Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Adiada vinda do governador

Comunicado

O prefeito municipal de Heliópolis, Ildefonso Andrade Fonseca, comunica que, em virtude das fortes chuvas que caem sobre a Bahia, a visita do Governador Rui Costa a Heliópolis foi adiada para data posterior. Assim que for determinado um novo dia para sua visita, comunicaremos a todos. As inaugurações ficam, portanto, suspensas.
Em tempo, o prefeito municipal agradece a todos que ajudaram a organizar o evento e pede o mesmo desempenho em data a ser definida para as inaugurações.
Heliópolis – Bahia – 22 de janeiro de 2016
Ildefonso Andrade Fonseca

Prefeito Municipal

Rui Costa pousará em Cajazeiras

Governador Rui Costa
A visita do governador Rui Costa será marcada por uma novidade: sua visita começará pelo povoado Cajazeiras. O cerimonial confirmou que o governador da Bahia pousará de helicóptero por volta das 9 horas da manhã no povoado. É a primeira vez que Cajazeiras recebe a visita de um governador. E motivos não faltam para isso. O povoado vai receber uma quadra poliesportiva com vestiários e tudo que se tem direito para a prática do futebol de salão, voleibol e basquetebol. Foram lá investidos 510 mil reais, com recursos do FNDE. Uma outra quarta desta mesma qualidade está sendo também inaugurada no povoado Serra dos Correias. Além disso, Cajazeiras também terá sua praça finalmente pronta e inaugurada. Os recursos são da prefeitura municipal, num total de 188 mil.
Prefeito Ildinho
A inauguração da UBS – Unidade Básica de Saúde – do bairro Santos Dumont será por volta das 10 horas da manhã. Depois de passar pelas obras concluídas, o governador seguirá para um palanque que será armado na avenida Helvécio Pereira de Santana, próximo aos Correios. Todo o trânsito será desviado para garantir tranquilidade ao evento. Estão relacionados para uso da palavra o prefeito Ildinho, os deputados presentes e o próprio Rui Costa. Em seguida, o governador fará uma visita detalhada ao Colégio Estadual José Dantas de Souza para ouvir a comunidade escolar.
Beto Fonseca na Pombal FM
Beto Fonseca
O secretário de Administração e finanças, Beto Fonseca, deu entrevista na Rádio Pombal FM esta semana e revelou, quase sem querer, os pedidos que Ildinho fará ao governador. Apesar de ter consciência da crise por que passa a Bahia, Beto disse que o asfalto do centro da cidade até a UBS do Santos Dumont era uma das prioridades. Em conversa com o prefeito, ele também quer o complemento do asfalto da Avenida Helvécio Pereira de Santana e em locais onde a prefeitura não pode fazer por falta de recursos.
Ana Dalva e a Praça do Estudante
Ana Dalva
Quem vai fazer um pedido ao governador é a vereadora Ana Dalva, atual secretária de saúde do município. Todos os pedidos para a área de saúde já estão anotados, mas esse é especial porque vai mudar a cara da cidade. Ana Dalva quer que o governador faça uma doação ao município do prédio e do terreno da EBDA, que está desativada. Como o campo de futebol vai sair dali, as duas áreas dariam para a construção da Praça do Estudante. Na verdade, Ana Dalva só pensou numa praça, mas foi o prefeito Ildinho que nomeou como Praça do Estudante. E caiu muito bem por ficar ao lado do Colégio Estadual José Dantas de Souza, a poucos metros da Creche e do Colégio Waldir Pires. Uma boa ideia! Mas será que o governador vai topar? Ildinho já topou.
PRB de Poço Verde
Grupo 10 reunido para 2016
Quem imaginar que a eleição de Poço Verde está definida se engana. Ainda há muita água a rolar debaixo da urna. Na Festa do Padroeiro Dom Sebastião, o deputado federal Pastor Jony reafirmou o seu apoio a um grupo de 15 políticos de peso que querem dar sua contribuição na renovação política da cidade. Eles estão no PRB e se denominam Grupo 10. Pastor Jony esteve numa reunião com todos os pretendentes a cargos em 2016. Uma coisa ficou certa, o candidato a prefeito será Luís Américo e concorrerá com uma chapa de 15 candidatos a vereador, sem fechar as portas para composição com outras agremiações políticas. Um dos pré-candidatos a vereador, professor Lourinaldo, disse que o grupo está animado. Até porque é a quarta vez que o Pastor Jony vem a Poço Verde, depois que se elegeu deputado federal. “Isto é confiança no grupo e fé no município”, concluiu Lourinaldo.

