Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Pistoleiro de Poço Verde enterrou uma pessoa viva

Delegado Hilton Duarte
O delegado regional de Lagarto, Hilton Duarte, apresentou na tarde desta quarta-feira (13) os quatro homens presos em uma operação policial na cidade de Poço Verde. Mário Silva de Oliveira, 27, Fernando Oliveira de Araújo, 30, Renan de Jesus Neves, 20 e Reginaldo de Jesus [Naldinho], 26. Um menor [17 anos] também foi preso. Estão foragidos, Kainan Freitas Silva, 20 e Misael de Jesus Rocha. Juntos eles são acusados de cometer vários crimes na região do município sergipano de Poço Verde, em Heliópolis, Fátima e outros da Bahia. Um deles, o Naldinho, é acusado de ter enterrado uma pessoa viva.
“Eles estavam cometendo diversos homicídios desde 2013 e, em junho do ano passado, a gente descobriu que eles eram uma célula remanescente do grupo liderado por José Augusto, morto após uma troca de tiros em 2014. Todos exerciam crimes de homicídio a mando e essa liderança era feita por Reginaldo de Jesus Júnior, o Naldinho, que têm várias acusações de atuação dele na região da Bahia, inclusive aponta-se até um homicídio que chegou a enterrar uma pessoa viva”, relata o delegado.
Pistoleiros presos à direita. No alto, à esquerda, Kainan; embaixo, Misael.
Ambos estão foragidos. 
Menor
Quanto ao menor, Hilton Duarte informou que o mesmo assumiu propriedade de duas armas de fogo. “Ele é irmão do Renan, que possivelmente está envolvido nesse tipo de crime na região de Poço Verde e na Bahia, onde são acusados da prática de dezenas de crimes. Não encontramos drogas na operação, mas uma balança de precisão, o que comprova o envolvimento com drogas”, destaca.
Foragidos
Estão foragidos da polícia, Kainan Freitas Silva e Misael de Jesus Rocha. “Os dois são de alta periculosidade e a gente espera que com o desbaratamento da quadrilha e a divulgação das fotos, eles sejam encontrados com a ajuda da população”, finaliza. A prisão contou com o apoio do Grupo Especial de Repressão e Buscas (Gerb). Informações dos foragidos devem ser passadas pelo número 181.

Informações de Aldaci de Souza, do portal INFONET.

Homens são presos e adolescente é apreendido em Poço Verde acusados de crime de pistolagem

Pistoleiros presos (foto: portal A8)
Quatro homens foram presos e um adolescente apreendido nas primeiras horas desta quarta-feira (13) em uma operação da Polícia Civil, no município de Poço Verde. Os suspeitos foram presos por crimes de pistolagem e com eles os policiais apreenderam quatro armas de fogo.
De acordo com o delegado Hilton Duarte, a operação é fruto de uma investigação da delegacia de Poço Verde, comandada pelo delegado Paulo José, e reuniu 40 policiais da Coordenadoria da Polícia Civil do Interior (COPCI), Grupo Especial de Repressão e Buscas (Gerb), da delegacia de Lagarto e da superintendência da Polícia Civil.
A operação foi desencadeada para o cumprimento de quatro mandados de prisão. Segundo o delegado, alguns deles foram cumpridos e outras pessoas foram presas pelo porte ilegal de arma de fogo. “Todos os presos têm envolvimento com o grupo de pistolagem comandado por José Augusto Aurelino Batista, morto durante confronto com a polícia no ano de 2014”, destacou o delegado. 
A operação, que foi iniciada na madrugada desta quarta-feira (12), continua ao longo do dia. Espera-se que daí descubram os autores de vários crimes em Poço Verde e em várias cidades da região. 
Informações do portal A8.

Poço Verde: dois homicídios em duas semanas

Negrão de Aurora assassinado (foto:Facebook)
Já não há mais dúvida: Poço Verde está nas estatísticas das cidades mais violentas do Brasil. Em apenas 12 dias vividos em 2016, duas mortes já figuram nas estatísticas. Na última sexta-feira (8) em horário incerto da noite, um rapaz de codinome de Rone foi cruelmente assassinado a tiros nas imediações do povoado São José. As investigações ainda não foram concluídas, mas apontam para o comum: drogas, roubo, vingança ou queima de arquivo. Seja o que for, Poço Verde está virando terra de pistolagem. 
A segunda morte ocorreu nesta terça-feira (12), no final da tarde. O borracheiro conhecido pelo alcunha de Negrão de Aurora estava em seu local de trabalho quando foi surpreendido por dois desconhecidos, que dispararam vários tiros. A vítima ainda foi socorrida e levada para o hospital de Poço Verde, mas veio a falecer. Ninguém tem notícia do envolvimento de Negrão com algum malfeito, mas a polícia também investiga.
Fato é que há um longo tempo Poço Verde espera a bendita paz. Houve um período em que havia policiamento em tudo quando era lugar, principalmente após a morte de José Augusto. Muitos chegaram a dizer que a violência diminuiria. Ledo engano. A matança continua e parece que não se tem uma solução. Agora vão mandar novamente reforço policial para tentar conter a pistolagem, mas isso funciona como um comprimido para febre: diminui a temperatura do corpo, sem acabar com a doença. Enquanto isso, ensinamos nas escolas a importância da fraternidade e do amor ao próximo. 

