Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Rede realiza encontro estadual em Seabra

Encontro muito animado da Rede em Seabra (foto: Landisvalth Lima)
     A Rede Sustentabilidade da Bahia realizou mais um encontro estadual. Desta vez, a cidade escolhida foi Seabra, na Chapada Diamantina. Lá a Rede fez a maior bancada de vereadores do país, exatamente quatro edis, e também elegeu o prefeito municipal, Fábio Miranda, que obteve votação esmagadora, 16.280 votos, ou coisa em torno de 68% dos votos. O encontro ocorreu no Hotel Nélios, bem na entrada da cidade, às margens da BR 242. Neste encontro, além de Júlio Rocha e Iaraci Dias, coordenadores regionais e porta-vozes, marcaram presenças o coordenador de organização nacional, Tácius Fernandes, e a ex-senadora por Alagoas, Heloísa Helena.

Prefeito Fábio Miranda - Rede (foto: Landisvalth Lima)
No sábado, 03 de junho, o encontro pela manhã serviu para a formação de novos filiados, coisa que o partido não abre mão. Pela tarde, após almoço, aconteceu o Encontro do Elo Estadual. A abertura foi feita por Júlio Rocha, que saudou os presentes e anunciou Tácius e Heloísa. O evento se prolongou até as 22 horas, findando com uma reunião com as mulheres, com o objetivo de aumentar a participação feminina no processo eleitoral. Mais uma vez estava a incansável Heloísa Helena. 
     Durante o encontro, o partido aprovou dois documentos, um da nacional e outro da estadual. O primeiro trata da ênfase na questão das Diretas Já, da cassação da chapa Dilma/Temer e no reforço ao nome de Marina Silva. No documento do Elo Estadual há aprovação da indicação de participação do processo eleitoral em 2018 com lançamento de chapa própria em todos os níveis, como alternativa aos dois grupos hegemônicos na Bahia.
     Ana Dalva no Elo Estadual
Heloísa Helena e Ana Dalva (foto:Landisvalth Lima)
A vereadora Ana Dalva teve o seu nome aprovado para integrante do Elo Estadual da Rede, na Comissão Executiva. A vereadora de Heliópolis fez questão de agradecer a confiança e disse que o fundamental para o crescimento do partido é a união de todos. "Precisamos nos conhecer mais e dialogar melhor." resumiu.
     Caio Ramos, de Alagoinhas
     O senão do encontro foi um suposto apoio do vereador da Rede, em Alagoinhas, Caio Ramos, que manifestou apoio numa rede social ao candidato Bolsonaro. Para evitar um julgamento precipitado, o encontro aprovou Moção pedindo maiores informações sobre o acontecimento ao próprio vereador. Só depois o Elo Estadual tomará as medidas necessárias. Caso seja confirmada a notícia, o vereador pode ser expulso do partido.
     Tácius Fernandes
Júlio Rocha fala entre Heloísa e Fábio Miranda, ladeados de Iaraci,
Meirinha, Tácius e Ana Dalva
(foto: Landisvalth Lima)
O coordenador de organização nacional, Tácius Fernandes, fez um breve relato da situação nacional e mostrou como andam as conversas entre a Rede e outros partidos. Disse que já há um diálogo com o PPL - Partido Pátria Livre, o PSB - Partido Socialista Brasileiro, e um início de conversa com o PPS - Partido Popular Socialista, aguardando que este saia definitivamente do governo Temer. Tácius deixa claro que, o fato de Marina Silva ser a única que pode derrotar Lula num provável segundo turno, está provocando uma onda petista de desconstrução do nome da ex-ministra do meio ambiente. "É preciso combater este tipo de política e a Rede não pode aceitar calada." disse.
     O próximo encontro da Rede será em outubro, na cidade de Valença. Nas próximas postagens, entrevistas com Heloísa Helena, Júlio Rocha e a vereadora Meirinha, de Irecê.  
     Para ver mais fotos do encontro, dê um clique AQUI.