Sergipano passa de novo em medicina só para provar que não foi sorte

José Victor provou que não se faz 750 pontos no
ENEM por sorte
Reportagem de Paulo Rolemberg, do portal UOL, mostra que o estudante sergipano José Victor Menezes Teles, da cidade de Itabaiana, agora com 15 anos, está entre os aprovados do curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe). No ano passado, ele conquistou a vaga no mesmo curso, aos 14 anos. O garoto, natural de Itabaiana, diz que resolveu fazer mais uma vez um Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para mostrar que no primeiro sucesso não foi uma questão de sorte.
"O pessoal não disse que foi sorte? Então pensei: vamos ver se essa sorte acontece duas vezes. Ouvia piadas de que passei na sorte. Resolvi fazer e está aí o resultado e com mais intensidade", comemorou o garoto. No Enem 2015, José Victor obteve 767,74 pontos na média final contra 751,16 do ano passado. Na redação foram 940 pontos no Enem 2015 contra 960 pontos do ano anterior.
Com esta média final, José Victor obteria vaga nos cursos de medicina nas universidades federais do Ceará, de Goiás, de Viçosa (MG), e da própria UFS, porém descartou a possibilidade de se transferir para uma dessas universidades. "Como disse, só fiz para mostrar que minha aprovação no Enem do ano passado não foi uma questão de sorte. Fiz 16 pontos a mais", afirmou.
Junto com o resultado da aprovação do Enem 2015, José Victor iniciou na última segunda (18) as aulas do curso de Medicina na UFS. As aulas deveriam ser iniciadas em agosto do ano passado, mas a greve de quase cinco meses dos professores e de servidores técnicos administrativos da Universidade atrasaram o início do ano letivo. Mas isso não tirou a alegria do garoto. "Um desafio na minha vida. A turma é muito jovem e mostra que os jovens vêm conquistando espaço e isso mostra que não devemos julgar pela idade, mas pela maturidade", analisou. 
     Apesar da correria de se deslocar os cerca de 55 quilômetros entre Itabaiana e o Campus da UFS, na cidade de São Cristóvão, José Victor avisa que não deixará de realizar palestras que fez ao longo deste intervalo entre a aprovação no Enem e o início das aulas, como também pretende divulgar o livro lançado no final do ano passado "Como vencer aos 14". Esta atitude de José Victor prova que também é possível vencer no Brasil pelo esforço e pela dedicação. Parece simples, mas é assim mesmo. Não precisa apenas dizer que se estuda. É preciso realmente estudar. Quanto maior o esforço, mais alto o alcance; quanto maior a dedicação, maiores os frutos a colher.

