela. Mas só porque o clima está muito difícil para ela eu preciso tirá-la? Eu penalizo ela por algo que não é responsabilidade dela? A quem interessa tirar a Graça Foster? O que tem por trás disso? ”, complementou Dilma. Ela qualificou as opiniões de que a presidente da Petrobras sabia do esquema de desvio de dinheiro público como "simplismo absurdo". Veja o que disse uma presidente! Ela chegou a dizer que Venina teria que apresentar provas. Vários e-mails, dezenas de pessoas envolvidas e ela ainda quer provas!
Está claro que Graça Foster teria que abafar o escândalo para não queimar a imagem de Dilma. Também está claro que a oposição em Heliópolis não compareceria à sessão das comissões porque os vereadores do PCdoB sabem que criaram um factoide e não sabem como sair dele. Queriam dar uma satisfação aos partidários, já que a Câmara, com Ana Dalva, estava aprovando tudo na base do diálogo. Foi o melhor período, tanto para o governo como para os opositores e ninguém vendeu a alma a ninguém. Ocorre que, com a chegada ao quartel general dos desgarrados do governo, Antônio Jackson e o vice-prefeito Gama Neves, o PCdoB se animou. Porque é sempre assim: quando minoria, grita mas aprova. Quando maioria, colocam a faca na garganta do alcaide. Sabiam que com o Parecer das Comissões, Ana Dalva convocaria a eleição e aí terminava o espetáculo. A oposição quer dizer a Ildinho que ele está nas suas mãos, que não mais vai aprovar o que quer. Eles já têm Gama Neves e parte do PT.
Ocorre que o município corre risco de ficar sem Orçamento em 2015. Uma coisa é fazer oposição responsável, outra e jogar areia no ventilador, para não dizer outra coisa. Disse no início que o governo evolui e a oposição teve uma recaída. É verdade. Ana Dalva chamou Mendonça e pediu para acabar com aquilo. Trouxe a proposta para 40% de suplementação e, mesmo assim, Mendonça está irredutível. Tentou também com o vereador Giomar Evangelista, o candidato declarado da oposição, e ele disse que era do grupo. Agia conforme o grupo. Giomar só não agiu conforme o grupo quando negociou desejar ser candidato do prefeito Ildinho. Tanto foi verdade que, quando lançaram o nome de Mendonça, afirma uma fonte da própria oposição, Giomar disse que se não fosse candidato pela oposição, seria do governo. Nesse ponto, Ildinho quer diálogo e o PCdoB joga pelos interesses.
Fato é que Ana Dalva nem mesmo abriu sessão nesta segunda-feira (22). Marcou uma última oportunidade para que as comissões se reunissem para exarar Parecer às duas emendas propostas pelos vereadores José Mendonça, de 20%, e Ronaldo Santana, de 50% de suplementação orçamentária. A reunião é para quarta-feira, 16 horas, último dia de prazo. Ana Dalva terá a próxima segunda-feira (29) para tentar votar o Orçamento e realizar a eleição da Mesa Diretora. Caso contrário, entraremos num imbróglio sem fim. Não há nenhuma Lei na casa que possa solucionar o problema. A solução é entrar com um Mandato de Segurança para prorrogar temporariamente os atuais mandatos, até a votação da peça orçamentária. Aí, a Prefeitura Municipal será administrada com 1/12 avos orçamentário. Tudo isso porque uma oposição raivosa, bem aos velhos moldes do passado, resolveu não se contentar em apenas eleger a mesa da câmara e pôr um fim na boa convivência dos pares promovida por Ana Dalva. Não se contentam mais em comer o fígado do prefeito. Querem sua cabeça numa bandeja.

Foto do fim da semana

     As professoras Edilma (Língua Portuguesa) e Ina Valéria (Diretora do CEPJO) após entrega de prêmio aos sortudos e sortudas do ano, durante a confraternização dos administradores, funcionários e professores do Colégio Estadual Professor João de Oliveira, ocorrido no último sábado (21) na Associação Atlética Banco do Brasil - AABB - em Poço Verde. A festa foi animada pelo inconfundível talento de Sinval (na foto), auxiliado luxuosamente pelas promessas Marcos Deyvisson e Joanderson. Para ver mais fotos do encontro, dê um clique aqui.