Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Ildinho avassalador!

Seis mil pessoas compareceram ao último comício do prefeito Ildinho (foto: Landisvalth Lima)
Avassalador. Não tem outra palavra para traduzir o que foi o último comício de campanha da coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir. É certo que estava muito distante de ser uma despedida. Soou bem como uma espécie de recomeço. O prefeito Ildinho pediu para que o trio elétrico Foguinho fosse colocado alguns metros mais abaixo no calçadão da Régis Pacheco, onde foram realizadas as festas do São Pedro de Heliópolis, pois ele prenunciava um público maior. Não deu outra. Seis mil pessoas prestigiaram, nesta quarta-feira (28), o último encontro com os candidatos dos onze partidos que formam a coligação: PSL, PROS, PDT, REDE, PMDB, PSC, PR, PSD, PTN, PTC e PSDB.
O encontro começou um pouco tarde, depois das 21 horas, porque o trio elétrico teve um problema no deslocamento para Heliópolis. Resolvida a questão, os candidatos aproveitaram para amaciar o coração dos eleitores com os últimos pedidos de voto. Várias lideranças também fizeram uso da palavra e adesões reais foram anunciadas. O prefeito Ildinho aproveitou para mandar recados. Em discurso curto e fulminante disse que aqueles que ele demitiu estavam tentando fomentar a intriga e a desunião no grupo. “Eles não estão comigo porque queriam comer o dinheiro da prefeitura e o dinheiro público é para cuidar do povo.”, disse, sem citar nomes.
O encontro foi encerrado por volta das 23:30 e o cansaço era visível, tanto nos eleitores como nos candidatos. É de se registrar que não foi apenas este evento o único do dia. Pela manhã houve a passeata das mulheres do 17, colorindo de azul as ruas de Heliópolis. Pela noite elas também marcaram presença, mas era esforço demais para um único dia, sem falar que muitos tinham compromissos de trabalho. Mesmo assim, a animação não ficou devendo nada aos outros comícios. E, ao final, o comentário era um só: Ildinho realizou o maior comício da história de Heliópolis. Mas ainda não acabou. Nesta quinta-feira (29), a coligação A mudança se faz com todas as forças vai precisar de muita energia e ânimo para superar estas marcas e tirar a palavra favorito da candidatura de Ildinho.
Para ver fotos do comício, dê um clique AQUI.

Mar azul de mulheres

Mulheres de azul tomam conta das ruas de Heliópolis (foto: Dalvana Oliveira/Facebook)
A democracia, mesmo a nossa capengando aqui e ali, nos fornece momentos de beleza incomensurável. Esta manhã de quarta-feira (28), na cidade de Heliópolis, ocorreu um dos momentos mais espetaculares desta campanha política. A coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir organizou uma passeata só de mulheres. Todas estavam vestidas de azul, lideradas pelas garotas do Comitê Central e pela primeira-dama Santaninha. Foi um mar azul de espetáculo. Também, para aumentar o cardápio, vários motoqueiros seguiram a passeata fazendo muito barulho, mas foram as mulheres, como sempre, a principal atração. 
Só não foi melhor porque a Polícia Militar apreendeu dois carros de som. A primeira apreensão ocorreu pela manhã. O carro do comunicador Zé de Detinha começou seu trabalho, segundo informações, antes das 8 horas da manhã. O outro carro apreendido foi um paredão que seguia a passeata das mulheres. As informações indicam que o som estava acima dos 80 decibéis permitido. Muitos populares tentaram impedir a ação policial e solicitaram a soltura do veículo, mas os policiais reagiram com spray de pimenta para dispersar a multidão. Os carros foram levados para Ribeira do Pombal. O setor jurídico da coligação liderada pelo PSL já entrou em ação e, segundo informações, os carros já estão voltando para Heliópolis. 

