Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

ECCA do João de Oliveira será ampliado

Alunos do 3º D, após apresentação do recital O ser e o mundo (Foto: Landisvalth Lima)
O I Encontro de Cultura e Arte do Colégio Estadual João de Oliveira – CEPJO – de Poço Verde, teve seu encerramento às 22 horas da última quarta-feira (26). O projeto foi idealizado pelo professor Landisvalth Lima e é um prolongamento do ECCA também realizado dias 21 e 22 deste mesmo mês no Colégio Estadual José Dantas de Souza, em Heliópolis. O objetivo é desenvolver no alunado o gosto pela leitura dos clássicos e pela pesquisa. Para o ano de 2017, o professor pretende ampliar o evento para uma participação maior de professores e alunos.
Uma aula sobre João Guimarães Rosa para os alunos (Foto: Landisvalth Lima)
Cansado de ver pouco aproveitamento na leitura de livros fundamentais para a vida de qualquer estudante do ensino médio, o professor selecionou alunos e pediu para que lessem os livros e fizessem adaptações para o cinema, dança, teatro ou recital. Além disso, para o trabalho de pesquisa, foram relacionados três autores no CEPJO: João Guimarães Rosa, Euclides da Cunha e o sergipano Francisco J. C. Dantas. Para estes últimos foram feitas exposições das vidas e das obras. Para completar o quadro, foram criadas equipes para pesquisar sobre a História de Poço Verde e de seus povoados, sobre os problemas enfrentados pelo Rio Real e sobre a cultura em Poço Verde. Para estes temas foram feitos documentários em vídeo.
Alunos explicam a obra de Francisco Dantas (Foto: Landisvalth Lima)
Nos dois dias, além das exposições sobre os três autores, elaboradas pelos alunos do 3º C e do 3º D, foram exibidos os vídeos sobre A História de Poço Verde – 3º D, sobre o Rio Real: da nascente até a foz - 3º C -  e Cultura Poçoverdense – 3º D. Além disso, os três melhores vídeos do encontro de Heliópolis foram exibidos: A adaptação do romance A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo – outra adaptação do romance Quincas Borba, de Machado de Assis e o recital poético sobre a Poesia do Romantismo, todos do 2º A do CEJDS. Na noite do dia 25 foi apresentado o recital poético O ser e o mundo - do 3º D, com poesias de diversos autores da literatura brasileira que mostram a relação, nem sempre harmoniosa, entre o homem e a sociedade. Na noite da quarta-feira, outro recital: O amor e o ser, apresentado pelos alunos dos 3º E e 3º F do turno noturno. O I ECCA foi encerrado com a peça teatral O enfermeiro, adaptada do conto homônimo de Machado de Assis, interpretada pelos alunos do 1º ano I. 
Alunos do 1º I representando O enfermeiro, de Machado de Assis (Foto: Landisvalth Lima)
O professor ficou satisfeito com os resultados e está desejoso em ampliar o projeto. Espera contar que seja não mais uma realização da disciplina de Língua Portuguesa, mas de toda a escola. Os trabalhos valeram como nota avaliativa da 3ª unidade. Apenas uma turma não conseguiu realizar as atividades, o 1º J do noturno. Landisvalth lamentou não atingir a plenitude, mas disse que os trabalhos foram muito satisfatórios e alguns conseguiram nota máxima. Ele fez questão de agradecer o empenho dos alunos, a ajuda de patrocinadores e colaboradores. Também destacou a ajuda fundamental do diretor Oneas, de Rubstene, dos professores Giseldo, Josafá e dos funcionários de apoio do CEPJO e de todos que, de alguma forma, deram sua contribuição para o feitio do projeto. Os vídeos todos serão publicados nos portais Cheio de Arte, Landisvalth Blog e no Bahia do Norte. Também no portal da CNNPV, do professor Jorge Leal, há reportagem e fotos sobre o I ECCA. Para vê-las, dê um clique AQUI. Para ver mais fotos do evento, dê um clique AQUI.