Secretário se reúne com representantes da UNDIME

O Secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto, se reuniu no Instituto Anísio Teixeira – IAT - em Salvador, na última sexta-feira (08) com os membros da UNDIME-BA (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação) para discutir com os secretários de educação do território Semiárido Nordeste II, de abrangência da NRE 17 –  o 17º Núcleo Regional de Educação, assuntos relacionados à programação escolar de 2016. Segundo o diretor regional da UNDIME, prof. José Quelton, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Heliópolis, a reunião durou quatro horas e foi muito produtiva.
Os assuntos debatidos foram a melhoria do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização da Idade Certa), a abertura do Ano Letivo em toda a Bahia (reforçando a Parceria entre município e estado), a questão da Base Nacional Curricular Comum, a regulamentação da carga horária de professores, a municipalização de escolas, o Programa Estadual de Transporte Escolar - PETE-BA (pequeno complemento ao município), e também a relação do Estado da Bahia com os Núcleos Regionais de Educação. O secretário mostrou-se entusiasmado com os representantes do UDIME e pretende que estas reuniões sejam mais periódicas. 
        O professor José Quelton informou ainda que o ano letivo de 2016, em Heliópolis, terá início dia 29 de fevereiro. No Colégio Estadual José Dantas de Souza, as matrículas para alunos novos ocorrerão dias 25, 26 e 27 de janeiro. 

PM usa bombas para impedir ato do MPL

8ª Festa do Carro de Boi

A Festa do Carro de Boi de Heliópolis está na sua 8ª edição (foto: Ana Lúcia)
No final desta tarde de domingo, 10 de janeiro, ocorreu mais Festa do Carro de Boi, evento que está em sua oitava edição. Todos os anos, carreiros de todos os rincões da Bahia e Sergipe vêm para Heliópolis e promovem um verdadeiro espetáculo para os olhos de muitos. Além dos carros de boi tradicionais, enfeitados ou não, carros de cabritos, bois adestrados para montagem, uma infinidade de carroças e até carro de búfalos. O espetáculo sai da fazenda Vaca Brava, no município de Fátima, segue pela BA 393, passa pelas principais ruas de Heliópolis e vai para na Fazenda União, praticamente uma propriedade rural de lazer em plena zona urbana. A fazenda é de propriedade de Zé de Miguel, idealizador e organizador do evento. Pela noite, várias atrações artísticas animam o público até o dia amanhecer.

Para ver mais votos do desfile, dê um clique aqui.

Novos Conselheiros Tutelares tomam posse

Tomaram posse neste domingo (10) os cinco conselheiros tutelares eleitos por voto popular. O evento ocorreu no salão de reuniões da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer do município de Heliópolis. Também foram diplomados os cinco suplentes. A reunião de diplomação e posse dos conselheiros foi dirigida pelo Presidente do CMDCA – Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente – José Clóvis Pereira Júnior. Por volta das dez horas da manhã, todos os conselheiros eleitos foram convocados para assinar o diploma de Conselheiro Tutelar. Estavam presentes várias autoridades, desde secretários, vereadores, professores, familiares dos empossados, o prefeito Ildefonso Andrade Fonseca, o Ildinho, e o público em geral.
Raul Santos Souza (Raul de Ioió) – 480 votos, Marcos Paulo Andrade Menezes - 330 votos, Adelson Oliveira de Andrade – 321 votos, Daiane Alves de Oliveira – 291 votos e José Robson Rodrigues Fonseca (Ieié) – 260 votos, serão titulares do Conselho Tutelar de Heliópolis a partir desta data. Os suplentes são 1º - Bruno Santos Conceição, 204 votos, 2º - Ivana Ribeiro de Souza, 194 votos, 3º - José Nilson de Jesus Santana, 166 votos, 4º - Ednilson Santos Ribeiro (que não compareceu e será diplomado posteriormente), 153 votos e 5º Iraildo Batista, 136 votos. 
Após a diplomação e posse, vários conselheiros usaram a palavra agradecendo a confiança da sociedade e prometeram muita luta e dedicação. Também várias autoridades ocuparam o espaço para desejar uma boa jornada nestes quatro anos de mandato. Certamente serão inúmeras as dificuldades, mas sempre é bom um recomeço. E a luta já começa nesta segunda-feira (11), a partir das oito horas. Os conselheiros estarão em reunião para planejar os trabalhos, inclusive como vão agir ante ao Toque de Recolher aprovado a pedido do Juiz da Comarca de Cícero Dantas.