Não há mais favorito em Poço Verde

Iggor Oliveira no corpo-a-corpo e Eduardo Milton recebendo reforço de campanha
(foto: Facebook dos candidatos)
A eleição municipal em Poço Verde chega à última semana num nível de disputa inimaginável. A vantagem estúpida que o candidato Iggor Oliveira tinha no início já é tão pequena que nos leva a pensar que qualquer resultado é perfeitamente possível. A candidatura de Eduardo Milton deu um ânimo incontestável ao grupo político encastelado no poder. O ex-prefeito Toinho de Dorinha entrou de vez na campanha e ajudou sobremaneira a diminuir o terreno perdido. Ninguém fala mais em 3 mil votos de vantagem.
Mas ainda há dois probleminhas que não foram resolvidos pela chapa liderada por Eduardo Milton: o atraso do funcionalismo e o indeferimento da candidatura de Edna Dória. Se o problema envolvendo a vice é coisa para os magistrados resolverem, o pagamento do funcionalismo é um problema de Tiago Dória. Não seria exagero afirmar que o maior cabo eleitoral de Iggor Oliveira é o atual prefeito. A vantagem do candidato do PSC só é ainda visível por haver muitos servidores preparando-se para a chamada vingança nas urnas.
Já é praticamente visível a mínima diferença entre as duas candidaturas, mas muitos dizem que quem decidirá o pleito tem no título de eleitor a profissão de servidor público. Se não houver pagamento, resta saber qual o nível de esperança dos servidores em Eduardo Milton, a ponto de provocar esquecimento e abrandamento do ódio. Também, resta saber quão carismático será o candidato do PSC, para driblar a desconfiança e fazer nascer uma nova esperança neste mesmo servidor público, completamente desacreditado nos políticos e nos administradores públicos de Poço Verde.
Falta carisma
Até que o PCdoB de Heliópolis tem levado um número considerável de pessoas aos seus comícios. A multidão levada pelo prefeito Ildinho no sábado ao povoado Tijuco foi apenas um pouco superior ao povo que lotou as ruas do mesmo povoado no domingo. A diferença é de carisma. O povo da coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir fica até o final. Só sai quando acaba o discurso de Ildinho. Quando o candidato a prefeito Mendonça começa a falar nos comícios do PCdoB, metade do povo já está disperso.
Gesto humano
Pela primeira vez na história da política de Heliópolis, Antônio Jackson Maranduba de Souza mostrou-se preocupado com as pessoas. Fez um discurso indignado. Afirmou que Ildinho só tinha olhos para dois candidatos a vereadores e que os outros da coligação liderada pelo PSL estavam sendo humilhados. Com o objetivo claro de espalhar discórdia no grupo adversário, Jackson se mostra bem mais humano do que se espera. Chega a ser comovente!
Jogo duplo
Um cabo eleitoral da coligação A mudança se faz com todas as forças, que se orgulha loroteiramente muito em nunca ter perdido uma eleição, está fazendo jogo duplo. Pode apoiar uma candidata a vereadora da coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir, ninguém sabe em troca de que. Talvez seja gratidão, o que não acreditamos, ou negócio mesmo. Estamos ainda bem longe de uma eleição plenamente republicana.
Manoel do Bonfim
Quem está muito animado é o professor e candidato a vereador Manoel do Bomfim. Conversou sobre sua situação política e disse que está muito bem, disputando uma vaga de forma concreta no município de Fátima. Ele disse que o grande sonho é trabalhar como faz a vereadora Ana Dalva, da Rede Sustentabilidade de Heliópolis, exemplo de como fazer política sem sujar sua história. Manoel está na coligação de Sorria, mas como é o único candidato do povoado Bomfim, há muitos eleitores de Binho que vão cruzar o voto.
Encerramento
A coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir fará seu encerramento nesta quarta-feira (28). A coligação liderada pelo PCdoB terá a quinta-feira, o último dia de campanha, para o fechamento de sua caminhada. Dois comícios concorridíssimos, mas que não mais decidem nada. Neste ponto da estrada, são pouquíssimos os que estão indecisos. Serve para ver o poder de organização dos grupos e a capacidade de resistência dos eleitores e políticos. Para quem gosta é uma festa!

Lula mandando mensagem para os amigos

Ildinho leva multidão ao Tijuco

Uma multidão lotou o povoado Tijuco (foto: Landisvalth Lima)
O penúltimo comício da coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir foi realizado neste sábado (24) no povoado Tijuco. Considerado um reduto do candidato do PCdoB, o povoado é um dos mais antigos. Foi formado bem antes de Heliópolis existir. Fala-se que negros fugidos da fazenda Mercador, em Simão Dias, no estado de Sergipe, foram os seus primeiros moradores. Com o objetivo claro de mostrar força, a coligação lotou a principal avenida do Tijuco. Um público nunca antes visto e uma participação coletiva que só acabou com o último discurso. 
Além dos candidatos a vereadores da coligação, do candidato a vice e do prefeito Ildinho, o encontro contou com a participação do deputado federal José Nunes. A chegada de carros e motos ao povoado formou uma trilha de luz ao longo da BA-393, a partir do Ecoposto. O ponto forte do encontro foi a animação. No povoado há uma candidata a vereadora pelo PMDB, partido da base da coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir, Nilda Santana, que fez a abertura dos pronunciamentos da noite. A coligação adversária, denominada A mudança se faz com todas as forças, liderada pelo PCdoB, fará também o penúltimo comício no povoado,no domingo (25).
Para ver mais fotos do evento, dê um clique AQUI.