UNDIME-BA faz reunião com secretários de educação em Cícero Dantas

A União dos Dirigentes Municipais (UNDIME/BA), por meio da Direção do NRE 17 (Núcleo Regional de Educação) com sede em Ribeira do Pombal-Bahia, dirigida pelo diretor territorial da UNDIME, o Sr. José Quelton Almeida Santos, dirigente Municipal de Educação de Heliópolis-Bahia, tendo em vista a eminente necessidade de união entre os municípios da região, a fim de se trabalhar em parceria, trocando experiências e, sobretudo, encontrando soluções conjuntas, em meio à tantas adversidades estruturais e sistêmicas, CONVOCOU / CONVIDOU todos os Dirigentes Municipais de Educação e seus respectivos técnicos e/ou coordenadores do território supracitado para a primeira Reunião da UNDIME-BA de 2016 e o VI Encontro de Secretários M. de Educação do NRE 17. A Reunião fora realizada na CDL da Cidade de Cícero Dantas-BA, das 8h30’ às 12h30’, tendo como anfitrião, o Sr. Fábio Guilherme, dirigente Municipal de Educação de Cícero Dantas-Bahia. Foram discutidos os seguintes itens da pauta:
MAIOR APROXIMAÇÃO DOS SECRETÁRIOS DO TERRITÓRIO E REGIÃO, já que as angústias e os problemas educacionais praticamente são os mesmos e, consequentemente a solução dos mesmos;
PAPEL DA UNDIME NO CENÁRIO ESTADUAL E NACIONAL. Mostramos que a entidade representativa dos secretários municipais de educação do país vem crescendo bastante a cada ano, indicando representantes diretos em vários órgãos educacionais, possibilitando a tomada de decisões conjuntas, como é o caso da definição do Piso Nacional Salarial dos Professores, que para 2016 teve um aumento de 11,36%. E, na Bahia a presidente da UNDIME, a Srª Gelcivânia Mota, dirigente Municipal de Educação de Serrinha vem fazendo um grande trabalho interiorização da entidade através dos territórios de identidade do estado. Pois a mesma não teria condições humanas e logísticas de dar a devida atenção aos 417 municípios da Bahia. “A nossa meta para 2016 e filiar todos os 18 municípios do Semiárido Nordeste II na UDIME-BA, possibilitando aos mesmos, participar de todos os encontros estaduais e nacionais, pagando apenas um valor anual, de acordo com o porte do município, diz o professor Quelton, diretor da UNDIME-BA no NRE 17”.
SOCIALIZAÇÃO DA REUNIÃO DA DIRETORIA DA UNDIME-BA E A SEC-BA com o Secretário Estadual de Educação Osvaldo Barreto, a Coordenadora estadual do PactoPNAIC Nadja Amado e o técnico do PROAM Vagner, realizada no IAT (Instituto Anísio Teixeira) em Salvador no dia 08 de janeiro de 2016;
OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). Tem-se como objetivo principal alfabetizar todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade. Fora evidenciado que hoje a referência nacional do PNAIC é o estado do Ceará que está fazendo uma grande revolução na educação e já estendeu o programa até o 9º ano. Pois, devido a enorme disparidade em termos percentuais de alunos não alfabetizados entre o estado de Santa Catarina e da Bahia, por exemplo, que tem respectivamente 5% e 37% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, no nível 1 de alfabetização na ANA (avaliação nacional da alfabetização). Por isso, houve a necessidade de se criar o PNAIC norte-nordeste, levando em consideração a realidade das duas regiões. Sendo que há uma grande parceria entre o Ceará e a Bahia que já recebeu do governo federal o porte de 12 milhões de reais para impressão de material e pagamento de bolsas no estado. Serão também distribuídos 19 livros paradidáticos por escola.
A UNDIME-BA poderá indicar uma pessoa para decidir junto à SEC a política de alfabetização na Bahia. Solicitou também junto ao secretário Osvaldo Barreto a possibilidade de mudanças de formadoras “sem perfil de alfabetizadoras” em alguns NRE’s. Lembramos também, que apesar da sigla “PNAIC” ser nacional, o programa é do município, é da escola, e portanto, os coordenadores de orientadores de estudo devem acompanhar de perto os seus professores, tocando-os/sensibilizando-os quando necessário, a fim de justificar toda formação continuada que recebe! Foi bastante cobrado diretores da UNDIME-BA, representando os agentes do PNAIC nos municípios, a diminuição da burocracia, no que tange à avaliação e ao excesso de relatórios exigidos, REIVINDICAÇÃO essa, que já foi levada ao conhecimento do secretário estadual de educação e a coordenadora geral do programa na Bahia, que por sua vez, otimistas, disseram levar a questão adiante.   
