Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

CEJDS realiza festa junina

Os alunos organizaram o evento no CEJDS
O Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS - realizou o seu evento junino nesta segunda-feira, dia 22. Cada turma ficou encarregada de organizar barracas com elementos tradicionais dos festejos juninos do Nordeste. Todas as turmas participaram e não deixaram passar nada. Até jegues e pôneis fizeram parte do evento. Como não podia faltar, duas quadrilhas juninas se apresentaram: a Mandacaru (da própria escola) e a Arrasta-pé (do povoado Tanque Novo).
A animação ficou garantida com serviços de sons instalados em cada barraca e, também, apresentação de sanfoneiros autenticamente pé-de-serra, como o conhecido Pedrão. No final da tarde, além das quadrilhas, ocorreu a apresentação das bandas Paixão Ardente e Gerônimo Forrozeiro. Ao final, o prof. Bruno, diretor da escola, entregou o prêmio às turmas das melhores barracas. Em 3º lugar ficou a turma do 2º ano C, representada pelo professor Fábio Rodrigues. Em 2º lugar, a turma do 3º ano A, representada pelo professor Landisvalth Lima e, em 1º lugar, a turma do 3 ano C, representada pelo professor Gilberto Jacó.
Marcaram presença nos festejos do CEJDS o secretário de educação, esporte, cultura e lazer do município, prof. José Quelton Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Heliópolis, vereador Giomar Evangelista. Como segue o calendário do município, as aulas voltarão ao normal na próxima quinta-feira (26). Para ver fotos do evento, dê um clique aqui.
Plano Municipal de Educação
Depois de longos meses de trabalho, foi aprovado nesta segunda-feira (22) o Plano Municipal de Educação, na Câmara Municipal de Heliópolis. Como se trata de um longo documento, a discussão entre os vereadores foi longa. O vereador Giomar Evangelista cumpriu o prometido na audiência pública da sexta-feira e convocou sessões extraordinárias até a aprovação total do documento. O PME vai nortear todas as ações na educação do município até o ano de 2025. Uma das metas ambiciosas é reduzir o analfabetismo a níveis insignificantes. Outra meta é a implantação da escola de turno integral no Fundamental I. Agora segue para ser sancionado pelo prefeito Ildefonso Andrade Fonseca.
Bem-Criado
Foi sepultado na manhã desta terça-feira (23) em Poço Verde, Antônio Ribeiro Sobrinho, imortalizado na música de Vavá Machado e Marcolino como Bem-Criado. Nascido na fazenda Boa Sorte, em Heliópolis, filho de Isaías Ribeiro, Bem-Criado foi vereador, vice-prefeito e prefeito da cidade de Poço Verde. Sua vida inteira foi dedicada ao trato com o gado. Nos áureos tempos das vaquejadas, ele organizava a Vaquejada de Poço Verde, uma das maiores da região. O prefeito Thiago Dória decretou luto oficial no município.