Exclusivo!

Lena morreu!

Ildinho já tem o vice

                                                    Landisvalth Lima
Divisão acabou. Grupo do prefeito Ildinho segue unido (foto:Landisvalth Lima)
Não, não. Não foi uma escolha feliz. Quem está rindo na foto está feliz por ter Ildinho solidificado o caminho para um segundo mandato, mas o vice escolhido exatamente à meia noite da sexta-feira (29) está longe de ser uma unanimidade. E isso só foi possível porque, mais uma vez, a cúpula do grupo agiu para a resolução do problema. Beto Fonseca passou o dia visitando pessoas e tentando fazer com que todos aceitassem Zé do Sertão como vice, apesar das canalhices produzidas por ele nos últimos dias, reforçadas pelos textos ofensivos da sua filha, presidente do PROS. A tônica era uma só: salvar as candidaturas dos vereadores Valdelício Dantas da Gama e José Clóvis Pereira.
Mas a unanimidade da noite foi o prefeito Ildelfonso Fonseca. Todos afirmavam que não se poderia jogar uma administração muito boa por causa do nome de um vice. Alguns se esforçaram para encontrar qualidades em Zé do Sertão, mas todas ligadas ao passado. O ex-vereador Renilson, o vereador Zeic, a vereadora Ana Dalva, este professor e outros tentávamos fazer ver que todos estavam ali subestimando a capacidade do grupo, colocando um nome apenas como superior a todos. Cheguei inclusive a propor o lançamento de Fabinho do Bar como vice e desafiei a oposição a colocar Zé do Sertão numa das chapas, como prefeito ou como vice. Fiz ver que ele não tinha lugar algum para ir, a não ser ficar no grupo ou sair sem nada. Poucos ouviram.
Foi por maioria a decisão, alimentada da salvação de José Clóvis e Valdelício. Foram queimados fogos anunciando a chapa Ildinho e Zé do Sertão, PSL e PROS. As chances de vitória são reais e é esperada a construção de uma maioria na câmara de Vereadores, mas ficou o gosto amargo do sapo enorme que foi engolido. Da minha parte, prometi votar no prefeito e esquecer que ele tem um vice, mas o discurso final e espontâneo de Ildinho contaminou a todos. “Vamos deixar o Zé mesmo!”, disse ele em decisão final, seguindo a vontade da maioria. 
Percebendo o descontentamento da Rede Sustentabilidade, minha e de Ana Dalva, Ildinho, de público, pediu desculpas a Ana Dalva por não ter indicado seu nome para a presidência da Câmara. “Você foi a melhor e maior de todos os presidentes da Câmara”. Ana Dalva retribuiu dizendo “E você foi o maior prefeito que Heliópolis já teve.” Ildinho ainda pediu união para a vitória ser consolidada e se dirigiu a mim. “Landisvalth, se não puder subir no palanque que o vice estiver, peça voto embaixo. Quando ele não estiver, suba no palanque. Precisamos de você.” Ao final, pedi a palavra para dizer que se a filha de Zé do Sertão postar um texto na Internet pedindo desculpas pelas ofensas dirigidas ao prefeito e a todos do grupo, que não haveria problema subir ao palanque. Caso contrário, o grupo seguira com todos juntos, mas não misturados.