Trazendo para a realidade de Heliópolis-Bahia, segundo o secretário de educação, o professor Quelton, pode-se dizer que o município está de parabéns por ter no PNAIC as coordenadoras Maria Edijan Tavares (do 1º ao 3º ano) e Augustinha Marques (do 4º e 5º ano) e as orientadoras de estudo, Lidiane Miguel e Lúcia Batista que realizam um excelente trabalho juntamente com os professores alfabetizadores, chegando a se destacar no território e no estado da Bahia!   
ABERTURA DO ANO LETIVO NA BAHIA; há alguns municípios que iniciarão seu ano letivo em 1º de fevereiro, outros dia 15, dia 22, 29 e outros ainda em março, por isso não deu para atender de imediato o pedido de Osvaldo Barreto e queria que houvesse no dia 15 de fevereiro o dia “D” de articulação entre os sistemas de Educação na Bahia, onde todos pudessem começar no mesmo dia, fazendo uma grande mobilização nas escolas, rádios, blogs, sites, face books, etc , que depois seria aprovado e viraria lei estadual. Contudo, acertamos que faríamos em março, mesmo depois do início do ano letivo em praticamente todos os municípios da Bahia.
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM – BNCC; Fora feita uma discussão rápida e superficial, mas que no dia 25 de janeiro, próxima segunda-feira, iriamos a Salvador no IAT para discutirmos a BNCC, fazendo uma linha do tempo da mesma e procurando através de oficinas, a melhor metodologia de se aplicar em cada secretaria municipal de educação, em cada escola.
REGULAMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES; destinação de 1/3 da carga horária do professor para atividades extraclasses. Discussão sobre a quantidade de hora cronológica (do relógio) X hora-aula!
MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO; a SEC está agilizando bastante os processos dos municípios que a solicitaram para que os prefeitos possam assiná-los.
PROGRAMA ESTADUAL DE TRANSPORTE ESCOLAR – PETE-BA; o secretário Osvaldo Barreto admitiu que o valo pago por aluno aos municípios é muito baixo e disse-nos também que devemos ter o cuidado de comparar, logo no início do ano letivo, a matrícula real dos alunos que utilizam o transporte escolar através do preenchimento de fichas para com os alunos, com o que fora informada no censo escolar pela direção da escola estadual e, caso tenha divergência, solicitar uma declaração da escola e solicitar que o estado repasse a diferença financeira.
RELAÇÃO DAS SME’S COM OS NÚCLEOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO (NRE’S); procurar estreitar a comunicação, sobretudo em tempo hábil e ampliar a parceira existente entre escolas públicas estaduais e as secretarias municipais de educação!
“Em suma, a reunião fora bastante proveitosa, com discussões de alto nível e bastante pertinentes, haja vista que procurou atender aos anseios e angústias das secretarias de educação do nosso semiárido nordeste II, pois estamos passando por um momento difícil na Bahia e no Brasil, inclusive financeiro e, escutamos relatos dramáticos da situação de algumas prefeituras da região, que não conseguiram, por exemplo pagar aos servidores o salário do mês de dezembro de 2015 ainda e muito menos sabem como irão pagar o novo piso dos professores. E esta realidade não é só desta região não, relata o professor Quelton, Secretário de Educação e Heliópolis e diretor da UNDIME-BA, representando o NRE 17 sediado em Ribeira do Pombal (antiga Direc 11), que esteve numa reunião com o Secretário Estadual de Educação em Salvador no último dia 8 de janeiro juntamente com representantes de todos os Núcleos de Educação da Bahia, que inclusive, relataram que muitos municípios nem pagaram o piso nacional aos professores em 2015, tampouco poderão cumpri-lo este ano, pois já estão comprometendo 80, 90% do FUNDEB com folha de pagamento. No caso de Andorinha-BA, a Secretária de Educação pediu ajuda ao Ministério Público para mostrar a situação aos professores e que precisaria fazer alguns ajustes no plano de Carreira da categoria. Diante deste cenário, nós de Heliópolis estamos no “Céu”, por termos um Plano de Carreira do Magistério sustentável, enxuto, que possibilita uma melhoria para os profissionais da educação de acordo com as receitas para a educação, pagamentos em dia, vários investimento na educação, com uma gestão responsável, por parte do prefeito Ildinho e sua equipe, que busca empregar cada centavo em prol da melhoria da qualidade de vida dos servidores públicos e da população heliopolense em geral, finalizou o professor Quelton.

Texto integral fornecido pela UNIDIME-BA-NRE-17.

Rui Costa em Heliópolis neste sábado

Governador Rui Costa
O governador Rui Costa estará em Heliópolis no próximo sábado, 23 de janeiro, para inauguração de uma série de obras que envolvem recursos federais, estaduais e municipais, totalizando investimentos na ordem de quase 3,5 milhões de reais. O pessoal do cerimonial e da segurança da governadoria estará em Heliópolis nesta quarta-feira (20) para as providências de praxe. Além de inaugurar obras, o governador deverá fazer uma visita ao Colégio Estadual José Dantas de Souza. A chegada do governador e sua comitiva está prevista para as 9:00 horas da manhã. A visita da mais importante figura administrativa do estado já vem trazendo efeitos positivos ao município. A BA 393 está sendo melhor tratada. A vegetação das margens foi podada e os buracos estão sendo tapados.

CEJDS
Prof. Paulo Nery
O Colégio Estadual José Dantas de Souza recebeu, na última segunda-feira (18), a visita do Diretor do 17º Núcleo Regional de Educação – NRE-17, professor Paulo Nery de Oliveira, que desde o dia 11 de dezembro assumiu o lugar ocupado pelo professor Pedro Fernando. O diretor da regional foi recebido pela nova diretora, prof. Rivanda Alves, e pelo vice-diretor, prof. Gilberto Jacó. A visita teve como objetivo a percepção das necessidades da instituição. O CEJDS está com uma série de problemas que precisam de urgência na resolução, para que as aulas sejam iniciadas dentro da normalidade no dia 29 de fevereiro. Acompanharam Paulo Nery na visita, Carla Cibelli – Coordenadora pedagógica – e professor Marcos Antônio – coordenador do COARE – Coordenação de Assistência à Rede Escolar do NRE-17.
Aulas noturnas no CEJDS
Após a publicação no Diário Oficial do dia 13 de janeiro, a nova diretoria do Colégio Estadual José Dantas de Souza começou a se mobilizar com objetivo de iniciar pequenas transformações na escola. A professora Rivanda já providenciou todo processo de limpeza, inclusive para a recepção do governador Rui Costa. O professor Gilberto Jacó tem se dedicado ao processo de reorganização do patrimônio da escola e o professor Landisvalth Lima tem conversado com o secretário de educação do município para melhoria do ensino no turno noturno. Muitos moradores dos povoados têm vontade de colocar os estudos em dia, mas esbarram na falta de transporte. O professor José Quelton já assinalou que, havendo alunos, não haverá problemas. A ideia é colocar um carro que saia da Serra dos Correias, passando por Viuveira, Tijuco, Farmácia, e outro que saia de Tanque Novo, passando por Riacho e Cajazeiras. As linhas de transporte escolar vão atender não só ao CEJDS como também à Educação de Jovens e Adultos nos povoados e Escola Waldir Pires. O prefeito Ildinho já assinou a autorização. Só falta agora os alunos se matricularem. As matrículas no CEJDS serão dias 26 e 27 de janeiro. Já quem quiser estudar no EJA, as matrículas vão até o dia 29 de janeiro.
Visita do governador
Uma coisa interessante ocorrerá no palanque da visita do governador. Todas as cores políticas estarão lá. Uns por força do cargo, outros por obrigação de apoio. Apesar da visão democrática do prefeito Ildinho, não será surpresa que ao lado dele estejam aqueles que estão atormentando sua administração. E não será difícil ouvir discursos pregando a união, a consolidação da democracia e outras falácias discursivas. Quando o governador for embora, voltaremos à realidade e não será surpresa ver, por exemplo, o presidente do Poder Legislativo se recusando a receber correspondências da prefeitura, mesmo registradas.
Adequação política
Vereadora Ana Dalva
A vereadora licenciada Ana Dalva, secretária municipal de saúde, tem se esforçado muito para evitar que a crise afete o atendimento ao público de forma a comprometer o imprescindível aos pacientes. Até que está conseguindo. O problema maior não é a crise econômica, mas a crise de valores. Embora o prefeito tenha se esforçado para que sua administração seja para Heliópolis como um todo, desejando enterrar de vez os privilégios absurdos e as perseguições, ainda há auxiliares, ocupantes de CC´s e arredores, que insistem em manchar a boa administração do alcaide. Para sanar estes problemas, Ana Dalva solicitou uma reunião com o prefeito esta semana. O objetivo é encerrar algumas práticas de outrora que insistem em atrapalhar.